Autor Tópico: Você usa lentes analógicas em DSLR para videos? Fala aqui!!!!  (Lida 17500 vezes)

renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Já usou ou usa alguma lente analógica para videos? Fala um pouco da da sua experiencia aqui!!!!
Vale a pena?
Quais lentes você gosta de usar?
Quais os defeitos de usar uma lente antiga?
To


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2019, 12:05:22
Já usei tantas que nem sei... mas depois fui envelhecendo e vendi todas...

Obviamente do meu ponto de vista, com minha pouca habilidade, dava um bom trabalho para pilotar direito esses equipamentos, então precisei tbm comprar rigs, ampliadores de monitor e Follow Focus para conseguir controlar.

Mas acho legal vc experimentar...
« Última modificação: 16 de Abril de 2019, 12:13:16 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Abril de 2019, 21:54:12
Já usou ou usa alguma lente analógica para videos? Fala um pouco da da sua experiencia aqui!!!! ... Vale a pena ?  Quais lentes você gosta de usar ?
Quais os defeitos de usar uma lente antiga ? 
 

Eu me aposentei em duas profissões , uma delas como fotografo .

Das 14 lentes que tenho , apenas UMA é da era digital , uma sigma 17 - 70 f 2.8 / 4 , todas as demais são  .... digamos .... analogicas , muito embora eu NÃO concorde com essa sua classificação.

Gosto de todas , e não sou chegado à filmagens mas as fazia  esporadicamente
A distância focal preferida dependerá daquilo que voce se propõe a filmar .
Usei razoavelmente  ( em numero de vezes ) uma nikkor 20 f 2.8 e outra 28 f 2.8 em APS - C
Os resultados foram bastante satisfatorios , naquilo em que me propuz a fazer .
Defeitos ... ? .... a que defeitos voce se refere expecificamente ... ?
Nas filmagens que fiz , mantive a mesma posição minha e apenas rotacionava a camera , tendo tido antes o cuidado de focar o objeto e fotometrar . Depois cortava mudava minha posição e refazia tudo . Não vi nenhuma dificuldade em filmar com a camera nas mãos , mas o tripé realmente ajuda muito
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Abril de 2019, 23:34:16

Mas , reconheço que uma lente auto focus deva ajudar e MUITO , durante as filmagens .
NÃO tenho grandes conhecimentos em filmagens  que possa compartilhar aqui , certamente temos outros foristas com muito mais conhecimento do que  eu . Leve em consideração apenas o fato de que usei lentes manuais , sem nenhum problema , e espero ter ajudado ai nas suas duvidas
Um abraço
Björn
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Abril de 2019, 23:38:29
... mas depois fui envelhecendo e vendi todas ......


Bons fotógrafos não envelhecem , apenas se tornam mais tecnicos ...  :D
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Abril de 2019, 10:20:36


Bons fotógrafos não envelhecem , apenas se tornam mais tecnicos ...  :D
kkkkkkkk..... e poéticos!!!

 :clap: :clap: :clap:

abs
Conhecimento importa mais que equipamento.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #6 Online: 18 de Abril de 2019, 04:31:15
Mas , reconheço que uma lente auto focus deva ajudar e MUITO , durante as filmagens .
NÃO tenho grandes conhecimentos em filmagens  que possa compartilhar aqui , certamente temos outros foristas com muito mais conhecimento do que  eu . Leve em consideração apenas o fato de que usei lentes manuais , sem nenhum problema , e espero ter ajudado ai nas suas duvidas
Um abraço
Björn

Tenho usado pois estou montando projetos online e tem me surpreendido. Quando as uso na Sony Nex e nas Canon, o resultado é bem satisfatório. Só a única coisa que pode ser um incomôdo em lentes antigas é o flare (se tiver uma fonte de luz muito próxima na frente ou na lateral ) , ou se a lente já estiver com haze.

No primeiro caso, um parasol - até mesmo de borracha , pode aliviar bastante a entrada de flare na gravação do vídeo , no segundo caso, o Haze pode atrapalhar ou ajudar, já que o desgaste dos vidros tira a nitidez e produz cores sem saturação o que, dependendo do intuito, pode ser algo bacana ou não.

No geral, gosto de gravar com as lentes. Uso uma Hanimar 35MM 2.8 que não curto tanto pra fotos, mas pra vídeos é bem legal, eu gosto do ângulo de 35MM pra vídeos.

Em relação ao foco, se for pra gravar pessoas ou objetos que se mexem pouco ou estáticos , não tem segredo... use o focus peaking ou o recurso de zoom , as lentes manuais são uma mão na roda porque o curso do anel de foco é bem maior que das lentes mais novas. Acho que isso permite focar com maior precisão.
« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 04:33:56 por cheferson »


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 18 de Abril de 2019, 15:16:28
Em relação ao foco, se for pra gravar pessoas ou objetos que se mexem pouco ou estáticos , não tem segredo... use o focus peaking ou o recurso de zoom , as lentes manuais são uma mão na roda porque o curso do anel de foco é bem maior que das lentes mais novas. Acho que isso permite focar com maior precisão.

Tô afim de comprar um monitor externo com focus peaking pra focar com essas lentes, até mesmo com as digitais, pois com as REBELS da canon é meio complicado o foco automático em objetos, não é ruim ,ainda mais na minha T6i, mas para algo profissional é importante ter um foco rápido.

Qual tipo de adaptador vocês usam, aquele que é só a peça de metal ou aquele que vem com um chipizinho que diz ajudar na hora de focar manualmente?
Outra coisa, ja ouviram falar que algumas lentes antigas são radioativas? Como nesse video aqui ,Parece que alguns elementos são feito de um material chamado Thorium, que é radioativo, ja ouviram falar nisso?


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Abril de 2019, 15:43:06
Tô afim de comprar um monitor externo com focus peaking pra focar com essas lentes, até mesmo com as digitais, pois com as REBELS da canon é meio complicado o foco automático em objetos, não é ruim ,ainda mais na minha T6i, mas para algo profissional é importante ter um foco rápido.

Qual tipo de adaptador vocês usam, aquele que é só a peça de metal ou aquele que vem com um chipizinho que diz ajudar na hora de focar manualmente?
Outra coisa, ja ouviram falar que algumas lentes antigas são radioativas? Como nesse video aqui ,Parece que alguns elementos são feito de um material chamado Thorium, que é radioativo, ja ouviram falar nisso?

Sim, e existe uma discussão sobre o nível de perigo de se ter uma lente dessas. Algumas pessoas acham que a radiação é pequena, outras que consideram perigoso. Nesse link (em inglês) há uma discussão sobre isso com links de vídeos de teste de radiação em várias lentes:

http://dsider.co.uk/bills-blogs/radioactive-camera-lenses/

A conclusão do autor é: não vale a pena expor a si e a sua família a radiação, sendo que existem boas alternativas não radioativas de lentes antigas...


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 18 de Abril de 2019, 16:22:56
A conclusão do autor é: não vale a pena expor a si e a sua família a radiação, sendo que existem boas alternativas não radioativas de lentes antigas...

Pior que é verdade, ja fiz um pedido no Aliexpress do adaptador, agora só achar a lente ideal pra mim, quero usar essas lentes para video


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 22 de Abril de 2019, 00:48:36
Pior que é verdade, ja fiz um pedido no Aliexpress do adaptador, agora só achar a lente ideal pra mim, quero usar essas lentes para video

Sobre as lentes radioativas já ouvi falar realmente que não são recomendáveis, por questões óbvias rs. Mas é minoria.

Em relação aos adaptadores eles são bem baratos. No meu caso em particular o adaptador M42 > Canon vinha com chip de confirmação de foco, mas era um saco por 2 motivos:

1) A confirmação de foco só funcionava em grandes aberturas. Em  F5.6, F8, ou abaixo disso simplesmente não funcionava (pode ser que meu adaptador tivesse esse defeito)

2) O chip de confirmação grava no exif a abertura 1.4. Bem, os sistemas da Canon fazem a fotometria pelo chip eletrônico das lentes que, além do autofoco, serve pra câmera comunicar a lente a abertura que pretende ser utilizada. No caso ele sempre deixava as imagens super expostas, porque mesmo usando abertura 5.6, por exemplo, o chip fazia a câmera entender que a abertura era sempre 1.4 ... ou seja, sempre tinhas fotos superexpostas, o que pra tirar fotos de dia era um saco, nunca ficava legal.

Arranquei o chip de confirmação e problema resolvido. Dai pra vídeos uso o Focus Peaking na Sony Nex; nas Fuji parece-me que várias Mirrorless também possuem o Focus Peaking. Na Nikon desconheço se existe esse recurso nativo nas câmeras dela (acho que não, mas só um Nikonzeiro pode confirmar) e na Canon é possível perfeitamente focar pelo Liveview usando o recurso de zoom , funciona muito bem pra mim e ainda dá pra instalar o Magic Lantern que habilita o recurso de Focus Peaking - mas pro meu gosto, preferi não instalar nenhum hack na câmera, mas há quem diga que faça boa diferença pra outros recursos ...


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 13 de Maio de 2019, 15:56:23
Pois é, ja ouvi falar desses problemas com adaptadores, por isso ja comprei sem o chip de confirmação, usar a camera em manual mesmo para videos.
dá pra instalar o Magic Lantern que habilita o recurso de Focus Peaking - mas pro meu gosto, preferi não instalar nenhum hack na câmera, mas há quem diga que faça boa diferença pra outros recursos ...
Eu penso em comprar um monitor externo que venha com focus peaking que é mais seguro né


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2019, 10:41:10
Pois é, ja ouvi falar desses problemas com adaptadores, por isso ja comprei sem o chip de confirmação, usar a camera em manual mesmo para videos.Eu penso em comprar um monitor externo que venha com focus peaking que é mais seguro né
Qual câmera você usa? Por que não usar o Magic Lantern? Ele tem focus peaking embutido.
Eu não vejo como tão mais fácil usar uma lente com AF, do que uma sem... Até por que isso depende muito da câmera em si. E as DSLR de entrada não costumam ter um bom AF e Focus traking... Mesmo a 80D dá suas rateadas rotineiras no AF.
Parece que a SL3 tá vindo pra chutar o balde e servir de opção interessante pra filmagem, mesmo sem muita grana... Mas tá vindo ainda.. :assobi:


renan070294@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2019, 11:08:44
Qual câmera você usa? Por que não usar o Magic Lantern? Ele tem focus peaking embutido.
Eu não vejo como tão mais fácil usar uma lente com AF, do que uma sem... Até por que isso depende muito da câmera em si. E as DSLR de entrada não costumam ter um bom AF e Focus traking... Mesmo a 80D dá suas rateadas rotineiras no AF.
Parece que a SL3 tá vindo pra chutar o balde e servir de opção interessante pra filmagem, mesmo sem muita grana... Mas tá vindo ainda.. :assobi:
Eu tenho a t6i, sei do Magic Lantern, mas ainda fico com medo de usar, por enquanto não estou precisando, mas talvez mais pra frente eu acabe usando, mesmo assim ainda gostaria de um monitor externo, se ele resolver esse problema, melhor ainda né. Acho legal o Magic Lantern, mas preciso ter mais confiança pra poder usar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2019, 13:54:40
Não uso mais, porem já usei muito o magic lantern, na T3i, na 5D2, era fácil e ótimo, não estraga a câmera não.
Conhecimento importa mais que equipamento.