Autor Tópico: Cameras MFT tem futuro?  (Lida 19031 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Abril de 2019, 21:34:26
Angelone,

Você é fanboy da Olympus, então não há muito o que discutir...


Ora, ora, "não há muito o que discutir" nao é argumento inteligente.. Por favor, consteste minhas colocações como eu fiz com as suas, com fatos e lógica, de preferencia, mas nao vale xingar a mãe rsrs..
Sou usuário Olympus, curto, é gosto pessoal, mas nao deprecio os sistemas achando q o que eu uso é melhor, isso sim seria ser "fanboy", valorizaçao emotiva e burra de alguma coisa. Se assim transparece, please, aponte onde.. Agora, óbvio, como uso e gosto, leio e me informo a respeito da marca, modelos e sistema, então disso posso falar um pouco. De outros sistemas, q pouco sei,  me calo para nao falar bobagens, simples assim..


« Última modificação: 17 de Abril de 2019, 21:37:35 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 17 de Abril de 2019, 23:53:00
Desde que comecei a usar uma surrada Pen E-PL1, há muito tempo, não vejo nada melhor que este formato para a maioria de minhas viagens. Na torcida: vida longa ao m4/3.

Acho que muita gente pensa como eu neste aspecto mas o preço do sistema (lentes em particular) ainda acaba sendo alto e restritivo.

Mas, se cair a ficha de que lentes manuais com adaptadores entregam resultados excelentes, o preço despenca. Lógico, desde que seja em um contexto em que o tempo de focagem não seja uma restrição. E isto realmente para mim não é.

Com relação a precisão do foco manual, os recursos de ampliação do ponto focal no visor e o 'focus peaking' são muito eficientes e mais que suficientes para meu uso.





Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 18 de Abril de 2019, 08:20:53

Bom, se for considerar os preços de tabela de fábrica, realmente tudo custa bem caro, mas quem pesquisa minimamente encontra preços muito bons, tanto de vendedores independentes do eBay e promoçoes oficiais, quanto oportunidades aqui no Mercado Livre o OLX. Sempre comprei nesses esquemas e paguei barato, camera e lentes, tenho e tive várias.. Por exemplo, a 12-42mm Olympus de kit já vi em várias promos por volta de $100 dolares (nem isso eu pagaria rsrs..). A Oly 12-42mm EZ (pancake) nova, por volta de $150 no ebay, q  tb nao compraria. Por sinal, paguei $ 130 em um Pana 12-32mm nova no eBay, que me parece melhor do que as  Pana  e Oly 12-42mm. Já uma zoom de alto nível como a Oly 12-40mm f/2.8 PRO, nova,   consegue-se por 580 dolares no eBay de vendedor confiável, entre inumeros outros exemplos, mas com a desvantagem de ter garantia do vendedor e nao a oficial do fabricante, pois sao destinadas a outros mercados como o asiático (apesar q nunca tive problema algum). Também tem a opção de comprar lentes e cameras refurbished, tb já comprei, como novas e com garantia de 1 ano do fabricante, em geral a preços muito mais baixos q o  novos, principalmente nas promos.
Outra lente q nao compraria, bem cara pois existem alternativas melhores nessa faixa, é a Pana 12-42mm PZ de kit por $260 nova, apesar  q se encontra facilmente usada por $130. Preço por preço  comprei no ano  passado minha atual Oly E-M5 II preta por menos de 500 dolares, nova, na caixa, que nao troco por nenhuma outra nessa categoria de preço e acima (é selada, compacta, corpo de metal, robusta, bonita rsrs,  repleta de recursos e super customizavel..). Enfim, comprando  a preço de tabela de fabricante, seja lá o que for, sempre estaremos pagando caro, salvo raras exceçoes..
Nao posso prever se as MFT terão futuro, mas se depender de mim vao ter, pois estou 100% satisfeito e só mudarei de camera daqui há alguns anos qdo, por ex., a E-M5 III a ser lançada ainda, estiver a um preço bem competivivo rsrs.. Em termos de lentes, tenho praticamente tudo o que necessito e sobrando ainda..

A Panasonic 12-32 é uma pequena gema, mesmo - foi a lente que usei em 80% do tempo na última viagem, minúscula, bem nítida para a faixa de preço, e o Dual IS funciona muito bem nos corpos Panasonic. Não gosto das duas 14-42 Olympus, nem da Panasonic 14-42 PZ - mas a 14-42 II é bem boa, um degrau abaixo da 12-32.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 18 de Abril de 2019, 08:54:16
Futuro tem mas, a promessa/esperança de transformar o mercado profissional em M 4/3, se perdeu...
Concordo... há uns anos atrás até começou a ter fotógrafos migrando profissionalmente para M4/3 mas com a chegada forte da 2ª geração da Fuji e 3ª geraçao da Sony, a não ser que seja algo que sensores maiores não façam a mínima diferença (o que é difícil), o mercado profissional para fotografia, fica cada vez mais fechado para M4/3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.708
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 18 de Abril de 2019, 11:46:19
A Panasonic 12-32 é uma pequena gema, mesmo
<...>

Colocando minhoca na minha cabeça hein!  :ponder:

Estava certo em pegar uma fixa 20mm. Agora vou ter que avaliar ela contra os benefícios desta.





« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 11:56:30 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 18 de Abril de 2019, 12:24:03
A Panasonic 12-32 é uma pequena gema, mesmo - foi a lente que usei em 80% do tempo na última viagem, minúscula, bem nítida para a faixa de preço, e o Dual IS funciona muito bem nos corpos Panasonic. Não gosto das duas 14-42 Olympus, nem da Panasonic 14-42 PZ - mas a 14-42 II é bem boa, um degrau abaixo da 12-32.

É por aí mesmo. A Pana 12-32 veio no meu kit da GX85 e é ótima, pequena e tal, mas para mim a melhor dessa categoria é a antiga 15-45 que era a original da GF1, essa dá de dez em todas as outras 14-42, só que não é fácil de encontrar e é maior que a s outras.

A PZ não é uma má objetiva. Só não gosto do power zoom. Mas ela tema vantagem de não precisar sair da posição de descanso manualmente que nem a Pana 12-32 e as 14-42 da Olympus. Aliás a Olympus tem tara com isso.

A minha impressão é que o MFT ainda irá durar bastante, pois é um sistema bem inteligente, ainda mais com as Panasonic dedicadas para vídeo de alta qualidade.

As pessoas tem mania de condenar sistemas e até hoje só vi na prática três sistemas sumirem: Nikon 1, Samsung NX e Pentax Q.
« Última modificação: 18 de Abril de 2019, 12:29:24 por AFShalders »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 18 de Abril de 2019, 12:48:37
As pessoas tem mania de condenar sistemas e até hoje só vi na prática três sistemas sumirem: Nikon 1, Samsung NX e Pentax Q.

Tem também o (não micro) four thirds...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 18 de Abril de 2019, 13:57:47
Tem também o (não micro) four thirds...

Verdade, mas dá para usar as lentes 4/3 nas câmera M4/3, e os corpos 4/3 a esta altura a maioria já morreram.

O 4/3 foi uma coisa mal pensada, não tinha vantagem nenhuma em cima do APS e as câmeras não eram menores. Já morreu tarde.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 19 de Abril de 2019, 09:11:04
Verdade, mas dá para usar as lentes 4/3 nas câmera M4/3, e os corpos 4/3 a esta altura a maioria já morreram.

O 4/3 foi uma coisa mal pensada, não tinha vantagem nenhuma em cima do APS e as câmeras não eram menores. Já morreu tarde.
A EM-1 consegue usar lente 4/3.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 19 de Abril de 2019, 10:48:01
A EM-1 consegue usar lente 4/3.


Todas as MFT conseguem usar 4/3 mantendo a funcionalidade com o adaptador correto.
O sistema 4/3 morreu, mas tem muitas lentes boas dando sopa por aí, inclusive umas Pana-Leicas iradas...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #25 Online: 19 de Abril de 2019, 16:13:57
O padrão Leica R durou de 1964 até 2009, "só" 45 anos.

Não estava me referindo aos padrões que acabaram, e sim aos padrões usados nas digitais que não deram certo.

O próprio Minolta/Sony A-mount que muitos dizem não ter dado certo foi incrivelmente longevo, de 1985 (Minolta) a 2016 (Sony)

O MFT na minha opinião ainda ficará por aqui por um bom tempo.
« Última modificação: 19 de Abril de 2019, 16:17:28 por AFShalders »


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #26 Online: 19 de Abril de 2019, 19:04:56
Sim! Pergunto, em que sistema de alto nível (como adotado por Olys, Panas e BMCP e agora Sharp) tem um set de primes (zoon tb)  tão minúsculo como as da M4/3...  não conheço... com os corpos estabilizados compactos (principalmente Olympus) continua a melhor solução para fotos top com sets que cabem em uma pasta e que são monetizáveis ( alguém consegue ganhar dinheiro, não reputação, por fotos feitas em smart phones?) e digo isto porque acredito no diferencial: PORTABILIDADE= QUALIDADE
(ex usuário de Canon FF que se livrou de dor nas costas)

Dificil saber, mas com certeza o sistema nao esta morrendo  :D


https://www.engadget.com/2019/04/15/micro-four-thirds-future-interview/?fbclid=IwAR2NfF10ksb-0WredCfRSxycfU70KQpUF2WJIRkfzIesTaHi5fV6l0t5yV0


A arte une.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 19 de Abril de 2019, 22:46:37
Bem, tem o SA também. A Sigma parece que vai descontinuar este ano mas,  não sei quanto durou...

Desde 1992


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.853
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 20 de Abril de 2019, 05:17:14
Sim! Pergunto, em que sistema de alto nível (como adotado por Olys, Panas e BMCP e agora Sharp) tem um set de primes (zoon tb)  tão minúsculo como as da M4/3...  não conheço... com os corpos estabilizados compactos (principalmente Olympus) continua a melhor solução para fotos top com sets que cabem em uma pasta e que são monetizáveis ( alguém consegue ganhar dinheiro, não reputação, por fotos feitas em smart phones?) e digo isto porque acredito no diferencial: PORTABILIDADE= QUALIDADE
(ex usuário de Canon FF que se livrou de dor nas costas)
Acho que hoje em dia a Fuji tem opções bem legais pra uso com portabilidade e excelente qualidade, veja a XT30 com lentes pequenas como a 16-50, 18, 27, 18-55, 35 1.4, 16 2.8...

...O lance do efeito manada que alguém disse aqui nesse tópico é realmente curioso, um amigo comprou a m50 e menos de 4 meses depois vendeu por achar a qualidade de imagem bastante ruim, acabou pegando uma xt20, ou seja, a turma vai sempre no que "vende mais" e esquece de suas reais necessidades.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 20 de Abril de 2019, 11:29:30
Acho que hoje em dia a Fuji tem opções bem legais pra uso com portabilidade e excelente qualidade, veja a XT30 com lentes pequenas como a 16-50, 18, 27, 18-55, 35 1.4, 16 2.8...

...O lance do efeito manada que alguém disse aqui nesse tópico é realmente curioso, um amigo comprou a m50 e menos de 4 meses depois vendeu por achar a qualidade de imagem bastante ruim, acabou pegando uma xt20, ou seja, a turma vai sempre no que "vende mais" e esquece de suas reais necessidades.


Com certeza tem efeito manada. Não tem muito a ver com o tópico mas alguns anos atrás quando a Fuji apareceu foi uma febre e um montão de pessoas sairam comprando, inclusive com lentes top para fazer eventos como casamentos. Curiosamente 6 meses depois a maioria vendeu dizendo que "não se adaptaram ao sistema", eu ri muito...

Outras épocas foram as febres das PEN, das Sony SLT, das NEX, das X20 e por aí vai, sem nunca ninguém dar uma explicação realmente convincente de por que desistiram dos sistemas.

Pessoalmente gostei bastante da M50, pelo menos da qualidade da imagem, nada a reclamar. O que me aborreceu um pouco foi o AF em situações de pouca luz, e isso com a lente do kit e com o primeiro firmware.