Autor Tópico: Ampliação de negativo  (Lida 2269 vezes)

kellykeca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 11 de Abril de 2019, 02:32:55
Boa noite!
Estou montando um lab fotográfico depois de muitos anos sem contato com o mundo analógico (tive aulas na faculdade há uns 7 anos) e estou com 3 duvidas sobre ampliação e gostaria de ajuda:
1- comprei um ampliador Meopta Standard e nele, acima do porta negativos, tem uma gaveta com um vidro jateado fosco e gostaria de saber a utilidade. O Manual dele é pessimo e não encontro nada na internet.
2- Em que interfere a abertura da lente do ampliador, sei que vai aumentar ou diminuir a luz que passa, mas gera alguma dif na fotografia final pois vejo mtus usando em torno de 4, qnd ela chega a bem
Menos, eu perco qualidade com uma lente mais aberta?
3- Meu timer é um Kohm 750 e ele não mostra qual a medida de segundos nos 3 botões (não sei o que cada um faz). Percebi que ele está fazendo minimo de 10 segundos  :shock: e tb não achei nada na internet de como config.
Mtuuu obrigada! Não vejo a hora de voltar a ver a mágica da revelação.



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 11 de Abril de 2019, 18:46:03
A gaveta com vidro jateado, acredito que seja utilizado para colocação de filtros multigrade, caso utilize papel com contraste variavel.

A abertura da lente, acredito que siga a mesma idéia das lentes fotograficas:
Melhor desempenho dois pontos mais fechado que a abertura máxima. E com aberturas muito pequenas, há prejuizo no desempenho.



Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 11 de Abril de 2019, 19:08:41
Acredito que, com um ampliador estável e um laboratório sem vazamentos de luz (ou lantwrna inadequada), a abertura e portanto o tempo de exposição, façam pouca diferença, já que não haveria degradação da imagem com movimento ou "velamentos" indesejados por luz ambiente.
Hpje em dia, isso não é mais comum, mas acredito que as ampliações criticas eram muito grandes, com papel fotografico que ocupava uma parede, por exemplo.
Nesse caso, o ampliador ficava muito distante e de fato, a quantidade de luz era critica.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 11 de Abril de 2019, 19:13:29
Quanto ao timer, em geral os botões são "multiplos".
O "1" do primeiro botão seria algo em torno de 1 segundo, "2" dois, "10" dez segundo.
O segundo botão, "1" corresponderia a dez segundo, "2" vinte segundo
E o terceiro botão, o "1" corresponderia a 100 segundo, o "2" a duzentos.

Acho que era isso.

Quanto aos dez segundo minimos, é possivel que  esteja acionando a luz de focalização.
Ela é acionada por uns 10 segundo, para fazer o foco no papel ou com a lupa de focalização, usando o filtro vermelho deslocado na frente da lampada.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



kellykeca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #4 Online: 11 de Abril de 2019, 22:24:49
Muito obrigada à todos.
Vou fazer um teste com o timer pra ver se consigo gerar apenas o 1 segundo pq ta sempre no minimo de 10.
Sobre os filtros, vou pesquisar melhor.
O manual nao explica nada e pra ajudar nao fala bem pra que serve essa gavetinha com o vidro e nem a tabela que consta no ampliador.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Abril de 2019, 23:31:55
Kelly, fui pesquisar um pouco mais sobre esse modelo de ampliador.

Encontrei duas configurações diferentes dele, uma com e outra sem a gaveta que cita.

Ao que parece, a Meopta vendia separadamente esse acessório, que era colocado em cima do negativo mesmo:

O tal acessório era denominado "MEOCOLOR", e ao que parece, servia nos modelos Standard, Opemus III, Axomat II e Axomat IIa.

De fato, serve para a colocação de filtros. Mas para a correção de cor, nas ampliações com negativos e papeis coloridos.

O vidro que vê, na verdade é uma proteção contra o calor proveniente da lâmpada, e fica entre ela e a gaveta de filtros.

Acredito que também possa servir para o uso dos filtros da Ilford ou da Kodak, caso use papeis de contraste variável também.
Com dimensões de 7 x 7 cm.




Muito obrigada à todos.
Vou fazer um teste com o timer pra ver se consigo gerar apenas o 1 segundo pq ta sempre no minimo de 10.
Sobre os filtros, vou pesquisar melhor.
O manual nao explica nada e pra ajudar nao fala bem pra que serve essa gavetinha com o vidro e nem a tabela que consta no ampliador.


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 14 de Abril de 2019, 23:43:12
Encontrei fotos de três modelos de timers da Kohm, com funções bastante parecidas.

Há uma chave seletora de voltagem (110 V e 220V).
Uma chave "Geral" (ou liga) - "desliga".
Uma chave com as funções "foco" e "tempo".
Um botão para pressionar "disparo" ou "start".
E os botões giratorios que são seletores de tempo, divididos em multiplos de 10.
Um dos modelos possui uma pequena chave seletora "1 x " ou "10 x", que na prática, acaba fazendo a função de um dos botões giratórios.

Os problemas potenciais no tempo de exposição podem ser:

1 - O timer está selecionado com a voltagem incorreta - 220 V em uma área que funciona a 110 V.

ou

2 - A chave seletora está em "foco" e não em "tempo" - Acho que nesse caso, o timer obedece o tempo para focalização e não o tempo para a exposição.



Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Abril de 2019, 23:52:49
3 - Ou, no caso do modelo de dois botões, a seleção está em "10 x" ao invés de "1 x", fazendo com que o tempo minimo de exposição fique multiplicado por dez.

Estive pensando um pouco sobre o que comentou da abertura e tempo de exposição.

Quer dizer, se a exposição pode ser conseguida com um tempo pequeno, porque iriamos "fechar" a abertura da lente e utilizarmos um tempo maior (as vezes, muito maior).

Alem das caracteristicas da imagem (embora na teoria o negativo a ser ampliado esteja em um unico plano, na prática ele deve acabar ficando um pouco curvo, mesmo no suporte para negativo. E sempre há alguma perda de qualidade na periferia da area coberta pela lente, em abertura máxima.

Assim, utilizar uma abertura um pouco menor deva ter de fato, beneficios para a qualidade da imagem.

Mas produzir exposições do papel ainda mais longas (muitos segundos ou minutos), fazendo uso de aberturas ainda menores, talvez tenha a ver com a utilização daquela técnica " dodging & burning", em que se expoe (ou sombreia) áreas especificas da imagem durante a ampliação, com pequenos acessorios, para reduzir o contraste da imagem no papel, preservando ou acentuando os detalhes da cópia no papel.


kellykeca

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #8 Online: 15 de Abril de 2019, 16:00:15
Marcelo, tentei ver se estava com o modo da luz errado mas pior que não está.
Está em 110v ja que minha lampada do ampliador é 110v e estou com ele em um transformador pq minha casa é 220v.
Msm com todas os botões zerados ele da 10 seg.
Viu fazer um teste com outro do mesmo modelo de uma amiga pra ver se pode ser algum problema dele mesmo e te retorno com o resultado rs