Autor Tópico: Ajuda em minha primeira aquisição para fotografar viajens  (Lida 6235 vezes)

lorigas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Online: 24 de Abril de 2019, 15:52:25
Olá boa tarde a todos.
Estou querendo comprar uma câmera fotográfica para levar em minhas viagens.
Estou indo para a Grécia agora em Junho e estou querendo adquirir uma Câmera Fotográfica capaz de tirar ótimas fotos das praias e pontos turísticos que irei conhecer. Outro ponto legal seria poder também fazer alguns filmes em 1080p de curta duração.
Estou entrando agora no mundo da fotografia e em breve pretendo me aprofundar ainda mais.
O que me recomendam com um orçamento entre R$3000,00 a R$4000,00?
Eu já possuo uma Gopro Hero 6 Black para fotografias e videos sub-aquáticos e um Drone DJI Spark para imagens aéreas.
Obrigado a todos


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2019, 16:09:48
Fotos ótimas em situações com muita luz, como praias, e filmes curtos em 1080p, um bom celular já faz.


lorigas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2019, 16:20:13
Fotos ótimas em situações com muita luz, como praias, e filmes curtos em 1080p, um bom celular já faz.
RFP obrigado pelo comentário. Então eu até faço algumas fotos com meu celular Iphone 6S e Iphone 7 Plus da minha esposa porém as fotos são bem limitadas em questão de foco e nitidez de ângulos mais amplos.
Como mencionei também quero me aprofundar um pouco mais no mundo da fotografia e ter uma câmera com ajustes mais finos e possibilidades de troca de lentes seria um pontapé inicial para isso.
Cheguei a ver bastante reviews da Canon M50 da Sony A6300 que estão dentro da faixa de preço mencionada mais gostaria de uma opinião de vocês com mais conhecimento se vale a pena investir esse valor em uma primeira câmera ou pegar uma com valor mais baixo e investir em lentes para diversificar ainda mais as opções de fotografias.


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.494
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2019, 16:22:20
Eu tendo a concordar. Hoje tendo a fazer mais fotos de celular que de câmera dedicada. A exceção normalmente é relacionada ao ângulo que quero usar (sou fã de GA), à baixa luminosidade ou longa exposição.

Dito isto, vejo que vc tem uma boa ideia do que quer: nitidez em ângulos mais amplos - justamente a exceção acima. Então minha recomendação seria ver, entre a Sony e a Canon, qual a que você consegue comprar com uma lente do kit+zoom grande angular. Não sei as opções porque não uso nenhuma das duas marcas.
« Última modificação: 24 de Abril de 2019, 16:30:22 por felipemendes »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2019, 16:40:47
Sony RX100 ou Pana. LX100
Câmeras bem leves com qualidade de imagem e lentes muito boas (fixas). Cabem no bolso de um casaco e aguentam subir um pouco o ISO para fotos noturnas. Perfeitas para viagem! :ok:

Fuji X-E3 + Lente 15-45mm
Um pouco maior que as anteriores, mas com sensor maior, vai te entregar ótima qualidade de imagem e permitir fotos noturnas sem problema algum! Indiquei essa lente pois ela é uma zoom bem compacta, pessoalmente eu viajo numa boa apenas com uma 18mm pancake que deixa o conjunto menor ainda (mas mais caro)

Essas você consegue encontrar dentro do seu orçamento, se quiser sair um pouco dele dá pra encontrar outras opções como as Olympus, Panasonic, outras Fuji, todas com lentes intercambiáveis :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 24 de Abril de 2019, 16:47:25
Sony RX100 ou Pana. LX100
Câmeras bem leves com qualidade de imagem e lentes muito boas (fixas). Cabem no bolso de um casaco e aguentam subir um pouco o ISO para fotos noturnas. Perfeitas para viagem! :ok:

Fuji X-E3 + Lente 15-45mm
Um pouco maior que as anteriores, mas com sensor maior, vai te entregar ótima qualidade de imagem e permitir fotos noturnas sem problema algum! Indiquei essa lente pois ela é uma zoom bem compacta, pessoalmente eu viajo numa boa apenas com uma 18mm pancake que deixa o conjunto menor ainda (mas mais caro)

Essas você consegue encontrar dentro do seu orçamento, se quiser sair um pouco dele dá pra encontrar outras opções como as Olympus, Panasonic, outras Fuji, todas com lentes intercambiáveis :ok:
Ótimas sugestões!!!
Conhecimento importa mais que equipamento.


lorigas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 24 de Abril de 2019, 17:00:32
Eu tendo a concordar. Hoje tendo a fazer mais fotos de celular que de câmera dedicada. A exceção normalmente é relacionada ao ângulo que quero usar (sou fã de GA), à baixa luminosidade ou longa exposição.

Dito isto, vejo que vc tem uma boa ideia do que quer: nitidez em ângulos mais amplos - justamente a exceção acima. Então minha recomendação seria ver, entre a Sony e a Canon, qual a que você consegue comprar com uma lente do kit+zoom grande angular. Não sei as opções porque não uso nenhuma das duas marcas.

Obrigado pela resposta FelipeMendes! Então como mencionei anteriormente até andei pesquisando muito sobre a M50 e a A6300 que estão na mesma faixa de preço o que pega mesmo seria o Kit de lentes que são mais caros da sony. Estou querendo uma câmera que possa captar uma boa foto da "Acrópole Iluminada" quando estiver em Atenas  :D


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Abril de 2019, 17:00:45
A Canon M50 está nesta faixa de orçamento, e é bem fácil conseguir resultados bacanas com ela, mesmo para marinheiros de primeira viagem.
Alexandre Rodrigues


lorigas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Abril de 2019, 17:05:32
Sony RX100 ou Pana. LX100
Câmeras bem leves com qualidade de imagem e lentes muito boas (fixas). Cabem no bolso de um casaco e aguentam subir um pouco o ISO para fotos noturnas. Perfeitas para viagem! :ok:

Fuji X-E3 + Lente 15-45mm
Um pouco maior que as anteriores, mas com sensor maior, vai te entregar ótima qualidade de imagem e permitir fotos noturnas sem problema algum! Indiquei essa lente pois ela é uma zoom bem compacta, pessoalmente eu viajo numa boa apenas com uma 18mm pancake que deixa o conjunto menor ainda (mas mais caro)

Essas você consegue encontrar dentro do seu orçamento, se quiser sair um pouco dele dá pra encontrar outras opções como as Olympus, Panasonic, outras Fuji, todas com lentes intercambiáveis :ok:

Obrigado pelas Sugestões Lucas M Dias! Acabei de dar uma pesquisada nas câmeras mencionadas! Essa Pana. LX100 me trouxe uma boa impressão. No caso desta câmera a lente é fixa correto? Essas outras opções que você se referiu com lentes intercambiáveis quais seriam?
Mais uma vez Obrigado.


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 24 de Abril de 2019, 17:15:15
Mais um voto para as sugestões do colega Lucas.

Inclusive gostaria de deixar meu depoimento: após voltar de duas viagens internacionais com fotos que não faziam jus ao que eu tinha presenciado, entrei neste forum justamente em busca de uma câmera para melhorar a qualidade das fotos nas viagens futuras. Optei por uma DLSR de entrada da Canon e acabei pegando gosto pelo hobby, aprendi um bocado por aqui e fui vendo que na verdade as dicas técnicas e artísticas agregaram muito mais do que a compra do equipamento em si. Hoje, mesmo tendo uma DSLR full-frame, lentes grandes, pesadas e dedicadas para cada situação, me sinto muito melhor viajando com uma Sony RX100 (a minha é a da versão III). Ela perde um pouquinho em qualidade de imagem, quando comparado com uma de sensor maior (seja full-frame, APS-C, etc), mas já é bem superior a um celular, especialmente em condições extremas (pouca luz ou situações onde é necessário maior alcance dinâmico). E o bacana é que ela faz isso de uma forma muito mais prática para um viajante: é pequena a ponto de caber num bolso de calça jeans, vem com uma lente zoom versátil e com grande abertura, tem flash pop-up rebatível, tem visor eletrônico também pop-up, a tela é rotacionável 180º para selfies, tem wifi para transferir as fotos em tempo real ou até para disparar a câmera remotamente com um celular (elimina a necessidade de um disparador remoto ou de usar o disparo por timer), você coloca ela num tripézinho tipo gorillapod e faz suas fotos sozinho, sem a necessidade de pedir para outros tirarem, e mesmo quando pede para alguém, ela é muito mais intuitiva para um leigo do que uma DSLR que muitos não sabem manipular, escolher o ponto de foco etc... enfim, eu falo isso para todos que me perguntam e parece até que sou patrocinado pela Sony! haha! Mas é que realmente foi uma solução de viagem que achei incrível e fico pensando como viajava antes sem uma câmerazinha dessa!

A Panasonic LX100 seria praticamente tudo o que mencionei da RX100, com um pouquinho a mais de qualidade de imagem em troca de um corpo um pouquinho maior ou menos portátil (não deve entrar num bolso de jeans).

Agora, se o interesse em se aprofundar pelos comandos manuais, usar lentes com ângulos diferentes (ultra-angulares ou super-teles) e coisas neste sentido for igual ou maior que apenas ter uma boa câmera de viagens, aí sim, invista numa de lentes intercambiáveis e prepare-se para nunca mais parar de gastar dinheiro! haha! Pode pensar em qualquer DSLR de entrada como a Rebel da Canon ou série 3000 ou 5000 da Nikon, ou mesmo qualquer destas mirrorless tipo Sony A6000, Fujis etc... todas te darão essa possibilidade de ajustes manuais e troca de lentes.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


lorigas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 24 de Abril de 2019, 17:28:54
A Canon M50 está nesta faixa de orçamento, e é bem fácil conseguir resultados bacanas com ela, mesmo para marinheiros de primeira viagem.
Obrigado Alexandre Rodrigues pelo comentário. Eu até cheguei a ver uma resposta sua em outro tópico referente a sua Canon M50 e essa era a minha primeira opção até começar a ter duvidas se realmente ela seria ideal para meu uso em viagens.
Como disse no post inicial essa será minha primeira aquisição. O que fez você a escolher essa câmera dentro de tantas opções na mesma faixa de preço?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 24 de Abril de 2019, 18:02:02
Sou mais um a endossar o uso da LX100.

Outra possibilidade é investir em um celular top de linha como Google Pixel 3 e um gimbal ou algo como Osmo Mobile. Talvez atenda também.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


lorigas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 24 de Abril de 2019, 18:03:45
Mais um voto para as sugestões do colega Lucas.

Inclusive gostaria de deixar meu depoimento: após voltar de duas viagens internacionais com fotos que não faziam jus ao que eu tinha presenciado, entrei neste forum justamente em busca de uma câmera para melhorar a qualidade das fotos nas viagens futuras. Optei por uma DLSR de entrada da Canon e acabei pegando gosto pelo hobby, aprendi um bocado por aqui e fui vendo que na verdade as dicas técnicas e artísticas agregaram muito mais do que a compra do equipamento em si. Hoje, mesmo tendo uma DSLR full-frame, lentes grandes, pesadas e dedicadas para cada situação, me sinto muito melhor viajando com uma Sony RX100 (a minha é a da versão III). Ela perde um pouquinho em qualidade de imagem, quando comparado com uma de sensor maior (seja full-frame, APS-C, etc), mas já é bem superior a um celular, especialmente em condições extremas (pouca luz ou situações onde é necessário maior alcance dinâmico). E o bacana é que ela faz isso de uma forma muito mais prática para um viajante: é pequena a ponto de caber num bolso de calça jeans, vem com uma lente zoom versátil e com grande abertura, tem flash pop-up rebatível, tem visor eletrônico também pop-up, a tela é rotacionável 180º para selfies, tem wifi para transferir as fotos em tempo real ou até para disparar a câmera remotamente com um celular (elimina a necessidade de um disparador remoto ou de usar o disparo por timer), você coloca ela num tripézinho tipo gorillapod e faz suas fotos sozinho, sem a necessidade de pedir para outros tirarem, e mesmo quando pede para alguém, ela é muito mais intuitiva para um leigo do que uma DSLR que muitos não sabem manipular, escolher o ponto de foco etc... enfim, eu falo isso para todos que me perguntam e parece até que sou patrocinado pela Sony! haha! Mas é que realmente foi uma solução de viagem que achei incrível e fico pensando como viajava antes sem uma câmerazinha dessa!

A Panasonic LX100 seria praticamente tudo o que mencionei da RX100, com um pouquinho a mais de qualidade de imagem em troca de um corpo um pouquinho maior ou menos portátil (não deve entrar num bolso de jeans).

Agora, se o interesse em se aprofundar pelos comandos manuais, usar lentes com ângulos diferentes (ultra-angulares ou super-teles) e coisas neste sentido for igual ou maior que apenas ter uma boa câmera de viagens, aí sim, invista numa de lentes intercambiáveis e prepare-se para nunca mais parar de gastar dinheiro! haha! Pode pensar em qualquer DSLR de entrada como a Rebel da Canon ou série 3000 ou 5000 da Nikon, ou mesmo qualquer destas mirrorless tipo Sony A6000, Fujis etc... todas te darão essa possibilidade de ajustes manuais e troca de lentes.

Obrigado pelo comentário Elder Walker! Poxa que bacana ter este feedback de vocês para esta escolha. Quando citei a Pana. LX100 na citação que fiz para o Lucas não tinha reparado que a Sony RX100 tinha 6 modelos sendo o mais atual na casa dos 7K :o :o :o
Essa opção me faz pensar que se fosse para ser utilizada somente em viagens essa seria a câmera porém creio eu que não da muitas opções para me aprofundar mais pra frente em outras áreas da fotografia.


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2019, 18:05:33
Pessoalmente, acabo usando muito mais uma das minhas "telezoom" do que qualquer outra, quando viajo.
É com ela que vou buscar detalhes na paisagem, que escapam de quem só tem a grande angular (como é o caso dos celulares).
Além disso, sempre vai haver os locais por onde você não pode passar, mas a tele garante a sua foto.

Ubuntu 18.04 LTS



Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2019, 18:13:50
Pessoalmente, acabo usando muito mais uma das minhas "telezoom" do que qualquer outra, quando viajo.
É com ela que vou buscar detalhes na paisagem, que escapam de quem só tem a grande angular (como é o caso dos celulares).
Além disso, sempre vai haver os locais por onde você não pode passar, mas a tele garante a sua foto.

Ubuntu 18.04 LTS
Complementando, os kits mais baratos costumam incluir uma tele com estabilização de imagem e se encaixam (com folga) no seu orçamento.

Ubuntu 18.04 LTS