Autor Tópico: iMac morreu  (Lida 12316 vezes)

Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Online: 03 de Maio de 2019, 18:11:26
Tenho alguns iMacs na agência e no estúdio.

Como sei que a manutenção é complicada, me recomendaram sempre ter um de reserva. Foi o que fiz.

O que acontece é que o mais novo que eu tinha, um iMac retina com 1 ano e 1 mês de uso, não liga.

Levei na autorizada já faz um tempo e não estão conseguindo consertar.

Vcs já tiveram este problema? Pode ser muito sério a ponto de perder o equipamento?

Ele simplesmente não liga nada, nem tela, nem ventoinha, absolutamente nada. Como se o botão ou a fonte estivessem queimados.

Me pediram 250 reais só pra analisar a situação, mas ainda não responderam se vai ter conserto. Já faz duas semanas e estou meio preocupado.

« Última modificação: 03 de Maio de 2019, 18:12:15 por Claudio Rombauer »


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2019, 19:19:38
Assim do nada é difícil dizer, mas se eles não testaram trocar a fonte ou qualquer outro componente pra ver se resolve então melhor levar em outra assistência.

Mas pra nem ligar parece ser a fonte mesmo, talvez um pico de energia tenha queimado ela


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2019, 20:54:40
Assim do nada é difícil dizer, mas se eles não testaram trocar a fonte ou qualquer outro componente pra ver se resolve então melhor levar em outra assistência.

Mas pra nem ligar parece ser a fonte mesmo, talvez um pico de energia tenha queimado ela

Podem estar esperando uma peça pra testar. Pesquisei um pouco e em geral é a fonte (custa uns 1000 reais), ou em casos mais raros, o botão mesmo.

Mas aqui em Curitiba só tem uma autorizada, caso não consigam resolver eu procuro uma especializada. Já me falaram que a única pessoa que consegue consertar Mac em curitiba é um tal de "Japa". Estou com o telefone do "Japa". Em último caso vou no ninja.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2019, 00:19:25
Cláudio, você não fez o Apple Care para uma máquina tão cara ? Isso já me salvou uma vez, o meu pifou com 2 anos e 11 meses !

Mas voltando ao assunto, uma vez precisei trocar a placa que controla o backlight do display. Achei no ebay, paguei $30 e eu mesmo troquei.
Só que demorou quase 5 meses para chegar graças a nossa magnífica ECT e Receita.

Acho difícil o seu não ter conserto, é um equipamento que deve estar sob suporte ainda, ou seja, não virou "legacy", então eles TEM que consertar se eles forem assistência oficial. Podem te meter a faca mas se não está como legacy eles tem que resolver.

Pode ser fonte ou placa-mãe. Se for fonte, nada assim tão complicado. Se for a placa, dependendo do modelo vai ser caro pra cacete.

A dica é SEMPRE fazer o Apple Care. São 3 anos sem dor de cabeça, me livrou de R$3500 de uma placa mãe com problema nos sensores de temperatura.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2019, 00:30:46
Com imac não, mas um note HP anos atrás. Tipo assim, uns dias depois de acabar a garantia.

Trabalhou sempre normal, um dia desliguei fui dormir, no outro dia não ligou mais. Mandei na autorizada, foi a placa mãe, ou seja ferrou tudo não valia o conserto. O próprio atendente da HP conseguiu me vender uma garantia estendida de mais um ano, e assim eles me enviaram um computador novo. Recuperei os dados do HD.
Conhecimento importa mais que equipamento.


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2019, 12:35:20
Cláudio, você não fez o Apple Care para uma máquina tão cara ? Isso já me salvou uma vez, o meu pifou com 2 anos e 11 meses !

Mas voltando ao assunto, uma vez precisei trocar a placa que controla o backlight do display. Achei no ebay, paguei $30 e eu mesmo troquei.
Só que demorou quase 5 meses para chegar graças a nossa magnífica ECT e Receita.

Acho difícil o seu não ter conserto, é um equipamento que deve estar sob suporte ainda, ou seja, não virou "legacy", então eles TEM que consertar se eles forem assistência oficial. Podem te meter a faca mas se não está como legacy eles tem que resolver.

Pode ser fonte ou placa-mãe. Se for fonte, nada assim tão complicado. Se for a placa, dependendo do modelo vai ser caro pra cacete.

A dica é SEMPRE fazer o Apple Care. São 3 anos sem dor de cabeça, me livrou de R$3500 de uma placa mãe com problema nos sensores de temperatura.

Eles já inventam o Apple Care pra, caso a porcaria dê perda total com um ano de uso, a culpa seja nossa.
Como já tive mais de 30 PCs e nunca nenhum parou, achei que Apple seria até mais confiável.

Mas, conversando pelo Facebook, parece que no iMac retina está acontecendo direto esse defeito, a "morte súbita", sempre bem novos e não liga mais. Liguei pra uma especializada e ele falou que as vezes tem fila de entrada. Em 90% dos casos é a placa fly não sei o que. Falei hoje com o tal "japa", me falou que está com 5 lá. Disse que demora uns 60 dias pra chegar a placa, mas deve dar reparo.
« Última modificação: 04 de Maio de 2019, 12:39:42 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 04 de Maio de 2019, 14:23:56
O que me mete medo é isso:

https://ifixit.org/blog/11673/t2-mac-repairs-test/

Já tem uma porrada de ações na justiça contra.

Se esse tipo de coisa se confirmar, a Apple vai dar um tiro no pé... de bazuca.
Aí restará Linux, Windows (com todos os problemas de segurança e privacidade) ou... Hackintosh.
Na real, você colhe o que planta.



Quanto ao AppleCare, vale dependendo do equipamento. Os preços de hoje, para mac mini sai R$629, para macbook 13" R$1599 e iMac R$1099

Para o Mini e para imac, vale.
Para macbook, depende muito do modelo. Por exemplo comprei ano passado um Air 13" sem tela retina com 8G por R$4300. É claro que R$ 1599 fica completamente absurdo pagar.

« Última modificação: 04 de Maio de 2019, 14:33:14 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Maio de 2019, 14:33:55
O que me mete medo é isso:

https://ifixit.org/blog/11673/t2-mac-repairs-test/

Já tem uma porrada de ações na justiça contra.

Se esse tipo de coisa se confirmar, a Apple vai dar um tiro no pé... de bazuca.
Aí restará Linux, Windows (com todos os problemas de segurança e privacidade) ou... Hackintosh.
Na real, você colhe o que planta.

Pois é, acho que é um caminho inevitável.

Esse japa que conheci traballhou anos na autorizada, falou que depois do apple care o preço de peças triplicou. E se somar o preço dos componentes de reparo de um iMac, um computador que custa 20k passa a custar mais de 120 mil. Isso acontece na automotiva.

O jeito é voltar pro PC, já encomendei um novo, com SSD Pci, monitor 4k. Vou tentar voltar às origens e ficar no controle. Pra falar a verdade, na época que eu usava PCs a agência era muito mais lucrativa, vai que os Macs deram azar.

Se eu tiver alguma notícia da minha saga, aviso.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 04 de Maio de 2019, 14:46:34
Pois é Cláudio,

Aqui tenho vários Macs variados mas todos antigos, o mais novo é um Mini late 2012, mais dois minis um i7 e outro daqueles brancos Core2 Duo que uso para operar meus scanners. O de trabalho é um imac mid 2011 27" e dois macbooks, i5 Pro e i5 Air. Tirando o Air, todos são reparáveis e as peças são fáceis de serem adquiridas no mercado de usados, seja mercado livre ou ebay.

Fora o preço absurdo que os Macs estão custando hoje em dia, eles não são facilmente reparáveis e muitos não permitem nem upgrade de memória ou troca de bateria pelo usuário. É uma sacanagem mesmo.

Enquanto eu conseguir manter os meus, fico com eles, pois não preciso de nada mais potente. A hora que não der, parto para outra solução e fim de papo, não tenho fixação por marcas.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #9 Online: 04 de Maio de 2019, 15:17:25
Comprei um macbook white 2010 e coloquei um SSD e deixei com 8GB de RAM. Roda super bem para coisas do dia a dia. Será que a Apple não é mais a mesma no controle de qualidade? Pelo jeito sim....

Cláudio, precisar de alguma peá daqui me fala qeu eu compro e posto para você pelo Correio... Só me manda uma MP.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 04 de Maio de 2019, 15:41:10
Comprei um macbook white 2010 e coloquei um SSD e deixei com 8GB de RAM. Roda super bem para coisas do dia a dia. Será que a Apple não é mais a mesma no controle de qualidade? Pelo jeito sim....

Cláudio, precisar de alguma peá daqui me fala qeu eu compro e posto para você pelo Correio... Só me manda uma MP.
Obrigado pela gentileza.

Acredito que eles me respondam nas próximas semanas. Na verdade eu torço pra que não respondam, se passar de um determinado prazo, tenho direito de pedir um produto novo, mas eles não vão dar este mole. Aconteceu comigo com a Olympus, lembram? Demoraram mais de 90 dias e por lei foram obrigados a me mandar uma Em1 nova.

Se não for muito absurdo o valor eu vou aprovar.

Caso contrário, abro ele inteiro, vendo as peças no ML e dou adeus à Apple.
« Última modificação: 04 de Maio de 2019, 15:41:34 por Claudio Rombauer »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #11 Online: 06 de Maio de 2019, 09:59:02
Obrigado pela gentileza.

Acredito que eles me respondam nas próximas semanas. Na verdade eu torço pra que não respondam, se passar de um determinado prazo, tenho direito de pedir um produto novo, mas eles não vão dar este mole. Aconteceu comigo com a Olympus, lembram? Demoraram mais de 90 dias e por lei foram obrigados a me mandar uma Em1 nova.

Se não for muito absurdo o valor eu vou aprovar.

Caso contrário, abro ele inteiro, vendo as peças no ML e dou adeus à Apple.
Não sabia dessa lei não....
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 06 de Maio de 2019, 11:07:22
Não sabia dessa lei não....

Algo parecido com o direito que eles tem de jogar no lixo meu iMac, caso eu não retire ele em 90 dias.

Mas com os boatos de que os novos macs não poderão ser abertos fora das autorizadas, e isso obviamente vai encarecer ainda mais os serviços, já estou pesquisando um fornecedor de PCs pra minha agência. Quero equipamentos modulares, onde eu posso trocar o que está com defeito e não uma peça única que, caso um pequeno botão apresente defeito, eu não perca tudo.
« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 11:09:06 por Claudio Rombauer »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #13 Online: 06 de Maio de 2019, 12:21:19
O problema é a Apple querer voltar 20 anos para a época que era tudo fechado. Ao que parece eles não lembram que quase faliram por causa disso.

Me dá ódio só de lembrar da época dos Performa.
« Última modificação: 06 de Maio de 2019, 12:22:31 por AFShalders »


Claudio Rombauer

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.643
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Maio de 2019, 12:36:56
O problema é a Apple querer voltar 20 anos para a época que era tudo fechado. Ao que parece eles não lembram que quase faliram por causa disso.

Me dá ódio só de lembrar da época dos Performa.

A questão é que, pra Fotografia e Design profissional, meio que só tem o iMac Pro e Macbook Pro, coisas que custam 30, 50 mil reais. Fala a verdade, quem aqui tira limpo 10, 20 mil no mês pra sustentar um investimento desses? E lembrando que, "quem tem um não tem nenhum".

COm o lançamento do iMac Pro, os iMacs normais tem HDzão de disco, é mais lento que 486.