Autor Tópico: Agora sou Sony A7III  (Lida 57327 vezes)

rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #75 Online: 06 de Maio de 2019, 15:22:53
Isso nada mais é que vc pegar seu RAW e zipar ele, que parte está tão difícil assim de entender gente?

JPG é um arquivo "zipado", só que a compressão é bem alta.

Toda compressão tem perda. A única forma de diminuir o tamanho de arquivo é retirar informações. Ao descomprimir "restaura" informações ao arquivo por meio de padrões que identificou ao comprimir o arquivo.

Agora a forma de compressão pode ser diferente e ocasionar menos prejuízo ao resultado final quando o arquivo for recomposto.
Canon 5D MK III - Sony A7III


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #76 Online: 06 de Maio de 2019, 15:45:39
JPG é um arquivo "zipado", só que a compressão é bem alta.

Toda compressão tem perda. A única forma de diminuir o tamanho de arquivo é retirar informações. Ao descomprimir "restaura" informações ao arquivo por meio de padrões que identificou ao comprimir o arquivo.

Agora a forma de compressão pode ser diferente e ocasionar menos prejuízo ao resultado final quando o arquivo for recomposto.
:doh:
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #77 Online: 07 de Maio de 2019, 16:46:30
:doh:

Sério? Algum comentário construtivo?

Apenas fiz um paralelo entre formas de compressão. Algo a acrescentar?
Canon 5D MK III - Sony A7III


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #78 Online: 07 de Maio de 2019, 20:40:50
Rmello76, se toda compressão tivesse perdas estaríamos perdidos (com o perdão do trocadilho), como seria possível garantir a integridade de arquivos de dados com informações em bancos de dados ou backups de servidores ?

É sem perdas.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.754
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #79 Online: 07 de Maio de 2019, 22:25:23
Sério? Algum comentário construtivo?

Apenas fiz um paralelo entre formas de compressão. Algo a acrescentar?

Sim, é só você voltar o tópico e ler o que já escrevi.
Dizer que toda compressão tem perda é completamente errôneo.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #80 Online: 08 de Maio de 2019, 10:45:18
Sim, é só você voltar o tópico e ler o que já escrevi.
Dizer que toda compressão tem perda é completamente errôneo.

É só ler como funcionam os sistemas de compressão. Eles são obrigados a descartar informação para reduzir o tamanho dos arquivos. Por exemplo: https://photographylife.com/compressed-vs-uncompressed-vs-lossless-compressed-raw, https://www.dpreview.com/articles/6144418951/what-difference-does-it-make-sony-uncompressed-raw, https://www.sciencedirect.com/topics/computer-science/lossless-compression.

Mesmo na compressão "sem perda" o software armazena informações de sequência ou dados repetidos e depois os recria por meio de algoritimos.

A sony por exemplo não oferece opção lossless compression, ou seja, tem perda de informação sim. A Fuji e a Nikon oferecem, mas a restauração dos arquivos lossless deve ser feita em software com essa opção.

Rmello76, se toda compressão tivesse perdas estaríamos perdidos (com o perdão do trocadilho), como seria possível garantir a integridade de arquivos de dados com informações em bancos de dados ou backups de servidores ?

É sem perdas.

Como eu disse antes, existem vários tipos de compressão. O mais usado para imagens é o com perdas (lossy). E o formato compressed raw é dessa natureza. É só verificar nas fontes que citei. Nessa versão, o arquivo já vem pronto, com as perdas que não podem ser recuperadas.

Só depende do quanto se quer comprimir. Na lossless compression o limite de redução do tamanho do arquivo é em torno de 50%, não dá para passar disso. No sistema com perdas dá para ir bem mais longe, evidentemente. Nesse sistema é necessário existir a "chave" de descompressão que é um elemento externo ao arquivo e faz uma leitura.

Pode ler em qualquer artigo técnico a compressão sem perdas implica em recriação de dados e não somente a descompressão.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #81 Online: 08 de Maio de 2019, 11:10:36
Você mesmo explicou seu erro em dizer que toda compressão tem perdas...

Em uma compressão sem perdas os dados são analisados e otimizados para reduzir o tamanho. Como você disse, padrões de repetição são reduzidos, porém eles não são descartados, o algoritmo cria uma tag para saber o que foi reduzido e quando o arquivo é descomprimido volta a ser o que era antes. Ou seja, ele não elimina o dado, o dado está ali só que de outra forma!

O mesmo não ocorre em uma compressão com perdas, nesse caso sim os dados são eliminados e nunca voltarão a ser como antes!


rdmello76

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 802
  • Sexo: Masculino
    • Perfil 500px
Resposta #82 Online: 09 de Maio de 2019, 09:36:50
Você mesmo explicou seu erro em dizer que toda compressão tem perdas...

Em uma compressão sem perdas os dados são analisados e otimizados para reduzir o tamanho. Como você disse, padrões de repetição são reduzidos, porém eles não são descartados, o algoritmo cria uma tag para saber o que foi reduzido e quando o arquivo é descomprimido volta a ser o que era antes. Ou seja, ele não elimina o dado, o dado está ali só que de outra forma!

O mesmo não ocorre em uma compressão com perdas, nesse caso sim os dados são eliminados e nunca voltarão a ser como antes!

Pode ser. A matéria é complicada e as equações matemáticas estão razoavelmente fora do meu alcance. Pelo que entendi de alguns arquivos que li, há a criação de uma espécie de tabela ou índice de conteúdo e o algoritimo lê isso e repõe a informação. Ou seja, a informação não está ali, mas sim uma espécie de descrição do que deveria estar ali.

Mas o fato é que para o ponto da discussão, o formato raw comprido tem perdas.
Canon 5D MK III - Sony A7III


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #83 Online: 09 de Maio de 2019, 09:54:56
Se você tem uma banana, aí faz um purê de banana, depois transforma esse purê em uma banana novamente igualzinha ao que era antes, molécula por molécula, você está dizendo que não tem mais uma banana? Onde está a perda nisso?

Vamos ver se assim consegue entender, lembro que os professores do primário usavam frutas pra explicar para quem tinha dificuldades :ponder:


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #84 Online: 09 de Maio de 2019, 10:39:43
Calma galera.... não precisamos de respostas que cutucam o outro.

De qualquer maneira acho que vai de marca pra marca. Eu ainda acho que o da Sony é simplesmente com perda. A questão é se essa perda é relativamente significativa para o resultado final. Eu acredito que em 90% das vezes tanto faz.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #85 Online: 09 de Maio de 2019, 12:09:49
Tem um detalhe ai entre os termos que os diferencia.

RAW reduzido vs. RAW comprimido.

Tecnicamente falando a compressão não deveria resultar em perdas, porque a compressão deveria ser um processo de compactar para transporte e/ou ocupar menos espaço.

O RAW da Canon reduzido que conheço é diferente, não é uma compressão, a câmera processa uma foto usado um algoritmo que processa e salva as informações captadas pelo sensor de maneira diferente.

Não tive tempo de pesquisar muita coisa sobre o assunto neste momento, mas coloco um artigo que ja tem alguns anos aqui.

https://photographylife.com/sraw-format-explained

Observem, por exemplo, que no caso Nikon, na hora de recuperar os highlights comparativamente existe perda nos detalhes.

Boa discussão, e construtiva, penso que alguem poderia abri um tópico sobre isso aqui...
Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #86 Online: 14 de Maio de 2019, 10:52:11
Vou fazer um teste pelo próximo mês. Vou fotografar no modo "compactado" e falo para vocês o que eu acho.

A propósito, sobre a questão de cores, como são ruins as cores (especial em tom de pele) para a A7III. Dá para corrigir, dá... montei dois perfis de "calibração" que trazem para um tom mais neutro e o outro para um tom mais quente. Além disso acabei comprando ontem para testar o perfil de calibração desses caras aqui (tem para quase todos os fabricantes).
https://www.colorfidelity.com/
Achei o preço bem justo: 15 dinheiros.... e ainda você pode trocar ideia com o cara que faz para reclamar ou pedir ajuda ou dar opiniões.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #87 Online: 15 de Maio de 2019, 23:24:04
Algumas fotos usando perfis de correção. Para o caso da foto do meio, eu importei pelo Capture One e realmente o resultado foi bem mais agradável mas comecei a usar o perfil do Huelight (colorfidelity.com) e estou razoavelmente satisfeito.




Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #88 Online: 15 de Maio de 2019, 23:25:30
Agora essas foram com o meu perfil de correção antes de ter adquirido o da Huelight.






Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #89 Online: 16 de Maio de 2019, 11:08:44
Vou fazer um teste pelo próximo mês. Vou fotografar no modo "compactado" e falo para vocês o que eu acho.

A propósito, sobre a questão de cores, como são ruins as cores (especial em tom de pele) para a A7III. Dá para corrigir, dá... montei dois perfis de "calibração" que trazem para um tom mais neutro e o outro para um tom mais quente. Além disso acabei comprando ontem para testar o perfil de calibração desses caras aqui (tem para quase todos os fabricantes).
https://www.colorfidelity.com/
Achei o preço bem justo: 15 dinheiros.... e ainda você pode trocar ideia com o cara que faz para reclamar ou pedir ajuda ou dar opiniões.

Thales, você chegou a criar algum perfil de câmera (pra uso no Capture One) usando o X-rite Colorchecker?
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.