Autor Tópico: Cameras MFT tem futuro?  (Lida 19028 vezes)

DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #30 Online: 19 de Maio de 2019, 12:32:00
Sim! Pergunto, em que sistema de alto nível (como adotado por Olys, Panas e BMCP e agora Sharp) tem um set de primes (zoon tb)  tão minúsculo como as da M4/3...  não conheço... com os corpos estabilizados compactos (principalmente Olympus) continua a melhor solução para fotos top com sets que cabem em uma pasta e que são monetizáveis ( alguém consegue ganhar dinheiro, não reputação, por fotos feitas em smart phones?) e digo isto porque acredito no diferencial: PORTABILIDADE= QUALIDADE
(ex usuário de Canon FF que se livrou de dor nas costas)

Luiz,

Sobre a sua última frase: Ex usuário de Canon FF...

Eu acho que estou numa mesma situação que você provavelmente já passou ao mudar de Canon para Olympus. No seu caso, talvez tenha sido até pior por migrar de uma Fullframe.

Atualmente eu tenho uma Canon Rebel Xti (APS-C) e tenho algumas lentes e decidi por comprar no início desse ano a Olympus OM-D E-M 10. A idéia era só para utilizar em fotografias de rua ou nas viagens. Antes dela, eu usava a Canon G7X. Essa última é muito boa, no entanto, como não tem viewfinder, em algumas situações como tirar fotos com o sol a pino ficava mais complicado de enxergar na tela as imagens.

Agora eu estou adorando a Om-D E-M 10 e estou na dúvida se mantenho como estou no momento com duas câmeras, uma da Canon e outra da Olympus ou se me desfaço de todas as Canon inclusive as lentes e fico só com a Olympus.

Como foi sua experiência ?

A princípio, eu pretendo manter a Canon Xti só para fotografia de retrato e estúdio (eu fotografo apenas por hobby). Para estúdio, a Olympus também é boa ?
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #31 Online: 19 de Maio de 2019, 19:15:47
Olá! minha experiência com o sistema tem sido ótima, nestes ultimos dois anos fotografei como nunca, pois agora, de fato não sai da mochila um kit com: Olympus Pen F+ lente 14 42 (kit amplo diurno) + 17 mm f 1.8 ( street e noturnas) + bateria extra, mini flash e filtro ND variável. tudo em uma bolsa interna que mede 22x25 cm e que pesa 1.3 kg! é incrível a portabilidade, leveza e efetividade de algo assim.
Falando de qualidade, o seu corpo é ótimo, sustenta qualquer foto com reprodução em A2 ( + - 42x32 cm em 300 dpi ou frame de 4K no digital, ou seja, 99% do que vai reproduzir no mundo real sem NADA a dever em relação ao FF! sobre este, o nó em relação ao M4/3 é a captação de momentos fotográficos com variações e latitude  em baixas luzes, devido ao melhor desempenho do ISO alto em FF,  mas que com lentes com abertura  2.8 ou 1.8 (encontra com preço acessível, várias primes compactas e rápidas da Olympus como a 17, 25, 45 e F 1.8) conseguirá equiparar.  Em estúdio então, com iluminação controlada, não tem erro! minha opinião;) :snack:


Luiz,

Sobre a sua última frase: Ex usuário de Canon FF...

Eu acho que estou numa mesma situação que você provavelmente já passou ao mudar de Canon para Olympus. No seu caso, talvez tenha sido até pior por migrar de uma Fullframe.

Atualmente eu tenho uma Canon Rebel Xti (APS-C) e tenho algumas lentes e decidi por comprar no início desse ano a Olympus OM-D E-M 10. A idéia era só para utilizar em fotografias de rua ou nas viagens. Antes dela, eu usava a Canon G7X. Essa última é muito boa, no entanto, como não tem viewfinder, em algumas situações como tirar fotos com o sol a pino ficava mais complicado de enxergar na tela as imagens.

Agora eu estou adorando a Om-D E-M 10 e estou na dúvida se mantenho como estou no momento com duas câmeras, uma da Canon e outra da Olympus ou se me desfaço de todas as Canon inclusive as lentes e fico só com a Olympus.

Como foi sua experiência ?

A princípio, eu pretendo manter a Canon Xti só para fotografia de retrato e estúdio (eu fotografo apenas por hobby). Para estúdio, a Olympus também é boa ?
« Última modificação: 19 de Maio de 2019, 19:21:21 por luizalias »
A arte une.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 20 de Maio de 2019, 09:50:09
Só a titulo de curiosidade, MFT  foi o padrão escolhido pela DJI para equipar seus drones topo de linha.


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #33 Online: 20 de Maio de 2019, 09:56:05
Sim! nao existem (que eu saiba) objetivas de qualidade amplas tao leves e compactas como as do MFT. Como a 14 42 EZ pankake da Olympus, a Laowa 7,5mm F2.0...  Faz diferença isto para a coisa voar:)


Só a titulo de curiosidade, MFT  foi o padrão escolhido pela DJI para equipar seus drones topo de linha.
A arte une.


DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #34 Online: 20 de Maio de 2019, 10:12:15
Uma dúvida: eu sempre achei que as lentes da panasonic e olympus eram totalmente compatíveis entre as câmeras das duas marcas. Mas tenho lido em alguns lugares que não é bem assim, lentes olympus ficam melhores em câmeras da Olympus e panasonic nas Lumix dela. Isso é verdade ?


Sim! nao existem (que eu saiba) objetivas de qualidade amplas tao leves e compactas como as do MFT. Como a 14 42 EZ pankake da Olympus, a Laowa 7,5mm F2.0...  Faz diferença isto para a coisa voar:)
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc


luizalias

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
  • Luiz Gonçalves
    • Desde 1991
Resposta #35 Online: 20 de Maio de 2019, 13:14:41
Olá! pelo que sei (podem revisar ou adicionar se for o caso) as lentes e corpos Olympus e Panasonic são compatíveis 100% entre si, mesmo bocal e fazem autofoco (rápido da mesma forma) excelente desempenho ótico, a diferença e o ponto de atenção é a seguinte: a Olympus optou por ter estabilização (IBIS) só nos corpos, deixando suas objetivas mais compactas e leves com menor custo (exceção para a longas teleobjetivas da linha PRO, como a 12 100 F4, que adiciona estabilização da lente ao corpo, aumentando a velocidade) já a Panasonic trilhou o inverso, estabilizar as objetivas e o corpo não ( até a um tempo atrás, 2016, quando começo a entregar corpos  mais tops (como a Lumix GX8) com estabilização também no corpo, assim oferecendo dual I.S.

Então, se for usuário de corpo Olympus, qualquer lente da Panasonic funciona bem e não interessa se tem estabilizaçao, pois na Oly é o corpo que resolve. Se for usuario de corpo Panasonic e sua máquina for mais antiga ou de linha consumer, que não oferece estabilização no corpo, deverá estar atento ao usar uma objetiva Olympus, pois esta não é estabilizada.

Outro ponto a observar é que algumas lentes mais Pro de ambas as marcas, tem botão de personalização de função na lente como feature adicional (atalho) neste caso, por questão de software interno, um botão extra em uma objetiva Olympus não ativa função em corpo Panasonic e vice versa.


Uma dúvida: eu sempre achei que as lentes da panasonic e olympus eram totalmente compatíveis entre as câmeras das duas marcas. Mas tenho lido em alguns lugares que não é bem assim, lentes olympus ficam melhores em câmeras da Olympus e panasonic nas Lumix dela. Isso é verdade ?
A arte une.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #36 Online: 20 de Maio de 2019, 14:36:11
Olá! pelo que sei (podem revisar ou adicionar se for o caso) as lentes e corpos Olympus e Panasonic são compatíveis 100% entre si, mesmo bocal e fazem autofoco (rápido da mesma forma) excelente desempenho ótico, a diferença e o ponto de atenção é a seguinte: a Olympus optou por ter estabilização (IBIS) só nos corpos, deixando suas objetivas mais compactas e leves com menor custo (exceção para a longas teleobjetivas da linha PRO, como a 12 100 F4, que adiciona estabilização da lente ao corpo, aumentando a velocidade) já a Panasonic trilhou o inverso, estabilizar as objetivas e o corpo não ( até a um tempo atrás, 2016, quando começo a entregar corpos  mais tops (como a Lumix GX8) com estabilização também no corpo, assim oferecendo dual I.S.

Então, se for usuário de corpo Olympus, qualquer lente da Panasonic funciona bem e não interessa se tem estabilizaçao, pois na Oly é o corpo que resolve. Se for usuario de corpo Panasonic e sua máquina for mais antiga ou de linha consumer, que não oferece estabilização no corpo, deverá estar atento ao usar uma objetiva Olympus, pois esta não é estabilizada.

Outro ponto a observar é que algumas lentes mais Pro de ambas as marcas, tem botão de personalização de função na lente como feature adicional (atalho) neste caso, por questão de software interno, um botão extra em uma objetiva Olympus não ativa função em corpo Panasonic e vice versa.
Oticamente usar Oly na Pana e as Pana na Oly não muda nada mas ocorre uma diferença na performance do AF. Não é grande a diferença mas acaba ocorrendo. Eu, particularmente, gosto mais das lentes Zuiko do que as Panasonic pelo melhor custo benefício de preço, tamanho e performance entregue. A 45 1.8 que eu tinha era afiadíssima no foco.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #37 Online: 20 de Maio de 2019, 14:48:19
Show. Bom saber, aliás se eu não me engano foram usuários da Lumix que falaram da diferença de performance de lentes de uma marca na câmera de outra. Talvez seja pela falta de estabilizador na lente da Olympus e no sensor da Lumix.

Muito obrigado.

Abraços.

Olá! pelo que sei (podem revisar ou adicionar se for o caso) as lentes e corpos Olympus e Panasonic são compatíveis 100% entre si, mesmo bocal e fazem autofoco (rápido da mesma forma) excelente desempenho ótico, a diferença e o ponto de atenção é a seguinte: a Olympus optou por ter estabilização (IBIS) só nos corpos, deixando suas objetivas mais compactas e leves com menor custo (exceção para a longas teleobjetivas da linha PRO, como a 12 100 F4, que adiciona estabilização da lente ao corpo, aumentando a velocidade) já a Panasonic trilhou o inverso, estabilizar as objetivas e o corpo não ( até a um tempo atrás, 2016, quando começo a entregar corpos  mais tops (como a Lumix GX8) com estabilização também no corpo, assim oferecendo dual I.S.

Então, se for usuário de corpo Olympus, qualquer lente da Panasonic funciona bem e não interessa se tem estabilizaçao, pois na Oly é o corpo que resolve. Se for usuario de corpo Panasonic e sua máquina for mais antiga ou de linha consumer, que não oferece estabilização no corpo, deverá estar atento ao usar uma objetiva Olympus, pois esta não é estabilizada.

Outro ponto a observar é que algumas lentes mais Pro de ambas as marcas, tem botão de personalização de função na lente como feature adicional (atalho) neste caso, por questão de software interno, um botão extra em uma objetiva Olympus não ativa função em corpo Panasonic e vice versa.
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc


DiKC

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
Resposta #38 Online: 20 de Maio de 2019, 14:52:02
Valeu, Thales. Eu estou de olho nessa 45 mm da Olympus. Mas por enquanto eu irei me ater a lente do kit e a 25 mm (excelente, por sinal).

Abraços.

Oticamente usar Oly na Pana e as Pana na Oly não muda nada mas ocorre uma diferença na performance do AF. Não é grande a diferença mas acaba ocorrendo. Eu, particularmente, gosto mais das lentes Zuiko do que as Panasonic pelo melhor custo benefício de preço, tamanho e performance entregue. A 45 1.8 que eu tinha era afiadíssima no foco.
Canon EOS 77D
Olympus OM-D E-M 10
Instagram: @diogokc


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 20 de Maio de 2019, 15:07:56
Olá! pelo que sei (podem revisar ou adicionar se for o caso) as lentes e corpos Olympus e Panasonic são compatíveis 100% entre si, mesmo bocal e fazem autofoco (rápido da mesma forma) excelente desempenho ótico, a diferença e o ponto de atenção é a seguinte: a Olympus optou por ter estabilização (IBIS) só nos corpos, deixando suas objetivas mais compactas e leves com menor custo (exceção para a longas teleobjetivas da linha PRO, como a 12 100 F4, que adiciona estabilização da lente ao corpo, aumentando a velocidade) já a Panasonic trilhou o inverso, estabilizar as objetivas e o corpo não ( até a um tempo atrás, 2016, quando começo a entregar corpos  mais tops (como a Lumix GX8) com estabilização também no corpo, assim oferecendo dual I.S.

Então, se for usuário de corpo Olympus, qualquer lente da Panasonic funciona bem e não interessa se tem estabilizaçao, pois na Oly é o corpo que resolve. Se for usuario de corpo Panasonic e sua máquina for mais antiga ou de linha consumer, que não oferece estabilização no corpo, deverá estar atento ao usar uma objetiva Olympus, pois esta não é estabilizada.

Outro ponto a observar é que algumas lentes mais Pro de ambas as marcas, tem botão de personalização de função na lente como feature adicional (atalho) neste caso, por questão de software interno, um botão extra em uma objetiva Olympus não ativa função em corpo Panasonic e vice versa.

Existem mais diferenças - eu ia escrever as que eu conhecia, mas encontrei um artigo com resposta bem mais completa: https://www.apotelyt.com/photo-lens/mft-compatibility
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Fabricio Brito

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #40 Online: 04 de Outubro de 2019, 14:04:01
Muito futuro. Ano passado comprei no ebay uma PEN E PL8 por R$ 1.100 para começar no mundo fotográfico amador. Levei estabilizador de 3 eixos e outros mimos tecnológicos que só encontraria em cameras bem mais caras (e grandes) em outros sistemas. Ando na minha Olympus com uma 14mm da panasonic para street photo, que eu acredito ser um filão onde as MFT nadam de braçada...