Autor Tópico: Setup para tubos de extensão macro em corpo m4/3  (Lida 1752 vezes)

taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Online: 03 de Abril de 2019, 06:32:10
Bom dia,
Pretendo fazer umas experiências em foto macro, no entanto não tenho lente macro. Para o efeito pretendo usar tubos de extensão (que ainda não tenho) mais um conjunto de lentes mount m4/3 e outras legacy mount OM que possuo e um adaptador adaptador OM-m4/3 que possuo também.
Enquanto andei a pesquisar os tubos no eBay surgiram-me uma série de dúvidas, e é por causa dessas dúvidas que peço a vossa ajuda.
Vou colocar aqui uns setups teóricos e gostaria que me ajudassem com as suas vantagens ou inconvenientes, considerando que o principal inconveniente identificado é o de não encontrar os tubos específicos.

Setup 1 - corpo m4/3 + tubos AF mount m4/3 + lente m4/3
Setup 2 - corpo m4/3 + tubos MF mount m4/3 + lente m4/3
Setup 3 - corpo m4/3 + adaptador OM-m4/3 + tubos MF mount OM + legacy OM
Setup 3 - corpo m4/3 +  tubos MF mount m4/3 + adaptador OM-m4/3 + legacy OM

Quanto ao Setup 1 e 2 não há grandes questões, a questão é de manter ou não o AF, e a diferença está no preço dos tubos de extensão.
Quanto ao Setup 3 o problema está em encontrar tubos baratos com mount OM, o que encontrei foi tudo tubos legacy, que são bastante caros.
Quanto ao Setup 4, resolve o problema do Setup 3, mas não sei se tecnicamente a solução resulta.

Podem ajudar?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 03 de Abril de 2019, 12:50:35
O único que faz realmente diferença é usando tubos e lentes nativas MFT. Você mantém toda a funcionalidade do sistema.

Tenha em vista que em macro, os modos usados são sempre o Manual ou o Prioridade de Abertura, os outros são irreleventes por não garantirem o controle da profundidade de campo facilmente (pode usar o program shift ou uma velocidade mais lenta para controlar a aberture indiretamente, mas isso é pouco prático).

Usar tubos MFT + adaptador OM + lente OM dá exatamente na mesma de adaptador + tubo OM + lente OM. Ou seja, funcionará em modo manual e prioridade de abertura, obviamente com foco manual, que é o mais adequado para macro, que me perdoe quem fizer macro com AF...

Se dinheiro não fosse o problema eu optaria pelos tubos MFT AF + adaptador e decidiria de acordo com a situação se usaria uma lente MFT ou OM.

Se for problema, adaptador MFT-OM, tubos OM e lente OM. Nesse setup tem a vantagem de poder usar os tubos e as lentes com cameras OM de filme, se você ainda usa.

Eu não compraria tubos MFT que não fossem AF, pois são pouco úteis com as lentes do sistema.

A escolha depende do que você quer priorizar.



taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #2 Online: 04 de Abril de 2019, 07:45:06
Pois, não fazendo diferença onde se coloca o adaptador é uma vantagem para mim. Posso usar todas as lentes com os mesmos tubos. Assim sendo já fiz a compra de tubos da Viltrox http://www.viltrox.com/en/index.php?m=index&a=show&cid=132&id=98 e agora aguardo ansiosamente pela sua chegada.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 04 de Abril de 2019, 11:52:22
Pois, não fazendo diferença onde se coloca o adaptador é uma vantagem para mim. Posso usar todas as lentes com os mesmos tubos. Assim sendo já fiz a compra de tubos da Viltrox http://www.viltrox.com/en/index.php?m=index&a=show&cid=132&id=98 e agora aguardo ansiosamente pela sua chegada.

Boa escolha.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 04 de Abril de 2019, 14:58:25
Pois, não fazendo diferença onde se coloca o adaptador é uma vantagem para mim. Posso usar todas as lentes com os mesmos tubos. Assim sendo já fiz a compra de tubos da Viltrox http://www.viltrox.com/en/index.php?m=index&a=show&cid=132&id=98 e agora aguardo ansiosamente pela sua chegada.

depois mostra o resultado lá na galeria de fotos!!


taunus

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 689
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2019, 13:14:58
depois mostra o resultado lá na galeria de fotos!!

Fica prometido  :ok: