Autor Tópico: Primeiros retratos com brinquedo novo - Só P&B  (Lida 2027 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 01 de Maio de 2019, 23:13:43
Queria ouvir a opinião de vocês. Além disso, se fosse para escolher para um portifólio quais duas vocês escolheriam?

1 -


2 -


3 -


4 -


5 -


6 -


7 -
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.873
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 02 de Maio de 2019, 10:18:15
Conforme já havia sido comentado por outro participante, não me agrada o Clarity, mas também não me agrada a falta de tons de cinza no PB.

Claro que é gosto pessoal, mas nesse caso o desfoque não é suave, chama demais a atenção e fica a dúvida se o problema é com a lente ou se é com o tratamento.

Gostei de algumas expressões e momentos capturados, como a última foto por exemplo.
« Última modificação: 02 de Maio de 2019, 10:18:32 por cfcsosa »


Elder Walker

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.494
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #2 Online: 02 de Maio de 2019, 17:05:31
Concordo com o Carlos.

O resultado, para mim, é que chega a ficar com um ar meio sombrio, pesado, tipo aquelas fotos de guerra ou algo meio assustador. Penso que esse tratamento ficaria muito bom (com o destaque do contraste etc) para fotos impactantes, jornalísticas, conceituais... mas para os retratos me transmitem esse sentimento de peso, mesmo com as expressões bacanas e momentos bem capturados.

A última ficou mais bacana mesmo! Até parece que o clarity ficou mais leve.
Canon 5D + EF 17-40mm f/4 L + EF 50mm f/1.8 STM + EF 85mm f/1.8 USM + Yongnuo 565EX + YN-622C


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 02 de Maio de 2019, 18:27:47
Conforme já havia sido comentado por outro participante, não me agrada o Clarity, mas também não me agrada a falta de tons de cinza no PB.

Claro que é gosto pessoal, mas nesse caso o desfoque não é suave, chama demais a atenção e fica a dúvida se o problema é com a lente ou se é com o tratamento.

x2

gostei das poses da 2 e 4.
« Última modificação: 02 de Maio de 2019, 18:28:32 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


andreluigo

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.170
  • Sexo: Masculino
  • Só sei que nada sei!
    • André Gomes Fotografias
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2019, 18:51:53
Também não gostei...
O P&B acho que piorou mais ainda... Fotos assim são de alegria, cores, vibratilidade, etc...
As primeiras achei que estouraram as altas luzes, o contraste no geral muito forte e a maioria (pelo menos no monitor do trabalho que é uma porcaria) com ruído que não me agrada (parece ser de pós)...

Eu não colocaria nenhuma em portifólio!

Enviado de meu SM-G950F usando o Tapatalk

Canon 80D
10-18 STM || Tamron 17-50mm 2.8 || 50mm 1.8 STM || 85mm 1.8 USM || 55-250 STM ||
Godox TT685c || X1T-c (Tx+Rx) || YN600EX RT II
Tripé Digipod TR672AN || Tripés de Iluminação (2x)
Sombrinha Difusora/Rebaterora || Octabox Godox 80cm


Alexandre Rodrigues

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 489
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2019, 14:39:17
Indo na contramão dos colegas, exceção feita à primeira foto, que poderia ter sido feita com a lente um pouco mais fechada, para que os dois olhos ficassem em foco, gostei das demais.

Aprecio e uso este tipo de tratamento  :ok:
Alexandre Rodrigues


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 03 de Maio de 2019, 16:25:56
Thales,

Sem querer ser chato, eu procuraria outras fotos. Achei a conversão P&B meio "dura", a impressão que dá é que faltam os tons intermediários e o tom de pele não está legal.

Obviamente essas fotos foram feitas com câmera digital, o que me leva a crer que uma etapa importante pode ter sido omitida: os filtros de contraste usados em p&b (que são aplicados na pós obviamente). Veja se o programa que você usou tem como simular os filtros G e YG eles fazem os tons de pele serem mais naturais.

Outra coisa é usar um conversor para P&B que seja bom. Recomendo o DxO Film Pack. Com ele você além de simular um P&B bem melhor, pode adicionar os filtros que mencionei.

Fotografia P&B sem filtros não dá muito certo.


Diego Peruzzi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 72
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2019, 19:58:23
Belos registros Thales, acredito que ficaria mais interessante em cores, mas mesmo assim continuam sendo ótimas fotografias, especialmente a 5 e a 7.
D7200; 50mm 1.4D,  35mm 1.8G, 18-55mm;
https://www.flickr.com/photos/diegoperuzzi


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2019, 10:40:53
Obrigado a todos pelos comentários. Vou buscar absorver as críticas e tentar mudar minha ótica/estilo de P&B para fazer uns testes e ver o que eu consigo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2019, 11:52:12
Gosto da 5 pelo momento. Os outros retratos com essa luz entrando pelas costas não valorizou. E o PB ficou bem carregado mesmo, acho que criança tem que ter cor :D


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2019, 17:57:48
Gosto da 5 pelo momento. Os outros retratos com essa luz entrando pelas costas não valorizou. E o PB ficou bem carregado mesmo, acho que criança tem que ter cor :D
90% das fotos que entreguei nesse job foram em cores e também concordo que criança combina com cores mas como tinham bastante fotos repetidas, exclui uma boa parte e algumas eu entreguei no P&B pois a cliente gosta e me pediu.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Marcelo Rezende

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.988
  • Sexo: Masculino
    • Marcelo Rezende Fotografia
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2019, 18:56:04
Duas que gostei foram 5 e 6

Os olhos na foto 3 estão muito artificiais...

Abs
M Rezende