Autor Tópico: Sujeira na lente ou no sensor ?  (Lida 937 vezes)

fafeta

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 06 de Abril de 2019, 15:42:05
Olá amigos do Forum, sou um youtuber leigo em camera e uso uma canon T5i pra gravar meus vídeos, gravei um vídeo esses dias e quando coloquei no programa d edição vi que tinha um ponto preto grande q realmente me incomodou, ele nao aparece no viewfinder da camera (por mais q apareça varios outras sujeirinhas no viewfinder q nao aparece na foto ou na gravação) ele aparece na tela da canon do mesmo jeito q aparece na gravação ou na foto, é um ponto com uma espécie de rastro que fica nao muito longe do centro, eu tirei a lente da camera pra analisar se tava no sensor ou no espelho e não consegui ver nada, consegui ver as sujeirinhas q tava no view finder (que nao aparece na foto) mas nao vi esse diabo desse ponto q aparece na tela da camera ou na foto/gravação. Um ponto preto que aparece na foto/gravação/tela mas que nao aparece no viewfinder, oque pode ser, onde pode estar e como faço pra remover isso ?


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2019, 16:17:25
Sujeira no viewfinder ou espelho não aparece em video/foto.
Pode ser lente ou sensor. O melhor é colocar outra lente para confirmar. Se continuar a sujeira, aí é no sensor, se não aparecer é na lente. E se bater uma foto em f22 numa parede branca vs vai ver tudo que é sujeira e fungo.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.771
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2019, 16:39:02
Se é visível na foto 99% de chances de ser no sensor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs