Autor Tópico: Qual é melhor para edição ?  (Lida 9609 vezes)

Nicolas Scarpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Online: 05 de Maio de 2019, 13:24:19
Bom, estou pensando em melhorar meu pc que atualmente está com um fx-6300, porém estou em duvida entre um i3-8100 ou um Ryzen 3 2200g, queria saber qual dos dois é melhor para edição de fotos. Futuramente penso em trocar a placa de video, a minha atual é uma gt 710 1gb.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 05 de Maio de 2019, 17:39:44
Bom, estou pensando em melhorar meu pc que atualmente está com um fx-6300, porém estou em duvida entre um i3-8100 ou um Ryzen 3 2200g, queria saber qual dos dois é melhor para edição de fotos. Futuramente penso em trocar a placa de video, a minha atual é uma gt 710 1gb.
Não entendendo muito o quanto o processador pode influenciar na edição de fotos, o que posso dizer é que meu RYzen 3 2200g se sai muito bem com LR, PS, In, Ai, enfim os softwares que uso.
Ele está apenas com 8GB de RAM, pretendo por mais 8 logo ou quem sabe 16Gb, fechando 24gb, mas acho exagero pro que faço kkk, mais 8 GB apenas ta de bom tamanho.
Eu tenho uma VGA R7 260x de 2Gb DDR5 que supre bem, e até roda uns joguinhos bacanas.
Acho muito importante casar no conjunto um SSD, isso influencia bastante na rapidez do fluxo de trabalho.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Nicolas Scarpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2019, 22:19:31
Não entendendo muito o quanto o processador pode influenciar na edição de fotos, o que posso dizer é que meu RYzen 3 2200g se sai muito bem com LR, PS, In, Ai, enfim os softwares que uso.
Ele está apenas com 8GB de RAM, pretendo por mais 8 logo ou quem sabe 16Gb, fechando 24gb, mas acho exagero pro que faço kkk, mais 8 GB apenas ta de bom tamanho.
Eu tenho uma VGA R7 260x de 2Gb DDR5 que supre bem, e até roda uns joguinhos bacanas.
Acho muito importante casar no conjunto um SSD, isso influencia bastante na rapidez do fluxo de trabalho.

Assim que eu comprar o processador e a placa mãe, eu vou vender meu kit antigo e comprar um ssd de 480gb, eu estava pesquisando e acho que vou pegar o Ryzen 5 2400g por causa do video integrado, acho que se sai melhor do que minha gt 710.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2019, 09:16:51
Assim que eu comprar o processador e a placa mãe, eu vou vender meu kit antigo e comprar um ssd de 480gb, eu estava pesquisando e acho que vou pegar o Ryzen 5 2400g por causa do video integrado, acho que se sai melhor do que minha gt 710.
Processador ajuda, mas não é fundamental.
Invista em memória e SSD M.2 se conseguir.

Video onboard nunca foi uma boa. Acho que será inútil pra você, até por que você tem já uma placa de vídeo.


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2019, 09:26:11
Video onboard com pouca memória não é o ideal, a GPU do Ryzen 5 até que é bem honesta pra coisas simples, mas se vc tiver uns 16GB de ram pelo menos em dual channel. Pensando no futuro, eu pegaria um R3 e com a economia investia numa VGA dedicada, vai ser melhor que o R5 sozinho. Pensando nisso já comprei uma placa mãe mais "fudida" pra no futuro colocar um R7 nela. :assobi:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #5 Online: 06 de Maio de 2019, 09:32:13
Pensando nisso já comprei uma placa mãe mais "fudida" pra no futuro colocar um R7 nela. :assobi:
Isso sim é um investimento que vale a pena.
Comprar placa-mãe boa, passível de upgrades de processador, memória e com slot SSD M.2.


Nicolas Scarpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #6 Online: 06 de Maio de 2019, 13:39:35
Então seria melhor eu comprar o R3 e comprar uma placa mae boa e usar a placa de video que eu tenho mesmo ?


Nicolas Scarpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #7 Online: 06 de Maio de 2019, 14:01:07
Então seria melhor eu comprar o R3 e comprar uma placa mae boa e usar a placa de video que eu tenho mesmo ?

E qual placa mãe seria bom eu comprar ?


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.447
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #8 Online: 07 de Maio de 2019, 08:08:44
E qual placa mãe seria bom eu comprar ?
Se você vai apenas editar foto uma gtx 1050 atende com sobra! Agora se for para editar vídeo eu recomendaria uma GTX 1060 para cima (se for Full hd) ou a 1080 (se for 4k). Para o Lightroom e Photoshop usar ssd traz um ganho de performance muitas vezes maior do que a troca de processador. Principalmente trabalhando com arquivos raw aonde o HD comum demora demais para ler os muitos MB do arquivo.
Investir mais em uma placa mãe decente é ótima escolha. Garante estabilidade ao sistema e facilita upgrade. Dê preferência para placas com slot m2 (para instalar um ssd direto na placa) e com 4 slots de memória (procure comprar e instalar memória sempre em pares para aproveitar a tecnologia dual channel - placas mais modernas trabalham até em quad channel)
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 07 de Maio de 2019, 09:17:10
E qual placa mãe seria bom eu comprar ?
Eu coloquei a TUF B360 Plus Gaming da ASUS foi o melhor custo benefício sem gastar mais de R$500 na placa mãe. Veja se o vendedor já vai te vender ela com a BIOS atualizada, senão ela não reconhece os processadores Ryzen com GPU integrada. Normalmente o pessoal já atualiza pra vender.

Tem placas melhores, tem, mas tbm mais caras. Essa é bacana, suporta SSD M.2 e até aceita overclock.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Maio de 2019, 14:20:03
Quanto ao SSD M2 vou explicar melhor pq existem dois tipos. O melhor deles é o padrão M.2 NVMe, com velocidade até 3x mais rápido que o M2 comum.

Na hora de comprar preste atenção na diferença nas especificações:




Veja que esse tipo de SSD una um barramento diferente da interface com o cabinho do SSD comum, então a sua placa mãe tem que ter o slot com o mesmo padrão, as mais modernas já vem com esse conector, parece um pente de memória com os contatos do lado menor da placa.



tem um vídeo explicando aqui:
https://youtu.be/iIKvwewV3ac
Conhecimento importa mais que equipamento.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 07 de Maio de 2019, 14:26:06
Outra coisa, nvme é o futuro, até pode parecer que custa caro, mas um ano e meio atrás eu paguei 3 vezes esse valor, ou seja, caiu bem o valor.

Melhor se vc compre um com capacidade de ao menos 500GB, 240gb é pouco.

E se a grana estiver curta hoje, depois mais no futuro, compre um outro SSD ou HD comum para bkp e arquivamento de dados.

Conhecimento importa mais que equipamento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #12 Online: 07 de Maio de 2019, 15:27:52
Pois é.. Como baixou!
Ano passado comprei um Samsung EVO 960 de 240 GB p/ 650... Hoje dá pra comprar um de 500 GB p/ 750.  :doh:
Mas vale muito a pena.
Eu tenho esse de 240 e o único cuidado que tenho que ter é ficar limpando o cache do LR e as bibliotecas ao final de cada trabalho. Senão ele enche rápido.


Nicolas Scarpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2019, 12:40:19
Eu comprei um Ryzen 5 1600, uma Gigabyte B450M DS3H e uma memória de 8gb 2400Mhz, ai quando chegar eu vendo o meu kit antigo e compro o SSD m2.
Aliás, foi uma boa compra ?


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.564
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2019, 15:31:38
Eu comprei um Ryzen 5 1600, uma Gigabyte B450M DS3H e uma memória de 8gb 2400Mhz, ai quando chegar eu vendo o meu kit antigo e compro o SSD m2.
Aliás, foi uma boa compra ?
Sim ótima compra, o memória vc comprou apenas um pente ou 2x4GB???

Conhecimento importa mais que equipamento.