Autor Tópico: Hands-on: Lente Laowa 9mm f/2.8 (Fuji x mount)  (Lida 10183 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Online: 20 de Abril de 2019, 16:37:40
Essa semana botei as mãos na Laowa 9mm para a Fuji, uma lente que fez um belo estardalhaço por aí dado seu pequeno tamanho, qualidade ótica, DF e a promessa de apresentar "Zero distorção". Resolvi criar esse tópico para dar minha primeira impressão sobre ela :ok:

Eu já tive outra UGA (10-18mm) quando ainda utilizava Canon, o que faz um bom tempo, portanto estou tendo que reaprender a usar uma lente tão aberta, e bota aberta nisso! :eek:
Pode até parecer pouca diferença, mas a 10mm na Canon era equivalente a uma 16mm e essa 9mm na Fuji é equivalente a uma 13,5mm. Isso entrega uns 10º a mais de angulo de visão, ao todo uns 115º, o que é algo surreal para uma lente retilínea.

Construção: Quando você pega a caixa dessa lente pode pensar que dentro tem um brinquedinho, muito pequena e leve. No momento que abre já começa a mudar de opinião sem sequer tocar na lente, ela vem bem protegida por uma espuma firme e embalada a vácuo (achei o vácuo curioso e bem legal! Não lembro de ter comprado outra lente assim).
Ao segurá-la na mão se tem a impressão de algo bem sólido mesmo sendo bem leve, totalmente de metal, sem espaços no corpo entre as junções. O anel de foco é bem suave e agradável de mover e o anel de abertura tem cliques leves, pessoalmente prefiro cliques mais firmes para não trocar a abertura por engano, mas não tive esse problema por enquanto já que quase não é preciso mexer no foco. Ela também apresenta marcações para a distancia do foco e hiperfocal que parecem relativamente precisas.
Junto com a lente vem um para-sol de metal pequeno que combina perfeitamente com a lente que também é muito pequena.

Qualidade ótica: Sem muitos rodeios já que estou há apenas três dias com ela, lente fantástica, mas com algumas considerações.
Nitidez, contraste e controle de aberrações muito bons, as fotos saem prontas da câmera levando em conta só esses pontos.
Ajustar o foco é mamão com açúcar em aberturas menores que f/5.6, colocou a linha vermelha no meio de 0.5 e infinito vai cobrir quase tudo. A distância mínima de 12cm acaba sendo bem legal para fotos criativas!
Vinhetas fortes, fáceis de corrigir na pós por serem bem uniformes, mas usar filtro 49mm está fora de cogitação, do contrário ele aparecerá nas bordas. Pretendo trocar meus filtros por quadrados, que não devem apresentar nenhum problema.
O flare dela é forte, como é muito aberta aparece mesmo se o sol estiver a uns 90º da linha central. Dependendo do angulo o flare é muito bonito, mas em algumas situações é um pouco desagradável e atrapalha. O para-sol ajuda, mas não faz milagre, e também aumenta levemente a vinheta.
O "Zero-D" se refere a baixa distorção de barril, realmente quase nula, algo a menos para corrigir na pós. A fabricante também oferece o perfil de correção da lente para download, baixei e copiei para a pasta, mas o Lr não reconheceu, então não posso opinar se corrige bem as vinhetas.

Vamos ao que importa, Fotos!
Saí para testar pra valer hoje, e me agradou muito. Quando eu me acostumar com o angulo de visão conseguirei tirar muito mais dela!
Se olharem o exif verão que esqueci de mudar a DF na câmera em várias, então tem umas com 50mm e outras com 9mm. Algo a se ficar atento no futuro caso tenha mais de uma lente manual.

1-
fullsizeoutput_2485 by Lucas Dias, no Flickr

2-
fullsizeoutput_2484 by Lucas Dias, no Flickr

3-
fullsizeoutput_2483 by Lucas Dias, no Flickr

4-
fullsizeoutput_2482 by Lucas Dias, no Flickr

5-
fullsizeoutput_2481 by Lucas Dias, no Flickr

6-
fullsizeoutput_2480 by Lucas Dias, no Flickr

7-
fullsizeoutput_247f by Lucas Dias, no Flickr

8-
fullsizeoutput_247e by Lucas Dias, no Flickr

9-
fullsizeoutput_247c by Lucas Dias, no Flickr


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2019, 18:58:31
Legal ! Nunca consegui me entender direito com essas UGA...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2019, 19:53:28
Belas fotos, Lucas! Essa lente parece ser bem interessante..
Tenho uma Laowa retilinear 7.5mm f/2.0 para MFT (15mm equiv.) e curto bastante: super compacta, leve e robusta. Um pouco cara, mas justifica-se pela boa qualidade geral.. Acredito que deva ser um padrão semelhante a sua q é mais escura mas é consideravelmente mais aberta (13,5mm equiv.).
Comprei pensando em fotografar estrelas,  mas por eqto pouco tenho utilizado.. De qq forma é uma daquelas lentes que nao penso em vender de jeito nenhum..
« Última modificação: 20 de Abril de 2019, 19:58:05 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2019, 20:33:09
Excelente relato.  :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Abril de 2019, 21:37:38
Tenho essa lente e gosto bastante do resultado dela.  :ok:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2019, 09:16:10
Legal ! Nunca consegui me entender direito com essas UGA...

É algo bem pessoal, por isso nunca recomendo uma a não ser que a pessoa esteja procurando. Fazer uma composição interessante com ela muitas vezes é difícil, a maneira como ela entrega esse efeito de profundidade demanda se aproximar MUITO do primeiro plano e ela pega praticamente tudo ao redor colocando coisas indesejadas em segundo plano se não tive cuidado. Mas é bem interessante e depois que se acostuma rola fazer umas coisas bem criativas!

Belas fotos, Lucas! Essa lente parece ser bem interessante..
Tenho uma Laowa retilinear 7.5mm f/2.0 para MFT (15mm equiv.) e curto bastante: super compacta, leve e robusta. Um pouco cara, mas justifica-se pela boa qualidade geral.. Acredito que deva ser um padrão semelhante a sua q é mais escura mas é consideravelmente mais aberta (13,5mm equiv.).
Comprei pensando em fotografar estrelas,  mas por eqto pouco tenho utilizado.. De qq forma é uma daquelas lentes que nao penso em vender de jeito nenhum..

Essa 7.5mm é a versão dela pra MFT, acho que justamente por ser mais aberta resolveram deixar em f2.8, já que a vinheta aparece bem, se fosse f2 teria borda, sem contar que seria maior
Também espero fotografar estrelas com ela, mas vai depender mesmo é das viagens já que aqui em SP não rola  :assobi:
Tenta levar ela pra passear na rua, vai se surpreender com o que dá pra fazer na cidade!

Excelente relato.  :ok:

 :ok:

Tenho essa lente e gosto bastante do resultado dela.  :ok:

Fique a vontade pra postar umas fotos, podemos deixar esse tópico como galeria para ela :ok:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2019, 14:48:13
Segue uma das fotos que fiz com essa lente..

https://flic.kr/p/2drK1U3


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2019, 21:20:16
Mais uma...

RGPL #1 by Carlos C. Sosa, on Flickr
« Última modificação: 21 de Abril de 2019, 21:20:55 por cfcsosa »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2019, 21:23:37
Sou louco pra conhecer e fotografar o museu do amanhã. Pegou um horário e céu perfeito ein!


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2019, 21:25:41
Sou louco pra conhecer e fotografar o museu do amanhã. Pegou um horário e céu perfeito ein!
Sim, foi um dia bem legal... Depois posto mais...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2019, 22:15:24
Não sou usuário dos sistemas Fuji, mas me parece que lentes grande angulares (essa é praticamente uma olho de peixe rs) possuem essa característica de precisar saber enquadrar de maneira adequada.

O que me chamou a atenção nessas fotos foram as cores e contraste muito bons. E em se tratando de lentes abaixo de 18MM tem a grande vantagem de qualquer abertura de F5.6 pra baixo (F8, F11, etc) deixa tudo em foco, ou seja, conseguir focar com esse tipo de lente é muito mais fácil do que lentes tele.

Não sei na Fuji , mas pra Sony Nex e para EOS-M da Canon, tem muitas lentes baratas chinesas com DF de 9MM, e uma Fish-eye de 6.5 MM

O que achei curioso também é o nível mínimo de distorção para uma lente com DF de apenas 9MM - realmente impressionante!


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2019, 22:17:40
Ela é retilínea, bem diferente de uma olho de peixe


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2019, 22:57:45
Ela é retilínea, bem diferente de uma olho de peixe

É isso que reparei, o que é um milagre ótico, digamos assim para a DF de 9MM rs


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Abril de 2019, 20:28:58
RGPL #3 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Mais uma.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #14 Online: 23 de Abril de 2019, 00:09:19
Desculpem a ignorância, pois nunca usei nenhuma dessas Laowa. Parecem realmente excepcionais.

Sou daqueles que ainda acham que uma ótica bem corrigida é o "correto" a se fazer, mas convenhamos que distorção de barril até a casa de 1% é facilmente corrigível por software, então tenho uma dúvida: Até que ponto, em situações que não sejam pixel peeping elas são visivelmente superiores ao grande frenesi passado, as Rokinon retilineas ?

Nunca fui muito de usar essas UGAs, mas fiquei curioso.