Autor Tópico: Refletindo na natureza  (Lida 884 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 11:43:27
Eu tinha achado a mesma coisa que o Aguinaldo, mas como eu estava criticando demais as fotos de todo mundo, resolvi dar um tempo.

Mas note que essas críticas são puramente pessoais (do crítico, não do fotógrafo). Se todo mundo ouvisse as críticas sempre das mesmas pessoas, acabaria todo mundo fotografando igual.

Felipe, pode criticar a vontade, posto as fotos no forum para exatamente tentar enxergar problemas técnicos que nao percebo. Nem considero meus limites "artisticos", pois sao inexistentes rs..
O interessante dessa foto é a diversidade dos olhares, em que alguns focam mais na beleza do ambiente retratado e outros mais em aspectos técnicos.  Claro que o ideal é aliar  a estética natural da paisagem com boas técnicas de composiçao e pós-produçao, mas tem a limitaçao do clicador e as do ambiente, nem sempre favoráveis..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 12:06:16
Legal, eu normalmente não costumo comentar as fotos que eu não acho boas, mas como o outro colega ja criticou, então vou tentar explicar minha opinião tbm, e espero que vc tenha encaixe para isso. O comentário que qq colega pode fazer é uma questão de entendimento pessoal, assim como a minha opinião que vou deixar aqui.
Penso que sua foto tem uma confusão entre a parte inferior, digamos no terço inferior e a parte superior da foto.
No terço inferior onde se vê o caule das arvores a agua e algumas pedras a mistura do reflexo com a transparecia da agua contem muita informação e gera uma dificuldade de entendimento do que temos lá. Aquela região por si só poderia ser explorada mas de maneira diferente, exclusiva.
Nesta foto deveria ser eliminada pq ela conflita com a parte superior da foto (os 2/3 superiores) onde temos a cena da montanha com a lamina d'agua refletindo, essa parte superior que briga, conflita, disputa o interesse do olhar com a região inferior.
Eu repartiria essa cena em duas fotos diferentes, explorando as duas partes isoladamente, e assim retirando as distrações e dando destaque aos diferentes pontos de interesses.
Também não gostei da edição de cores, que ficaram estranhas em minha opinião, não me parecem naturais, eu tentaria deixar mais natural, penso que vc até pode saturar, mas eu não mexeria na matiz delas.
Mas repetindo, por favor não leve a mal minha critica, é somente o meu jeito de pensar, pq aqui no fórum tem muita gente que não recebe bem as criticas quanto às imagens. Eis aqui um apenas colega do forum parou para analizar a sua foto e que resolveu explicar o meu jeito próprio de pensar.
 :ok:

Lindsay, absolutamente levo a mal suas criticas técnicas, muito pelo contrário, sao utilíssimas para mim e agradeço por ter paciência de analisar e expô-las. Algumas delas até tinha notado levemente mas nao relevado como deveria. Outras nao tinha notado e tentei dar uma retocada de leve, diminuindo a saturaçao e  reenquadrando levemente.

Concordo q a foto tem muitos elementos e os dois reflexos, da montanha e da margem, poluem  a imagem, e isso nao tem como alterar nesse caso, mas com o crop espero ter minimizado um pouco o problema.

Publiquei esse foto nao por acha-la das melhores, mas exatamente para ter uma avaliaçao técnica dos amigos do forum, em geral criticas substanciais como a sua.  E como disse, compartilho e concordo com a maioria das criticas, mas achei q a beleza da paisagem sobreporia os problemas técnicos, mas não,  :D.. Tenho n fotos q considero  melhores (mas posso estar equivocado rs..), e na medida da minha paciência, tempo e interesse especifico (Desafio, por ex.) vou postando aqui.. Mais uma vez: valeu!
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2022, 12:07:54 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.362
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 24 de Fevereiro de 2022, 12:12:41


Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..