Autor Tópico: Agora sou Sony A7III  (Lida 57835 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #210 Online: 06 de Junho de 2021, 23:11:27
O preço foi temporário.... voltou ao normal.

Eu acabei pegando mais uma A7III do meu amigo que me emprestou para provar há mais de 2 anos atrás. Acabei pagando 1,600 dólares com 10 mil cliques, battery grip da Vello e duas bateriais originais.

Depois vou abrir um tópico explicando todos os investimentos que fiz esse mês em equipamento. Dei um upgrade legal.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #211 Online: 09 de Junho de 2021, 09:28:16
Gravei um vídeo de uns 35 min que vai ao ar nesse final de semana onde, de coração, listei minha experiência de 2 anos e pouco contando todos os pontos positivos e negativos. A câmera tem um custo benefício tão surreal que meu segundo corpo foi uma A7III.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #212 Online: 09 de Junho de 2021, 13:15:39
A câmera tem um custo benefício tão surreal que meu segundo corpo foi uma A7III.

Concordo. Mas no meu caso o reserva é uma A7II que eu já tinha.

Comprei recentemente no ML um adaptador Sigma MC11 mas não o EF-E, e sim um SA-E para lentes com baioneta Sigma SA, pois tenho algumas excelentes aqui por conta das Sigma Foveon SD1 e SD Quattro. Funcionou muito bem com a 30/1.4 Art e com a 70/2.8 Macro que são para full frame. A 30mm vinheta um pouco até 2.8 mas depois some. Dei muita sorte de alguém ter comprado por engano esse adaptador rsrsrsrs.

Estou bem satisfeito com o MC-11 EF-E, funciona perfeitamente com as lentes da Canon que tenho, fiz todos os testes possíveis, não me arrependo.

Mas uma coisa que não me pega são as lentes da Sony. Estão absurdamente caras e não vi vantagem nenhuma nelas... A lente do kit, aquela 24-70 é um horror, já degrada a imagem a partir da metade da distância entre o centro e as bordas. A 50/1.8 também é bem fraquinha, mas custa mais do dobro da Canon 50 STM e ainda bem mais cara que a EF 50/1.4 USM. Vai entender isso !

As lentes boas são muito, muito caras... Não são competitivas.

O que mais gostei no meu conjunto foi o perfeito casamento da A7 com a ultra wide Minolta MD Rokkor 17mm F4. Difícil alguma coisa que chegue perto e que não custe um braço, uma perna e os três olhos...


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #213 Online: 09 de Junho de 2021, 14:00:55
Gravei um vídeo de uns 35 min que vai ao ar nesse final de semana onde, de coração, listei minha experiência de 2 anos e pouco contando todos os pontos positivos e negativos. A câmera tem um custo benefício tão surreal que meu segundo corpo foi uma A7III.
Ano que vem você vende uma delas e pega a sonhada A9 ou quem sabe A9 ll  :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #214 Online: 09 de Junho de 2021, 15:22:00
Concordo. Mas no meu caso o reserva é uma A7II que eu já tinha.

Comprei recentemente no ML um adaptador Sigma MC11 mas não o EF-E, e sim um SA-E para lentes com baioneta Sigma SA, pois tenho algumas excelentes aqui por conta das Sigma Foveon SD1 e SD Quattro. Funcionou muito bem com a 30/1.4 Art e com a 70/2.8 Macro que são para full frame. A 30mm vinheta um pouco até 2.8 mas depois some. Dei muita sorte de alguém ter comprado por engano esse adaptador rsrsrsrs.

Estou bem satisfeito com o MC-11 EF-E, funciona perfeitamente com as lentes da Canon que tenho, fiz todos os testes possíveis, não me arrependo.

Mas uma coisa que não me pega são as lentes da Sony. Estão absurdamente caras e não vi vantagem nenhuma nelas... A lente do kit, aquela 24-70 é um horror, já degrada a imagem a partir da metade da distância entre o centro e as bordas. A 50/1.8 também é bem fraquinha, mas custa mais do dobro da Canon 50 STM e ainda bem mais cara que a EF 50/1.4 USM. Vai entender isso !

As lentes boas são muito, muito caras... Não são competitivas.

O que mais gostei no meu conjunto foi o perfeito casamento da A7 com a ultra wide Minolta MD Rokkor 17mm F4. Difícil alguma coisa que chegue perto e que não custe um braço, uma perna e os três olhos...
Da primeira leva de lentes da Sony, acho que só a 55 1.8 realmente é boa. Contudo, o jogo começou a mudar quando lançaram a 135 mm.
Hoje, as primes 85 1.8, 35 1.4 (última que saiu), 50 1.2 são espetaculares mas essas duas custam um rim assim como custam as RF e Z.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #215 Online: 12 de Março de 2022, 13:55:15
Como ando meio sumido do fórum, acho que uma forma legal de aparecer de novo era dar meu testemunho sobre o a A7III após quase 3 anos.
Sim!!! Eu ainda estou com ela apesar do meu histórico no passado ser de GAS e muita troca de equipamentos.

Não só mantive minha A7III com sua primeira lente que comprei (Tamron 28-75 2.8) como nesses quase 3 anos (faltam 3 semanas para atingir essa barreira) eu usei outras lentes e acabei adquirindo um segundo corpo em Junho do ano passado para deixar dedicada (naquele momento) à prime e usar nos eventos que estava tendo todos os meses e, depois, essa segunda câmera ficou quase que exclusivamente dedicada para Real State photography com a Sony 12-24 f/4.

Queria trocar e ir para uma A7IV ou mesmo flertar com a Canon R6? Sim, queria mas a A7III cumpre seu papel de ser eficiente na sua função que fica difícil justificar.

Eu aprendi muito como lidar e usar quase todos os recursos da câmera. O foco foi "dominado" por mim e, mesmo sendo umas 2 gerações atrás da Sony com o que temos agora em 2022, atende perfeitamente para sociais, retratos e arquitetura.

Duas coisas que mais me impressionam após 3 anos de uso é como os arquivos são poderosos no momento da edição e como as baterias dessa câmera são incríveis (Tanto a original quanto a genérica).

O mais importante de tudo é que esse equipamento já se pagou faz tempo e continua dando lucro. Os dois corpos juntos já deram mais de 20 mil dólares de ganho e nem um sinal de defeito grave ou mesmo questões estéticas/cosméticas. Poderia listar uma série de coisinhas que me incomodam mas a lista de coisinhas que me agradam é maior que no final das contas não sei se vale a pena esse ruído todo.

Abraços e me digam se querem saber mais alguma coisa dessa máquina para o uso de fotografia.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.563
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #216 Online: 12 de Março de 2022, 16:30:18
Sim!!! Eu ainda estou com ela apesar do meu histórico no passado ser de GAS e muita troca de equipamentos.

Ou seja: Thales só passou aqui pra lembrar a gente do equipamento que ele tem, pra daqui a três semanas trocar tudo de novo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.787
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #217 Online: 12 de Março de 2022, 16:53:13
Ou seja: Thales só passou aqui pra lembrar a gente do equipamento que ele tem, pra daqui a três semanas trocar tudo de novo!  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

:ponder:
previsão de um futuro próximo: tópico na sala Sony "Agora sou Sony A7IV"
 :assobi:
 :hysterical:
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #218 Online: 12 de Março de 2022, 17:26:12
Uma combinação inesperada me surpreendeu.

Um tempo atrás, comprei no ML um adaptador Sigma MC-11 SA-E (Sigma SA p/ E-mount) porque o preço estava ridiculamente baixo e pelo fato de eu ter Cameras Sigma SA (Sigma SD1 Merrill e SD-Quattro) e várias lentes boas SA. Resolvi comprar mais para usar essas lentes na Nex-7.

A surpresa foi que a Sigma 30mm 1.4 Art funcionou perfeitamente na A7-III e apesar dela ser feita para sensor APS-H, vinhetou muito pouco mesmo em F1.4.






Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #219 Online: 12 de Março de 2022, 19:15:51
:ponder:
previsão de um futuro próximo: tópico na sala Sony "Agora sou Sony A7IV"
 :assobi:
 :hysterical:
Pro meu ganha pão principal em fotografia (Real State Photography) e o jeito que meu cliente pede os arquivos, uma 5D Clássica já daria conta do recado.
Difícil justificar um upgrade agora e estou sem saco para ficar atrás de casamento e retrato. Faço quando aparece por indicação e só. Por isso mesmo vou guardar o dinheiro.
Prefiro usar esses 500 a 1,000 dólares que precisaria no upgrade de corpo e investir em um computador novinho e mais legal.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.300
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #220 Online: 12 de Março de 2022, 19:32:22
Pro meu ganha pão principal em fotografia (Real State Photography) e o jeito que meu cliente pede os arquivos, uma 5D Clássica já daria conta do recado.
Difícil justificar um upgrade agora e estou sem saco para ficar atrás de casamento e retrato. Faço quando aparece por indicação e só. Por isso mesmo vou guardar o dinheiro.
Prefiro usar esses 500 a 1,000 dólares que precisaria no upgrade de corpo e investir em um computador novinho e mais legal.

Também acho.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #221 Online: 14 de Março de 2022, 11:22:28
Fazia muito tempo que não tirava uma meia hora ou mais para assistir um vídeo de fotografia e equipamentos no YouTube. Aí, enquanto assistia esses vídeos, fui olhar o preço da A7III na BH: continua por 1,999. Incrível como a câmera tem o mesmo valor de lançamento.
Claro que fatores como inflação + shortage de componentes + A7IV em backorder facilitam esse cenário.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.795
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #222 Online: 14 de Março de 2022, 11:30:21
O preço da R6 ajudou a Sony.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.308
  • Sexo: Masculino
Resposta #223 Online: 14 de Março de 2022, 13:26:54
O preço da R6 ajudou a Sony.
E pode ser que a sucessora da Z6ii também venha por $2,5k


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #224 Online: 14 de Março de 2022, 17:27:18
Todo mundo meio que já definiu 2,499 como o novo 1,999.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales