Autor Tópico: Fuji X-T3, reescrevendo o conceito de ISO !  (Lida 4854 vezes)

Guto Marc

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Resposta #30 Online: 29 de Abril de 2019, 21:14:00
Você sabe que pra Fuji não importa tanto o ISO né? Na Canon sim, ela não é ISO invariante.
O que estou querendo mostrar aqui é que a Fuji sim tem um salto muito grande em iso alto para uma apsc. Mas que isso não vai contra as leis da fisica e nem é algo extraterrestre como foi alardeado no início. Também mostrando que a densidade de pixels pode ser o fator determinante (mas óbvio que não único). Enfim apenas refutando que a XT3 é a low light killer. Uma câmera fantástica que eu facilmente teria, mas ainda não bate a linha FF em iso alto.
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Resposta #31 Online: 29 de Abril de 2019, 21:23:38
O que estou querendo mostrar aqui é que a Fuji sim tem um salto muito grande em iso alto para uma apsc. Mas que isso não vai contra as leis da fisica e nem é algo extraterrestre como foi alardeado no início. Também mostrando que a densidade de pixels pode ser o fator determinante (mas óbvio que não único). Enfim apenas refutando que a XT3 é a low light killer. Uma câmera fantástica que eu facilmente teria, mas ainda não bate a linha FF em iso alto.
Sim, entendi seu ponto, só estou pontuando alguns detalhes, no dia a dia essa diferença é desprezível como você pôde ver.
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Resposta #32 Online: 29 de Abril de 2019, 21:33:59
Sim, entendi seu ponto, só estou pontuando alguns detalhes, no dia a dia essa diferença é desprezível como você pôde ver.
Olha, desprezível pode ser fps, uma função, touch-screen e até o ruído. Mas mesmo sendo desprezível em alguns casos ele é menor nas full frames. Então mantendo a linha de que o fórum tem que divulgar informações corretas porque muitos iniciantes aparecem por aqui e acabam lendo e levando como verdade absoluta. No meu trabalho eu poderia usar a XT3 mesmo com esse ruído ligeiramente maior porque um pós processamento acaba diminuindo essa diferença e minha área não tem um problema grande com ruído (até por isso que uso sem dó ISO 8000). Como disse antes o fato da Fuji "perder" por ter maior ruído não faz dela uma câmera ruim.
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Resposta #33 Online: 29 de Abril de 2019, 21:36:55
Olha, desprezível pode ser fps, uma função, touch-screen e até o ruído. Mas mesmo sendo desprezível em alguns casos ele é menor nas full frames. Então mantendo a linha de que o fórum tem que divulgar informações corretas porque muitos iniciantes aparecem por aqui e acabam lendo e levando como verdade absoluta. No meu trabalho eu poderia usar a XT3 mesmo com esse ruído ligeiramente maior porque um pós processamento acaba diminuindo essa diferença e minha área não tem um problema grande com ruído (até por isso que uso sem dó ISO 8000). Como disse antes o fato da Fuji "perder" por ter maior ruído não faz dela uma câmera ruim.

Vamos então divulgar informações corretas, eu falei que era ISO invariante não foi? Pois bem, aumentei o 0,5 na exposição para igualar e observe que o nível de ruído não se alterou, porque pra Fuji o ISO é figurativo, diferente da Canon onde aumentar um ponto de ISO faz diferença no ruído, nas Fujis o que determina o ruído é a abertura e a velocidade:

Captura de Tela 2019-04-29 às 21.32.38 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Captura de Tela 2019-04-29 às 20.56.54 by Carlos C. Sosa, on Flickr

Agora só pra deixar a coisa mais bacana, uma câmera como a X-H1 consegue superar a diferença de ruído graças ao estabilizador interno que segura até 5 stops na mão. Isso também faz muito a diferença, lembrando que a XT3 tem um ruído maior que a X-T2 e que a X-H1.
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Resposta #34 Online: 29 de Abril de 2019, 21:43:59
Então se você pegar as mesmas fotos em iso 6400 e reduzir a da Canon para igualar a exposição Fuji/Canon o ruído também reduz justamente pela questão do iso invariante. Só aumenta o gap de ruído levando em conta isso. Tô com um teste aqui na cabeça e amanhã sento na frente do micro para fazer e postar aqui. E não dá para pensar em reduzir o ruído aproveitando o sensor estabilizado para baixar a velocidade já que nem sempre é possível fazer isso. Porque o estabilizador segura o movimento do fotógrafo, não do fotografado
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Resposta #35 Online: 29 de Abril de 2019, 21:46:36
Então se você pegar as mesmas fotos em iso 6400 e reduzir a da Canon para igualar a exposição Fuji/Canon o ruído também reduz justamente pela questão do iso invariante. Só aumenta o gap de ruído levando em conta isso. Tô com um teste aqui na cabeça e amanhã sento na frente do micro para fazer e postar aqui. E não dá para pensar em reduzir o ruído aproveitando o sensor estabilizado para baixar a velocidade já que nem sempre é possível fazer isso. Porque o estabilizador segura o movimento do fotógrafo, não do fotografado
Sobre o IBIS:

Sim, mas dá pra usar lentes não estabilizadas  e velocidades de 1/60, 1/80 numa boa.

Sobre o ISO:

Basta pegar as fotos no ISO necessário para iluminar ambas e subir o slide na Fuji, na Canon não rola porque fazer isso dará mais ruído.
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Resposta #36 Online: 29 de Abril de 2019, 22:03:45
O ibis pode segurar 10 pontos mas não congela o assunto...... Rs.
No meu uso por exemplo 1/60 em várias situações significa assunto borrado. Não adiantaria nada o ibis já que teria que trabalhar em 1/125 e dá perfeitamente para segurar na mão nessa velocidade. Agora cada um tem um uso para o equipamento e de repente no seu caso o ibis pode ser importante.
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Resposta #37 Online: 29 de Abril de 2019, 22:18:43
Então se você pegar as mesmas fotos em iso 6400 e reduzir a da Canon para igualar a exposição Fuji/Canon o ruído também reduz justamente pela questão do iso invariante. Só aumenta o gap de ruído levando em conta isso. Tô com um teste aqui na cabeça e amanhã sento na frente do micro para fazer e postar aqui. E não dá para pensar em reduzir o ruído aproveitando o sensor estabilizado para baixar a velocidade já que nem sempre é possível fazer isso. Porque o estabilizador segura o movimento do fotógrafo, não do fotografado

(Porque o estabilizador segura o movimento do fotógrafo, não do fotografado)  Bem isso mesmo, muitas vezes o estabilizador só serve para manter melhor o enquadramento...


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Resposta #38 Online: 29 de Abril de 2019, 23:47:30
(Porque o estabilizador segura o movimento do fotógrafo, não do fotografado)  Bem isso mesmo, muitas vezes o estabilizador só serve para manter melhor o enquadramento...
Congela, especialmente se você usa tele em eventos, a turma de eventos que usa Fuji adora essa câmera, até mesmo pras fotos posadas, um ganho absurdo.

Pra balada geralmente é flash ou mesmo o ISO segura muito bem porque tem iluminação.

Abaixo fotos minhas, ISO 6400 na XE3:
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Resposta #39 Online: 29 de Abril de 2019, 23:54:54
Interessante essa comparação de ISO e retenção de detalhes entre FF Canon e Fuji é wuevesse teste mostra justamente o contrário:

https://youtu.be/KIsv_owtXx4

Repara só que umas das comparações entre a EOS R e a Fuji por volta de 21:15 o tecido vermelho atrás da câmera. A retenção de detalhes na Fuji é muito maior que na Canon FF...
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Resposta #40 Online: 30 de Abril de 2019, 00:28:26
Congela, especialmente se você usa tele em eventos, a turma de eventos que usa Fuji adora essa câmera, até mesmo pras fotos posadas, um ganho absurdo.

Pra balada geralmente é flash ou mesmo o ISO segura muito bem porque tem iluminação.

Abaixo fotos minhas, ISO 6400 na XE3:
Bom, se você quer me convencer que o ibis substitui velocidade de obturador para congelar movimentos do que está sendo fotografado esse seu exemplo não é suficiente. Cantores parados na frente do microfone com o instrumento, através de uma tela de celular....
Se o que você está afirmando é verdade quero ver uma foto de um show de artista que se movimenta que nem louco (Dinho Ouro Preto, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, etc) em 1/15. Afinal se segura 5 pontos dá total para congelar o artista.
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Resposta #41 Online: 30 de Abril de 2019, 00:32:57
Essa foto fiz em 1/500. Se estivesse em 1/15 o cabelo (e ela) que estava pulando estariam congelados também?


Ps: foto com a 70-200
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 00:34:30 por Guto Marc »
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Resposta #42 Online: 30 de Abril de 2019, 07:30:07
Aqui degradou muito as imagens postadas porque fiz do celular pelo Tapatalk, elas são bem limpas, depois posto aqui pelo Flickr...

Voltando: Eu não quero dizer nada, é claro que existem situações em que o IBIS não vai ajudar tanto, mas em outras muitas irá, especialmente em lentes fixas sem estabilização.

Na maioria das situações é possível usar, já que uma velocidade de 1/125 já congela bem o movimento, então imagine 200mm em 1/125 e já dá pra entender porque vale a pena, ou mesmo 90mm em 1/125...
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Resposta #43 Online: 30 de Abril de 2019, 10:20:03
Aqui degradou muito as imagens postadas porque fiz do celular pelo Tapatalk, elas são bem limpas, depois posto aqui pelo Flickr...

Voltando: Eu não quero dizer nada, é claro que existem situações em que o IBIS não vai ajudar tanto, mas em outras muitas irá, especialmente em lentes fixas sem estabilização.

Na maioria das situações é possível usar, já que uma velocidade de 1/125 já congela bem o movimento, então imagine 200mm em 1/125 e já dá pra entender porque vale a pena, ou mesmo 90mm em 1/125...
Olha, em 200mm eu seguro na mão em 1/125 sempre. Fica mais difícil abaixo de 1/80 e aí que o IS poderia me ajudar. Digo poderia porque é aquilo que estava falando: para meu uso eu normalmente preciso de uma velocidade maior então o ibis/is/vc/vr/os é algo que não muda nada.
Eu gosto do IS para panning principalmente em autódromo. Ele ajuda no efeito se for o mais moderno porque corrige o movimento vertical
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Ernesto

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Resposta #44 Online: 13 de Maio de 2019, 19:29:36
Caramba... perdi alguma coisa?
Semana passada estava anunciando a câmera e agora está apaixonada por ela?
Mas mostra as imagens e a conclusão (números e fatos).

Ok,
A solução veio após o excelente suporte à profissionais da Fuji Brasil, conforme meu último post neste tópico aqui:
https://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=134568.msg1400931#msg1400931
Por isso, antes de seguir, agradeço, novamente, ao time super-profissional do Danyel Manfrere Alves e de seus colegas de trabalho da Fuji Brasil :worship:


Enfim:

1. Em anti-noise e sharpness, o processador da Fuji X-T3 gera o melhor JPG que eu já vi. É, para mim, surpreendente. Muito acima do que eu esperava.

2. Em Color Science, o Capture One tem o melhor para a Fuji (testado com X-T2, X-T3 e GFX). Agradeço aqui, novamente, a Fuji Brasil pelos equipamentos graciosamente fornecidos :ok:  :worship:


Então, mudei meu WorkFlow para:
1. Fotografo em RAW.
2. Importo tudo para o Capture One.
3. Seleciono as fotos que irão à edição final.
4. Converto as fotos selecionadas, também, pelo processador da X-T3.
5. Comparo ambos JPGs.
6. Se for desejável, faço merge com o melhor de cada um.

Dá trabalho ?
Ora, se é para se obter o melhor resultado que eu já vi, desde o início da fotografia digital... Não, não me "dá trabalho" e nem me incomoda.
No pain, no gain
« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 19:40:53 por Ernesto »