Arquejo:
Eu ia responder, mas os colegas fizerem melhor do que eu faria. Só para acrescentar:
O crítico na foto digital são as altas luzes, não são? Elas não devem estourar. Por outro lado, também é crítico na foto digital o ruído, não é? Como há mais ruído nas baixas e médias luzes, você precisa levar a exposição ao máximo possível para evitá-lo.
Essas duas metas são contraditórias. A única maneira de conciliá-las é você medir a luz mais alta do quadro e compensar a exposição (eu faço isso através da velocidade). Como já testei qual a latitude da fotometria adotada para a mais alta luz sem estourar, eu meço a alta-luz e compenso exatamente essa distância.
Além disso, como já muito bem apontado aqui, certos contextos fotográficos, que na minha fotografia são bastante comuns, precisam de medição spot, pois há contraluz ou alguém com o fundo em outra iluminação.
Como bem dito, você escolhe o cinza referência. Vou dar um exemplo ilustrativo que aconteceu comigo usando a Kiev. Eu fui fotografar um contexto que eram árvores numa curva de estrada, Essas árvores faziam sombra na estrada em em parte do capim. No sol o capum era de um verde mais claro, e também aparecia na imagem. Como se sabe, o capim reflete a luz aproximadamente como o cinza médio, mas veja: que capim? o da sombra ou o do sol? Bem, mesmo usando um fotômetro tosco de reflexão ambiental como o da Kiev eu me aproximei do capim a ponto dele "envover" o fotômetro, isto é, a maioria da luz refletida vir dele. Fiz isso no sol e na sombra e depois pensei como eu quria a foto, isto é, qual a parte desenhada em baixas luzes. Aí ecolhi como referência o capim com sol e dei uma compensadinha no chute para o outro não ficar muito escuro.
Foi esta foto:
Iss, que me levou a deslocar-me até cada capim, eu poderia ter feito na s7000 com a fotometria spot, concorda? Bastava por a câmera em tele e apontar o centro da lente para um e para outro. A escolha do cinza referência é a operação fundamental da fotometria, e a fotometiria spot permite fazer isso muito deliberadamente além de permitir medir as partes da foto para saber como ficarão no resultado (grosso modo, em que zona, do sistema de zonas, ficarão), e, principalmente, vigiar as altas luzes.
É fundamentalmente diferente da exposição automática, embora, em alguns casos, possa coincidir com ela, mas você esolhe.
Usando cromo em filme, por exemplo, a spot é essencial, porque qualquer coisa estoura.