Autor Tópico: Trabalho Social com Fotografia - preciso de um norte  (Lida 5140 vezes)

nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Online: 03 de Maio de 2019, 09:39:25
Oi galera. Tudo bem?
Há tempos que penso em fazer algum trabalho ensinando fotografia para crianças de alguma comunidade carente aqui em Porto Alegre.
Mas nunca fiz nada parecido. Não sei nem como começar.
A parte da fotografia em si, tudo bem, consigo fazer um plano de ensino e tal. Mas a parte do projeto... Tô perdidão.
Alguém já fez algo parecido? Teriam como me ajudar?


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2019, 10:15:53
Faço trabalho voluntário em ONGs faz um bom tempo, hoje participo de uma ONG que leva musica a escolas publicas, acho que todos deveriam fazer algo pelos outros. Muito legal que você está querendo fazer sua parte também :D

Começar não é algo tão simples, se você quiser fazer algo sério tem que montar uma ONG, e isso depende do governo, então já imagina o trabalhinho que dá com burocracia.
O que sugiro para você é encontrar uma escola publica e conversar na direção, tentar arrumar um espaço lá dentro para ensinar, com você fornecendo os materiais e tudo o que precisar (a escola não vai ter um centavo para te ajudar). Não lembro se precisa ou que tipo de autorização você precisa para começar, mas posso perguntar para a coordenadora do projeto em que trabalho se você quiser. Tudo começa com essas escolas!
Com o tempo, se você ver que está rolando pode abrir uma ONG e buscar patrocínio. Só tenha em mente que 90% do tempo é meio frustrante ver que as crianças não estão nem aí, mas não pode desistir, pq você pode mudar a vida desses 10%! Esse projeto que estou conseguiu que duas crianças pegassem bolsa para a escola de musica do teatro municipal de SP e uma outra em universidade :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2019, 10:29:59
O que sugiro para você é encontrar uma escola publica e conversar na direção, tentar arrumar um espaço lá dentro para ensinar...
Sim. Pensei em buscar inclusive espaço em alguma ONG já estabelecida. Conheço gente do Centro Municipal de Dança de Porto Alegre - que tem alguns grupos de dança montados em comunidades carentes. Já tô vendo com eles se rola.


Não lembro se precisa ou que tipo de autorização você precisa para começar, mas posso perguntar para a coordenadora do projeto em que trabalho se você quiser.
Quero sim. Tenho bastante receio... até por que pretendo atingir um público infanto-juvenil. Entre 10-18 anos.

Só tenha em mente que 90% do tempo é meio frustrante ver que as crianças não estão nem aí, mas não pode desistir, pq você pode mudar a vida desses 10%!
Acho que a fotografia talvez até tenha uma aceitação maior. Está mais presente na vida da molecada.
Mas entendo que isso promoverá uma mudança real em 1% das crianças... Mas isso já seria um sucesso pra mim.
O maior objetivo é promover uma mudança na visão dessas pessoas. Como eu mudei a minha visão de mundo depois de entender a fotografia.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2019, 11:39:52
Se você buscar uma ong que já existe pode facilitar bem.

Perguntei aqui, ela disse que a princípio é só conversar com a direção do colégio, e o ideal é levar o projeto já no papel pra mostrar que é algo sério. A direção pode aceitar ou não, aí depende de como você vai apresentar

Depois diga o que rolou! :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2019, 11:45:03
Legal. Recebi uma resposta hoje do Diretor Geral do Centro Municipal de Dança. Eles têm uns projetos muito legais que são as Escolas Preparatórias de Dança. Ele acha que dá pra vincular a alguma delas. Acho que vai rolar!!!

Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 03 de Maio de 2019, 11:46:14


o ideal é levar o projeto já no papel pra mostrar que é algo sério...
Comecei agorinha a fazê-lo.



Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk



LeandroR

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.882
    • Dilone Fotografia
Resposta #6 Online: 11 de Março de 2020, 22:17:42
Comecei agorinha a fazê-lo.



Enviado de meu Moto G (5S) Plus usando Tapatalk

Nando, tudo bem?

Descobri este tópico agora e achei muito legal sua iniciativa. Poderia nos contar como foi o projeto e se ainda está acontecendo, dificuldades, etc?

 :ok:


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #7 Online: 12 de Março de 2020, 08:02:29
Nando, tudo bem?

Descobri este tópico agora e achei muito legal sua iniciativa. Poderia nos contar como foi o projeto e se ainda está acontecendo, dificuldades, etc?

 :ok:
Oi Leandro.
O projeto não evoluiu.
Tá na minha gavetinha.
Estive conversado com alguns amigos.
Talvez faça na forma de um curso primeiro.
Se ficar legal, podemos transformar num projeto fixo.

Enviado de meu motorola one vision usando o Tapatalk