Autor Tópico: Finalmente vi e pude manuesar a Canon EOS R e RP pessoalmente  (Lida 25161 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 25 de Abril de 2019, 19:54:47
Daí são passos a mais. Aumentar o tamanho do ponto, mover, depois diminuir. Pode até ser que fique fácil com alguma prática, mas eu ainda acho a ideia de mudar pelo lcd muito interessante. Talvez o "ideal" seria ter as duas coisas, pra quem preferir usar cada método.

Mas eu mesmo pouco uso o joystick mesmo nas câmeras de 63 pontos de foco, prefiro utilizar botões de atalhos. Então acho que vou me dar bem mudando os pontos pelo lcd mesmo.
Rapidinho.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #31 Online: 26 de Abril de 2019, 12:07:35
Humberto tem um lag sim e eu achei um pouco desconfortável para fazer esse movimento de "touch and drag" os pontos de foco na tela LCD principal. Mas minhas mãos são bem grandes e tem a questão de costume. Usei pouco tempo e não teve tempo hábil para me adaptar e realmente manter ou mudar a minha opinião.

De qualquer maneira, a vantagem de ter pontos de foco por todo o quadro também é uma dor de cabeça para mudá-los se não tiver algo para facilitar a vida. Por isso eu acho que a solução de joystick, arrastar com o dedo na tela, inteligência artificial como Eye AF/Face tracking são muito válidas.

Tem outros dois pontos que facilitam. Um já falaram aqui e eu sei que na Sony tem, na Fuji o Carlos já falou e na Nikon acho que também tem que é você ter diferentes tamanhos de quadrado. Na Sony tem o Small, Medium e Large. Além disso tem os modos de zonas e blocos que dividem o quadro em 3 ou 4 grandes blocos de foco.
A outra saída que eu sei que tem na Nikon é você configurar para ter 1/3 dos pontos de foco o que permite você mudar da esquerda para a direita e de baixo para cima super rápido.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #32 Online: 26 de Abril de 2019, 12:15:52
Humberto tem um lag sim e eu achei um pouco desconfortável para fazer esse movimento de "touch and drag" os pontos de foco na tela LCD principal. Mas minhas mãos são bem grandes e tem a questão de costume. Usei pouco tempo e não teve tempo hábil para me adaptar e realmente manter ou mudar a minha opinião.
Sim é um recurso, e obviamente requer um tempo de aprendizagem... logo depois do treino normalmente as coisa ficam mais fáceis. Tem muita gente elogiando o jeito diferente de focar. Continuo achando que sempre será mais rápido do que um joystick, mas obviamente que também algumas pessoas vão odiar, outras não vão conseguir se adaptar...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #33 Online: 26 de Abril de 2019, 12:21:12
Sim é um recurso, e obviamente requer um tempo de aprendizagem... logo depois do treino normalmente as coisa ficam mais fáceis. Tem muita gente elogiando o jeito diferente de focar. Continuo achando que sempre será mais rápido do que um joystick, mas obviamente que também algumas pessoas vão odiar, outras não vão conseguir se adaptar...
Eu fui com altas expectativas por conta do elogio do Jared Polin que prefere esse sistema ao de joystick da Nikon. De qualquer forma, minha opinião não pode ser levada como regra pois foi um "Hands On" bem rápido e minha estatura é bem acima da média brasileira.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #34 Online: 26 de Abril de 2019, 12:36:20
Eu fui com altas expectativas por conta do elogio do Jared Polin que prefere esse sistema ao de joystick da Nikon. De qualquer forma, minha opinião não pode ser levada como regra pois foi um "Hands On" bem rápido e minha estatura é bem acima da média brasileira.
É o caso do Mr. Lindsay com uma rangefinder na época do filme... nunca gostei dessa tipo porcaria de câmera, não suporto... credo...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #35 Online: 26 de Abril de 2019, 15:21:27
Um já falaram aqui e eu sei que na Sony tem, na Fuji o Carlos já falou e na Nikon acho que também tem que é você ter diferentes tamanhos de quadrado. Na Sony tem o Small, Medium e Large. Além disso tem os modos de zonas e blocos que dividem o quadro em 3 ou 4 grandes blocos de foco.
A outra saída que eu sei que tem na Nikon é você configurar para ter 1/3 dos pontos de foco o que permite você mudar da esquerda para a direita e de baixo para cima super rápido.

Sim, são saídas alternativas, mas são soluções diferentes pra questões diferentes... Se quiser trabalhar sempre com um único ponto de tamanho pequeno, daí ainda acredito que mudar pelo LCD seja o mais prático. Pessoal que eu li diz que com um tempo de treino o negócio fica bem rápido e fácil, mesmo com o lag.

Mas também tem a questão que vocês disseram da detecção de face e olhos, que é outro modo que agiliza bem a vida se estamos fotografando pessoas. Pra retratos deve ser perfeito!

Mas mesmo tendo sido um manuseio rápido das câmeras, é legal ler essa sua opinião de usuário "da vida real".  :ok:
« Última modificação: 26 de Abril de 2019, 15:22:25 por Humberto Yoji »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 26 de Abril de 2019, 15:23:10
Sim, são saídas alternativas, mas são soluções diferentes pra questões diferentes... Se quiser trabalhar sempre com um único ponto de tamanho pequeno, daí ainda acredito que mudar pelo LCD seja o mais prático. Pessoal que eu li diz que com um tempo de treino o negócio fica bem rápido e fácil, mesmo com o lag.

Mas também tem a questão que vocês disseram da detecção de face e olhos, que é outro modo que agiliza bem a vida se estamos fotografando pessoas. Pra retratos deve ser perfeito!
Geralmente o pessoal de eventos na Fuji usa o Zone Focus ou o terceiro quadrado do menor pro maior, é assim que fotografam pelo que leio nos grupos de Fuji.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #37 Online: 26 de Abril de 2019, 16:05:52
Sim, são saídas alternativas, mas são soluções diferentes pra questões diferentes... Se quiser trabalhar sempre com um único ponto de tamanho pequeno, daí ainda acredito que mudar pelo LCD seja o mais prático. Pessoal que eu li diz que com um tempo de treino o negócio fica bem rápido e fácil, mesmo com o lag.

Mas também tem a questão que vocês disseram da detecção de face e olhos, que é outro modo que agiliza bem a vida se estamos fotografando pessoas. Pra retratos deve ser perfeito!

Mas mesmo tendo sido um manuseio rápido das câmeras, é legal ler essa sua opinião de usuário "da vida real".  :ok:
Esses dias o Jared Polin postou um vídeo, longo por sinal (mais de 1h), onde ele usou o Atmos para filmar o EVF e ele usando a câmera. Em nenhum momento eu vi ele usando o Face Detection ou o Eye AF (Z não tem ainda). Ainda tem a parte legal das ML de ter exposição instantânea, estabilizador, etc... mas é estranho e dá uma certa angústia ver movendo ponto de foco por ponto de foco no joystick. Não estou dizendo que é errado, mas quando saímos para uma tecnologia mais nova que as ML estão agora, acho que vale a pena usar os recursos de "iA" que elas trazem, em especial, na Fuji, Sony e Canon que já maturaram bem a tecnologia.

Em tempos, achei o vídeo. Vocês podem dar uma saltada de uns 20 min para pular o blá blá blá....


De qualquer forma é legal ver que cada fabricante focou mais em uma tecnologia/design para selecionar e trabalhar com os pontos de AF. Acho que no futuro elas mão convergir todas para os mesmos recursos. Cada uma vai "roubar" o que a outra fez.

Nós, consumidores, só temos a ganhar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #38 Online: 26 de Abril de 2019, 17:26:30
Não estou dizendo que é errado, mas quando saímos para uma tecnologia mais nova que as ML estão agora, acho que vale a pena usar os recursos de "iA" que elas trazem, em especial, na Fuji, Sony e Canon que já maturaram bem a tecnologia.
Sim faz sentido!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


Marcio WH

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.612
  • Sexo: Masculino
Resposta #39 Online: 27 de Abril de 2019, 15:04:13
Eu prefiro botoes e atalhos e ambas nao tem kkk

Vou ver se vejo a RP, nas lojas, mas a Olimpus M10 Mark III, o EVF, liga antes de voce conseguir  posicionar o olho no EVF, a unica ML que vi que faz isso, o mais lento foram as Sony a6xxx…


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #40 Online: 29 de Abril de 2019, 09:12:59
Eu prefiro botoes e atalhos e ambas nao tem kkk
Tá aí uma coisa que Sony, Pana e Oly tem que são os inúmeros botões configuráveis. Na A7III além dos 4 botões C, você ainda pode customizar o AE-L, AF-ON, Joystick, Rodinha de trás, 4 direcionais, botão do meio da rodinha. Só aí são 13 opções.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #41 Online: 29 de Abril de 2019, 11:37:44
Desculpe minha pergunta de leigo no mundo ML, mas estão falando de arrastar o ponto de foco para onde se quer... ok... mas se ao invés disso vc simplesmente olhar no LCD e tocar no ponto de foco que quer?

Ou isso é uma solução conjunta com o EVF, ou seja, enquanto vc olha no EVF vai com o dedo no LCD da camera e vai arrastando o dedo até onde quer o foco, é isso?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #42 Online: 29 de Abril de 2019, 11:41:10
Desculpe minha pergunta de leigo no mundo ML, mas estão falando de arrastar o ponto de foco para onde se quer... ok... mas se ao invés disso vc simplesmente olhar no LCD e tocar no ponto de foco que quer?

Ou isso é uma solução conjunta com o EVF, ou seja, enquanto vc olha no EVF vai com o dedo no LCD da camera e vai arrastando o dedo até onde quer o foco, é isso?
É uma solução conjunta, enquanto vc olha pelo viewfinder, o lcd funciona como se fosse um mouse pad de laptop.
Conhecimento importa mais que equipamento.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #43 Online: 29 de Abril de 2019, 11:45:35
É uma solução conjunta, enquanto vc olha pelo viewfinder, o lcd funciona como se fosse um mouse pad de laptop.

Entendi.... mas o rosto colado ali não dificulta um pouco, ou até atrapalha no sentido de o LCD julgar que seu rosto ali colado no LCD seja seu dedo tentando mudar o ponto de foco?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #44 Online: 29 de Abril de 2019, 11:52:20
Entendi.... mas o rosto colado ali não dificulta um pouco, ou até atrapalha no sentido de o LCD julgar que seu rosto ali colado no LCD seja seu dedo tentando mudar o ponto de foco?
Tive essa duvida no inicio... e me parece que algumas pessoas não vão gostar. Pra mim penso que basta um pouco de treino.
Vi gente reportando dificuldades para segurar uma lente pesada com uma mão, o corpo da câmera com a outra, usar o olho esquerdo e manipular o lcd ao mesmo tempo, pq ai o nariz atrapalha.

Para algumas questões que são bem pessoais não há solução.
Conhecimento importa mais que equipamento.