Autor Tópico: Duvidas sobre configuração de desktop  (Lida 4771 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 05 de Abril de 2019, 11:52:43
Fala pessoal, blz?

Algum entendido no assunto que possa dar uma opinião? Não manjo nada de equipamento..

Meu computador hj usa um processador i5 de 2º geração, 16Mb de memória 1333 Mhz, placa de video GTX 1050 2Gb e SSD .. Obviamente ando sofrendo com ele pra edição de videos, principalmente em 4K.. Consigo fazer, mas é lento, vira e mexe trava, demora um bocado pra fechar os arquivos..

Enfim, quero partir pra um kit novo..

Vinha pensando num processador i7 (8º geração) + memoria HyperX Fury 16Mb 2400 ou 2666 Mhz (penso em 1 pente só, pra no futuro colocar mais um se for preciso) + placa mãe Asus H310M

Ou, pensando em baixar custo, trocar o processdor i7 8700 por um i5 9600K (9º geração)... Será que perde muito pro i7? ou dá conta do serviço?

Alguma sugestão fora isso???
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 12:06:51 por Luciano.Queiroz »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Abril de 2019, 12:57:15
Um grande gargalo ai é a interface do SSD, e o seu processador I5 muito antigo.

Ao montar o novo equipamento, deixe o SSD comum de lado e instale um modelo mais moderno do tipo NVMe (Non-Volatile Memory Express).
A placa mãe tem que suportar esse padrão, ou vc terá que instala-lo em uma PCI-Express.

Esse link aqui vai te ajudar, obviamente que vc precisa dar uma brasileirada nele.
https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-Adobe-Premiere-Pro-CC-143/Hardware-Recommendations
Conhecimento importa mais que equipamento.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 05 de Abril de 2019, 12:59:25
Um grande gargalo ai é a interface do SSD, e o seu processador I5 muito antigo.

Ao montar o novo equipamento, deixe o SSD comum de lado e instale um modelo mais moderno do tipo NVMe (Non-Volatile Memory Express).
A placa mãe tem que suportar esse padrão, ou vc terá que instala-lo em uma PCI-Express.

Esse link aqui vai te ajudar, obviamente que vc precisa dar uma brasileirada nele.
https://www.pugetsystems.com/recommended/Recommended-Systems-for-Adobe-Premiere-Pro-CC-143/Hardware-Recommendations


valeu!!!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 05 de Abril de 2019, 13:00:37
A placa de video é uma das coisas mais importantes para a performance na edição, vc não citou se vai manter a mesma ou trocar (a que você tem já é muito boa, mas para 4k poderia pegar melhor).

A primeira opção é muito boa, acho que não terá muita diferença entre um i7 de 8ªGen e um i5 de 9ªGen, mas geralmente os i7 apresentam um boost mais parrudo, talvez seja uma melhor opção.

Outro detalhe sobre a memoria, se quiser 16gb coloque duas de 8gb dual channel, se quiser 32gb coloque duas de 16gb dual channel. Aumenta consideravelmente a performance em relação a uma single :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 05 de Abril de 2019, 13:03:12


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 05 de Abril de 2019, 13:06:49
A placa de video é uma das coisas mais importantes para a performance na edição, vc não citou se vai manter a mesma ou trocar (a que você tem já é muito boa, mas para 4k poderia pegar melhor).

A primeira opção é muito boa, acho que não terá muita diferença entre um i7 de 8ªGen e um i5 de 9ªGen, mas geralmente os i7 apresentam um boost mais parrudo, talvez seja uma melhor opção.

Outro detalhe sobre a memoria, se quiser 16gb coloque duas de 8gb dual channel, se quiser 32gb coloque duas de 16gb dual channel. Aumenta consideravelmente a performance em relação a uma single :ok:

não... minha placa é bem antiga.. a ideia era colocar agora essa Asus H310M

a princípio não vou conseguir colocar 32Gb.. por isso a ideia de comprar 1x16 agora e deixar espaço pra dobrar daqui um tempo..


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 05 de Abril de 2019, 13:12:44
não... minha placa é bem antiga.. a ideia era colocar agora essa Asus H310M

a princípio não vou conseguir colocar 32Gb.. por isso a ideia de comprar 1x16 agora e deixar espaço pra dobrar daqui um tempo..

Estava falando da placa de video, a placa mãe tem que trocar de qualquer maneira pra poder trocar processador e memória.

Só tenha em mente que você irá precisar encontrar uma memória de 16gb com exatas mesmas especificações para ativar o dual channel depois. O recomendado é pegar um kit duplo :ok:


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 05 de Abril de 2019, 13:20:40
Estava falando da placa de video, a placa mãe tem que trocar de qualquer maneira pra poder trocar processador e memória.

Só tenha em mente que você irá precisar encontrar uma memória de 16gb com exatas mesmas especificações para ativar o dual channel depois. O recomendado é pegar um kit duplo :ok:

ah sim, eu que li errado.. vou manter a de video sim, não tenho grana pra trocar.

tô ligado nessa especificação da memória.. a ideia não era demorar muito pra comprar a segunda 16...

------------------------------------------

enfim... se me apertasse ao máximo aqui,

um kit com placa Asus H310M + i5 9700k + 32Gb HyperX 2400Mhz, mantendo minha placa GTX 1050 2Gb + SSD Sata 480Gb  ........... será que teria uma ganho considerável comparando com meu sistema antigo?

Não posso gastar muito, já tá até além do limite. Então entendo não ter o melhor desempenho possível. Mas também não posso gastar e me arrepender se não surtir tanto efeito a mudança..
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 13:21:06 por Luciano.Queiroz »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 05 de Abril de 2019, 13:53:20
Deve ter um ganho considerável sim, pra vc ter ideia tenho dois notes em casa um core 2 duo, 16gb de raw, SSD e outro core i5 6ªGen, 8gb, SSD, o mais recente aguenta muito mais bronca (no mínimo dobro a mais) mesmo tendo uma placa de video ruim.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 05 de Abril de 2019, 14:03:46
Deve ter um ganho considerável sim, pra vc ter ideia tenho dois notes em casa um core 2 duo, 16gb de raw, SSD e outro core i5 6ªGen, 8gb, SSD, o mais recente aguenta muito mais bronca (no mínimo dobro a mais) mesmo tendo uma placa de video ruim.

legal... era o que eu esperava mesmo...

como não tenho grana pra um melhor, acho que vou nesse kit.. de toda forma, com o velhinho meu consigo com algum sofrimento editar em 4k.. com o novo, mesmo não sendo dos melhores deve responder muito melhor.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 05 de Abril de 2019, 14:49:00
ah sim, eu que li errado.. vou manter a de video sim, não tenho grana pra trocar.

tô ligado nessa especificação da memória.. a ideia não era demorar muito pra comprar a segunda 16...

------------------------------------------

enfim... se me apertasse ao máximo aqui,

um kit com placa Asus H310M + i5 9700k + 32Gb HyperX 2400Mhz, mantendo minha placa GTX 1050 2Gb + SSD Sata 480Gb  ........... será que teria uma ganho considerável comparando com meu sistema antigo?

Não posso gastar muito, já tá até além do limite. Então entendo não ter o melhor desempenho possível. Mas também não posso gastar e me arrepender se não surtir tanto efeito a mudança..

Olha só a memória em dual channel muda bastante o desempenho do computador. Melhor comprar 2x8Gb agora do que 16Gb e depois mais 16Gb no futuro, isso não funciona pq daqui a algum tempo vc não vai mais achar memoria igual, co as mesmas especificações (internamente cada memória tem um monte de detalhes que precisa compatibilizar), vc pode até achar da mesma marca, do mesmo modelo, mas se esses detalhes internos forem diferentes não vai ficar legal (cas latency, etc...).
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 05 de Abril de 2019, 14:51:10
legal... era o que eu esperava mesmo...

como não tenho grana pra um melhor, acho que vou nesse kit.. de toda forma, com o velhinho meu consigo com algum sofrimento editar em 4k.. com o novo, mesmo não sendo dos melhores deve responder muito melhor.
Se vc vai pegar uma MB para o processador da nova geração mudam os slots do processador e da memoria, mudam as interfaces que nas modernas são bem mais rapidas.
Não entendi muito bem o que vc quer fazer, se possível depois coloca um resumo aqui pra ver como ficou.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 05 de Abril de 2019, 15:09:33
Se vc vai pegar uma MB para o processador da nova geração mudam os slots do processador e da memoria, mudam as interfaces que nas modernas são bem mais rapidas.
Não entendi muito bem o que vc quer fazer, se possível depois coloca um resumo aqui pra ver como ficou.


entendi seus comentários Lindsay.. valeu mesmo...

o resumo do que estou me decidindo fazer:

o que tenho hj:
- processador i5 2500
- placa mãe Asus (não sei qual)
- 16Gb memória DDR3 1333 Mhz
- SSD 480Gb
- Placa video GTX 1050 2Gb
Consigo editar do jeito que está... Mas é lento, vira e mexe trava, etc... mas tá funcionando.

Penso em mudar para:
- processador i5 9600K
- placa mae asus H310M
- memória DDR4: 2x8Gb HyperX Fury 2400 ou 2x16 HyperX Fury 2400
- SSD 480Gb (mantenho o antigo)
- placa video 1050 2gb (mantenho o antigo)

Enfim... vendo os preços talvez tenha possibilidade de pegar um i7 8º geração com 16Mb.. ou i5 9º geração com 32Mb, quase com mesmo valor - são muitos números pra quem não entende, mas vendo as especificações tenho impressão que o i5 mais novo e com mais memória poderia se sair melhor que o i7 mais antigo e com menos memória. Ou tô errado?

O que espero com isso: Não tenho como investir num i9 e tudo o mais do melhor que existe. Mas quero um ganho real no uso pra edição de videos, principalmente 4K que pesa bastante. E claro, que não me arrependa e queira trocar de novo daqui 1 ano..

Não tenho edição pesada com muitos elementos e correções. Só corte simples e transições mesmo, e algum ajuste de cor...
dois exemplos se quiser ver: https://youtu.be/MnU6BlTxrJo , https://youtu.be/zLQETRoI6Hw

Enfim, que acham??

« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 15:13:42 por Luciano.Queiroz »


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 05 de Abril de 2019, 15:22:05
entendi seus comentários Lindsay.. valeu mesmo...

o resumo do que estou me decidindo fazer:

o que tenho hj:
- processador i5 2500
- placa mãe Asus (não sei qual)
- 16Gb memória DDR3 1333 Mhz
- SSD 480Gb
- Placa video GTX 1050 2Gb
Consigo editar do jeito que está... Mas é lento, vira e mexe trava, etc... mas tá funcionando.

Penso em mudar para:
- processador i5 9600K
- placa mae asus H310M
- memória DDR4: 2x8Gb HyperX Fury 2400 ou 2x16 HyperX Fury 2400
- SSD 480Gb (mantenho o antigo)
- placa video 1050 2gb (mantenho o antigo)

Enfim... vendo os preços talvez tenha possibilidade de pegar um i7 8º geração com 16Mb.. ou i5 9º geração com 32Mb, quase com mesmo valor - são muitos números pra quem não entende, mas vendo as especificações tenho impressão que o i5 mais novo e com mais memória poderia se sair melhor que o i7 mais antigo e com menos memória. Ou tô errado?

O que espero com isso: Não tenho como investir num i9 e tudo o mais do melhor que existe. Mas quero um ganho real no uso pra edição de videos, principalmente 4K que pesa bastante. E claro, que não me arrependa e queira trocar de novo daqui 1 ano..

Não tenho edição pesada com muitos elementos e correções. Só corte simples e transições mesmo, e algum ajuste de cor...
dois exemplos se quiser ver: https://youtu.be/MnU6BlTxrJo , https://youtu.be/zLQETRoI6Hw

Enfim, que acham??

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i7-8700K-vs-Intel-Core-i5-9600K/3937vs4031

Considere o i7 8700k...
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 15:23:39 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 05 de Abril de 2019, 15:40:49
Porque o i7 tem mais cores, mas não necessariamente significa que durante a edição será mais rapido, porem na exportação pode ser. Estou procurando aqui no caso de edição de vídeo, uma comparação especifica para esses 2 processadores. Vc usa o Premiere, correto???

Neste vídeo as medições iniciais o 8700k é melhor, mas depois, pra joguinho é quase a mesma coisa.
« Última modificação: 05 de Abril de 2019, 15:45:50 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.