Autor Tópico: Agora sou Sony A7III  (Lida 57571 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #60 Online: 03 de Maio de 2019, 22:20:17
Acho muito difícil não ter perda, se não qual seria o motivo de ter o comprimido e o sem compressão? Ainda mais na Sony que o arquivo dobra de tamanho sem compressão
Você já fez ZIP de um arquivo ? Você acha que o arquivo perde por ser comprimido? O princípio é o mesmo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #61 Online: 03 de Maio de 2019, 22:33:45
Na Fuji é zero perda.
Não sei nessas câmeras Canon modernas, mas nas antigas como a 5D2 havia perda tbm, pq ao gravar os modos RAW reduzidos, o processamento fazia lá umas coisas diferentea de comprimir um arquivo, ele alterava as informações captadas pelo sensor.

Se na Fuji é compressão pura do arquivo total é show de bola.
« Última modificação: 03 de Maio de 2019, 22:34:56 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #62 Online: 03 de Maio de 2019, 22:34:22
Não sei nessas câmeras Canon modernas, mas nas antigas como a 5D2 havia perda tbm, pq ao gravar os modos RAW reduzidos, elo processamento fazia lá umas coisas diferente de comprimir um arquivo.

Se na Fuji é compressão pura do arquivo total é show de bola.
É simplesmente isso.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #63 Online: 04 de Maio de 2019, 08:49:56
Na Fuji é zero perda.
Esse almoço grátis é de se desconfiar. Por que então oferecer dois tamanhos de arquivo se eles apresentaram a mesma retenção de detalhes e informações?
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #64 Online: 04 de Maio de 2019, 09:13:50
Esse almoço grátis é de se desconfiar. Por que então oferecer dois tamanhos de arquivo se eles apresentaram a mesma retenção de detalhes e informações?
Isso nada mais é que vc pegar seu RAW e zipar ele, que parte está tão difícil assim de entender gente?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.890
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 04 de Maio de 2019, 09:15:00
Isso nada mais é que vc pegar seu RAW e zipar ele, que parte está tão difícil assim de entender gente?
Existem duas opções porque o contraponto é justamente o tempo de carga do arquivo pelos editores que fica maior devido ao tempo de descompressão do mesmo.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #66 Online: 04 de Maio de 2019, 10:29:01
Existem duas opções porque o contraponto é justamente o tempo de carga do arquivo pelos editores que fica maior devido ao tempo de descompressão do mesmo.
Pensei em outra coisa, o tempo de processamento da câmera seria maior para comprimir e salvar, assim o processador fica livre para a proxima foto.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Jonas Vaz

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
    • Instagram
Resposta #67 Online: 04 de Maio de 2019, 23:51:48
Isso nada mais é que vc pegar seu RAW e zipar ele, que parte está tão difícil assim de entender gente?

Faz o teste, se comprimir metade do tamanho, que é o caso da Sony, vai ter perda. O zip de pastas tem um algoritmo diferente, pra tirar o espaço vazio, o de arquivos únicos tem perda ou quase nada de ganho de espaço.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #68 Online: 06 de Maio de 2019, 09:11:06
Fala Thales, tudo bem?
uso sony tem uns 3 anos uma a7riii dei uma brincada aqui com duas fotos suas, só uso o Capture One a um tempo.
no link tem um perfil de cor tambem.
https://www.dropbox.com/sh/k5m2yddm8noj9fz/AAANX2_q_xDIWm4rJ_Yl5YJGa?dl=0
abração
Meu final de semana foi bem corrido e cansativo. Acabei ficando off line o tempo todo do computador. Acho que consigo olhar hoje.

Sábado foi a primeira comunhão do meu filho e de outros brasileiros aqui. Usei a câmera em situações de ISO mais alto e também fiz um mini estúdio em casa. Depois conto as minhas impressões quando olhar os resultados.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #69 Online: 06 de Maio de 2019, 09:29:09
Faz o teste, se comprimir metade do tamanho, que é o caso da Sony, vai ter perda. O zip de pastas tem um algoritmo diferente, pra tirar o espaço vazio, o de arquivos únicos tem perda ou quase nada de ganho de espaço.

Não tem nada haver isso de tirar espaço vazio.
Compressão sem perda é uma coisa muito bem documentada e estudada na Ciência da Computação.

O jeito mais simples de fazer é criar um dicionario e armazenar a posição do itens ao invés de repetir-los ao longo do arquivo.
Inclusive ao zipar arquivos pequenos, eles podem ficar maiores por conta do overhead do dicionario.
No caso das fotos os itens poderiam ser as informações RGB de mesmo valor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #70 Online: 06 de Maio de 2019, 09:32:33
Em tempo, se a Sony tem compressão com perdas, com certeza é de proposito para diminuir o custo com o processamento.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #71 Online: 06 de Maio de 2019, 09:38:52
Em tempo, se a Sony tem compressão com perdas, com certeza é de proposito para diminuir o custo com o processamento.
Faz sentido...

Alguém pode me relembrar como é na Canon? Pergunto isso pois na Sony simplesmente aparecem as opções com Compressão e Sem Compressão. A Nikon é mais "honesta" e oferece as combinações de 12 e 14 bits com e sem compressão em cada.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.776
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #72 Online: 06 de Maio de 2019, 10:04:54
As Canon com formato .CR2 não fazem compressão.
Tem opção small e medium RAW mas tudo indica que tem degradação da qualidade comparada com o RAW.

As com .CR3 tem compressão mas nunca li sobre, a primeira senão me engano foi a M50.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #73 Online: 06 de Maio de 2019, 10:06:15
Faz sentido...

Alguém pode me relembrar como é na Canon? Pergunto isso pois na Sony simplesmente aparecem as opções com Compressão e Sem Compressão. A Nikon é mais "honesta" e oferece as combinações de 12 e 14 bits com e sem compressão em cada.
Não tem sem comprenssão ao menos na D750.
Tem Compactado e compactado sem perdas, ambos 12 ou 14-bits.


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.299
  • Sexo: Masculino
Resposta #74 Online: 06 de Maio de 2019, 10:07:57
Acabei de olhar na D610 e D750 e ambas é a mesma opção como citei acima.