Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116326 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #570 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:03:19
_DSF7714 1 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Esta foto originariamente era uma silhueta, você sabe que fica, mas eu queria realçar os garotos e a bola, o alcance dinâmico me permitiu isso.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #571 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:04:34
Legal, o que vc queria fazer nesta foto Carlos???
Conseguiu resolver???

Sim eu queria levantar um pouco as sombras (não muito), porém eu já fiz testes com uma 5DSr e ela não conseguiu fazer, ao levantar um pouco as sombras o ruído vem, não sei como é na 6D mark II ou na RP, mas estou te mostrando situações drásticas.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #572 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:22:54
Sim eu queria levantar um pouco as sombras (não muito), porém eu já fiz testes com uma 5DSr e ela não conseguiu fazer, ao levantar um pouco as sombras o ruído vem, não sei como é na 6D mark II ou na RP, mas estou te mostrando situações drásticas.
Olha só, aquela foto do por do sol, é justamente o horário do dia onde a diferença de stops entre a luz do sol e a escuridão é a menor do dia. Vc já considerou que pode ter errado na exposição???

A fotos dos meninos a condição é um pouco mais adversa, mas ainda sim, possivelmente dava pra melhorar a fotometria ao fazer a foto.

Entende o que estou falando??? Se o cara acerta a fotometria as coisas ficam mais fáceis.
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #573 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:26:22
Olha só, aquela foto do por do sol, é justamente o horário do dia onde a diferença de stops entre a luz do sol e a escuridão é a menor do dia. Vc já considerou que pode ter errado na exposição???

A fotos dos meninos a condição é um pouco mais adversa, mas ainda sim, possivelmente dava pra melhorar a fotometria ao fazer a foto.

Entende o que estou falando??? Se o cara acerta a fotometria as coisas ficam mais fáceis.
Olha Lindsay, a variação ali é enorme, eu faço esse tipo de foto já tem algum tempo, daria pra reduzir com um filtro graduado em algumas situações ele ajuda, nesse exemplo ajudaria, mas tem o exemplo dos garotos, tem tantos exemplos que eu posso ir jogando aqui, só que aí fica off-topic demais.

Além disso tenha em mente que aqui nos trópicos é muito veloz essa transição, não dura mais que 15 minutos.

No nascer do sol é ainda pior.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #574 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:26:24
Nas situações que realmente preciso de uma DR monstruosa, outras técnicas de fotografia são mais indicadas do que simplesmente contar com o DR de uma câmera.
Por exemplo, um stack de 15 stops que fiz com uma Canon SL2 que nem com a câmera com o maior DR do mundo eu conseguiria fazer com apenas um click.

igrejinhadapampulha by Di Torres, no Flickr


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #575 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:28:51
Olha Lindsay, a variação ali é enorme, eu faço esse tipo de foto já tem algum tempo, daria pra reduzir com um filtro graduado em algumas situações ele ajuda, nesse exemplo ajudaria, mas tem o exemplo dos garotos, tem tantos exemplos que eu posso ir jogando aqui, só que aí fica off-topic demais.

Além disso tenha em mente que aqui nos trópicos é muito veloz essa transição, não dura mais que 15 minutos.

No nascer do sol é ainda pior.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
ok Carlos, tudo bem, mas acredite eu já fiz muitas fotos de por do sol tbm... existem varias técnicas, e realmente nunca precisei de uma câmera que recuperasse 6 stops...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #576 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:29:28
Nas situações que realmente preciso de uma DR monstruosa, outras técnicas de fotografia são mais indicadas do que simplesmente contar com o DR de uma câmera.
Por exemplo, um stack de 15 stops que fiz com uma Canon SL2 que nem com a câmera com o maior DR do mundo eu conseguiria fazer com apenas um click.

igrejinhadapampulha by Di Torres, no Flickr
Linda foto!!!

 :clap: :clap: :clap:
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #577 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:43:24
ok Carlos, tudo bem, mas acredite eu já fiz muitas fotos de por do sol tbm... existem varias técnicas, e realmente nunca precisei de uma câmera que recuperasse 6 stops...
Não duvido, minha intenção não foi mostrar que eu sou capaz, foi simplesmente mostrar uma situação de grande latitude.

E repito: essa é apenas uma, nem sempre você poderá fazer HDR, nem sempre poderá ter a disposição filtros graduados e por fim, nem sempre eles serão indicados.

Em fotografia de natureza de modo geral não há tempo pra HDR, Blending ou Filtros, só pra citar mais um exemplo.

Por fim é aquilo: Maior dinamic range significa que voce não terá que decidir entre estourar os brancos ou fazer a silhueta naquele ensaio...

Aí você pode dizer: Ah! Mas é só expor corretamente!

Mas a gente tem variações bruscas muitas vezes que te impedirão de fazer isso!

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #578 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:45:53
Nas situações que realmente preciso de uma DR monstruosa, outras técnicas de fotografia são mais indicadas do que simplesmente contar com o DR de uma câmera.
Por exemplo, um stack de 15 stops que fiz com uma Canon SL2 que nem com a câmera com o maior DR do mundo eu conseguiria fazer com apenas um click.

igrejinhadapampulha by Di Torres, no Flickr
As vezes podemos lançar mão de recursos, às vezes não.

;-)



Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #579 Online: 28 de Outubro de 2019, 21:59:03
Só pra finalizar esse assunto e deixar vocês refletirem, as películas mais modernas tinham 12 stops de dinamic range, é isso que a RP tem.

Isso não deixou ninguém ficar sem foto por aí sem dúvida, mas estamos atualmente falando de 15 stops ou mais nas cameras mais modernas.

Por fim eu concordo com o Lindsay, ninguém vai deixar de fazer foto por causa disso, mas não digam que não é importante, maior dinamic Range permite fotos mais próximas do que o olho humano vê.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #580 Online: 28 de Outubro de 2019, 22:06:52
Não duvido, minha intenção não foi mostrar que eu sou capaz, foi simplesmente mostrar uma situação de grande latitude.

E repito: essa é apenas uma, nem sempre você poderá fazer HDR, nem sempre poderá ter a disposição filtros graduados e por fim, nem sempre eles serão indicados.

Em fotografia de natureza de modo geral não há tempo pra HDR, Blending ou Filtros, só pra citar mais um exemplo.

Por fim é aquilo: Maior dinamic range significa que voce não terá que decidir entre estourar os brancos ou fazer a silhueta naquele ensaio...

Aí você pode dizer: Ah! Mas é só expor corretamente!

Mas a gente tem variações bruscas muitas vezes que te impedirão de fazer isso!

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
Ok Carlos, aqui agente volta para a situação onde cada um é cada um.
Eu já errei várias fotos viu??? Mandei um foda-se para elas, fiz outras, a fotografia digital permite que vc corrija os erros em tempo e na locação. Diversas vezes que eu fiquei em dúvida fiz outras variando a exposição.
Na boa Carlos, vc sabe que eu respeito a opinião dos colegas aqui, eu acho tudo isso muito mi mi mi, via de regra eu não preciso de 6 stops de recuperação não.
Até parece a antes do poderoso sensor Sony a fotografia não existia.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #581 Online: 28 de Outubro de 2019, 22:08:43
Só pra finalizar esse assunto e deixar vocês refletirem, as películas mais modernas tinham 12 stops de dinamic range, é isso que a RP tem.

Isso não deixou ninguém ficar sem foto por aí sem dúvida, mas estamos atualmente falando de 15 stops ou mais nas cameras mais modernas.

Por fim eu concordo com o Lindsay, ninguém vai deixar de fazer foto por causa disso, mas não digam que não é importante, maior dinamic Range permite fotos mais próximas do que o olho humano vê.

Enviado de meu SM-N975F usando o Tapatalk
:ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #582 Online: 28 de Outubro de 2019, 22:14:33
Eu não gosto do resultado de quem faz retrato com luz natural abrindo as sombras no contra.
A pele e os olhos ficam sem vida.

Por isso prefiro flash para iluminar a pessoa e expor para o céu, por exemplo.
Acontece muito da paisagem entre a pessoa e o horizonte ficar muito escuro, qualquer stop de DR é super bem vindo nesse casos.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #583 Online: 29 de Outubro de 2019, 08:48:05
Eu não gosto do resultado de quem faz retrato com luz natural abrindo as sombras no contra.
A pele e os olhos ficam sem vida.

Por isso prefiro flash para iluminar a pessoa e expor para o céu, por exemplo.
Acontece muito da paisagem entre a pessoa e o horizonte ficar muito escuro, qualquer stop de DR é super bem vindo nesse casos.


Aí não é questão de DR, é de técnica. Rebatedor existe para isso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #584 Online: 29 de Outubro de 2019, 08:52:17
Até parece a antes do poderoso sensor Sony a fotografia não existia.

Pior ainda. Era do filme com um DR apertadissimo.
DR amplo é uma conveniência mas técnica é absolutamente fundamental. Há quem discorde, respeito mas cada um funciona de um jeito. Muito pouca gente hoje em dia domina direito a técnica de iluminação, e várias vezes a mão vai pesada na pós, gerando resultados pouco naturais e exagerados.