Autor Tópico: Nikon D3100 - Ajuda com mancha na imagem - E auto foco travando  (Lida 4751 vezes)

brunorodriguezt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Bom dia galera...

Duas ajudas.
Vou postar a imagem no final do texto, minha câmera ta com umas manchas nas fotos mais claras, sei que ta precisando de uma limpeza no sensor, na minha cidade não tem quem limpe.
Mas as manchas estão estranhas, to com medo de ter dado Fungo - Essa é minha primeira camera "profissional" comprei de uma pessoa que não usava a camera.  Vou comprar as hastes de limpeza, mas se for fungo o que faço ?

Segunda coisa. Minha lente 18 - 55 ( que vem com a camera mesmo ). O AutoFoco dela, as vezes trava. Preciso ajudar com a mão pra destravar ai funciona normal, dou alguns cliques e engasga de novo, ai mesma coisa, ajudo com a mão e volta.

O que pode ser esses engasgos ? e como resolvo ?

Obrigado.






RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 30 de Março de 2019, 17:58:30
Vish, isso é mais do que sujeira, tem cara de fungo mesmo. Para esse nível de limpeza, só alguém que saiba como desmontar a câmera e ainda remover o fungo. Acho que é ou mandar para um bom técnico ou tentar devolver para quem te vendeu.



brunorodriguezt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 30 de Março de 2019, 18:34:06
Putz.... Valeu, mas tem nem como eu devolver, ele avisou que tava sujo.

E paguei 450 reais por tudo... Pelo preço acho que não da pra chorar muito.
Vou comprar o Kit de limpeza então, limpar e torcer pra melhorar o máximo possível...
Esse foco engasgado, se alguem souber como resolver também...

Valeu...


brunorodriguezt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #3 Online: 30 de Março de 2019, 18:41:41
E vendo esse vídeo ai ... não achei tão complicado abrir e limpar não.
Só falta os produtos pra limpar.

Tem celular que eu troco tela que é mais difícil que essa câmera pelo jeito rsrs..


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 30 de Março de 2019, 21:40:59
E vendo esse vídeo ai ... não achei tão complicado abrir e limpar não.
Só falta os produtos pra limpar.

Tem celular que eu troco tela que é mais difícil que essa câmera pelo jeito rsrs..

Isso mesmo. Tendo as ferramentas corretas e com um pouquinho de habilidade e capricho, dá para fazer numa boa.  :ok:

Abração e boa sorte.


brunorodriguezt

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #5 Online: 03 de Abril de 2019, 00:37:08
Isso mesmo. Tendo as ferramentas corretas e com um pouquinho de habilidade e capricho, dá para fazer numa boa.  :ok:

Abração e boa sorte.

É eu comprei um kit de limpeza bacana até ... Mas comprei no Aliexpress... aqui não achei nenhum decente...
Esperar chegar, fazer uma limpeza basica e torcer pra dar certo. Se não partiu desmontar... mas vi uns videos a mais... é peça pra um cacete ... ter que filmar tudo rsrsrs...

Agora é desmontar a lente pra ver essa travada que ta dando, que ta me irritando mais que a sujeira do sensor...


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 03 de Abril de 2019, 11:01:29
precisa de limpeza de sensor.

em relação a lente ela provavelmente levou uma batida e está com o engrenamento do AF desalinhado ou com algum dente de engrenagem quebrado. neste caso consideraria comprar uma outra lente se te incomodar muito, as vezes se acha dessa lente por 300 reais.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Roberto Dellano

  • Trade Count: (11)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.002
  • Sexo: Masculino
  • RTFM
    • Roberto Dellano Fotografia
Resposta #7 Online: 03 de Abril de 2019, 13:27:51
Essa lente da muito problema no flexível, se for isso, e você conseguir limpar o fungo do sensor como no vídeo, o flexível você troca com "uma mão nas costas"