Autor Tópico: OLYMPUS 35SP  (Lida 4375 vezes)

PENTAFLA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
    • Pentafla2012
Online: 05 de Abril de 2019, 08:30:28
Alguém tem e usa a rangfinder 35SP da Olympus. Estou com uma, mas ainda não usei. Queria mais informações sobre a mesma.
Olympus OM1
Nikon FE
facebook: flávio motta


Marcelo Sakamoto

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 140
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2019, 08:39:49
Uma boa camera rangefinder,  com uma boa lente fixa.
Acho que na época, foram lançados três modelos "irmãos", e a SP era a que possuia a melhor optica.
Como rangefinder, é suceptivel a erros de paralaxe.
E, como era padrão da época, o fotômetro não é TTL, mas ficava em volta da objetiva (eles chamavam de electric eye, eu acho).

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2019, 09:33:05
Tive duas. É uma boa câmera.

Fora isso que o Marcelo disse, ela pode operar em dois modos, totalmente automático ou totalmente manual. Para o automático, ajuste ambos os aneis de abertura e velocidade para a posição A. Para modo manual, o oposto. Aí você lê no fotometro o valor da exposição em número EV e ajusta a combinação abertura+velocidade pelo número EV.

Essa câmera não permite uso em prioridade de abertura ou de velocidade. Ou é totalmente automático ou totalmente manual. Tem muito material sobre ela na Internet. É uma câmera que virou cult, mas na realidade não tem nada de mais nem é a minha favorita da Olympus, prefiro a RD e a RC. Uma coisa a se verificar é se o fotometro está funcionado, é muito comum não estar.


O manual está aqui:

https://www.butkus.org/chinon/olympus/olympus_35_sp/olympus_35_sp.htm


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2019, 09:35:07

E, como era padrão da época, o fotômetro não é TTL, mas ficava em volta da objetiva (eles chamavam de electric eye, eu acho).

Não, na SP o fotometro era do lado do visor, o que era uma dor de cabeça quando se usava filtro, tinha que lembrar de compensar no ISO. Eu sempre odiei isso nela.