Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116112 vezes)

GRAUBY

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 266
  • @glauberfoto
    • Site
Resposta #45 Online: 10 de Abril de 2019, 13:38:27
Não sei as outras marcas, mas as Nikon FF aceitam lentes APS-C e fazem o corte automaticamente, então não tem tanto esse problema...

Dá uma lida direito por aí (eu não vi muito sobre o assunto), mas acho que a EOS RP tem teoricamente o mesmo nível de selamento que a 6D II... Pra mim a maior vantagem da 6D II é mesmo a bateria.

Na Canon eu acho que só a RP e R fazem este corte automático.
be.net/glauberc
instagram.com/glauberfoto


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #46 Online: 10 de Abril de 2019, 13:59:30
Que eu saiba, R e RP não aceitam lentes EF-S e nem EF-M.




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Com o adaptador, aceita lentes EF-S.
Atualmente, ele é gratuito na compra da RP nova.

Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #47 Online: 10 de Abril de 2019, 14:55:22
Na Canon eu acho que só a RP e R fazem este corte automático.

Acho que sim...


Com o adaptador, aceita lentes EF-S.
Atualmente, ele é gratuito na compra da RP nova.

Exato


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #48 Online: 10 de Abril de 2019, 15:22:51

Muito interessante...


Realmente, only time will tell...




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Mas tem limitações, para gravação de vídeos, como o Kai fala aqui (aos 8:05):  https://youtu.be/anB9K1tV1o8

Ubuntu 18.04 LTS



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #49 Online: 10 de Abril de 2019, 17:19:42
Aceita e tem muito vlogler usando a 10-18 com R ou RP.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #50 Online: 10 de Abril de 2019, 18:46:56
Se fizer isso com DSLR vai quebrar o espelho :doh:


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #51 Online: 10 de Abril de 2019, 18:48:58
Elder, dê uma olhada neste vídeo do Armando Vernaglia, caso não tenha assistido. Ele fala justamente do alcance dinâmico da 6D MK II. Talvez te ajude. Ele faz análises bastante sóbrias sobre os equipamentos, sem favoritismo.

https://www.youtube.com/watch?v=bwkyY_6dxCY

Muito bom o vídeo. Ainda não aderi muito aos reviews "youtubers", prefiro os bons e velhos reviews escritos e estruturados, mas bacana a análise dele. Deu pra ter uma noção da questão de recuperação e alcance dinâmico.

O alcance dinâmico da 6DII não é lá essas merdas tbm, tudo que vc consegue hoje com as suas 5D e T3i vc vai fazer, só que com muito mais qualidade.

O alcance dinâmico dela mesmo não sendo uma maravilha é muito, mas muito melhor que da sua 5D pode confiar. Eu usava essa camera, era uma maravilha, adorava pela simplicidade, mas recuperando ela perdia um pouco de detalhes.

Estou me convencendo exatamente disso. Até fui olhar naqueles rankings do DxOMark e o que acontece é que qualquer câmera mais moderna vai me oferecer ganho em DR (saindo de uma 5D), o problema é só se comparar com as Sony e Nikon porque aí a evolução seria escandalosamente maior! haha!

Canon 5D = 11,1 Evs
Canon 6D II = 11,9 Evs

Até a minha compactazinha ganha:

Sony RX100 III = 12,3 Evs

Nem vou citar as Sonys FF e Nikons que chegam perto dos 15 Evs...  :assobi:

Mas acho que, no fundo, para o meu caso que já estou relativamente satisfeito com o trabalho de uma velha 5D, só de atualizar a câmera com todas as funções modernas, sistema de foco etc, e mais um "cadinho" de DR, já deve ser o suficiente para me deixar feliz sem ter que vender tudo o que tenho e comprar do zero.

Elder, respondendo você por aqui...
Eu ainda iria para Nikon, em especial a D750 que tem hoje o melhor custo benefício se você realmente decidir ficar em DSLR mas entendo a questão de mudar de sistema e sempre acaba perdendo dinheiro na venda de lentes.

Considerando só as opções que você colocou, eu não pegaria nenhuma das duas. Ambas tem prós e contras.
A favor da RP:
Tecnologia das Mirrorless (exposição em tempo real, precisão no foco, possibilidade de usar foco em todo o quadro)
Tamanho e pesos reduzidos
Um pouco mais barata

Contra a RP:
O EVF está com a mesma resolução da M50 (essa eu já peguei na mão e fucei um pouco e, mesmo na RP sendo maior - 0.70x - a resolução não é tão legal)
Bateria (para hobby não vejo problema algum mas para uso profissional em eventos já complica um pouco)

A favor da 6DII basicamente estão os opostos do ponto ruim da RP e ainda uma ergonomia mais gostosa de usar e a sensação de robustez/segurança/zona de conforto que a DSLR traz.
Contra a 6DII eu não gosto dos pontos de foco dela tão tuxados no meio.

Em termos de QI as duas se equivalem.

Bacana, Thales. Obrigado pela análise. Acho que é por aí mesmo. Não tenho pressa na compra, mas estou anotando, pesquisando e acompanhando as dicas e discussões.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #52 Online: 10 de Abril de 2019, 20:04:34
Ahahahah, Ernesto, você é muito amargo, cara. Mais alegria nessa sua vida, rapaz!  :ok:


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #53 Online: 11 de Abril de 2019, 14:45:30
Tava lendo os manuais das 2 câmeras e comparando especificações e implementações dos recursos em cada equipamento.

Sabemos que nenhuma das duas câmeras possui 2 slots para cartão de memória. 

Mas a RP tem resposta para isso...

Para quem se preocupa em fazer um backup "on the go", a Canon EOS RP tem uma solução bastante interessante, presente no menu de opções do wi-fi: "send to smartphone after shot"

Em outras palavras, o seu celular pode receber uma cópia em JPEG de cada imagem tirada, durante todo o evento.

É claro que surge outros questionamentos:
1 - como fica a duração da bateria, com este modo ligado?!? Segura um casamento inteiro?!?

2 - qual o impacto no fluxo de trabalho?! Imagino que possa causar algum "delay" entre um click e outro.

Coisas que os blogs/vlogs dos reviewers deixam passar em branco...




Ubuntu 18.04 LTS



Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #54 Online: 11 de Abril de 2019, 15:11:27
Eu dei uma lida sobre esse assunto. Inclusive vi que recomendam usar o blutooth ao invés do wifi, porque ao conectar com a câmera, o celular ou tablet não ficam mais conectados com a rede. Além disso, parece que se receber uma chamada ele pausa o processo. Por blutooth parece que não tem esses problemas. Mas sim, o processo não é rápido e também consome mais bateria. Que, no caso da RP, já não tem muita...


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #55 Online: 11 de Abril de 2019, 15:35:45
Eu dei uma lida sobre esse assunto. Inclusive vi que recomendam usar o blutooth ao invés do wifi, porque ao conectar com a câmera, o celular ou tablet não ficam mais conectados com a rede. Além disso, parece que se receber uma chamada ele pausa o processo. Por blutooth parece que não tem esses problemas. Mas sim, o processo não é rápido e também consome mais bateria. Que, no caso da RP, já não tem muita...

O manual que estou lendo (sobre a EOS RP) é este aqui: http://gdlp01.c-wss.com/gds/3/0300033693/01/eosrp-ug-en.pdf

Infelizmente a conexão via Bluetooth desliga a função de tirar fotos da câmera. Ou seja, é possível transferir suas imagens para o cel, mas não enquanto está tirando fotos.



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #56 Online: 11 de Abril de 2019, 15:43:03
E tem 2 "defeitos" relacionados nas 2 câmeras:

1 - na EOS RP, o Bluetooth continua ligado, mesmo depois de "desligar" a câmera. Isto permite que você possa continuar a ter acesso às funções de Wi-Fi.

2 - na EOS 6D 2, o GPS continua ligado, mesmo depois de "desligar" a câmera.

Se o usuário não ficar atento, o "suco" da bateria vai pro ralo.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #57 Online: 11 de Abril de 2019, 16:49:29
Infelizmente a conexão via Bluetooth desliga a função de tirar fotos da câmera. Ou seja, é possível transferir suas imagens para o cel, mas não enquanto está tirando fotos.

Putz, aí é osso hein...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #58 Online: 11 de Abril de 2019, 19:02:23
Gente a câmera tem um slot apenas, desencana... não precisa de dois não... quer 2 slots, compre outra câmera!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 11 de Abril de 2019, 19:11:58
Com a tecnologia de hoje nos cartões e claro, comprando cartões de qualidade as chances de dar uma merda não sendo por culpa do usuário é muito baixa...mas muito mesmo. É só comprar cartões de 64gb por exemplo ao invés de 2 de 32gb. Evitando a troca de cartão as chances de vc abrir o slot enquanto a camera ainda ta copiando arquivos ou outra merda é bem baixa, o quanto menos vc mexer no cartão durante o uso melhor.
E aquilo, nunca apagar fotos na camera, sempre formatar o cartão e tudo que já sabemos, mas se mesmo assim precisa, tem câmeras que tem, se vc precisa disso a 6DII ou RP não é pra vc.
« Última modificação: 11 de Abril de 2019, 19:13:42 por pablo.ebani »
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia