Autor Tópico: Impressões ON1 Photo Raw 2019  (Lida 5510 vezes)

aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Online: 25 de Abril de 2019, 12:40:19
Olá pessoal.
Recentemente se aproximava a renovação do meu plano da Adobe e fiquei pensando sobre a necessidade de pagar mensalidade eterna, indefinidamente, uma vez que sou hobbista. Fotografo mais minha família, meus filhos e, quando viajamos, aí sim tenho uma quantidade maior de fotos para tratar. Mas às vezes passo um mês sem produzir nada. Por isso o incômodo com este plano da Adobe. E, ainda, jamais usei o PS.
Então fui procurar uma alternativa que fosse intuitiva, que não me consumisse um tempão para dominar (já tive que gastar um bom tempo com tutoriais online sobre o LR e não queria ter todo este trabalho novamente). Desta forma baixei de tudo para testar.
Apesar de ser hobbista sou chato com a qualidade final (não que eu seja um excelente fotógrafo) e não queria baixar a qualidade. E não queria perder as funcionalidades da Biblioteca do LR.
Acabei comprando o DXO pois fiquei chocado com o ganho de qualidade dele em relação ao LR (ruído, recuperação de luzes e sombras). E ainda fiquei viciado nos ajustes locais dele (nem vou comentar sobre ele pois me parece ser algo já conhecido aqui pelo pessoal do fórum). Troquei uma idéia com o AFShalders via MP, que foi me esclarecendo algumas coisas, o que pesou na escolha.
Mas, sentindo falta de algo para gerenciar as imagens, catalogar, classificar, colocar palavras chave, etc, o que o DXO está longe de fazer, fui testando mais alguns e achei o ON1 Photo Raw 2019. Baixei, gostei logo de cara e, devido a uma promoção acabei comprando antes de estar completamente certo se era o que eu procurava.
Acompanhando as redes sociais do aplicativo, vendo tutoriais que eles lançam frequentemente e mexendo no programa mais detidamente, hoje acredito que ele é uma ótima alternativa ao LR e que eu fiz uma boa escolha. Ele até tem algumas funções a mais que o LR, como a possibilidade de trabalhar com layers e focus stacking. E, vendo a frequência com que produzem tutoriais e lives e, diante da autualização que anunciaram para maio, com keywords hierárquicas e histórico da edição entre várias outras melhorias, vi que os desenvolvedores não estão de brincadeira quanto a melhorar ainda mais o programa.
Quanto à qualidade das imagens produzidas por ele, comparei com o DXO Photolab e o DXO é melhor, sem dúvida (aí eu exigi demais também... rs). Em suma, devo seguir a vida assim: baixo as fotos, classifico, seleciono, faço essas coisas com o ON1. Abro e faço edições rotineiras no DXO Photolab, que segue sendo meu preferido para isso. E, se quiser fazer algo mais no ON1 (gostei bastante dos filtros e de um módulo específico para tratar retrato por exemplo), mando do DXO como TIFF para o ON1.
Quis deixar aqui meu depoimento mais como sugestão para alguém que procura uma alternativa à Adobe. Estou longe de ser expert no assunto e os colegas aí que de fato entendem da coisa podem opinar também sobre o programa, criticar e, quem sabe, até testarem e postarem algo mais sobre ele. A intenção é chamar a atenção para o que me pareceu um software promissor e que vejo ser pouco mencionado por aqui. Talvez outros possam ser atendidos por ele também.
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.773
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #1 Online: 25 de Abril de 2019, 15:00:02
É muito bom quando encontramos um software que atende as nossas necessidades na fotografia e na "economia financeira". hehehehehe

Com relação ao ON1 Photo RAW,  a atualização 2019.5, que está para sair, traz algumas novidades bem interessantes!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 25 de Abril de 2019, 16:23:21
Nogueira,

Se você pretende catalogar suas fotos por palavra-chave, cores, estrelas e tal, acho mais interessante usar um programa específico para isso. Procure por DAM software, tem muitos. Existem dois gratuitos muito bons, o Darktable, Digikam e o XNViewMP.

Fora esses tem o ACDSee, o Photo Mechanic, e mais uma meia dúzia.

O que mata no ON1 é que um monte de coisas importantes são pagas a parte.
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 16:23:57 por AFShalders »


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 25 de Abril de 2019, 17:25:47
Nogueira,

Se você pretende catalogar suas fotos por palavra-chave, cores, estrelas e tal, acho mais interessante usar um programa específico para isso. Procure por DAM software, tem muitos. Existem dois gratuitos muito bons, o Darktable, Digikam e o XNViewMP.

Fora esses tem o ACDSee, o Photo Mechanic, e mais uma meia dúzia.

O que mata no ON1 é que um monte de coisas importantes são pagas a parte.

Tudo bem, AFShalders? Acabou que te citei na primeira mensagem do tópico e nem tinha te agradecido pela ajuda que me deu via MP. De qualquer forma, obrigado agora...  :D
Alguns destes eu testei ou li reviews. ACDSee achei interessante, mas baixei e não curti o visual dele, por exemplo; e achei algumas ações pouco práticas, exigindo muitos passos para resolver algo simples (não lembro de nenhum exemplo aqui agora...). Além dos que você citou uma boa opção que achei também é o Adobe Bridge, que é Adobe mas é gratuito.
Sobre o ON1 ter coisas a serem pagas a parte acredito que deva ter tido alguma mudança na política do software. Não tem nada mais a ser pago separadamente. Lendo alguns reviews vi que o programa até 2018 era um punhado de módulos separados e que, na versão 2019, mudou tudo, juntando tudo num programa só. Talvez você não tenha visto o programa na versão 2019. Ou talvez eu não tenha visto as outras coisas pagas à parte... Mas realmente não achei nada importante para ser pago à parte no site deles.
Eu acabei optando pelo ON1 pelo que tem nele e que não tem no DXO Photolab, como a possibilidade de editar panoramas, HDRs e focus stacking, com a finalidade de ele gerenciar os arquivos e servir para complementar o DXO Photolab com estas funções também. Tem também as layers, mas não tenho pretensão de usar isso por enquanto; não pesou muito na escolha.
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 17:27:09 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 25 de Abril de 2019, 17:48:26
Valeu por compartilhar. Eu nunca tinha ouvido falar desse programa. Depois vou dar uma olhada com mais calma. Seria muito lhe pedir para fazer um vídeo de uns 10 a 15 min filmando sua tela e mostrando um tratamento básico para nós vermos como é a interface?

Fui olhar o preço aqui e está 79.99 dólares. Quanto você pagou aí no Brasil?

Estou querendo testar algo novo. A princípio tinha pensado no Capture One mas vou olhar esse também.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Abril de 2019, 18:17:15
Valeu por compartilhar. Eu nunca tinha ouvido falar desse programa. Depois vou dar uma olhada com mais calma. Seria muito lhe pedir para fazer um vídeo de uns 10 a 15 min filmando sua tela e mostrando um tratamento básico para nós vermos como é a interface?

Fui olhar o preço aqui e está 79.99 dólares. Quanto você pagou aí no Brasil?

Estou querendo testar algo novo. A princípio tinha pensado no Capture One mas vou olhar esse também.

Oi Thales, tudo bem?

A idéia de compartilhar foi exatamente esta. Acredito que tenha mais gente por aqui procurando software alternativo e vejo esse como uma boa opção e é pouco conhecido aqui no fórum. Como disse, não sou expert em fotografia e nem em edição e, para a edição propriamente dita, tenho usado o DXO Photolab ultimamente, sem qualquer arrependimento. Mas quando se quer um software que resolva um monte de coisas e não seja Adobe acredito que este seja a melhor opção. Não tem a qualidade de edição do DXO PL, mas é mais completo. E o Capture One, que testei alguns dias, também é completo mas é outro patamar de preço (e de qualidade também, obviamente...).

Quanto a fazer um video estou meio sem tempo aqui por agora. Mas, como eu disse, as redes sociais deles estão muito ativas, produzindo material o tempo todo, tutoriais, webinar, etc. O que até me causou uma boa impressão quanto a aplicação deles em produzir algo digno de merecer atenção. Sugiro buscar o canal no youtube que tem video de todo jeito. Dá para ter uma noção boa de como o software funciona. Segue o link: https://www.youtube.com/user/onOneSoftwareU/featured

E dá para baixar o software para teste, se não me engano, por 30 dias. Ah! E o preço que paguei foi o mesmo que você mencionou.
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 18:18:50 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 25 de Abril de 2019, 19:44:59
Nogueira,

Se eles realmente pararam com a venda de plug-ins importantes, posso reconsiderar.
Vou baixar a versão nova e dar uma olhada, não custa nada.

O Capture One eu detesto solenemente, mas por algumas coisas apenas. Uma delas é o maldito antes-e-depois que você tem que salvar a imagem para criar um instantâneo para poder comparar com os ajustes atuais. No caso dos sistemas que uso, Micro 4/3, Pentax e Fuji, o C1 não me dá vantagem nenhuma pelo preço que eles cobram, e ainda mais com esse modelo novo de assinatura.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 25 de Abril de 2019, 21:04:01
Nogueira,

Se eles realmente pararam com a venda de plug-ins importantes, posso reconsiderar.
Vou baixar a versão nova e dar uma olhada, não custa nada.

O Capture One eu detesto solenemente, mas por algumas coisas apenas. Uma delas é o maldito antes-e-depois que você tem que salvar a imagem para criar um instantâneo para poder comparar com os ajustes atuais. No caso dos sistemas que uso, Micro 4/3, Pentax e Fuji, o C1 não me dá vantagem nenhuma pelo preço que eles cobram, e ainda mais com esse modelo novo de assinatura.
Legal. Depois poste suas impressões pois pelo jeito você sabe do assunto. Seria bom conhecer sua opinião.
Depois que li seu post acima baixei o Digikam e vou ver com mais tempo depois. A principio ficou travando muito no meu PC e acredito que não seja por configuração insuficiente do PC. Não entendi.
O Photo Mechanic achei muito caro.
Sobre os recursos do ON1, uma coisa que eu achei muito boa foi a forma de classificar as fotos com estrelas. Você clica os números de 1 a 5, a classificação que quiser atribuir, e ele automaticamente já pula para a próxima. Muita agilidade. E depois a classificação é reconhecida pelo DXO PL. Abro nele, seleciono só as de 3 ou 4 estrelas para cima e escolho quais vou enfim tratar.
No ACDSee, Bridge e outros eu precisava de 1 clique ou 2 a mais.
Sobre o Capture 1, também testei. Mas o preço e o fato de não ser intuitivo ou pelo menos mais parecido com o LR, o que facilitaria minha curva de aprendizado, me fez desistir rapidamente.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 21:07:35 por aanogueira »
# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 25 de Abril de 2019, 22:09:07
O ACDSee funciona, tem gente que adora, mas confesso que não é o meu caso.

Aqui o Darktable e o Digikam funcionam na boa. O Digikam foi a versão 6.1.0 ?


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 25 de Abril de 2019, 23:15:06
O ACDSee funciona, tem gente que adora, mas confesso que não é o meu caso.

Aqui o Darktable e o Digikam funcionam na boa. O Digikam foi a versão 6.1.0 ?
Não sei se é a 6.1.0. Mas é a mais recente, que baixei hoje para testar. Estou sem meu PC agora para conferir a versão.

Enviado de meu SM-P600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 25 de Abril de 2019, 23:37:44
Estou usando Digikam (Windows) como sw DAM atualmente, vindo de anos preso à Adobe. Primeiro o PS Elements (veio gratuito com alguma compra) e depois o Lightroom. Quando parei de usar o Photoshop o Lightroom foi para o espaço logo a seguir e a saída foi procurar alternativas.

O trabalho grande de catalogar o acervo no PSe foi reaproveitado no LR mas foi perdido ao passar para o Digikam. Este é o problemão da mudança. Como estava precisando rever minha estrutura original de tags, não saiu barato mas foi proveitoso. Espero não ter que fazer isso novamente.

Optei pelo Digikam pois queria me restringir a open source, e já tenho mais de ano usando ele  sem problemas, mas peca um pouco na interface para buscas mais complexas e na interface de geo localizacao. Talvez tenha melhorado na versão 6.

Outra coisa que não testei foi a facilidade de atualização de versão. Com esta 6.1 recente talvez me anime.

Uma coisa boa e que me dá, *em tese* pelo menos, um certo alívio em caso de migração futura, é que o repositório de metadados do Digikam é suportado por um sistema de base de dados open source, conhecido e difundido (você escolhe na instalação SQLite para acervos menores ou MariaDB/mySQL para maiores). Para quem arranha um pouco de SQL é possível visualizar, extrair e modificar informações em lote diretamente na base de dados. Para quem não tem esta fluência o catálogo vira uma caixa preta mesmo, como usual.

ps. acrescentando aqui que tentei fazer a migração de tags de um de sw para outro inserindo os metadados no próprio arquivo de imagem. Deu um rolo danado nas tags em hierarquia e desisti. Se alguém usa este recurso e está feliz com isto, agradeceria em saber como fazer.
« Última modificação: 25 de Abril de 2019, 23:44:06 por cxpostal »
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 26 de Abril de 2019, 19:50:41
Falando em catálogo de acervo, o site da Corel ainda mantém uma versão free do Aftershot 3

https://www.aftershotpro.com/en/pages/giveaway/?utm_medium=PMM|MelH&utm_source=ephotozine&utm_campaign=freeas3&utm_content=editorial

Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 26 de Abril de 2019, 21:05:13
Como DAM é razoável, cheguei a comprar a licença da versão 2 e fiz o upgrade para a 3, mas não uso mais.

A vantagem é que tem para Mac, Windows e Linux, mas a versão 3 que eu usei no Mac era bem instável. Como conversor raw fica meio que irrelevante, o Luminar e o ON1 por exemplo são muito melhores, mas o ASP é muito rápido.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 28 de Abril de 2019, 21:03:51
Retificando... Baixei a última do ON1, deu uma melhorada, mas não sei por que está lerdo pra caramba no meu Mac.

Recursos interessantes, ótimo pelo preço, mas entre ele e o Luminar, no meu caso este último roda muito fluido.
O Aftershot Pro 3 continua dando umas travadas brabas no MacOS, testei em vários computadores.

O Digikam, na última versão parou de rodar no meu Mac. Trava feio logo na tela de entrada. Não testei no Windows.


aanogueira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 519
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 29 de Abril de 2019, 00:04:39
Retificando... Baixei a última do ON1, deu uma melhorada, mas não sei por que está lerdo pra caramba no meu Mac.

Recursos interessantes, ótimo pelo preço, mas entre ele e o Luminar, no meu caso este último roda muito fluido.
O Aftershot Pro 3 continua dando umas travadas brabas no MacOS, testei em vários computadores.

O Digikam, na última versão parou de rodar no meu Mac. Trava feio logo na tela de entrada. Não testei no Windows.
Não entendo muito da área... Mas o ON1 cria um arquivo pequeno, com extensão se não me engano .on1, tipo um XML. No início ficou muito lento no meu PC. Acredito que num primeiro momento ele fique gerando esses arquivos nas imagens que já havia no PC e por isso travava um pouco. Agora parou de travar.
Recentemente importei umas fotos direto pelo ON1 (o que eu não tinha feito antes) e, logo após a importação, o programa já funcionou redondo. Acredito que na importação ele já fez este "serviço" de criar este arquivo ON1 e depois não precisava mais. Essa foi a conclusão a que cheguei mas sou leigo no assunto.

Aqui no meu caso é o Luminar que não abre. No máximo a tela inicial, com o nome do programa. Depois some tudo e não aparece mais nada. Esse eu queria muito testar e não roda de jeito nenhum. Já desisti.

E o Digikam fica engasgando por aqui.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

# Canon EOS 70D + 10-18mm STM + 18-135mm STM + 55-250mm STM + 24mm 2.8 STM + 35mm 2.8 IS STM Macro + 50mm 1.8 STM + 85mm 1.8 + Flash Yongnuo 568 Ex II
# Canon EOS M100 + EF-M 15-45mm f/3.5-6.3 IS STM