Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 116484 vezes)

Di Torres

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.553
Resposta #825 Online: 19 de Junho de 2021, 19:43:47
Uma coisa que eu gostaria de saber, com toda a sinceridade, é como vai a manutenção da EOS RP?

 Já que o sensor não tem a proteção, presente nas outras FF mirrorless da Canon.

A frequência da limpeza é maior ou estou perguntando alguma bobagem?!

Se você troca de lentes frequentemente num trabalho, vai sujar mais do que DSLRs, que tem o espelho, e do que as outras MLs da Canon por não ter nada na frente do sensor. Eu nunca cheguei a precisar de limpar as minhas pois não tenho o costume de levar muitas lentes pro trabalho, eu escolho duas lentes que sei que vão cobrir a atividade e levo dois corpos, mas pra galera que fica trocando muito de lente, vai ter que limpar com mais frequência.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #826 Online: 19 de Junho de 2021, 22:15:58
Esse pó mais superficial se resolve com a bombinha "fuc fuc"


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #827 Online: 21 de Junho de 2021, 09:56:04
As minhas Fuji resolvo isso com uma fuc fuc, a única vez que precisei tocar ali foi quando comprei que estava mais sujo, mas um pincel daqueles de maquiagem, novo e limpo, resolveu. Depois disso nunca mais sujou. É só não fica procurando sujeira, na maioria das vezes não se percebe, a não ser que fotografe com diafragma muito fechado, tipo f/11 pra cima em um fundo claro e uniforme.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #828 Online: 22 de Junho de 2021, 12:24:57
Os preços são tentadoras.
Será que é possível comprar, sem ir até lá?

Sent from my motorola one using Tapatalk

Olha, há uns 7 anos eu pesquisei pra tentar fazer isso. Não era câmera, era uma lente. Mas é complicado. Até tem algumas lojas que entregam, mas (pelo menos na época) ia sair quase a mesma coisa do que comprar aqui por conta de imposto, frete com seguro, etc. Sem falar que você tem de transferir esse montante de dinheiro para uma loja lá em outro país. Fiquei com medo de ter algum problema.

Isso na época, não sei como está hoje em dia.
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #829 Online: 22 de Junho de 2021, 13:33:48

Os preços são tentadoras.
Será que é possível comprar, sem ir até lá?


Tem uma galera que vai pra lá, eles cobram em média 20% do preço de lá.

Dependendo da situação, compensa. Eu gosto de ir, moro relativamente perto de Foz, pouco mais de 400km, então vou de boas, passeio um pouco, hahaha. às vezes faço um bate-volta, outras vezes visito uns amigos em Medianeira, ou pego um hotelzinho em Foz, fico lá de boa, e no outro dia cedinho atravesso, compro o que preciso, almoço por lá e venho embora.

De carro, 420km, gasosa e pedágio fica R$ 450,00 ida e volta. Um amigo ou dois pra rachar a despesa, e tá feito.

Em Salto Del Guairá, são 280km, fica bem mais rápido e barato a viagem, cerca de R$ 230,00, mas não tem nem fração das opções de Ciudad Del Este.

Quando eu ia buscar equipamento, sempre trazia umas bugigangas, pilhas, cartões, etc, e revendia. Só essas coisinhas já pagavam as despesas com viagem.
Ultima vez que fui buscar equipamento grande, foi em setembro de 2019, quando peguei a segunda 80d.
Fui no começo de 2020, pouco antes da pandemia, mas aí foi pra pegar miudezas, pilhas, baterias, pendrives para as formaturas, aí compensou ir pra Guaíra mesmo.





Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #830 Online: 22 de Junho de 2021, 14:17:13


Se você troca de lentes frequentemente num trabalho, vai sujar mais do que DSLRs, que tem o espelho, e do que as outras MLs da Canon por não ter nada na frente do sensor.

Usualmente, já saio de casa com a lente que vou usar montada. Eu olho pros Youtubers ou outros fotógrafos/videomakers trocando lente no meio da rua e balanço a cabeça rsrsrs... Outro dia, vi um derrubando a lente e quebrando o filtro — e lá foran uns 50 dólares pro saco...

A RP é uma boa opção, do meu ponto de vista atual, com uma lente selada (a RF 24-105 f/4). e ela tem fôlego, tecnologicamente para mais 5 anos, enquanto se monta um pequeno kit básico de lentes RF série L.

A CANON EOS 6D MARK II, por outro lado, não está me causando qualquer decepção. Tem fôlego também para os próximos 4 anos. Devo migrar p/as próximas gerações da R ou da RP — ou pegar uma R6 usada. Sem pressa.

Sent from my motorola one using Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #831 Online: 22 de Junho de 2021, 14:33:26

Usualmente, já saio de casa com a lente que vou usar montada. Eu olho pros Youtubers ou outros fotógrafos/videomakers trocando lente no meio da rua e balanço a cabeça rsrsrs... Outro dia, vi um derrubando a lente e quebrando o filtro — e lá foran uns 50 dólares pro saco...


Trabalho com fixas e troco de lente na praia, local que mais faço ensaios, tanto ou mais que qualquer youtuber desses.
Câmeras com lentes intercambiáveis foram feitas pra isso....

O que é mais fácil pra sujar também é o mais fácil pra limpar, não fica a sombra da caixa do espelho dificultando enxergar onde está sujo.

Pra quem paga pra limpar o sensor em assistência talvez seja ruim mesmo.
Pra mim que limpo o sensor desde minha primeira DSLR, não mudou nada com a M50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #832 Online: 22 de Junho de 2021, 14:38:54



O que é mais fácil pra sujar também é o mais fácil pra limpar, não fica a sombra da caixa do espelho dificultando enxergar onde está sujo.

.

Você está certo. A gente pode (e precisa) desmitificar a limpeza do sensor. Não é um bicho-de-7-cabeças.

Sent from my motorola one using Tapatalk



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #833 Online: 22 de Junho de 2021, 15:22:09
Trabalho com fixas e troco de lente na praia, local que mais faço ensaios, tanto ou mais que qualquer youtuber desses.
Câmeras com lentes intercambiáveis foram feitas pra isso....

O que é mais fácil pra sujar também é o mais fácil pra limpar, não fica a sombra da caixa do espelho dificultando enxergar onde está sujo.

Pra quem paga pra limpar o sensor em assistência talvez seja ruim mesmo.
Pra mim que limpo o sensor desde minha primeira DSLR, não mudou nada com a M50.
Concordo, essa é a graça de se ter uma câmera com lente intercambiável.

Só nas dunas é um pouco chato  :hysterical:


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #834 Online: 22 de Junho de 2021, 15:49:51
Só nas dunas é um pouco chato  :hysterical:

Tem varias técnicas kkkk

Se tiver muita maresia, eu fico de costas para o vento e troco a lente colocando a camera dentro da camisa ou da mochila.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


adrianojsmoreira

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 761
Resposta #835 Online: 23 de Junho de 2021, 17:10:54
Informativo

Hoje, 23/06, o Nelson Nakamura postou os preços dele para Canon RP e R com duas opções de adaptador:

CANON EOS RP com Adaptador CANON = R$ 7.999,00
CANON EOS R com Adaptador CANON= R$ 12.127,00

CANON EOS RP com Adaptador VILTROX = R$ 7.447,00
CANON EOS R com Adaptador VILTROX = R$ 11.529,00
16mm | 35mm | 24-105mm | 85mm | @adrianofotopro


zedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #836 Online: 04 de Agosto de 2021, 17:40:45
Mais alguém com a rp + adaptador da canon esta tendo problemas pra usar lentes que não são da canon? Tenho uma tokina 10-17 fisheye e a lente não é reconhecida pela rp de jeito nenhum. Na minha antiga 6d reconhece normalmente. Alguém sabe porque?

Enviado de meu SM-G998B usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #837 Online: 04 de Agosto de 2021, 18:37:25
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


zedas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #838 Online: 04 de Agosto de 2021, 18:58:30
Segundo a fabricante, funciona:
https://tokinalens.com/news/about_compatibility_of_tokina_interchangeable_lenses_with_canon_eos_r_camera/

A RP está atualizada?
Sim, atualizei ela quando peguei. Pior que minha lente não é das mais novinhas. Tá bem acabada. Pra vender e pegar uma da canon acho que não tiraria nada nela. Gosto mt por conta do range. Qualidade ótima dela também. Vou ver se acho outra pessoa com uma rp pra ver se dá o mesmo problema.

Enviado de meu SM-G998B usando o Tapatalk



Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #839 Online: 06 de Agosto de 2021, 09:46:02
ao longo dos anos, nas ultimas décadas esse tipo de problema ocorre com algumas pentes 3rd part Canon como Sigma, Tamron etc... Isso normalmente ocorre pq a Canon atualiza o firmware da câmera, mas o firmware da lente não é atualizado. Ai conflita as coisas.  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.