Autor Tópico: Finalmente vi e pude manuesar a Canon EOS R e RP pessoalmente  (Lida 25380 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 29 de Abril de 2019, 11:52:58
Entendi.... mas o rosto colado ali não dificulta um pouco, ou até atrapalha no sentido de o LCD julgar que seu rosto ali colado no LCD seja seu dedo tentando mudar o ponto de foco?
Olha no youtube, tem vários vídeos de pessoas usando.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #46 Online: 29 de Abril de 2019, 12:15:23
Entendi.... mas o rosto colado ali não dificulta um pouco, ou até atrapalha no sentido de o LCD julgar que seu rosto ali colado no LCD seja seu dedo tentando mudar o ponto de foco?

Você pode definir qual região do LCD quer usar como "mouse pad", não precisa usar ele inteiro.


Menu da EOS R




Menu da EOS M5



lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #47 Online: 29 de Abril de 2019, 13:11:12
Você pode definir qual região do LCD quer usar como "mouse pad", não precisa usar ele inteiro.


Menu da EOS R



Boa... assim tu libera apenas a área que a lapa de nariz não ta atrapalhando! rsrsrs
Pessoas que fotografam revezando os olhos (minha visão é bem ruim e se eu fotografar um evento todo usando apenas um olho qdo acaba to praticamente cego do outro) vai dar um pouquinho mais de trabalho.

Alguém por acaso se lembra da EOS Elan II, que focava onde o cara mirasse o olho? Não cheguei a experimenta-las, mas não seria hora de rever a tecnologia e quem sabe dar certo (não sei pq não foi pra frente)?


Menu da EOS M5




Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #48 Online: 29 de Abril de 2019, 14:04:45
Se vocês repararem na Z e na R, o EVF é mais bicudinho para trás para justamente evitar que o nariz fique tocando. Essa é uma das reclamações de quem usa o olho esquerdo e que já comentamos em outro tópico. Quase que inviabiliza esse recurso.

Outra vez, é questão de costume e gosto. Há aqueles que amam esse recurso há aqueles que não. Por isso que tinha de ter o joystick para ter um plano B para esse tipo de movimentação dos pontos de foco.

Detalhe do EVF mais recuado.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


marcribe

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 100
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 30 de Abril de 2019, 11:19:09
É uma solução conjunta, enquanto vc olha pelo viewfinder, o lcd funciona como se fosse um mouse pad de laptop.
Seria parecido com o que a Nikon D5500 tem?


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #50 Online: 06 de Maio de 2019, 15:35:57
Sim, são saídas alternativas, mas são soluções diferentes pra questões diferentes... Se quiser trabalhar sempre com um único ponto de tamanho pequeno, daí ainda acredito que mudar pelo LCD seja o mais prático. Pessoal que eu li diz que com um tempo de treino o negócio fica bem rápido e fácil, mesmo com o lag.

Mas também tem a questão que vocês disseram da detecção de face e olhos, que é outro modo que agiliza bem a vida se estamos fotografando pessoas. Pra retratos deve ser perfeito!

Mas mesmo tendo sido um manuseio rápido das câmeras, é legal ler essa sua opinião de usuário "da vida real".  :ok:

Para retratos o EyeAF é muito bom mesmo. E na A7III depois do último update e com o adaptador da sigma, funciona com as lentes canon também. Sensacional. Usei esse final de semana para fazer umas fotos.

Agora para a questão de foco com joystick e tela de lcd, eu usei pouco a M5, mas preferi esse método. Achei razoavelmente intuitivo e a tela, pelo menos na M5, responde bem.

As minhas duas máquinas têm joystick e, na A7III, prefiro usar o ponto de foco um pouco maior porque demora para atravessar o visor se for com o ponto pequeno.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #51 Online: 06 de Maio de 2019, 16:24:36
Para retratos o EyeAF é muito bom mesmo. E na A7III depois do último update e com o adaptador da sigma, funciona com as lentes canon também. Sensacional. Usei esse final de semana para fazer umas fotos.

Agora para a questão de foco com joystick e tela de lcd, eu usei pouco a M5, mas preferi esse método. Achei razoavelmente intuitivo e a tela, pelo menos na M5, responde bem.

As minhas duas máquinas têm joystick e, na A7III, prefiro usar o ponto de foco um pouco maior porque demora para atravessar o visor se for com o ponto pequeno.

Interessante, obrigado pelo relato!  :ok:

Não sei porque, mas acredito que me darei bem com a seleção de ponto pelo LCD, rsrs...


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.555
  • Sexo: Masculino
Resposta #52 Online: 06 de Maio de 2019, 17:33:24
Não sei porque, mas acredito que me darei bem com a seleção de ponto pelo LCD, rsrs...
x2
Conhecimento importa mais que equipamento.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #53 Online: 06 de Maio de 2019, 17:44:54
Falando sobre isso, sou user Nikon e nunca tive uma câmera com joystick (muito menos selecionar pelo lcd  :hysterical:)

Na Nikon sempre mudei os pontos de foco pelos botões de seleção.
Para mim funcionam muito bem e mudo rapidamente.



YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #54 Online: 06 de Maio de 2019, 17:45:32
Duplicou.
« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 17:46:05 por YP »


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #55 Online: 06 de Maio de 2019, 18:19:08
Falando sobre isso, sou user Nikon e nunca tive uma câmera com joystick (muito menos selecionar pelo lcd  :hysterical:)

Na Nikon sempre mudei os pontos de foco pelos botões de seleção.
Para mim funcionam muito bem e mudo rapidamente.



Então, na minhas primeiras canons também não tinha outro método, era o Dpad ou nada. Nunca tive problemas e nunca achei o joystick tão revolucionário que tenha mudado em muito o modo de fotografar. Só achei mais útil por ser um meio dedicado de selecionar os pontos de AF, mas qualquer outro método dedicado é bom também, na minha experiência até hoje.
Canon 5D MK III - Sony A7III


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #56 Online: 07 de Maio de 2019, 08:35:21
Aproveitando o gancho, como poderia fazer essa seleção de ponto de foco numa camera mais antiga com joistick de maneira que seja muito rapido sem precisar tirar o olho do viewfinder e acessar menus. No caso tenho uma 5D II (não me xinguem por favor, rsrs)


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #57 Online: 07 de Maio de 2019, 10:13:24
Falando sobre isso, sou user Nikon e nunca tive uma câmera com joystick (muito menos selecionar pelo lcd  :hysterical:)

Na Nikon sempre mudei os pontos de foco pelos botões de seleção.
Para mim funcionam muito bem e mudo rapidamente.



Você só percebe como o D-pad é lento depois de usar o joystick.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #58 Online: 07 de Maio de 2019, 10:44:33
Você só percebe como o D-pad é lento depois de usar o joystick.

Na minha opinião, principalmente pela posição, o joystick fica bem do lado de onde o polegar costuma "repousar", então facilita bem a vida...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.287
  • Sexo: Masculino
Resposta #59 Online: 07 de Maio de 2019, 11:13:41
Você só percebe como o D-pad é lento depois de usar o joystick.

 :ok:

Na minha opinião, principalmente pela posição, o joystick fica bem do lado de onde o polegar costuma "repousar", então facilita bem a vida...

Facilita mesmo  :ok: