Autor Tópico: Finalmente vi e pude manuesar a Canon EOS R e RP pessoalmente  (Lida 25542 vezes)

Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2019, 12:06:08
O que a Canon fez na R foi ter uma "DSLR" com os "recursos/benefícios high tech" das ML.
Achei que a RP tem uma configuração decente e justa para o preço (poderiam ter usado a bateria tradicional da Canon). Mas a R realmente não vale o preço por simplesmente não entregar o que a concorrência entrega: não tem 2 slots, não tem estabilizador, não tem 4K em FF. Sei que virão os defensores do modelo mas não dá... Eu até cogitei em voltar para Canon mas pagar 300 dólares a mais para não ter essas coisas e só ter opções de lentes caríssimas e pesadas não dá (sei que as lentes são espetaculares). Aliás, acho a estratégia da Nikon para lentes mais interessante. Estão lançando lentes oticamente excelentes com tamanhos e preços menores (ainda acho caro).

Mas Humberto, a RP é massa mesmo. Gostei muito da pegada e ergonomia. Pena que não consegui testar o EVF. Quarta-feira volto na Best Buy para pegar minha A7III e se trocaram a bateria eu vou ver como é o EVF.

Eu achei a RP bem interessante mesmo. A R eu sempre achei muito cara pro que entrega, realmente está atrás da concorrência, mas a RP achei um preço bem adequado, se considerar que o adaptador vem junto (ela deve ficar ótima com a 40mm pancake!). O EVF da RP eu sei que é inferior à da R, mas vi relatos de que é bem satisfatório mesmo pra quem está acostumado com OVF.


Sobre o E-View Finder realmente nem as tops da Sony , da Fuji, conseguem chegar próximo a qualquer DSLR do mercado. Acho que é esse justamente o ponto fraco das câmeras sem espelho. Mas, com a tendência a evolução da tecnologia, pode-se chegar muito próximo disso em poucos anos.

A tendência é muito em breve a diferença ser tão pequena que vai ser irrisória pra grande maioria dos usos. Eu lembro quando surgiram os primeiros EVFs de verdade, fui testar e achei bem ruinzinho o atraso, era bem perceptível mesmo em movimentos não muito rápidos. Hoje em dia, poucos anos depois, já tá absurdamente melhor. OVF vai ficar apenas pra nichos específicos, como esportes e vida selvagem.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2019, 23:05:21
Não só testei a 6D Mark II como testei a 5DSr e elas tem péssimo desempenho de alcance dinâmico, bem como banding ao recuperar zonas de sombra muito fortes, para não falar do ruído. Ambas tem esse problema e qualquer crop da Nikon desde a D5500 que eu tive, bem como a D7200 que eu também tive (Só pra não citar Fuji), já dá um banho nelas.

Em termos de nitidez e detalhes, com boas lentes eu posso postar aqui as fotos e você não saberá dizer qual é qual.

No fim das contas o que você fica é com um pouco mais de desfoque num equipamento bastante inferior. Ele só vai até 1/4000 de velocidade por exemplo, isso é um bom limitador.



Se você tirar uma bela foto com uma boa lente e uma APSC ou Fullframe de boa qualidade seja Canon, Nikon ou Sony não sentirá diferença prática alguma. A questão do alcance dinâmico é para casos muito exagerados, onde há grande diferença entre partes claras e escuras da imagem. Tudo depende do que o profissional faz. Eu sou usuário satisfeito da Canon e não vejo motivo para trocar de marca, embora queira pegar uma APSC da Nikon pra ter em meu set de equipamento, pra mim ainda é algo muito "fanboy" de marca , hoje em dia está tudo empatado em termos técnicos.

o que vai mandar mesmo é sua necessidade, a adaptação ao equipamento, etc.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #17 Online: 22 de Abril de 2019, 10:11:37
o que vai mandar mesmo é sua necessidade, a adaptação ao equipamento, etc.

Muito importante essa questão de necessidade, adaptação, e tudo o mais. Mas tem uma coisa que as pessoas ignoram mas que eu acho essencial que é gosto pessoal, preferência pessoal. E isso passa longe de detalhes técnicos, tem câmera que você pega na mão e gosta, tem outras que não. Acho que foi bem isso que aconteceu com o Thales, ele gostou mais da RP do que da R, mesmo com todas as vantagens da R, inclusive em ergonomia.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #18 Online: 22 de Abril de 2019, 17:41:04
Muito importante essa questão de necessidade, adaptação, e tudo o mais. Mas tem uma coisa que as pessoas ignoram mas que eu acho essencial que é gosto pessoal, preferência pessoal. E isso passa longe de detalhes técnicos, tem câmera que você pega na mão e gosta, tem outras que não. Acho que foi bem isso que aconteceu com o Thales, ele gostou mais da RP do que da R, mesmo com todas as vantagens da R, inclusive em ergonomia.
Exatamente.... E eu achava que ia ser uma mer#@ por ser mais barata mas, no fim das contas, foi por aí mesmo.

Sobre evf você não tem muito como se decepcionar, já que o da Sony é bem ruim.

No entanto particularmente acho a RP cara demais para o que entrega, especialmente se você pensar que em qualidade de imagem ela consegue ficar pra trás de muita câmera crop.
O EVF da Sony é Ok mas quando se compara com Z6 e RP realmente está atrás. O da RP não consigo opinar com propriedade pois não consegui vê-lo funcionando. No papel deve ser parecido com o da A7III pois tem mesma resolução mas, ao invés dos 0.78x de magnificação da A7III, 0.76x EOS R e 0.80x da Z6, a RP é somente 0.70x. A X-T1, por comparação, tem 0.77x.

No fim das contas é tudo uma questão de escolha. É igual carro, cada modelo/fabricante/linha de produtos, tem seus prós e contras. Eu optei em ter um EVF e pegada razoável para ter o melhor foco do mercado (em termos de ML), alto grau de customização de botões, sensor estabilizado e um sensor top de linha.

Quem vai para RP vai ter ótima ergonomia, foco muito bom (mas sem alguns features ou facilidade de mudança deles na operação), excelente preço mas não terá um sensor digno da concorrência e o EVF ficará um pouco para trás.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #19 Online: 22 de Abril de 2019, 17:42:20
Só para deixar claro eu não estou e nem quero falar que modelo A, B ou C é melhor ou que deve-se migrar ou não migrar. Eu só abri esse tópico pois achei interessante expor minha opinião sobre como pegar essas câmeras na mão e ter aqueles 5/10 min que se manusei a câmera e tem as primeiras impressões. Aposto que essa minha curiosidade/dúvida era o de muitos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Zepa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2019, 09:03:52
Só para deixar claro eu não estou e nem quero falar que modelo A, B ou C é melhor ou que deve-se migrar ou não migrar. Eu só abri esse tópico pois achei interessante expor minha opinião sobre como pegar essas câmeras na mão e ter aqueles 5/10 min que se manusei a câmera e tem as primeiras impressões. Aposto que essa minha curiosidade/dúvida era o de muitos.

Muito melhor uma análise como a sua, ainda que de curta duração, do que aquelas platitudes teóricas de quem "viu" apenas nos sites.  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2019, 16:10:48
Exatamente.... E eu achava que ia ser uma mer#@ por ser mais barata mas, no fim das contas, foi por aí mesmo.
O EVF da Sony é Ok mas quando se compara com Z6 e RP realmente está atrás. O da RP não consigo opinar com propriedade pois não consegui vê-lo funcionando. No papel deve ser parecido com o da A7III pois tem mesma resolução mas, ao invés dos 0.78x de magnificação da A7III, 0.76x EOS R e 0.80x da Z6, a RP é somente 0.70x. A X-T1, por comparação, tem 0.77x.

No fim das contas é tudo uma questão de escolha. É igual carro, cada modelo/fabricante/linha de produtos, tem seus prós e contras. Eu optei em ter um EVF e pegada razoável para ter o melhor foco do mercado (em termos de ML), alto grau de customização de botões, sensor estabilizado e um sensor top de linha.

Quem vai para RP vai ter ótima ergonomia, foco muito bom (mas sem alguns features ou facilidade de mudança deles na operação), excelente preço mas não terá um sensor digno da concorrência e o EVF ficará um pouco para trás.
Nossa, sempre achei bem ruim o EVF da Sony a7, é claro que tudo é uma escolha, é além de tudo uma câmera mais mal construída que as demais e com IBIS precário, mas é claro que não tem milagre.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2019, 18:02:53
Nossa, sempre achei bem ruim o EVF da Sony a7, é claro que tudo é uma escolha, é além de tudo uma câmera mais mal construída que as demais e com IBIS precário, mas é claro que não tem milagre.
É porque eles são uma empresa de eletrônicos e não de câmera fotográfica...  :aua: :aua: :aua:
Podem ser muito bom para desenvolver eletrônica, sensores, etc... mas realmente eles precisam mudar o conceito sobre design de câmeras.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 25 de Abril de 2019, 19:11:23
Fico feliz que você tenha testado


Eu só não fiquei com a minha porque ela é lenta para esportes...

Eu queria muito ver uma R esportiva substituindo a 7DMk II

A Canon tem a tecnologia... é uma pena que ela enrole tanto


O foco da R é.o sonho de qq fotógrafo MirrorLess




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
É muito precipitado para falar mas eu achei a forma de escolher e mover os pontos de foco não tão ágil quanto eu tinha ouvido falar usando o modo de arrastar o dedo na tela.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 25 de Abril de 2019, 19:14:47
É muito precipitado para falar mas eu achei a forma de escolher e mover os pontos de foco não tão ágil quanto eu tinha ouvido falar usando o modo de arrastar o dedo na tela.
Então essa caracteristica das eu achei sensacional, mas o pessoal diz que tem um lag. Apesar do lag ainda sim acho que é mais rápido que as outras que tem um mouse/cursos/botão.

Outra questão é, o quanto é que eu realmente preciso de mais agilidade, ma pratica???
Conhecimento importa mais que equipamento.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #25 Online: 25 de Abril de 2019, 19:30:39
Então essa caracteristica das eu achei sensacional, mas o pessoal diz que tem um lag. Apesar do lag ainda sim acho que é mais rápido que as outras que tem um mouse/cursos/botão.

Pois é, vejo uma galera por aí reclamando da falta de joystick nessas câmeras... Mas imagina escolher entre quase 200 posições usando um joystick?! Eu acho a solução do touch screen muito mais interessante, só deve precisar de um pouco de treino.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2019, 19:31:54
Pois é, vejo uma galera por aí reclamando da falta de joystick nessas câmeras... Mas imagina escolher entre quase 200 posições usando um joystick?! Eu acho a solução do touch screen muito mais interessante, só deve precisar de um pouco de treino.
Na Fuji você move os blocos.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #27 Online: 25 de Abril de 2019, 19:41:52
Na Fuji você move os blocos.

Pelo que entendi, na Canon dá pra mover blocos também, usando o direcional. Mas se quiser usar um único ponto por vez, acho a solução do lcd mais interessante.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 25 de Abril de 2019, 19:49:31
Pelo que entendi, na Canon dá pra mover blocos também, usando o direcional. Mas se quiser usar um único ponto por vez, acho a solução do lcd mais interessante.
Você pode mover o ponto único num tamanho maior também já que o tamanho do "ponto" é customizavel.


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #29 Online: 25 de Abril de 2019, 19:54:15
Você pode mover o ponto único num tamanho maior também já que o tamanho do "ponto" é customizavel.

Daí são passos a mais. Aumentar o tamanho do ponto, mover, depois diminuir. Pode até ser que fique fácil com alguma prática, mas eu ainda acho a ideia de mudar pelo lcd muito interessante. Talvez o "ideal" seria ter as duas coisas, pra quem preferir usar cada método.

Mas eu mesmo pouco uso o joystick mesmo nas câmeras de 63 pontos de foco, prefiro utilizar botões de atalhos. Então acho que vou me dar bem mudando os pontos pelo lcd mesmo.