Autor Tópico: Canon EOS RP vs 6D Mark II  (Lida 115205 vezes)

nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #345 Online: 12 de Junho de 2019, 21:42:22
Valeu pelo relato. Eu também gostei exatamente disso: liberdade para focar onde você quiser aliado com a iA para detectar rostos e olhos. Isso traz uma liberdade criativa e operacional que vocês não tem ideia.
E o paradoxal sobre isso é que até pouco tempo atrás o foco era justamente um dos maiores problemas (se não o maior) das ML.

Fiquei com uma dúvida: como você movimenta os pontos de foco? Tem usado o dedo na tela LCD?

Outro ponto que você tocou e é puramente verdade trata-se da tecnologia. Ou seja, possibilidade de ter inovações em termos de hardware e software que as DSLR não conseguem nos proporcionar. Tudo isso pode trazer mais prazer na hora de fotografar ou simplesmente aumentar sua produtividade no fluxo de trabalho.

Eu uso a tela LCD. Porém, eu utilizo em modo absoluto e usando 1/4 da tela. Configurei também, as setas para controlar os pontos de foco, ai faço um ajuste fino pelas setas, caso precise.


Evandrost

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 218
  • Sexo: Masculino
Resposta #346 Online: 13 de Junho de 2019, 03:50:34
Interessante isso. Acredito que, para quem vem de uma 6D, a EOS RP é um upgrade bem mais natural e aceitável do que a 6D2.

Ubuntu 18.04 LTS
Acredito que para quem vai sair de uma 6D mark II evolui muito em questão de foco então para mim é um dos principais motivos, e é um grande upgrade ir para a RP, que é muito boa para fotografar, comprei uma R e uma RP e ambas são muito mas muito boas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro


nykael

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 98
Resposta #347 Online: 14 de Junho de 2019, 22:00:44
Acredito que para quem vai sair de uma 6D mark II evolui muito em questão de foco então para mim é um dos principais motivos, e é um grande upgrade ir para a RP, que é muito boa para fotografar, comprei uma R e uma RP e ambas são muito mas muito boas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro

Eu acho o EVF da RP muito bom, excelente na verdade.
Mas dizem que o da R é o melhor do mercado.

A diferença é gritante ou é apenas um pouco melhor?


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #348 Online: 23 de Julho de 2019, 22:59:28
Galera, eu pouco converso aqui no fórum apesar de sempre aparecer para ler considerações de vocês sempre que preciso, então achei justo colocar minhas considerações sobre a RP.

Pra começar eu fotografo eventos, quase que exclusivamente casamentos. Meu kit era uma 6D é uma 80D. Queria mudar e ficar só com corpo fullframe apesar da 80D me atender perfeitamente e às vezes até melhor que a 6D em alguns aspectos.

Quando pensei em comprar um novo corpo para o kit pensei bastante em um único aspecto, o foco. A 6D me mata de raiva mano, e a imprecisão do AL Servo é foda. A 80D me serve bem mas nos casamentos que temos na Bahia, mal iluminados, a 6D precisava ser meu corpo principal. Iria comprar a 6DMKII mas comecei a ler sobre a RP e fui ficando animado com ela. Algumas coisas me deixaram preocupados: a bateria, velocidade de disparo. Então...

algumas considerações...

Ergonomia: ela encaixa bem na mão, tem um peso top, com a 100mm 2.8L fica um pouco ruim de equilibrar com uma mão, mas mesmo assim fica confortável. Com uma lente menor fica perfeita a relação de peso. Talvez para quem tem uma mão menor fique melhor. Comprei o grip (esperando chegar) e agora terei uma ótima ergonomia

Adaptador: não sentir diferença de velocidade para câmeras que não tem nenhum adaptador. Uso somente lentes EF.

Foco: esse aqui é surpreendentemente superior a qualquer DSRL (que usei). O foco é perfeito e muito muito rápido. Não perde o foco. A opção de buscar o olho faz toda a diferença. Primeiro encontra o rosto e depois foca o olho. É muito rápido. A seleção de foco pelo LCD quando se tá usando o EVF é toppp!!! Só uso assim agora. A liberdade de foco é muito boa e ela é muito inteligente. Pode ter varias pessoas ao redor, mas ela prioriza a zona que você escolheu.

Botões de atalhos: isso aqui é questão de costume e de saber como chegar fácil a certa função. Muitos botões são customizáveis então acho que vou acostumar. É só parar para configurar. Lembrar que o anel de abertura agora fica em cima e não mais embaixo...kkkkkk me perdi um monte de vezes.

Pra mim o maior problema é aqui:

Velocidade: nas especificações ela diz que faz 5fps (igual a 6D). Mas não é bem isso. Com uso do flash ela é LENTA. talvez por questão de está acostumado a uma outra forma de fotografar seja necessária uma adaptação aqui. Percebi que quando fotografo pelo EVF ela fica lenta. Mas quando fotografo pelo LiveView ela é mais rápida usando o flash. Sem flash a mesma velocidade da 6D.

Outra coisa que me incomodou:

Exposição real no LiveView. Em alguns momento ela se perdeu para expor a foto e deixou o foco perdido. Perceber isso em locais muito escuros, ela fez uma exposição bem alta para me mostrar para onde eu tava apontando a câmera e isso fez o foco se perder. Mas acredito que isso seja configuração também é adaptação também.

Sobre a bateria acho que está aceitável. Com uma bateria consegui 550 clicks. Não vai fazer diferença para mim. Antes usava duas baterias num evento. Acredito que precisarei levar 4 baterias da RP. Sobre as trocas para mim tá tranquilo pq uso cartões de 16GB e tenho que trocá-los tb. É só ficar atento para não deixar a troca em momentos inoportuno.


No momento foi o que observei. Foram só dois eventos com a câmera.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #349 Online: 24 de Julho de 2019, 06:41:58
Galera, eu pouco converso aqui no fórum apesar de sempre aparecer para ler considerações de vocês sempre que preciso, então achei justo colocar minhas considerações sobre a RP.

Pra começar eu fotografo eventos, quase que exclusivamente casamentos. Meu kit era uma 6D é uma 80D. Queria mudar e ficar só com corpo fullframe apesar da 80D me atender perfeitamente e às vezes até melhor que a 6D em alguns aspectos.

Quando pensei em comprar um novo corpo para o kit pensei bastante em um único aspecto, o foco. A 6D me mata de raiva mano, e a imprecisão do AL Servo é foda. A 80D me serve bem mas nos casamentos que temos na Bahia, mal iluminados, a 6D precisava ser meu corpo principal. Iria comprar a 6DMKII mas comecei a ler sobre a RP e fui ficando animado com ela. Algumas coisas me deixaram preocupados: a bateria, velocidade de disparo. Então...

algumas considerações...

Ergonomia: ela encaixa bem na mão, tem um peso top, com a 100mm 2.8L fica um pouco ruim de equilibrar com uma mão, mas mesmo assim fica confortável. Com uma lente menor fica perfeita a relação de peso. Talvez para quem tem uma mão menor fique melhor. Comprei o grip (esperando chegar) e agora terei uma ótima ergonomia

Adaptador: não sentir diferença de velocidade para câmeras que não tem nenhum adaptador. Uso somente lentes EF.

Foco: esse aqui é surpreendentemente superior a qualquer DSRL (que usei). O foco é perfeito e muito muito rápido. Não perde o foco. A opção de buscar o olho faz toda a diferença. Primeiro encontra o rosto e depois foca o olho. É muito rápido. A seleção de foco pelo LCD quando se tá usando o EVF é toppp!!! Só uso assim agora. A liberdade de foco é muito boa e ela é muito inteligente. Pode ter varias pessoas ao redor, mas ela prioriza a zona que você escolheu.

Botões de atalhos: isso aqui é questão de costume e de saber como chegar fácil a certa função. Muitos botões são customizáveis então acho que vou acostumar. É só parar para configurar. Lembrar que o anel de abertura agora fica em cima e não mais embaixo...kkkkkk me perdi um monte de vezes.

Pra mim o maior problema é aqui:

Velocidade: nas especificações ela diz que faz 5fps (igual a 6D). Mas não é bem isso. Com uso do flash ela é LENTA. talvez por questão de está acostumado a uma outra forma de fotografar seja necessária uma adaptação aqui. Percebi que quando fotografo pelo EVF ela fica lenta. Mas quando fotografo pelo LiveView ela é mais rápida usando o flash. Sem flash a mesma velocidade da 6D.

Outra coisa que me incomodou:

Exposição real no LiveView. Em alguns momento ela se perdeu para expor a foto e deixou o foco perdido. Perceber isso em locais muito escuros, ela fez uma exposição bem alta para me mostrar para onde eu tava apontando a câmera e isso fez o foco se perder. Mas acredito que isso seja configuração também é adaptação também.

Sobre a bateria acho que está aceitável. Com uma bateria consegui 550 clicks. Não vai fazer diferença para mim. Antes usava duas baterias num evento. Acredito que precisarei levar 4 baterias da RP. Sobre as trocas para mim tá tranquilo pq uso cartões de 16GB e tenho que trocá-los tb. É só ficar atento para não deixar a troca em momentos inoportuno.


No momento foi o que observei. Foram só dois eventos com a câmera.

Na Fuji (segunda gen) a captura fica mais lenta com flash quando o face detection está ativado, para fazer a fotometria acho apesar de não fazer muito sentido... quando muda pra um ponto de foco fixo fica normal. Testa aí!


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #350 Online: 24 de Julho de 2019, 07:01:13
Na Fuji (segunda gen) a captura fica mais lenta com flash quando o face detection está ativado, para fazer a fotometria acho apesar de não fazer muito sentido... quando muda pra um ponto de foco fixo fica normal. Testa aí!

Vou testar sim. Valeu pela dica.
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #351 Online: 24 de Julho de 2019, 07:04:50
Vou testar sim. Valeu pela dica.

É isso, não esqueça que essa câmera é bem básica.


Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #352 Online: 24 de Julho de 2019, 09:07:40
É isso, não esqueça que essa câmera é bem básica.

Não acho ela bem básica não viu... acho bem completa. Mas com algumas dificuldades dependendo do uso. Mas vale o upgrade para quem vem da 6D
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #353 Online: 24 de Julho de 2019, 09:15:45
Não acho ela bem básica não viu... acho bem completa. Mas com algumas dificuldades dependendo do uso. Mas vale o upgrade para quem vem da 6D
Ela é, e é cara pro que oferece,  pode acreditar. Falando de Mirrorless ela tem muitas deficiencias em relação as da mesma geração e que custam até menos que ela.

Isso não faz dela uma câmera ruim, porém esses problemas de retardo que você mencionou ocorrem por usar um processador mais fraco e não mensurar a luz da mesma forma que seus concorrentes contemporâneos.

Em resumo: tem coisa melhor por menos, mas ela tá longe de ser ruim, só estaria duas gerações atrasada em relação aos concorrentes.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
« Última modificação: 24 de Julho de 2019, 09:16:12 por cfcsosa »


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #354 Online: 24 de Julho de 2019, 09:17:41
É isso, não esqueça que essa câmera é bem básica.
Básica!? :shock:

Básica é a 5D clássica que só tira foto e muda o ponto de foco. :hysterical:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #355 Online: 24 de Julho de 2019, 09:21:40
Básica!? :shock:

Básica é a 5D clássica que só tira foto e muda o ponto de foco. :hysterical:
Olha, pega o que faz a Canon RP e dá uma olhada na EOS M50, depois me diz quem é melhor (esquece o sensor).

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Gall3go

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 139
Resposta #356 Online: 24 de Julho de 2019, 09:24:41
Ela é, e é cara pro que oferece,  pode acreditar. Falando de Mirrorless ela tem muitas deficiencias em relação as da mesma geração e que custam até menos que ela.

Isso não faz dela uma câmera ruim, porém esses problemas de retardo que você mencionou ocorrem por usar um processador mais fraco e não mensurar a luz da mesma forma que seus concorrentes contemporâneos.

Em resumo: tem coisa melhor por menos, mas ela tá longe de ser ruim, só estaria duas gerações atrasada em relação aos concorrentes.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Entendo. Mas não observo muito especificações detalhadas de processamento e tal. A escolha foi pelo custo-benefício. Meu set de lentes e acessórios. Mas tá me atendendo bem. Esse problemas ainda não jugo prejudiciais para inquérito faço. Não achei cara pelo que oferece. Não encontrei FF ML pelo preço. Paguei 5.6k com adaptador
Canon 6D; Canon 80D; Canon 85mm 1.8 USM; 20mm 2.8 USM; 50mm 1.4 USM; Yn500ex; Yn685ex; Yn622Tx; YN622c 2x.
Lendo, entendendo e exercitando.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #357 Online: 24 de Julho de 2019, 09:32:33
Entendo. Mas não observo muito especificações detalhadas de processamento e tal. A escolha foi pelo custo-benefício. Meu set de lentes e acessórios. Mas tá me atendendo bem. Esse problemas ainda não jugo prejudiciais para inquérito faço. Não achei cara pelo que oferece. Não encontrei FF ML pelo preço. Paguei 5.6k com adaptador
Sim, se te atende ok, pelo que vi dessa câmera qualquer apsc mais moderna é melhor em termos de qualidade de imagem e oferecem mais recursos que ela, porém entendo seu ponto.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #358 Online: 24 de Julho de 2019, 10:04:24
Galera, eu pouco converso aqui no fórum apesar de sempre aparecer para ler considerações de vocês sempre que preciso, então achei justo colocar minhas considerações sobre a RP.

Pra começar eu fotografo eventos, quase que exclusivamente casamentos. Meu kit era uma 6D é uma 80D. Queria mudar e ficar só com corpo fullframe apesar da 80D me atender perfeitamente e às vezes até melhor que a 6D em alguns aspectos.

Quando pensei em comprar um novo corpo para o kit pensei bastante em um único aspecto, o foco. A 6D me mata de raiva mano, e a imprecisão do AL Servo é foda. A 80D me serve bem mas nos casamentos que temos na Bahia, mal iluminados, a 6D precisava ser meu corpo principal. Iria comprar a 6DMKII mas comecei a ler sobre a RP e fui ficando animado com ela. Algumas coisas me deixaram preocupados: a bateria, velocidade de disparo. Então...

algumas considerações...

Ergonomia: ela encaixa bem na mão, tem um peso top, com a 100mm 2.8L fica um pouco ruim de equilibrar com uma mão, mas mesmo assim fica confortável. Com uma lente menor fica perfeita a relação de peso. Talvez para quem tem uma mão menor fique melhor. Comprei o grip (esperando chegar) e agora terei uma ótima ergonomia

Adaptador: não sentir diferença de velocidade para câmeras que não tem nenhum adaptador. Uso somente lentes EF.

Foco: esse aqui é surpreendentemente superior a qualquer DSRL (que usei). O foco é perfeito e muito muito rápido. Não perde o foco. A opção de buscar o olho faz toda a diferença. Primeiro encontra o rosto e depois foca o olho. É muito rápido. A seleção de foco pelo LCD quando se tá usando o EVF é toppp!!! Só uso assim agora. A liberdade de foco é muito boa e ela é muito inteligente. Pode ter varias pessoas ao redor, mas ela prioriza a zona que você escolheu.

Botões de atalhos: isso aqui é questão de costume e de saber como chegar fácil a certa função. Muitos botões são customizáveis então acho que vou acostumar. É só parar para configurar. Lembrar que o anel de abertura agora fica em cima e não mais embaixo...kkkkkk me perdi um monte de vezes.

Pra mim o maior problema é aqui:

Velocidade: nas especificações ela diz que faz 5fps (igual a 6D). Mas não é bem isso. Com uso do flash ela é LENTA. talvez por questão de está acostumado a uma outra forma de fotografar seja necessária uma adaptação aqui. Percebi que quando fotografo pelo EVF ela fica lenta. Mas quando fotografo pelo LiveView ela é mais rápida usando o flash. Sem flash a mesma velocidade da 6D.

Outra coisa que me incomodou:

Exposição real no LiveView. Em alguns momento ela se perdeu para expor a foto e deixou o foco perdido. Perceber isso em locais muito escuros, ela fez uma exposição bem alta para me mostrar para onde eu tava apontando a câmera e isso fez o foco se perder. Mas acredito que isso seja configuração também é adaptação também.

Sobre a bateria acho que está aceitável. Com uma bateria consegui 550 clicks. Não vai fazer diferença para mim. Antes usava duas baterias num evento. Acredito que precisarei levar 4 baterias da RP. Sobre as trocas para mim tá tranquilo pq uso cartões de 16GB e tenho que trocá-los tb. É só ficar atento para não deixar a troca em momentos inoportuno.


No momento foi o que observei. Foram só dois eventos com a câmera.

Nada como o review de quem usa o equipamento na pratica.

Estava decidido a ir de M50 + speedbooster mas esse relato me deixou na dúvida.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #359 Online: 24 de Julho de 2019, 10:07:56
Eu também achei um certo exagero falar que é uma câmera básica. Eu por exemplo, uso até hoje a Canon Rebel Xti (como hobby.. eu não trabalho como profissional).

Para mim, ela é uma senhora câmera (para fotos). Seria um grande upgrade para mim, se eu decidisse comprá-la. E acho que está bem em conta também.

Pode não atender quem precisa de um recurso específico. Mas eu acredito que não seja o caso de muitas pessoas.

Olha, pega o que faz a Canon RP e dá uma olhada na EOS M50, depois me diz quem é melhor (esquece o sensor).

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc