Autor Tópico: Dúvida sobre fotometria  (Lida 10660 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 25 de Abril de 2005, 17:11:19
Galera....

É uma pena que voces não estiveram no Workshop.... Léo deu uma aula show sobre calculos de EV. Voces iriam gostar.

Foi abordado muitos detalhes sobre fotometria.... A galera aproveitou bastante os recursos da camera.

Galera que não teve no segundo e ainda tiver interesse, exponham isso, já que se houver necessidade, podemos planejar um 3º.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #16 Online: 25 de Abril de 2005, 17:15:45
Opa, eu tenho sim interesse no workshop do Leo. Eu já tinha expressado interesse, mas como fui viajar, acabou não dando pra eu participar. Mas gostei bastante do resultado que o pessoal postou, o que me animou mais ainda.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #17 Online: 25 de Abril de 2005, 17:21:52
Eh complicado, Fernando.
Ir do Rio Grande do Sul a SP para o workshop, quem sabe se coincidindo alguma viagem uma hora dessas, certo que se fosse mais próximo eu faria, até mesmo pela interação com a galera.
Nikon/Panasonic Gear


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #18 Online: 25 de Abril de 2005, 17:29:48
Arquejo:

Eu ia responder, mas os colegas fizerem melhor do que eu faria. Só para acrescentar:

O crítico na foto digital são as altas luzes, não são? Elas não devem estourar. Por outro lado, também é crítico na foto digital o ruído, não é? Como há mais ruído nas baixas e médias luzes, você precisa levar a exposição ao máximo possível para evitá-lo.

Essas duas metas são contraditórias. A única maneira de conciliá-las é você medir a luz mais alta do quadro e compensar a exposição (eu faço isso através da velocidade). Como já testei qual a latitude da fotometria adotada para a mais alta luz sem estourar, eu meço a alta-luz e compenso exatamente essa distância.

Além disso, como já muito bem apontado aqui, certos contextos fotográficos, que na minha fotografia são bastante comuns, precisam de medição spot, pois há contraluz ou alguém com o fundo em outra iluminação.

Como bem dito, você escolhe o cinza referência. Vou dar um exemplo ilustrativo que aconteceu comigo usando a Kiev. Eu fui fotografar um contexto que eram árvores numa curva de estrada, Essas árvores faziam sombra na estrada em em parte do capim. No sol o capum era de um verde mais claro, e também aparecia na imagem. Como se sabe, o capim reflete a luz aproximadamente como o cinza médio, mas veja: que capim? o da sombra ou o do sol? Bem, mesmo usando um fotômetro tosco de reflexão ambiental como o da Kiev eu me aproximei do capim a ponto dele "envover" o fotômetro, isto é, a maioria da luz refletida vir dele. Fiz isso no sol e na sombra e depois pensei como eu quria a foto, isto é, qual a parte desenhada em baixas luzes. Aí ecolhi como referência o capim com sol e dei uma compensadinha no chute para o outro não ficar muito escuro.

Foi esta foto:


Iss, que me levou a deslocar-me até cada capim, eu poderia ter feito na s7000 com a fotometria spot, concorda? Bastava por a câmera em tele e apontar o centro da lente para um e para outro. A escolha do cinza referência é a operação fundamental da fotometria, e a fotometiria spot permite fazer isso muito deliberadamente além de permitir medir as partes da foto para saber como ficarão no resultado (grosso modo, em que zona, do sistema de zonas, ficarão), e, principalmente, vigiar as altas luzes.

É fundamentalmente diferente da exposição automática, embora, em alguns casos, possa coincidir com ela, mas você esolhe.

Usando cromo em filme, por exemplo, a spot é essencial, porque qualquer coisa estoura.


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Maio de 2011, 01:46:05
Me desculpem responder um tópico tão antigo mas a minha dúvida é exatamente no que é discutido aqui.

Eu não sei fotometrar. Só sei fotometrar "zerando", ou seja, quando a máquina diz o que é certo e por isso me vem a dúvida: Como assim "mirar uma área" para fotometrar? Mirar aqui é no sentido de apontar a objetiva ou é alternar aqueles pontos quadrados que aparecem no visor?

Por favor, preciso de uma informação simples para entender de vez isso.
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #20 Online: 23 de Maio de 2011, 08:58:57
Me desculpem responder um tópico tão antigo mas a minha dúvida é exatamente no que é discutido aqui.

Eu não sei fotometrar. Só sei fotometrar "zerando", ou seja, quando a máquina diz o que é certo e por isso me vem a dúvida: Como assim "mirar uma área" para fotometrar? Mirar aqui é no sentido de apontar a objetiva ou é alternar aqueles pontos quadrados que aparecem no visor?

Por favor, preciso de uma informação simples para entender de vez isso.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=57033.0;topicseen

A discussão nesse tópico tangencia sua pergunta. Lá encontrará a reposta.
« Última modificação: 23 de Maio de 2011, 09:01:15 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Maio de 2011, 10:28:08
My. Hyde, bom dia!

Você disse: "Meço pontualmente em várias partes do quadro pra ver como está a quantidade de luz e me guio pelo histograma"

Como é essa medição? É isso que eu quero entender. Como você faz? Vamos considerar que estou operando sempre em M.

O histograma eu analiso depois que eu faço a foto pois me parece que a minha máquina não tem histograma em tempo real.

O que eu imagino que seja essa medição é que você enquadra a foto, mira em um ponto, checa a fotometro. Se considerar o fotometro eu sempre vou zerar obedecendo a máquina ajustando velocidade/obturador mas se eu não quiser obedecer a máquina, se ele tendênciar a mais ou a menos que zero o que é feito? Seria uma espécie de tentativa e erro? Fico pensando como os fotógrafos de casamento e de outros eventos importantes se utilizam dessa técnica antes de bater uma foto pois se não ficar legal a primeira foto ele provavelmente num momento único, perderá o acontecimento com uma exposição ruim.

Ainda na sua citação acima: Quando você aponta para medir você, pelo que eu entendi, considera um ponto na foto. Se o motivo for por exemplo um casal de noivos (ela de branco e e ele de preto), num evento noturno ao ar livre com iluminação deficiente, com várias flores coloridas atrás deles. Se eu medir na noiva a máquina vai entender que está muito claro pedido para eu escurecer, se eu medir no noivo ela vai entender que está muito escuro pedindo pra clarear. Como que se atende a várias informações de cores e configurações de iluminação existentes no momento já que você foca um único ponto no motivo da foto? A camera consegue guardar os pontos de medição e te informar a média da exposição correta?
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #22 Online: 23 de Maio de 2011, 10:54:45
Alan, vc tá precisando estudar sobre exposição, formas de medí-la, formas de burlá-la e quando obedecer e desobedecer o fotômetro da cam.

1º: O profissional de casamento só passa a fazer esse tipo de evento quando já domina a técnica fotográfica. Ela já sabe quando obedecer o fotômetro da cam e sabe em que tipo de cena ele engana. Na cena sugerida por vc, ele vai medir (se usar pontual como eu) no cinza médio, mantendo o histograma levemente para direita e depois, ne necessário, corrige na pós.

2º: Minha cam me dá o histograma na ocular em tempo real. Aí eu passeio pela cena e vejo o que o fotometro me apresenta. Evito os estouros de branco e assumo os do preto (por predileção pessoal). Mantenho o histograma ideal ou levemente para a direita (quando impossível uma distribuição idela de luz na cena) e tento corrigir depois.

3º: É necessário treinar o olhar e a técnica. Com a experiência acumulada vc vai saber diferenciar uma cena difícil de ser eternizada mas possível, uma cena difícil de ser captada mas possível recuperação na pós e uma cena impossível de ser recuparada na pós. As 2 primeiras se faz a foto. Na 3ª a gente muda de cena ou não faz a foto.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alan Fernandes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Maio de 2011, 11:02:15
Sim, sou novato e estou lendo muito sobre fotometria. Espero aprender.

Agradeço pela sua disposição em ajudar.

Att.
Nikon D3200 + GRIP, 18-105, 55-300, 18-55, 35 1.8, SB-700


Marcos Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 405
  • Sexo: Masculino
  • Batatinha quando nasce espalha a rama pelo chão...
Resposta #24 Online: 23 de Maio de 2011, 11:21:27

2º: Minha cam me dá o histograma na ocular em tempo real. Aí eu passeio pela cena e vejo o que o fotometro me apresenta. Evito os estouros de branco e assumo os do preto (por predileção pessoal). Mantenho o histograma ideal ou levemente para a direita (quando impossível uma distribuição idela de luz na cena) e tento corrigir depois.


Que cam vc usa Hyde? SZ?
Marcos Lima - Fotografia.

Nikon FE10, F100 e D200
Mamiya RB67, Baldax


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #25 Online: 23 de Maio de 2011, 12:53:23

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Arsen

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 57
Resposta #26 Online: 29 de Maio de 2011, 21:12:56
Oi a todos!

É possível fazer essa compensação de exposição se baseando na regra sunny 16 também? Quer dizer, partir dela como "medição" da cena pra fazer a compensação de acordo com a composição?