Autor Tópico: Duvida Cruel!  (Lida 6614 vezes)

ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #15 Online: 04 de Abril de 2019, 11:17:05
Mike, mostra aí uma fotinho com ISO 3200 nesse sensor horrível da 60D/T3i com exposição correta e uso bem feito de um flash como luz auxiliar 8-)

Tenha uma coisa em mente, se você tem LUZ o ISO alto não será problema  ;)

Eu sei que da, que fica lega, mas não é essa a questão.. 

Mas agora coloca a mesa foto, feita pelo mesmo fotografo, com mesma lente. Só que vc substitui o corpo. Uma t3i e uma 5d mark 2.

Então as duas continuam sendo boas com um pequenissimo detalhe .... sensor, iso, estilo, cores.. etc


LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #16 Online: 04 de Abril de 2019, 11:33:55
FF é tipo o pote de ouro no fim do arco-íris.
O que você está procurando não está lá.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.618
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 04 de Abril de 2019, 11:38:12
Eu sei que da, que fica lega, mas não é essa a questão.. 

Mas agora coloca a mesa foto, feita pelo mesmo fotografo, com mesma lente. Só que vc substitui o corpo. Uma t3i e uma 5d mark 2.

Então as duas continuam sendo boas com um pequenissimo detalhe .... sensor, iso, estilo, cores.. etc

Claro que vai haver diferença, mas a T3i não é essa droga toda.
A questão ISO o sensor FF resolve, mas não espera imagem lisinha em ISO alto como muitos acham. Eu tenho uma 5DII e uso ISO 4000 de boas, o ISO não me incomoda, mas já apresenta ruido. O mesmo na 6DII que uso, em ISO 6400 vai de boas, mas já aparenta ruido. Isso não me incomoda de jeito algum, faço do ruido característica.

O que vc não pode fazer até mesmo em FF é fotometrar errado usando ISO alto e esperar conseguir recuperar areas sem que o ruido venha rachando. Em ISo alto o alcance dinâmico praticamente desaparece, mesmo num FF, agora imagina em APS-C.

Eu já tive a 5Dc baita câmera, mas pra trabalhar hoje ela seria lenta pra mim. Me serviu durante anos, ma hoje só usaria pra hobby.
Considerando os valores da 6D (antiga) usada que estão pedindo absurdos por cameras com 200k eu procuraria uma 80D e nem precisaria trocar o kit de lentes.

Vou te mandar uma mensagem privada, pois penso em migrar de sistema e vou vender meu material. :ok:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #18 Online: 04 de Abril de 2019, 11:39:07
Eu acho que voces não entenderam até agora.

Eu acho o sensor da t3i bem fraquinho em iso alto. 800 ja granula bastante e 1600 perde bastante qualidade.

Da pra fazer fotos boas? até com um celular da.

A questão é querer algo melhor e ai entra a pergunta, porém o fato de que somos críticos nos impede de entender a pergunta.

Não é questão se da ou não pra tirar fotos boas com a t3i.

Acho que você é que não está entendendo.

Concordo contigo que dá pra fazer boas fotos mesmo com um celular, e que é natural querermos um equipamento melhor, que facilite o nosso trabalho. Concordo ainda que, se compararmos OS LIMITES dos equipamentos, uma 6D da vida conseguirá melhores fotos que uma T3i, apenas para se manter nos equipamentos que foram citados.

O que você ainda não entendeu é que, em ISO 800 ou 1600, você deveria sim conseguir boas fotos e não achar que só com outra câmera é que conseguirá cores, estilo ou sei lá mais o que melhores. Isso está longe de ser o limite da câmera.

Sua resposta só reforça a impressão de que o problema está na pecinha atrás da câmera...

De qualquer forma, as recomendações estão aí: a maioria indicou a compra de uma 80D. Mas, novamente, você parece querer uma "benção" para seguir com o que já definiu na sua cabeça. Se quiser pegar uma 5D e manter as lentes fixas, vai funcionar também. Se quiser pegar uma Nikon e trocar todas as lentes, também vai funcionar.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 04 de Abril de 2019, 12:45:14
Essa é uma questão bem ampla e depende de quanto pode-se gastar mas vem outra pergunta:
O dinheiro que você faz vs o que seu clientes conseguem enxergar é o suficiente para justificar sair de um APS-C para FF?

Eu sou eterno defensor de FF mas só faço bicos em FF e, acima de tudo, a fotografia é para agradar a mim e a meus olhos, portanto, preciso ter FF. Se você vive da fotografia mas o seu mercado não enxerga um centavo de diferença no resultado de uma FF vs APS-C (até porque tem muitas outras coisas envolvidas como tratamento de imagem, uso de flash e criatividade), faça um upgrade nos seus corpos APS-C para a geração atual (acho a Nikon mais competente mas como já tem todo um sistema Canon poderia ir para a 80D). E para lhe agradar como pessoa física e não jurídica, compre uma 5D clássica para seu hobby....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #20 Online: 04 de Abril de 2019, 13:03:27
Essa é uma questão bem ampla e depende de quanto pode-se gastar mas vem outra pergunta:
O dinheiro que você faz vs o que seu clientes conseguem enxergar é o suficiente para justificar sair de um APS-C para FF?

Eu sou eterno defensor de FF mas só faço bicos em FF e, acima de tudo, a fotografia é para agradar a mim e a meus olhos, portanto, preciso ter FF. Se você vive da fotografia mas o seu mercado não enxerga um centavo de diferença no resultado de uma FF vs APS-C (até porque tem muitas outras coisas envolvidas como tratamento de imagem, uso de flash e criatividade), faça um upgrade nos seus corpos APS-C para a geração atual (acho a Nikon mais competente mas como já tem todo um sistema Canon poderia ir para a 80D). E para lhe agradar como pessoa física e não jurídica, compre uma 5D clássica para seu hobby....

O que o Thales falou é bem interessante até porque ele já usou muito ff e crop e sabe as diferenças.

Mas é isso mesmo. É o custo com mercado e por ai vai.


Eu pensei no sistema Nikon pq as câmeras de entrada aparentam ser excelentes e com iso um pouco melhor que todas as Canon crop.


Pra mim tanto faz ser uma t5 ou 80d. Se a t5 tiver qualidade igual a outra não tem problema. Não uso 30% do que a 80d me entrega, mas o sensor e as lentes são importantes.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #21 Online: 04 de Abril de 2019, 13:04:50
aqui o kit que mencionei.

Fotos feitas com a t3i e 50d


https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133637.0/topicseen.html


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #22 Online: 04 de Abril de 2019, 13:38:29
Fotos feitas com a t3i e 50d

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,133637.0/topicseen.html

Baseado neste link, suas fotos estão muito boas. Continuo insistindo que não verá melhorias SIGNIFICATIVAS em relação ao que já possui.

Novamente, todo upgrade é bem-vindo, mas acredito que, tirando efeito placebo, não perceberá muita evolução em qualidade de imagem nestas circunstâncias relativamente controladas, apenas em situações extremas onde um ISO muito alto ou um alcance dinâmico estratosférico podem salvar ou condenar uma foto, o que não parece ser o caso em eventos assim.

Com uns 2mil na mão e a coceira por trocar de câmera, eu venderia a 50D e compraria uma 80D.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #23 Online: 04 de Abril de 2019, 13:56:45
Baseado neste link, suas fotos estão muito boas. Continuo insistindo que não verá melhorias SIGNIFICATIVAS em relação ao que já possui.

Novamente, todo upgrade é bem-vindo, mas acredito que, tirando efeito placebo, não perceberá muita evolução em qualidade de imagem nestas circunstâncias relativamente controladas, apenas em situações extremas onde um ISO muito alto ou um alcance dinâmico estratosférico podem salvar ou condenar uma foto, o que não parece ser o caso em eventos assim.

Com uns 2mil na mão e a coceira por trocar de câmera, eu venderia a 50D e compraria uma 80D.

Então vou só melhorar as lentes.

Usei uma tamron 17-50mm e a ótima nem é essas coisas, mas só o fato de ser zoom vale demais.

E preciso de uma tele pra ensaios, pois a minha eu acho muito a quem do que poderia ser. 55-250mm ii


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2019, 15:13:00
não uso Canon mas se fosse Nikon pegaria uma D300 + 50mm 1.8 + 35mm 1.8
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #25 Online: 04 de Abril de 2019, 15:19:44
não uso Canon mas se fosse Nikon pegaria uma D300 + 50mm 1.8 + 35mm 1.8

Fixa é aquela questão de amor e ódio.. tem bastante qualidade de imagem, mas exemplo.. se em um casamento eu volto com 1 mil imagens pra casa com um jogo de fixas, com uma 17-50mm eu volto com mais de 2 mil rsrs

As possibilidades são grandes de composição, velocidade.

Sabe quando estamos fazendo as fotos na mesa e tem aquele abraço espontâneo perdido pq a gente não deu pra pegar? fixa resolve rsrs
« Última modificação: 04 de Abril de 2019, 15:21:06 por ferreirinha »


fabianob

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.675
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 04 de Abril de 2019, 15:24:25
Fixa é aquela questão de amor e ódio.. tem bastante qualidade de imagem, mas exemplo.. se em um casamento eu volto com 1 mil imagens pra casa com um jogo de fixas, com uma 17-50mm eu volto com mais de 2 mil rsrs

As possibilidades são grandes de composição, velocidade.

Sabe quando estamos fazendo as fotos na mesa e tem aquele abraço espontâneo perdido pq a gente não deu pra pegar? fixa resolve rsrs

a 17-50 também é ótima... mas a questão da câmera iria de D300.
D850, D750, D5300, YN565EX x2, Alguns Kg de Vidro, e muitas histórias.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #27 Online: 04 de Abril de 2019, 15:24:41
Então vou só melhorar as lentes.

Usei uma tamron 17-50mm e a ótima nem é essas coisas, mas só o fato de ser zoom vale demais.

E preciso de uma tele pra ensaios, pois a minha eu acho muito a quem do que poderia ser. 55-250mm ii

Meu primeiro equipamento foi uma T4i com Tamron 17-50 f/2.8 e 85mm f/1.8, gostava muito!

Talvez possa deixar a zoom numa câmera e uma retrateira na outra.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


ferreirinha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 134
Resposta #28 Online: 04 de Abril de 2019, 15:42:08
Meu primeiro equipamento foi uma T4i com Tamron 17-50 f/2.8 e 85mm f/1.8, gostava muito!

Talvez possa deixar a zoom numa câmera e uma retrateira na outra.

Na minha cidade tem uma 85mm 1.8 USM e uma 100mm f2 USM pelo mesmo preço R$1 mil.

Preciso de uma tele pra ensaios e outra lente para eventos que seria uma 17-50mm 2.8 ou 17-70mm 2.8-4


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 06 de Abril de 2019, 11:45:00
Mike, mostra aí uma fotinho com ISO 3200 nesse sensor horrível da 60D/T3i com exposição correta e uso bem feito de um flash como luz auxiliar 8-)

Tenha uma coisa em mente, se você tem LUZ o ISO alto não será problema  ;)

 :D :D :D :D :D\

1600 com 60d:

Sophia 15 anos - Ensaio - 312 by Mike Castro, no Flickr

2000 com 60d:

Priscilla e Marcos - 0294 by Mike Castro, no Flickr


2500 com 60d:

Hellen e Rogério_Casamento_0630 by Mike Castro, no Flickr


3200 com 60d (Sem flash, nesse caso tá sem nitidez, mais por causa da velocidade do que pelo ruído em si, o padre reclamou do flash, kkkkk)

IMG_0238 by Mike Castro, no Flickr

IMG_0256 by Mike Castro, no Flickr

80d, com iso 5000 (Essa, 1/60, f/3.2, sem flash)
80d iso 5000 by Mike Castro, no Flickr

BONUS: Fotos em ISO 1600 com uma REBEL T3. Sim, aquela pequenina, de 12mp, com 3 fps, e lerdinha de tudo:

Eduarda 15 anos - 456 by Mike Castro, no Flickr

Eduarda 15 anos - 055 by Mike Castro, no Flickr



Tá aí, minha humilde contribuição.  :ok:




De qualquer forma, as recomendações estão aí: a maioria indicou a compra de uma 80D. Mas, novamente, você parece querer uma "benção" para seguir com o que já definiu na sua cabeça. Se quiser pegar uma 5D e manter as lentes fixas, vai funcionar também. Se quiser pegar uma Nikon e trocar todas as lentes, também vai funcionar.

Sem mais, meritíssimo!
A impressão que dá é essa mesmo.

"Vou comprar uma 5d velha ou uma D3300, vou ver o que o pessoal do fórum acha!"


Eu sei que da, que fica lega, mas não é essa a questão.. 

Mas agora coloca a mesa foto, feita pelo mesmo fotografo, com mesma lente. Só que vc substitui o corpo. Uma t3i e uma 5d mark 2.

Então as duas continuam sendo boas com um pequenissimo detalhe .... sensor, iso, estilo, cores.. etc

Em NENHUM momento você falou em comprar uma 5d Mark II. Falou em 5d coroa, de 12mp, antiga e surrada pela imensa maioria dos donos. Por isso todo mundo aconselhou vender a 50d que é mais antiga e fraca de serviço, e ficar com T3i + 80d, aproveitando seu set de lentes, e como sugeri, uma tele clarinha.



Poisé.. tipo.. não quero criar polêmicas, maaaass.. a qualidade de uma d3300 ainda pode ser melhor que muitas canon aps e inclusive coloco até a 80d. Tudo que essas câmeras trazem a mais eu não uso.


Aí eu já não sei, não uso Nicão, mas não acredito nessa vantagem toda.


Pra mim a única coisa que importa é a qualidade da imagem e a lente.

Então faz o seguinte: 5d Mark IV, 14 2.8L 35 1.4L, 50 1.2L, 85 1.2L, 135 2L.

Ai vai ter qualidade a dar com pau