Autor Tópico: Hands-on: Lente Laowa 9mm f/2.8 (Fuji x mount)  (Lida 10197 vezes)

cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 23 de Abril de 2019, 07:32:20
Desculpem a ignorância, pois nunca usei nenhuma dessas Laowa. Parecem realmente excepcionais.

Sou daqueles que ainda acham que uma ótica bem corrigida é o "correto" a se fazer, mas convenhamos que distorção de barril até a casa de 1% é facilmente corrigível por software, então tenho uma dúvida: Até que ponto, em situações que não sejam pixel peeping elas são visivelmente superiores ao grande frenesi passado, as Rokinon retilineas ?

Nunca fui muito de usar essas UGAs, mas fiquei curioso.
Olha AFShalders, a lente é totalmente manual e não tem perfil de correção pra ela, o que posso dizer é que ela funciona muito bem pra ARQUITETURA e paisagens, mas tem que sabe usar.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 23 de Abril de 2019, 07:33:34

Caramba... São as melhores fotos que eu já vi desse lugar  :ok:

 :clap:




Sent from my Hasselblad using Tapatalk
Obrigado, aí houve degradação, no original se vê melhor como essa lente é bacana.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #17 Online: 23 de Abril de 2019, 08:27:32
Desculpem a ignorância, pois nunca usei nenhuma dessas Laowa. Parecem realmente excepcionais.

Sou daqueles que ainda acham que uma ótica bem corrigida é o "correto" a se fazer, mas convenhamos que distorção de barril até a casa de 1% é facilmente corrigível por software, então tenho uma dúvida: Até que ponto, em situações que não sejam pixel peeping elas são visivelmente superiores ao grande frenesi passado, as Rokinon retilineas ?

Nunca fui muito de usar essas UGAs, mas fiquei curioso.

As Rokinon e Samyang são lentes muito boas, a que mais se compara a essa Laowa em DF seria a 14mm para FF (única que testei deles). Ela possui distorção em "onda" que é muito difícil de corrigir sem o perfil, além da comum distorção de barril, mas dá pra encontrar facilmente o perfil de correção por aí. Nitidez boa no centro e razoável nas bordas quanto aberta, contraste agradável, mas podia ser melhor. Flare bem forte e não muito agradável, e uma AC que se destaca, mas corrigivel. Algo que não gosto é o tamanho do elemento frontal, que se projeta para frente, tanto que a tampa da lente é até estranha. Isso dificulta bem o uso com filtros, que precisa de um suporte específico, e deixa a lente exposta a encostões...
Comparada a Laowa, a Rokinon/Samyang perderia em todos os quesitos, levando em conta o tamanho dela isso é incrível!
Para você ter ideia, mexi muito pouco na maioria dessas fotos, elas praticamente saíram prontas :ok:

Olha AFShalders, a lente é totalmente manual e não tem perfil de correção pra ela, o que posso dizer é que ela funciona muito bem pra ARQUITETURA e paisagens, mas tem que sabe usar.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Tem o perfil no site da fabricante, eu não consegui usar, mas dizem que é bom para corrigir a vinheta.

Saber usar uma UGA é o ponto chave, como ela é muito aberta a distorção de perspectiva fica muito evidente, qualquer movimento e a foto que você imaginava já mudou de cara, ter mão torta e depois corrigir na pós esquece! rsrs. Mas isso é questão de técnica do fotógrafo, a qualidade da lente independe disso.

Carlos, show essa PB. Onde é?


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Abril de 2019, 08:36:06
As Rokinon e Samyang são lentes muito boas, a que mais se compara a essa Laowa em DF seria a 14mm para FF (única que testei deles). Ela possui distorção em "onda" que é muito difícil de corrigir sem o perfil, além da comum distorção de barril, mas dá pra encontrar facilmente o perfil de correção por aí. Nitidez boa no centro e razoável nas bordas quanto aberta, contraste agradável, mas podia ser melhor. Flare bem forte e não muito agradável, e uma AC que se destaca, mas corrigivel. Algo que não gosto é o tamanho do elemento frontal, que se projeta para frente, tanto que a tampa da lente é até estranha. Isso dificulta bem o uso com filtros, que precisa de um suporte específico, e deixa a lente exposta a encostões...
Comparada a Laowa, a Rokinon/Samyang perderia em todos os quesitos, levando em conta o tamanho dela isso é incrível!
Para você ter ideia, mexi muito pouco na maioria dessas fotos, elas praticamente saíram prontas :ok:

Tem o perfil no site da fabricante, eu não consegui usar, mas dizem que é bom para corrigir a vinheta.

Saber usar uma UGA é o ponto chave, como ela é muito aberta a distorção de perspectiva fica muito evidente, qualquer movimento e a foto que você imaginava já mudou de cara, ter mão torta e depois corrigir na pós esquece! rsrs. Mas isso é questão de técnica do fotógrafo, a qualidade da lente independe disso.

Carlos, show essa PB. Onde é?
Essa PB coloquei aqui só pra mostrar mais da lente, mas depois vi que tá tortinha...

Esse lugar se chama Real Gabinete Português de Leitura, fica aqui no centro do Rio e é considerada uma das 5 bibliotecas mais bonitas do mundo.

Não é sem motivos né ?

Voltando a lente, eu encontrei o perfil de correção, baixei, instalei no PS pra Mac, mas ficou bem zuado, não só não corrigiu a vinheta, como jogou um treco branco, ficou bem esquisito.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 23 de Abril de 2019, 08:38:28
Um Review do qual gosto muito e me fez adquirir uma cópia:

https://youtu.be/3ZeWq0RJQjc

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #20 Online: 23 de Abril de 2019, 09:14:28
Essa PB coloquei aqui só pra mostrar mais da lente, mas depois vi que tá tortinha...

Esse lugar se chama Real Gabinete Português de Leitura, fica aqui no centro do Rio e é considerada uma das 5 bibliotecas mais bonitas do mundo.

Não é sem motivos né ?

Voltando a lente, eu encontrei o perfil de correção, baixei, instalei no PS pra Mac, mas ficou bem zuado, não só não corrigiu a vinheta, como jogou um treco branco, ficou bem esquisito.

Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk

Treco branco? :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Zuado ein, esperava mais do perfil da fabricante :assobi:

Mas corrigir a vinheta é bem fácil, ela é bem linear, então não me incomoda


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #21 Online: 23 de Abril de 2019, 11:26:54
Muito legal mesmo. Sou fascinado por UGA, tenho e adoro a Rokinon 12mm.

Caso vc tenha oportunidade de fotografar as estrelas, diz pra gente suas impressões!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #22 Online: 23 de Abril de 2019, 11:37:40
Obrigado pelas explicações, vou dar uma investigada, mas não devo me atrever a comprar. Eu paro nos 21mm (eqv).
Acho que essas Laowa seriam muito caras para a minha frequencia de uso.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #23 Online: 23 de Abril de 2019, 18:06:11
As fotos estão top... Já tinha visto no seu Instagram essa semana.
Sobre o "mini review", valeu por compartilhar com a comunidade.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 24 de Maio de 2019, 09:48:13
Mais algumas fotos de um passeio que fiz essa semana para conhecer o Teatro Municipal de SP. Infelizmente não deixaram fotografar dentro da sala de concerto no dia, ela é fantástica!

A vantagem de usar UGAs manuais é que você praticamente não precisa focar, em f4 ou aberturas menores tudo estará em foco a partir de 1m (ou menos se a abertura for menor).
Nesse caso deixei em f4 e anel de foco fixo o tempo todo já que as fotos tinham que ser ágeis, antes que alguém mal educado entrasse na frente :assobi:

Descobri como corrigir a vinheta de maneira prática, no Lr tem um perfil da 15mm Zero-D para FF e a vinheta é praticamente a mesma. Só aplicar e pronto :ok:

DSCF7765 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF7765 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF7765 by Lucas Dias, no Flickr

DSCF7765 by Lucas Dias, no Flickr

PS: essa ultima é um crop pois alguém entrou na frente 8-)


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.543
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 24 de Maio de 2019, 12:09:35
Impressionante. Gostei muito. Se um dia me caírem 500 dólares do céu, vou comprar uma dessas.  :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 24 de Maio de 2019, 14:17:34
Bem legal o resultado....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #27 Online: 29 de Maio de 2019, 08:15:50
Brincando com arquitetura e street :D

DSCF7766 by Lucas Dias, no Flickr


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.889
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 29 de Maio de 2019, 10:49:13
 :clap:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #29 Online: 29 de Maio de 2019, 10:53:05
Essa ultima foi na abertura máxima pois o lugar era um pouco escuro

Lente fácil de focar até nesse caso!