Autor Tópico: Sony lança firmware para A7III e A7RIII  (Lida 1857 vezes)

Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 12 de Abril de 2019, 10:03:57
Basicamente 4 melhorias principais:
1 - Voltou a ter o intervalômetro dentro da câmera o que permite fazer time lapses direto da câmera.
2 - Melhoria na performance do Eye AF (que já era muito bom) por meio de machine learning. Agora consegue detectar mesmo em condições de uso de óculos (havia reportado nas minhas primeiras impressões do uso da câmera), cabelo na frente do rosto, etc...).
3 - Permite ter o Eye AF em modo contínuo, por exemplo, sem o uso de um botão dedicado. Ou seja, basta pressionar o AF-ON ou meio botão do obturador que ele já foco o olho automaticamente.
4 - Eye AF para cães e gatos - Esse para mim não faz a mínima diferença mas para quem fotografa PET talvez (esse acho que é mais um feature para mostrar que estão investindo em tecnologia do que qualquer outra coisa).
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 12 de Abril de 2019, 10:23:25
Machine Learning?

Rapaz... E eu aqui gastando 32 cpus pra processar meia dúzia de registros...


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #3 Online: 12 de Abril de 2019, 22:47:05
Achei que a incorporação do Eye AF ao botão principal de foco e obturador bem legal.

Nesse vídeo, lá pro meio, mostra o sistema funcionando.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2019, 23:32:56
Peguei a máquina na Quarta-feira e fiz em torno de mil fotos ontem em dois jobs. Fiz questão de usar na versão antiga de firmware (2.10) e o Eye AF já estava muito top.

Atualizei hoje à tarde o firmware mas ainda preciso testar para ver se de fato melhorou ou não. Mas quanto à versão antiga, não tenho do que reclamar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2019, 16:01:03
Basicamente 4 melhorias principais:
1 - Voltou a ter o intervalômetro dentro da câmera o que permite fazer time lapses direto da câmera.
2 - Melhoria na performance do Eye AF (que já era muito bom) por meio de machine learning. Agora consegue detectar mesmo em condições de uso de óculos (havia reportado nas minhas primeiras impressões do uso da câmera), cabelo na frente do rosto, etc...).
3 - Permite ter o Eye AF em modo contínuo, por exemplo, sem o uso de um botão dedicado. Ou seja, basta pressionar o AF-ON ou meio botão do obturador que ele já foco o olho automaticamente.
4 - Eye AF para cães e gatos - Esse para mim não faz a mínima diferença mas para quem fotografa PET talvez (esse acho que é mais um feature para mostrar que estão investindo em tecnologia do que qualquer outra coisa).

Usando o EyeAF antes e depois do novo firmware, eu tirei as seguintes conclusões:

1) A performance melhorou, pelo menos no quadradinho que segue o olho, parece estar respondendo com maior velocidade (mas pode ser somente aprimoramento da parte da UI);

2) EyeAF no modo contínuo é super útil.

3) Está funcionando melhor com lentes adaptadas e não percebi diferença significativa de performance para as nativas;

4) O foco para cachorros funciona bem, mas com animais com menos contraste entre a pelagem e o olho, parece não ser tão eficiente. Para pessoas o tom de pele não interfere nada, que eu tenha percebido.

5) não funciona com cavalos.  :hysterical:
Canon 5D MK III - Sony A7III