Autor Tópico: iMac morreu  (Lida 12374 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #15 Online: 06 de Maio de 2019, 13:45:50
Cara a pergunta é se você realmente precisa desse processamento todo. Eu uso o meu com processamento em lote as vezes bem pesado e não me incomoda ao ponto de eu sequer pensar em fazer um upgrade.

Todos os meus aqui tem SSD e estão entupidos de memória, a rede é gigabit e montei um servidor do jeito certo como storage.

Já pensei muito nisso e cheguei a um ponto de equilibrio, tenho uma estrutura aqui que só não aguenta edição de video 4K e obviamente aplicações de engenharia como simulações pesadas e tal. No resto vai de boa.
« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 13:48:40 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 06 de Maio de 2019, 13:53:45
Tipo assim: Eu so acho que um upgrade vale a pena quando a performance pelo menos dobra. O problema é que normalmente a diferença de preço já é muito grande para 20-30-50% de ganho.

No meu caso especifico, não me incomodo de esperar 20s por cada conversão de raw. Se for para pagar uma nota para cair para 15s ou mesmo 10s não vale a pena para mim.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 06 de Maio de 2019, 15:29:42
Tipo assim: Eu so acho que um upgrade vale a pena quando a performance pelo menos dobra. O problema é que normalmente a diferença de preço já é muito grande para 20-30-50% de ganho.

No meu caso especifico, não me incomodo de esperar 20s por cada conversão de raw. Se for para pagar uma nota para cair para 15s ou mesmo 10s não vale a pena para mim.

Acho que, mesmo pra edições leves como fotografia na maioria dos casos, por exemplo, um iMac com SSD já resolve. Porém, com o HDD original fica muito lerdo.

Os Arquivos saem de 50MB da camera, vc cria um PSD com umas 50 camadas e já passa fácil de 1GB. Isso no HDD não rola. Custava muito pouco eles oferecerem pelo menos um modelo com 250GB SSD, pelo mesmo preço do Fusion Drive. Fusion drive de 2TB até funciona, mas o de 1TB não, só tem 32gb de SSD.

O que acho que é existe um abismo entre o iMac e o iMac Pro, que poderia ser facilmente preenchido com um pouco de boa vontade.

Resolvemos isso mais ou menos com os SSD externos. Mas depois do Sierra, a formatação nova deixou eles mais lentos.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 06 de Maio de 2019, 15:30:57
Tipo assim: Eu so acho que um upgrade vale a pena quando a performance pelo menos dobra. O problema é que normalmente a diferença de preço já é muito grande para 20-30-50% de ganho.

No meu caso especifico, não me incomodo de esperar 20s por cada conversão de raw. Se for para pagar uma nota para cair para 15s ou mesmo 10s não vale a pena para mim.

Fotografia é trampo light em geral. O que pega é edição de layout em camadas e video.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 06 de Maio de 2019, 16:40:22
Não uso a formatação nova em nenhum fora o Air novo que já veio formatado assim.

Meus hds externos são Thunderbolt mas são HDD, a taxa sustentada é de mais ou menos 120 M/s. Nunca testei com SSD externo.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 06 de Maio de 2019, 16:50:14
Não uso a formatação nova em nenhum fora o Air novo que já veio formatado assim.

Meus hds externos são Thunderbolt mas são HDD, a taxa sustentada é de mais ou menos 120 M/s. Nunca testei com SSD externo.

Pois é, foi sem querer, fiz o update pro Sierra e o HD misteriosamente apareceu em APFS...
Tem que fazer downgrade.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 06 de Maio de 2019, 17:00:49
Pois é, foi sem querer, fiz o update pro Sierra e o HD misteriosamente apareceu em APFS...
Tem que fazer downgrade.

Nos meus exceto o note uso o High Sierra. Achei o Mojave um update absolutamente inutil.


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #22 Online: 06 de Maio de 2019, 18:14:41
Nos meus exceto o note uso o High Sierra. Achei o Mojave um update absolutamente inutil.

High Sierra com a nova formatação ficou uma droga no meu mac antigo, tudo mais lento... Fora os programas antigos que ficaram incompatíveis!


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 06 de Maio de 2019, 19:57:21
High Sierra com a nova formatação ficou uma droga no meu mac antigo, tudo mais lento... Fora os programas antigos que ficaram incompatíveis!

Alguém sabe o que eles estão tramando com essa nova formatação?
Será que é o início do plano de se fechar totalmente?


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #24 Online: 06 de Maio de 2019, 22:10:58
Alguém sabe o que eles estão tramando com essa nova formatação?
Será que é o início do plano de se fechar totalmente?

Não, nada a ver.

Se interessar:

https://blog.macsales.com/46896-how-to-revert-a-drive-from-apfs-back-to-hfs
https://blog.macsales.com/36808-tech-101-we-explain-the-new-apple-file-system-apfs

Eu deixaria todos os discos em HFS+, pelo menos os externos.
O APFS tem algumas vantagens e algumas desvantagens.


« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 22:15:13 por AFShalders »


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.284
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #25 Online: 06 de Maio de 2019, 22:32:20
A questão é que, pra Fotografia e Design profissional, meio que só tem o iMac Pro e Macbook Pro, coisas que custam 30, 50 mil reais. Fala a verdade, quem aqui tira limpo 10, 20 mil no mês pra sustentar um investimento desses? E lembrando que, "quem tem um não tem nenhum".

COm o lançamento do iMac Pro, os iMacs normais tem HDzão de disco, é mais lento que 486.

Voltando por aqui depois de alguns anos parados Kkkkkkk

Desde 2010 trabalho com Hackitosh para high end, e tenho um macbookpro 2016 (novo modelo) que uso pro dia a dia e reuniões. Esses dias a bateria dele estufou e por sorte eu tinha apple care (paguei 2k na época, num mac que me custou 10k pegando fora). Resultado, o reparo custaria 4500 se não fosse na garantia. De quebra ganhei uma tela nova, teclado e case. Ou seja, um macbook novo.

Esse último hackintosh que montei tem até thunderbolt 3. Gastei uns 7500 pra montar. é topo de linha. state of the art.

https://prnt.sc/nlbvoi


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #26 Online: 06 de Maio de 2019, 22:45:21
Pois é, o AppleCare é fundamental. Me salvou de boa duas vezes.

Encurtando a estória, meu primeiro iMac foi um 24" Core2 Duo, com 4M e 320 de HD por sorte fiz o AC dele.
Com quase 3 anos ele pirou e os ventiladores ficavam no maximo direto. Foi para a Apple e eles trocaram a placa mãe.
Na última semana da garantia deu pau de novo, não iniciava. Mandei de volta e eles trocaram por um iMac 27" i5 quad core com 8G e HD de 1 tera e ainda me devolveram o iMac 24 falando que o problema era simples que era só o HD e que eu poderia trocar por conta própria. Fiz o AC do iMac 27 e de novo no final do terceiro ano deu pau no vídeo, tela preta. Placa de vídeo pifada, trocaram na boa.

Mas de jeito nenhum pago a grana que eles estão pedindo hoje em um mac.
O dia que pifar tudo aqui vou pensar seriamente em um hackintosh.
« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 22:50:13 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 07 de Maio de 2019, 10:22:50
Pois é, o AppleCare é fundamental. Me salvou de boa duas vezes.

Encurtando a estória, meu primeiro iMac foi um 24" Core2 Duo, com 4M e 320 de HD por sorte fiz o AC dele.
Com quase 3 anos ele pirou e os ventiladores ficavam no maximo direto. Foi para a Apple e eles trocaram a placa mãe.
Na última semana da garantia deu pau de novo, não iniciava. Mandei de volta e eles trocaram por um iMac 27" i5 quad core com 8G e HD de 1 tera e ainda me devolveram o iMac 24 falando que o problema era simples que era só o HD e que eu poderia trocar por conta própria. Fiz o AC do iMac 27 e de novo no final do terceiro ano deu pau no vídeo, tela preta. Placa de vídeo pifada, trocaram na boa.

Mas de jeito nenhum pago a grana que eles estão pedindo hoje em um mac.
O dia que pifar tudo aqui vou pensar seriamente em um hackintosh.

Acho que eles meio que projetam a coisa pra parar depois de 1 ano, quando vence a garantia. A quantidade de iMacs parados depois de um ano de uso é assombrosa. Na autorizada entrei numa fila e tinham uns 2 ou 3 caras com iMacs parados na minha frente. Em resumo, sem Apple Care é o mesmo que alugar por um ano. Não vale o preço. Mesmo 3 anos de uso, pra um equipamento caro desses, é desperdício. Estamos falando de um chassi enorme de alumínio que vai ser enterrado. Não é sustentável isso.

Já estou montando um i9 turbinado com 1TB de SSD PCi. Pelos meus cálculos vai ficar de 4 a 8x mais rápido que o iMac padrão e custar um pouco menos, com monitor 4K.

« Última modificação: 07 de Maio de 2019, 10:26:02 por Claudio Rombauer »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 07 de Maio de 2019, 10:36:33
É nessas horas que a gente vê como a Canon é uma super empresa. Tive XT, 30D, 5D, 5DMKII, 5DSr, usei e abusei, nunca fiquei na mão.

Com Apple, cada vez que a gente vai apertar o botão de liga é aquele suspense.

Canon :worship:
« Última modificação: 07 de Maio de 2019, 10:37:30 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #29 Online: 07 de Maio de 2019, 12:34:01
É nessas horas que a gente vê como a Canon é uma super empresa. Tive XT, 30D, 5D, 5DMKII, 5DSr, usei e abusei, nunca fiquei na mão.

Com Apple, cada vez que a gente vai apertar o botão de liga é aquele suspense.

Canon :worship:


Não chega a ser assim, considerando a pauleira que os macs aqui levam e pela idade deles eles já se pagaram umas dez vezes.
Só que não dá para bobear, é que nem ter um carro sem seguro.

Concordo plenamente sobre o custo-beneficio do hardware do PC não há o que discutir. Só que eu odeio solenemente o Windows, então resta Linux ou Hackintosh no dia que não der mais pra ter mac. Pelo menos tem o mercado de usados.