Autor Tópico: Agora sou Sony A7III  (Lida 6782 vezes)

Ernesto

• Mecenas
  • Trade Count: (0)
  • Referência
  • Trader
Resposta #105 Online: 27 de Maio de 2019, 02:30:18
Muito bom, Thales !!

Realmente no óculos, mesmo sem ampliar, a foto se perdeu (do ponto de vista comercial, essa foto jamais iria para uma propaganda de página A4 ou capa de revista)

Não sei na sua câmera, mas na minha, sou obrigado a usar EyeAF

Hoje, de novo, perdi mais duas fotos porque esqueci de ativá-lo e usei o processo tradicional

Como só usei em pessoas paradas, percebo o foco pulando muito mas, depois se acerta.

Ele pula muito para a sombrancelha e, as vezes, dá uma de louco pulando para pontos diversos e distantes...

Mas, com gente parada, depois dos pulos, ele acerta 100%

Isso acontece no seu equipamento ?

Ps.:
Vou testar com pessoas de óculos  :ok:

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #106 Online: 27 de Maio de 2019, 02:51:42
Pra não dizerem que só reclamo...

Segue exemplo de CROP de uma foto rosto+ombros, com o EyeAF. vejam que os olhos ficam corretos

« Última modificação: 27 de Maio de 2019, 02:52:40 por Ernesto »

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #107 Online: 29 de Maio de 2019, 19:28:04
Thales, vc fez essas fotos para testar a precisão do foco não é mesmo, a intenção foi essa correto??? Pergunto para entender se esteticamente falando, normalmente vc faria essas fotos todas em f/2.8???
Lindsay estava no quintal de casa na primeira semana que o calor realmente chegou (agora tá um inferno de calor aqui acima dos 30 graus). Decidi pegar a câmera e só fotografar. A única que realmente eu quis testar mesmo foi a da minha cachorra que em condições normais eu teria fechado um pouco mais o obturador. As outras, fotografei em f/2.8 para isolá-los do fundo e ter esse enquadramento mais fechado. Mas, no fim das contas, são registros familiares e o que eu queria testar mesmo era os perfis de correção de cores.
Sony A7III + Tamron 28-75 2.8 - YN + Godox + tripé fuleiro de 35 dólares
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #108 Online: 29 de Maio de 2019, 19:34:18
Muito bom, Thales !!

Realmente no óculos, mesmo sem ampliar, a foto se perdeu (do ponto de vista comercial, essa foto jamais iria para uma propaganda de página A4 ou capa de revista)

Não sei na sua câmera, mas na minha, sou obrigado a usar EyeAF

Hoje, de novo, perdi mais duas fotos porque esqueci de ativá-lo e usei o processo tradicional

Como só usei em pessoas paradas, percebo o foco pulando muito mas, depois se acerta.

Ele pula muito para a sombrancelha e, as vezes, dá uma de louco pulando para pontos diversos e distantes...

Mas, com gente parada, depois dos pulos, ele acerta 100%

Isso acontece no seu equipamento ?

Ps.:
Vou testar com pessoas de óculos  :ok:
Ernesto, o eye AF da Sony é bem consistente. É só ver esses retratos e os outros que já postei aqui. Ele realmente acerta e fica cravadinho. Não fica pulando ou caçando a íris e acaba fotografando a sobrancelha ou os cílios.
A única condição que eu vi que ele se "perde" é com óculos.

O resultado de resolução e nitidez nos olhos (consequentemente no rosto como um todos) com a Sony A7III e essa Tamron é impressionante. Nunca consegui tamanha taxa de sucesso, mesmo com a lente toda aberta em outro equipamento. O que cheguei mais perto foram com a D610 ou D700 usando as primes 35, 50 e 85 1.8 G mas como se usa focar e recompor ou posicionar os pontos de foco sobre o olho você sempre acaba tendo maior margem de erro.

E tenho certeza que esse comportamento deve ocorrer (ML vs DSLR) nas Z e R. O fato de não ter back ou front focus associado com a iA do software realmente é o que mais tem me chamado atenção nessa última geração. Só não posso dizer sobre a X-T3 pois não tive interesse em acompanhar fotógrafos e análises de mundo real com essa câmera.
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #109 Online: 29 de Maio de 2019, 19:35:19
Pra não dizerem que só reclamo...

Segue exemplo de CROP de uma foto rosto+ombros, com o EyeAF. vejam que os olhos ficam corretos

Ernesto, quanto de crop tem nessa imagem? Pergunto isso pois tá sem definição (parece um blur) mas pode ser porque foi um crop muuuuito agressivo.

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #110 Online: 29 de Maio de 2019, 21:08:52
Ernesto, quanto de crop tem nessa imagem? Pergunto isso pois tá sem definição (parece um blur) mas pode ser porque foi um crop muuuuito agressivo.

É crop de uma foto de rosto que inclui a ponta dos ombros focada nos olhos com EyeAF (26 Mpix)

A distância focal usada é a padrão de Close-Up em APS-C: 55mm que dá o equivalente a 82.5mm (+- 85mm do FF)
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 21:12:16 por Ernesto »

Ernesto

• Mecenas
  • Referência
  • Trader
Resposta #111 Online: 29 de Maio de 2019, 21:22:52
Ernesto, o eye AF da Sony é bem consistente. É só ver esses retratos e os outros que já postei aqui. Ele realmente acerta e fica cravadinho. Não fica pulando ou caçando a íris e acaba fotografando a sobrancelha ou os cílios.
A única condição que eu vi que ele se "perde" é com óculos.

O resultado de resolução e nitidez nos olhos (consequentemente no rosto como um todos) com a Sony A7III e essa Tamron é impressionante. Nunca consegui tamanha taxa de sucesso, mesmo com a lente toda aberta em outro equipamento. O que cheguei mais perto foram com a D610 ou D700 usando as primes 35, 50 e 85 1.8 G mas como se usa focar e recompor ou posicionar os pontos de foco sobre o olho você sempre acaba tendo maior margem de erro.

E tenho certeza que esse comportamento deve ocorrer (ML vs DSLR) nas Z e R. O fato de não ter back ou front focus associado com a iA do software realmente é o que mais tem me chamado atenção nessa última geração. Só não posso dizer sobre a X-T3 pois não tive interesse em acompanhar fotógrafos e análises de mundo real com essa câmera.

Sobre o Back-focus:
O software precisa receber informações do hardware para focar

Se o hardware usar contraste, ele terá dificuldades em baixa luz e entre outras situações específicas. Além de ser lento.

Se o hardware usar Phase, ele está sujeito a back-focus

As ML estão combinado os dois mas, enquanto usarem Phase, não estão imunes a back-focus
« Última modificação: 29 de Maio de 2019, 21:27:27 por Ernesto »

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #112 Online: 25 de Junho de 2019, 11:52:46
Devo soltar essa semana sobre as qualidades que me impressionaram.

Antes que me critiquem ou coisa do tipo, estou colocando minha opinião sincera.

Esse final de semana tenho um casamento para fazer.

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #113 Online: 29 de Junho de 2019, 01:09:56
Parte 2 com as coisas boas.

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #114 Online: 02 de Julho de 2019, 00:36:26
Resultados do casamento desse final de semana...

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=135016

fgajlog

• Novato(a)
Resposta #115 Online: 06 de Julho de 2019, 06:45:04
Vou postar a original, com o perfil de calibração que eu copiei do Dustin Abbott (seria um Fake Canon) e o que eu ajustei que achei que ficou menos forçado e na maioria das vezes eu acho que cai melhor.

Nesta foto achei que a última ficou melhor mas se tem muito sol incidente, por exemplo, as peles ficam laranjas demais.

Original

Meu perfil

"Fake Canon"

A imagem da calibração ficou repetida... Seria a do seu perfil ( gostei mais) ou o fake canon?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk

Thales Souto

• Moderador(a) Global
  • Referência
Resposta #116 Online: 08 de Julho de 2019, 10:04:16
A imagem da calibração ficou repetida... Seria a do seu perfil ( gostei mais) ou o fake canon?

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Putz... obrigado por ter visto essa falha na minha postagem. Eu preciso abrir o LR e de tar a resposta correta.