Autor Tópico: Como você aplica nitidez no PS?  (Lida 2398 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 25 de Abril de 2019, 09:50:19
Oi galera. Eu uso pouco o PS.
Mas fiz um ensaio em estúdio e estou passando todas as imagens pelo PS pra remoção de manchas, retoque de pele e aplicação de nitidez.
Costumo aplicar nitidez através do Filtro alta frequência - (high pass) - e aplicação via máscara de camada, somente em alguns pontos da imagem. Normalmente faço isso rapidamente, pois tenho uma action pronta. Então basicamente só pinto a máscara onde preciso da nitidez. Mas não sei se é a melhor forma.

Gostaria de saber como vocês fazem ou como julgam ser a melhor forma (buscando uma nitidez mais natural).
 :ok:
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 09:51:06 por nandoespinosa »


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2019, 09:57:03
Eu não aplico nitidez, mas não sei como é no caso de fotos de pessoas, eu fotografo paisagens, antigamente eu usava, hoje não uso mais, acho que fica menos agressivo assim.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2019, 10:08:52
Se for especificamente no PS, o high pass com máscara. Não sou fã do unsharp mask do PS.
(Se bem que uso o PS uma vez a cada era geológica)


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2019, 19:47:13
Eu uso o Unsharp Mask sempre, mas muito pouco, muito pouco mesmo... nunca senti necessidade de ficar aplicando nitidez, uma coisa que percebo nos WS que dou é que muita gente confunde foto fora de foco com foto sem nitidez, não que esse seja o caso, mas mesmo fazendo fotos com uma t5i + 18 55 eu não vejo necessidade de ficar aplicando nitidez na pós... mas quando uso o Unsharp Mask já esta mais que o suficiente (isso se abrir no PS, se não eu uso a nitidez do CR mesmo)
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 19:47:44 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2019, 20:14:51
Eu uso o Unsharp Mask sempre, mas muito pouco, muito pouco mesmo... nunca senti necessidade de ficar aplicando nitidez, uma coisa que percebo nos WS que dou é que muita gente confunde foto fora de foco com foto sem nitidez, não que esse seja o caso, mas mesmo fazendo fotos com uma t5i + 18 55 eu não vejo necessidade de ficar aplicando nitidez na pós... mas quando uso o Unsharp Mask já esta mais que o suficiente (isso se abrir no PS, se não eu uso a nitidez do CR mesmo)

Concordo, quanto menos tiver que aplicar, melhor.



Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2019, 15:28:14
Eu tbm uso a nitidez através da chave de nitidez do ACR ( ou Lightroom ), embora seja motivo da maioria entortar o nariz.


teol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2019, 19:17:37
Sempre uso o Unsharp Mask e é a maneira como a maioria dos profissionais na área de fotografia de moda utilizam.
Mas como o leonobox comentou, nunca pra "arrumar" imagens fora de foco, mas sim pra dar um up.
Se utilizar eu recomendo manter um ratio entre 1,0 e 2,0 no máximo, levando em consideração a distância focal também.
Canon 6D
EF 50mm f/1.4 | EF 24-70mm f/2.8L II
Godox V860II C | Godox Xpro-C | Godox AD600BM


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2019, 09:52:30
Eu sempre aplico nitidez e redução de ruído seletivamente, faço a seleção depois refino as arestas nos locais onde tem foco, e onde não tem foco faço redução de ruído...
Aqui um exemplo: https://flic.kr/p/2eo259p