Autor Tópico: Digitalizador de negativos - 35mm  (Lida 16581 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #15 Online: 02 de Abril de 2019, 10:09:18
É mais a curiosidade do saber fazer do que fazer efetivamente  :ok: . Sem dúvida que um sistema homemade decente dará trabalho e custará o seu preço. Além de ser necessário inverter posteriormente todos os negativos no LR. Estou mais virado para a aquisição da Epson do que outra solução qualquer. Como qualquer equipamento terá os seus pros e cons.
« Última modificação: 02 de Abril de 2019, 10:10:47 por taunus »


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 02 de Abril de 2019, 10:11:12
Algo que pensei em fazer, algumas vezes, mas nunca levei adiante, foi adquirir um daqueles antigos copiadores de slides/negativos, que se acoplava diretamente na câmera fotográfica.

Imagino que resolveria os problemas de alinhamento do negativo.

Na época em que pensei nisso pela primeira vez, não tinha uma full frame, e o corpo do sensor impossibilitaria a digitalização do quadro todo.

Anos após, quando adquiri uma full frame, já não encontrava mais esses copiadores a venda.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 02 de Abril de 2019, 10:21:02
O modelo da Nikon

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #18 Online: 02 de Abril de 2019, 10:43:09
Recentemente eu tive que digitalizar milhares de negativos de família guardados pelo meu avô, como não queria gastar muito resolvi utilizar minha câmera para tal tarefa. Tem alguns pontos chaves que precisa ter em mente:

Luz: eu testei alguns tipos de iluminação, a que mais me agradou foi uma mesa de luz de LED, você encontra barato por aí. O problema dela é que aparece um padrão de linhas na digitalização, bem suave, mas que incomoda. A solução foi passar uma película de plástico branco por cima (bem uniforme), resolveu completamente já que a luz ficou bem difusa.

Lente: utilizei lentes que eu já tinha em conjunto com um tubo extensor, funcionou muito bem já que a magnificação que consegui obter era praticamente do tamanho de um frame 35mm. Como dito anteriormente, se o negativo estiver desalinhado vai ser um problema mesmo usando uma abertura bem pequena. Eu usei f11 ou f13 dependendo do negativo para evitar distorções comuns de aberturas pequenas.

Suporte do negativo: Esse é o mas trabalhoso e requer criatividade. Fiz várias versões até chegar em uma satisfatória. Utilizei caixas de sabonete de papelão pra fazer o meu, o importante é ser firme, prático e isolar a luz entre a lente e o negativo. Na fixação do negativo utilizei um frame de papelão para slides, cortei para que fosse possível passar uma fita de negativos completa e reforcei com grampeador para que o negativo ficasse bem plano. Utilizei algumas abas de papelão para fixar na lente, tudo medido perfeitamente para não desalinhar e ter a distancia certa de foco da lente.

Suporte geral: Um bom tripé e uma mesa apenas. Coloquei a mesa de luz em cima da mesa e a câmera há uns 15cm para aproveitar a luz difusa.

Edição: Este foi o mais trabalhoso, apesar de ser bem fácil inverter as curvas em qualquer editor, cada negativo tem sua característica de cores, então tive que ir testando na mão até encontrar o que mais me agradava. A partir daí é só copiar para os outros do mesmo filme. Realces, sombras, pretos e brancos você tem que ajustar de acordo com o resultado que espera. É preciso ajustar os limites da curva de luminância também. Como as câmeras mais novas possuem um DR muito grande é possível capturar toda a informação de filmes mais comuns, então você terá bastante liberdade na edição.


O resultado foi bem satisfatório, no começo me tomou bastante tempo, depois que peguei o jeito e fiz um suporte bom consegui digitalizar um negativo em segundos, mais o tempo de edição de alguns minutos. O suporte é o mais importante, se quiser ter ideias você encontra fácil na internet, tem até um suporte da própria nikon que é bem interessante. Ao todo não devo ter gastado 100 reais, mas tem todo esse processo para chegar ao método perfeito. Por fim cheguei a comparar com resultados de um v600 e ficou no mínimo igual em termos de retenção de detalhes. Considerando o valor investido valeu muito a pena.
Agora se você tem dinheiro sobrando e não quer ter o trabalho de criar um suporte o melhor é comprar um scanner mesmo!
Depois vejo se coloco alguns exemplos aqui


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 02 de Abril de 2019, 15:14:29
AFShalders, nunca cheguei a utilizar um scanner dedicado da Nikon, para negativos.
Com o assunto desse topico, acabei procurando algo sobre eles.

DE FATO o escaneamento feito com eles é mais rápido (o pre escaneamento e o escaneamento) - Algo que me deixa meio estressado com o meu Minolta é a lentidão do processo todo - pré escaneamento, foco, escaneamento com IR, etc.

Outra coisa: Como funciona aquele suporte para negativos? ele permite escanear mesmo um rolo de filme inteiro, de forma continua? Para colocar os negativos já cortados em tiras, também serve?


Marcelo, depende do modelo do Minolta e de como configura-lo. o DS Scan Dual IV é muito rápido e o Scan Multi Pro é o que eu mais gosto, mais até que os Nikon. Quanto ao foco, pode ser Fixo, AF ou Manual. Para Scans criticos, eu usaria o AF, e para scans repetitivos, o manual. Outra coisa que faz uma baita diferença na velocidade é o software. O Vuescan funciona pelo menos no dobro da velocidade...

De qual suporte está falando ? Para qual scanner ?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 02 de Abril de 2019, 15:16:17
É mais a curiosidade do saber fazer do que fazer efetivamente  :ok: . Sem dúvida que um sistema homemade decente dará trabalho e custará o seu preço. Além de ser necessário inverter posteriormente todos os negativos no LR. Estou mais virado para a aquisição da Epson do que outra solução qualquer. Como qualquer equipamento terá os seus pros e cons.

Inverter negativo no LR é heresia... Isso tem que ser feito direito... Se bem que no Windows não tem muito jeito.
No Linux e no Mac eu sempre escaneio em positivo, modo raw e inverto usando um sistema meu.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 02 de Abril de 2019, 15:21:01
Um scanner de mesa que é muito bom é o Canon 9000F Mk2. Os suportes de filme são infinitamente melhores que os malditos da Epson que devem ser os piores já feitos no Universo.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 02 de Abril de 2019, 15:58:08

Marcelo, depende do modelo do Minolta e de como configura-lo. o DS Scan Dual IV é muito rápido e o Scan Multi Pro é o que eu mais gosto, mais até que os Nikon. Quanto ao foco, pode ser Fixo, AF ou Manual. Para Scans criticos, eu usaria o AF, e para scans repetitivos, o manual. Outra coisa que faz uma baita diferença na velocidade é o software. O Vuescan funciona pelo menos no dobro da velocidade...

De qual suporte está falando ? Para qual scanner ?
O scanner da Nikon.
Vi um coolscan 5000 ed a venda.
E nas descrições de venda, relata um escaneamento bem rapido (20 segundos), com escaneamento em duas linhas de ccd.
Quick AF e quick preview.


E o suporte dele é diferente dos outros scanners que usei. Como na descricao tambem relatam que esse suporte permite escanear diretamente um rolo inteiro de negativo de uma vez, achei que talvez o conjunto todo aumentasse batante a velocidade de escaneamento.


Tenho um velho Minolta Dimage Elite 5400 que uso com o Vuescan.
Não sei se ele escaneava mais rápido com a antiga porta firmwire, mas com a USB...Demora uma eternidade...

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #23 Online: 02 de Abril de 2019, 16:43:14
O scanner da Nikon.
Vi um coolscan 5000 ed a venda.
E nas descrições de venda, relata um escaneamento bem rapido (20 segundos), com escaneamento em duas linhas de ccd.
Quick AF e quick preview.


E o suporte dele é diferente dos outros scanners que usei. Como na descricao tambem relatam que esse suporte permite escanear diretamente um rolo inteiro de negativo de uma vez, achei que talvez o conjunto todo aumentasse batante a velocidade de escaneamento.


Tenho um velho Minolta Dimage Elite 5400 que uso com o Vuescan.
Não sei se ele escaneava mais rápido com a antiga porta firmwire, mas com a USB...Demora uma eternidade...

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk


A esta altura não sei se eu teria coragem de comprar um desses. São muito antigos e a chance das engrenages de plástico estarem quebradiças é enorme. Eu ficaria com o Minolta, sossegado... Ele continua sendo excelente.

Tem séculos que não vejo um scanner de filme com o suporte para rolo. Os que eu vi com isso eram para filme APS ou então aquele kodak nexlab pakon que pegava tira cortada, frame avulso, filme inteiro...


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2019, 22:02:32
Entendi. Bom, melhor deixar para lá mesmo.

Sempre prometo a mim mesmo que não vou mais gastar com nada analógico, mas sempre fico tentado...




A esta altura não sei se eu teria coragem de comprar um desses. São muito antigos e a chance das engrenages de plástico estarem quebradiças é enorme. Eu ficaria com o Minolta, sossegado... Ele continua sendo excelente.

Tem séculos que não vejo um scanner de filme com o suporte para rolo. Os que eu vi com isso eram para filme APS ou então aquele kodak nexlab pakon que pegava tira cortada, frame avulso, filme inteiro...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2019, 11:56:04
Entendi. Bom, melhor deixar para lá mesmo.

Sempre prometo a mim mesmo que não vou mais gastar com nada analógico, mas sempre fico tentado...

Pois é, sei bem como é isso. Minha sorte é que tenho um estoque bom de filme P&B e eu mesmo revelo.
Ainda tenho uns E6 que nem sei o que fazer haha !

No ano passado recuperei das trevas um conjunto Canon AT1 com 3 objetivas. Está novinho agora.
Isso sem falar nas Medio formato.


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2019, 14:03:17
Pois é, sei bem como é isso. Minha sorte é que tenho um estoque bom de filme P&B e eu mesmo revelo.
Ainda tenho uns E6 que nem sei o que fazer haha !

No ano passado recuperei das trevas um conjunto Canon AT1 com 3 objetivas. Está novinho agora.
Isso sem falar nas Medio formato.

Pois, também eu não me livro desse vício. Estou com uma OM-1 e meia dúzia de lentes e parece que é um brinquedo novo... apesar dos seus quase 50 anos  :hysterical:


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2019, 16:20:59
Pois, também eu não me livro desse vício. Estou com uma OM-1 e meia dúzia de lentes e parece que é um brinquedo novo... apesar dos seus quase 50 anos  :hysterical:

E agorinha, cerca de 30 minutos atrás ganhei uma Zeiss 530/16 haha !
Farei um CLA caprichado nela nesse final de semana.
« Última modificação: 04 de Abril de 2019, 16:21:52 por AFShalders »


JenerGomes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2020, 12:43:33
Olá, pessoal!

Não sei se crio um novo tópico ou não, pois minha questão é parecida, por ora pergunto aqui:  Há anos quero digitalizar as várias dezenas ou algumas centenas de filmes 35mm e boa parte está em rolo.
RAW seria desejável, mas com a falta de opções eu me conformaria com um ótimo JPG. Tenho uma parte menor de negativos em tiras.
Minhas pesquisas até hoje só mostraram aparelhos que não chegam até aqui (e nem teriam assistência técnica) ou que são bem caros, e não encontrei no mercado os modelos que comentaram.

O que me indicas de bom equipamento que se pode comprar no país pela internet e que tenha uma qualidade minimamente decente? Qualquer dica será bem-vinda...!
« Última modificação: 21 de Abril de 2020, 12:56:46 por JenerGomes »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.274
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 22 de Abril de 2020, 15:25:05
Olá, pessoal!

Não sei se crio um novo tópico ou não, pois minha questão é parecida, por ora pergunto aqui:  Há anos quero digitalizar as várias dezenas ou algumas centenas de filmes 35mm e boa parte está em rolo.
RAW seria desejável, mas com a falta de opções eu me conformaria com um ótimo JPG. Tenho uma parte menor de negativos em tiras.
Minhas pesquisas até hoje só mostraram aparelhos que não chegam até aqui (e nem teriam assistência técnica) ou que são bem caros, e não encontrei no mercado os modelos que comentaram.

O que me indicas de bom equipamento que se pode comprar no país pela internet e que tenha uma qualidade minimamente decente? Qualquer dica será bem-vinda...!

Olá

Depende muito do seu grau de exigência e da finalidade das imagens.

Se precisar realmente de qualidade, lamento mais terá que ser um scanner dedicado para 35mm, como um Plustek OpticFilm ou mesmo um usado Minolta ou Nikon. Não tem jeito, são caros mesmo.

Pode optar por pagar um minilab para fazer se não quiser gastar o dinheiro.

A segunda opção seria umbom scanner de mesa com capacidade para filmes de 35mm, como um Epson V700 ou similar.

Se a qualidade for menos importante poderá usar um desses vagabas de 200 reais que vendem no Mercado Livre. Vou avisando que são ruins...

A terceira opção é fazer com uma câmera digital, acoplada a uma mesa de luz e uma objetiva macro decente. Isso tudo preferencialmente montado em um suporte "reprográfico" (coluna vertical sobre uma mesa,com altura ajustável, similar a um ampliador fotografico) Mas tem que ficar tudo muito bem alinhado.

Depois vem a parte complicada que é reproduzir corretamente as cores e tons do filme. Tem uma grande dose se pós-processamento, que não é tão simples como querem fazer parecer.

Nenhuma captura automática funciona. Palavra de quem tem 30 anos de experiência com isso.