Autor Tópico: Filtros Clip-in para Fuji em breve  (Lida 7762 vezes)

Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #15 Online: 26 de Julho de 2019, 14:04:38
Eu tenho um certo cagaço de chegar perto do sensor e zoar o barraco... Não teria coragem de usar, pelo menos, com meus preconceitos atuais.

É bem mais seguro colocar um filtro desse e deixar na câmera pra sempre (no caso do protetor) do que usar a famosa canetinha pra limpar sensor.

E falando em sujeira, deve ser ótimo trocar de lente no meio do mato sem se preocupar com algum vento cheio de poeira! :ponder:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.872
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 26 de Julho de 2019, 15:00:01
É bem mais seguro colocar um filtro desse e deixar na câmera pra sempre (no caso do protetor) do que usar a famosa canetinha pra limpar sensor.

E falando em sujeira, deve ser ótimo trocar de lente no meio do mato sem se preocupar com algum vento cheio de poeira! :ponder:

Meu sonho, essa parada aí tô estudando mais a fundo pra comprar...


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #17 Online: 26 de Julho de 2019, 17:50:04
Eu tenho um certo cagaço de chegar perto do sensor e zoar o barraco... Não teria coragem de usar, pelo menos, com meus preconceitos atuais.

Alẽm dos comentarios do Lucas, tem isso: custa $185 um filtrinho tamanho APS-C. Imagina quanto custaria um 77mm...  :aua:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.872
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 26 de Julho de 2019, 17:51:51
Alẽm dos comentarios do Lucas, tem isso: custa $185 um filtrinho tamanho APS-C. Imagina quanto custaria um 77mm...  :aua:

São mais caros e tem limitações sem dúvida alguma, porém o filtro de proteção vale a pena: 80 USD.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #19 Online: 26 de Julho de 2019, 19:06:56
Não acho caros, eu comparo eles com os preços de filtros quadrados como os da Lee. É um filtro pra você usar com o máximo de lentes possível sem precisar de adaptador. Os Lee quadrados (tipo cokin) são caros, mais suscetíveis a riscos e quebras e você ainda terá que ter um adaptador para cada lente (se a rosca for de tamanho diferente). O mesmo ocorre com filtros circulares comuns, você terá um filtro grande cheio de anéis step-up, e um filtro grande e bom não é tão barato.

Considero essa solução clip-in sensacional, só ficaria perfeita se desse pra juntar dois filtros quando precisasse :hysterical:
*E se a minha 18mm estivesse na lista de compatibilidade :p



Edit: Olhei aqui na BH pra dar um valor mais certo, um filtro ND B+W de 62mm sai em média 80 dólares. Cada um ND desses Clip-in sai 100 dólares!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2019, 14:05:04
É bem mais seguro colocar um filtro desse e deixar na câmera pra sempre (no caso do protetor) do que usar a famosa canetinha pra limpar sensor.

E falando em sujeira, deve ser ótimo trocar de lente no meio do mato sem se preocupar com algum vento cheio de poeira! :ponder:
Nessa ótica se torna interessante mas sempre vai ficar aquela dúvida de quão bom é o filtro a ponto de não reduzir a performance ótica por conta de ter algo na frente do sensor. Filtros que não reduzem a performance não são caros apesar que ainda são muito mais baratos que danificar o sensor e ter de consertar.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.751
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2019, 18:45:09
Nessa ótica se torna interessante mas sempre vai ficar aquela dúvida de quão bom é o filtro a ponto de não reduzir a performance ótica por conta de ter algo na frente do sensor. Filtros que não reduzem a performance não são caros apesar que ainda são muito mais baratos que danificar o sensor e ter de consertar.

Mas isso n seria duvida para quem ja decidiu usar filtro.
A duvida é apenas ficar na frente da lente ou entre a lente o sensor.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 10 de Setembro de 2019, 09:49:23
Alguém já se aventurou nesses filtros?

Andei olhando comentários por aí e parece que possuem um leve color cast nos NDs de alta densidade, fora isso a qualidade é boa, sem nenhuma perda em nitidez... :ponder:

Será que dá pra cortar um B+W e colocar no lugar? :hysterical:


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.872
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 10 de Setembro de 2019, 09:55:48
Alguém já se aventurou nesses filtros?

Andei olhando comentários por aí e parece que possuem um leve color cast nos NDs de alta densidade, fora isso a qualidade é boa, sem nenhuma perda em nitidez... :ponder:

Será que dá pra cortar um B+W e colocar no lugar? :hysterical:
Aguardando vc arriscar cortar um B+W pra fazer.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #24 Online: 10 de Setembro de 2019, 10:44:24
Aguardando vc arriscar cortar um B+W pra fazer.

Enviado de meu SM-N950F usando o Tapatalk

Não duvide, já fiz uma capa a prova d'agua com um B+W UV que eu tenho e saquinho ziploc :hysterical:


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #25 Online: 02 de Abril de 2020, 15:03:56
Custou um rim, mas comprei um duo-narrowband.


No caso, é a curva vermelha, que permite passagem de luz somente nas frequências do Hidrogênio alfa e Oxigênio III.   

Ainda não consegui testar no real objetivo deste filtro, 1. porque chegou hoje e 2. porque está nublado. Durante o dia, esse é o resultado. Detalhe que, por causa do severo corte no espectro, há uma perda de vários pontos de luz. Nesta cena, 2.5 pontos.


Aguardem resultados. Dizem que com este filtro nem a luz da lua atrapalha.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.872
  • Sexo: Masculino
Resposta #26 Online: 02 de Abril de 2020, 15:06:14
Custou um rim, mas comprei um duo-narrowband.


No caso, é a curva vermelha, que permite passagem de luz somente nas frequências do Hidrogênio alfa e Oxigênio III.   

Ainda não consegui testar no real objetivo deste filtro, 1. porque chegou hoje e 2. porque está nublado. Durante o dia, esse é o resultado. Detalhe que, por causa do severo corte no espectro, há uma perda de vários pontos de luz. Nesta cena, 2.5 pontos.


Aguardem resultados. Dizem que com este filtro nem a luz da lua atrapalha.
Eita

Sent from my SM-N975F using Tapatalk



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #27 Online: 06 de Abril de 2020, 23:09:34
E como ele fica na câmera? Encaixa bem com qualquer lente? O que achou desse estilo de filtro?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #28 Online: 07 de Abril de 2020, 14:00:16
E como ele fica na câmera? Encaixa bem com qualquer lente? O que achou desse estilo de filtro?
Qualquer lente funciona bem. O problema que vi é que a fita dupla face atrás do filtro não gruda na câmera... Logo o filtro fica meio prensado entre a lente e a câmera (tem aquelas abas pra isso), mas se tirar a lente da câmera sem o sensor estar pra cima, o filtro vai cair no chão.

Junto com o filtro vem uns 5 kits de fitas dupla face já cortadas no tamanho certo, mas se faltar, é fácil cortar mais.



Sobre a qualidade do filtro ainda não posso atestar, porque ainda não fez uma noite limpa desde que eu comprei.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk

« Última modificação: 07 de Abril de 2020, 14:01:54 por felipemendes »


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.528
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #29 Online: 15 de Abril de 2020, 12:52:52
Testei ontem à noite, mas ainda sem resultados apresentáveis.

Realmente a moldura do filtro não tem o melhor dos encaixes: tentei usar uma fita dupla face mais grossa pra fazer grudar melhor, mas parece que a pintura da moldura não gruda em qualquer fita: minha fita 3M vermelha super-forte mal grudou.

Sobre a imagem em si, o duo-narrowband é bastante efetivo em bloquear a luz da lua e poluição luminosa em geral. Porém, por ser um filtro plano na frente de outro filtro plano (o filtro de proteção do sensor), há reflexo interno. Então, fotografar uma estrela muito brilhante causa flare. O mesmo deve se aplicar a qualquer filtro, contra fontes muito luminosas - quem quer um ND muito forte deve ter isso em mente.