Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 115220 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #330 Online: 31 de Maio de 2019, 08:08:36
Joia, muito bacana ver um relato de usuário comum, sem ser review de internet, rsrs. Acho que diz bem mais!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #331 Online: 07 de Junho de 2019, 11:52:28
Valeu pelo relato. Eu também gostei exatamente disso: liberdade para focar onde você quiser aliado com a iA para detectar rostos e olhos. Isso traz uma liberdade criativa e operacional que vocês não tem ideia.
E o paradoxal sobre isso é que até pouco tempo atrás o foco era justamente um dos maiores problemas (se não o maior) das ML.

Fiquei com uma dúvida: como você movimenta os pontos de foco? Tem usado o dedo na tela LCD?

Outro ponto que você tocou e é puramente verdade trata-se da tecnologia. Ou seja, possibilidade de ter inovações em termos de hardware e software que as DSLR não conseguem nos proporcionar. Tudo isso pode trazer mais prazer na hora de fotografar ou simplesmente aumentar sua produtividade no fluxo de trabalho.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #332 Online: 08 de Junho de 2019, 14:37:21
Valeu pelo relato. Eu também gostei exatamente disso: liberdade para focar onde você quiser aliado com a iA para detectar rostos e olhos. Isso traz uma liberdade criativa e operacional que vocês não tem ideia.
E o paradoxal sobre isso é que até pouco tempo atrás o foco era justamente um dos maiores problemas (se não o maior) das ML.

Fiquei com uma dúvida: como você movimenta os pontos de foco? Tem usado o dedo na tela LCD?

Outro ponto que você tocou e é puramente verdade trata-se da tecnologia. Ou seja, possibilidade de ter inovações em termos de hardware e software que as DSLR não conseguem nos proporcionar. Tudo isso pode trazer mais prazer na hora de fotografar ou simplesmente aumentar sua produtividade no fluxo de trabalho.
Desculpem-me a ignorância... Tecnicamente não é possível ter face detection ou eye autofocus numa DSLR ?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #333 Online: 08 de Junho de 2019, 14:41:55
Desculpem-me a ignorância... Tecnicamente não é possível ter face detection ou eye autofocus numa DSLR ?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Na prática, o face detection é uma realidade em todas as DSLR atuais. Basta usar o modo automático da câmera.

O eye autofocus, eu já não sei sei...

Ubuntu 18.04 LTS



aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #334 Online: 08 de Junho de 2019, 15:25:54
Então o que seriam as inovações que as DSLR não conseguem proporcionar?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #335 Online: 08 de Junho de 2019, 15:38:36
Então o que seriam as inovações que as DSLR não conseguem proporcionar?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
Por enquanto, nada que eu considere importante.
Tirando a histeria dos youtubers, uma câmera sem espelho, é só uma câmera mais leve...

Ubuntu 18.04 LTS



Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #336 Online: 08 de Junho de 2019, 16:19:00
Por enquanto, nada que eu considere importante.
Tirando a histeria dos youtubers, uma câmera sem espelho, é só uma câmera mais leve...

Ubuntu 18.04 LTS
Discordo.
Existe uma diferença entre o que DSLR e ML entregam em termos de inovação e a outra o que elas entregam de diferença no trabalho. No fim das contas a fotografia é feita de uma forma ou de outra mas os recursos e facilidades oferecidas nas ML fazem diferença em alguns pontos.

Vou citar 5 coisas que para mim valeram a pena (não significa que minhas fotos ficaram melhor)
- Precisão no Foco
- Possibilidade de focar no quadro todo de forma mais rápida e confiável
- Inteligência Artificial nos modos de foco
- EVF pode ter seus defeitos mas lhe traz mais segurança e agilidade na fotometria (além da exposição ao vivo tem recursos como histograma e grid para pontos de alta exposição)
- Estabilizador de Imagem
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #337 Online: 08 de Junho de 2019, 16:38:24
Discordo.
Existe uma diferença entre o que DSLR e ML entregam em termos de inovação e a outra o que elas entregam de diferença no trabalho. No fim das contas a fotografia é feita de uma forma ou de outra mas os recursos e facilidades oferecidas nas ML fazem diferença em alguns pontos.

Vou citar 5 coisas que para mim valeram a pena (não significa que minhas fotos ficaram melhor)
- Precisão no Foco
- Possibilidade de focar no quadro todo de forma mais rápida e confiável
- Inteligência Artificial nos modos de foco
- EVF pode ter seus defeitos mas lhe traz mais segurança e agilidade na fotometria (além da exposição ao vivo tem recursos como histograma e grid para pontos de alta exposição)
- Estabilizador de Imagem
Mas tirando o EVF obviamente, quais das outras tecnologias não podem ser implementadas nas DSLR?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #338 Online: 08 de Junho de 2019, 20:36:33
Mas tirando o EVF obviamente, quais das outras tecnologias não podem ser implementadas nas DSLR?

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Nenhuma.

Nikon e Canon dominam o mercado com DSLR, isso obriga as outra fabricantes a serem mais inovadoras, seja com DSLR ou com ML.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #339 Online: 09 de Junho de 2019, 02:52:57
Outro ponto que você tocou e é puramente verdade trata-se da tecnologia. Ou seja, possibilidade de ter inovações em termos de hardware e software que as DSLR não conseguem nos proporcionar.

Thales, então eu e mais alguns colegas comigo discordamos um pouco dessa sua afirmação. Você mencionou "possibilidade de ter inovações em termos de hardware e software", que seria maior nas ML que nas DSLR. Mas acredito que não haja quase nada que não possa ser implementado nas duas linhas.

Pode-se até afirmar que, no momento, as ML tem mais tecnologia embarcada. Mas nada impede que se pegue toda esta tecnologia e se coloque num corpo com espelho. A única questão é que quem tem feito mais DSLR no momento não quis colocar estas tecnologias mas, em se tratando de possibilidades, se Sony, Fuji, Olympus ou Panasonic quiserem fazer uma DSLR e colocar toda a tecnologia de suas ML dentro da DSLR não é o espelho que vai impedir. Ou seja, não há maior possibilidade de se ter inovações nas ML em relação às DSLR.

Espero que entenda meu ponto de vista.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #340 Online: 09 de Junho de 2019, 09:44:58
Fotógrafos parecem estar procurando câmeras que façam cada vez mais o seu trabalho... depois vão reclamar que as pessoas não contratam mais fotógrafos.



Ubuntu 18.04 LTS



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #341 Online: 09 de Junho de 2019, 10:25:09
Muitas ferramentas das ML são possíveis de ser adaptadas para DSLR utilizando Liveview, mas quem aqui usa LCD o tempo todo para fotografar em qualquer atividade que seja relacionada a fotografia? Pouquíssimos. Ter as ferramentas diretamente nos olhos faz muita diferença, é aí que entra histograma, preview de exposição, focus peaking, entre outros...

Ninguém vai investir em uma câmera híbrida que vai custar uma fortuna sendo que pode-se criar duas linhas e vender bem nas duas :ok:

Enquanto vocês ficam discutindo o que é melhor as fabricantes estão lá ganhando o dinheirinho que elas precisam e rindo das discussões que surjem por aí...

E falando sério, as mesmas pessoas que já vi reclamando de usar EVF estão puxando sardinha para o Liveview das DSLRs. Isso só parece mimimi para tentar dizer que o que você gosta é o melhor e ponto, pura hipocrisia...
Vocês precisam fotografar mais, sair um pouco da frente do computador.
Uma câmera é uma ferramenta, e DSLR e ML são ferramentas diferentes, não são elas que vão influenciar sua fotografia se você souber o que está fazendo ;)


Hoje tenho apenas uma ML, já tive DSLR. As ML me agradam mais por ter recursos que facilitam minha vida. Não tenho backup pois tenho feito pouquíssimos eventos, me dedico a arquitetura e fine art que é o que gosto, mas quando aparece algum evento que posso precisar de backup pego uma DSLR emprestada.
Já precisei usar ambas e sabe qual a diferença no resultado final? Zero. Criei um perfil de calibração na pós para igualar a DSLR à ML e cliente nenhum vai notar diferença. :ok:


Aliás mês passado tive a oportunidade de fazer um upgrade na minha ML, trocar por uma mais recente... Sabe que diferença faria na minha fotografia? Nenhuma. Escolhi pegar uma lente que queria há algum tempo.
Hoje a única coisa que me faz pensar em upgrade é a resolução da câmera, gostaria de fazer quadros com mais de 1,6m. Mas nunca me pediram nem orçamento para tal, então seria apenas fru fru...


Enfim, cada um sabe suas necessidades, mas sua necessidade é apenas sua, não fique desmerecendo a ferramenta de outro só pq não te atende! :ok:


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #342 Online: 09 de Junho de 2019, 12:25:12


Olha...

Deixemos que cada um use seu próprio equipamento como bem preferir  :ok:

E eu confesso que, para:
- ...
- produtos,
- entre outros,

Adoro usar o LCD "externo" móvel das D5300, D500, D850, D750, 70D e 80D... e, para o meu gosto, eu diria que é obrigatório:ok:

... e com foco manual!!! (Aí o povo pira)

Ubuntu 18.04 LTS



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #343 Online: 09 de Junho de 2019, 13:46:43
Fotógrafos parecem estar procurando câmeras que façam cada vez mais o seu trabalho... depois vão reclamar que as pessoas não contratam mais fotógrafos.



Ubuntu 18.04 LTS

So se você achar que manusear câmera é o propósito de um fotógrafo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #344 Online: 09 de Junho de 2019, 19:45:30
Muitas ferramentas das ML são possíveis de ser adaptadas para DSLR utilizando Liveview, mas quem aqui usa LCD o tempo todo para fotografar em qualquer atividade que seja relacionada a fotografia? Pouquíssimos. Ter as ferramentas diretamente nos olhos faz muita diferença, é aí que entra histograma, preview de exposição, focus peaking, entre outros...

Ninguém vai investir em uma câmera híbrida que vai custar uma fortuna sendo que pode-se criar duas linhas e vender bem nas duas :ok:

Enquanto vocês ficam discutindo o que é melhor as fabricantes estão lá ganhando o dinheirinho que elas precisam e rindo das discussões que surjem por aí...

E falando sério, as mesmas pessoas que já vi reclamando de usar EVF estão puxando sardinha para o Liveview das DSLRs. Isso só parece mimimi para tentar dizer que o que você gosta é o melhor e ponto, pura hipocrisia...
Vocês precisam fotografar mais, sair um pouco da frente do computador.
Uma câmera é uma ferramenta, e DSLR e ML são ferramentas diferentes, não são elas que vão influenciar sua fotografia se você souber o que está fazendo ;)


Hoje tenho apenas uma ML, já tive DSLR. As ML me agradam mais por ter recursos que facilitam minha vida. Não tenho backup pois tenho feito pouquíssimos eventos, me dedico a arquitetura e fine art que é o que gosto, mas quando aparece algum evento que posso precisar de backup pego uma DSLR emprestada.
Já precisei usar ambas e sabe qual a diferença no resultado final? Zero. Criei um perfil de calibração na pós para igualar a DSLR à ML e cliente nenhum vai notar diferença. :ok:


Aliás mês passado tive a oportunidade de fazer um upgrade na minha ML, trocar por uma mais recente... Sabe que diferença faria na minha fotografia? Nenhuma. Escolhi pegar uma lente que queria há algum tempo.
Hoje a única coisa que me faz pensar em upgrade é a resolução da câmera, gostaria de fazer quadros com mais de 1,6m. Mas nunca me pediram nem orçamento para tal, então seria apenas fru fru...


Enfim, cada um sabe suas necessidades, mas sua necessidade é apenas sua, não fique desmerecendo a ferramenta de outro só pq não te atende! :ok:

Não sei se a queixa em relação ao mimimi refere-se a mim. Quanto a mim, que puxei essa última discussão, apenas questionei um aspecto do post do Thales, a saber, a afirmação de que é mais possível inovar e evoluir a tecnologia das ML em relação às DSLR. Eu não torço para nenhum dos lados. Na verdade, tenho DSLR e estou torcendo para a Canon lançar uma câmera mais robusta na linha M, a possível EOS M5 Mark II, e que me convença a ir para um sistema mais leve; mas não acho mais tecnológico, como foi afirmado. E principalmente aguardo sinais da Canon também de que não vai matar essa linha em breve. "Ah, mas tem pouquíssimas lentes EF-M"... já me servem enquanto hobbista. E nada que um adaptador não resolva em algum caso específico ou outro.

Portanto, não estou criticando quem usa A ou B.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM