Autor Tópico: Depht of Field Preview ativado prejudica o equipamento?  (Lida 1525 vezes)

Tiago CP

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 66
Online: 06 de Maio de 2019, 15:35:46
Olá pessoal, costumo fotografar sempre com o Live Preview habilitado e às vezes uso com o Depth of Field Preview só para conferir o tema antes de disparar. Minha dúvida é se isso equivale a deixar o espelho levantado o tempo todo, como se estivesse pressionando o botão de profundidade de campo no corpo da câmera.
Canon EOS Rebel SL2 / 200D


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #1 Online: 06 de Maio de 2019, 15:38:19
Olá pessoal, costumo fotografar sempre com o Live Preview habilitado e às vezes uso com o Depth of Field Preview só para conferir o tema antes de disparar. Minha dúvida é se isso equivale a deixar o espelho levantado o tempo todo, como se estivesse pressionando o botão de profundidade de campo no corpo da câmera.
Eu achava que este recurso só afetava o diafragma.
Boa pergunta.
Vou aguardar as respostas

Ubuntu 18.04 LTS



Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2019, 16:48:36
A única coisa que o preview de DOF faz é fechar o diafragma.

O espelho em live view tem que ficar levantado o tempo todo, fica travado, isso "economiza" o mecanismo do espelho já que ele não se movimenta no disparo, a única peça que vai se mover é o obturador.

Em contrapartida o obturador realiza mais um movimento em relação ao modo convencional, pois tem que fechar para realizar a exposição.

É possível utilizar o Electronic shutter que não vai mover absolutamente nada, mas pode ter o efeito de rolling shutter para objetos em movimento.


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 06 de Maio de 2019, 16:48:49
O Live View mantém o espelho levantado sim.. O DoF preview aciona o diafragma...
Mas qual seria o problema disso? Por que isso prejudicaria a câmera?


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 06 de Maio de 2019, 18:37:54
Não sei se aplica às DSLR em modo Live View, mas as mirrorless normalmente ficam com o obturador aberto, daí na hora do disparo, fecha, abre pro disparo, fecha, abre de novo pro live view. Ou seja, 4 atuações. Seria minha preocupação.

Quanto ao diafragma, sei que deve existir algum desgaste, mas eu não me preocuparia com isso.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2019, 21:38:48
Não sei se aplica às DSLR em modo Live View, mas as mirrorless normalmente ficam com o obturador aberto, daí na hora do disparo, fecha, abre pro disparo, fecha, abre de novo pro live view. Ou seja, 4 atuações. Seria minha preocupação.

Quanto ao diafragma, sei que deve existir algum desgaste, mas eu não me preocuparia com isso.

Mas o obturador nas Mirrorless é digital, não? Não há obturador mecânico como nas DSLRs .


Hansgruber

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 831
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2019, 21:42:32
Mas o obturador nas Mirrorless é digital, não? Não há obturador mecânico como nas DSLRs .
"Vareia"... Algumas mirrorless ainda usam obturador mecânico.

Ubuntu 18.04 LTS



felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2019, 21:54:34
Mas o obturador nas Mirrorless é digital, não? Não há obturador mecânico como nas DSLRs .
Na verdade, a maioria usa obturador mecânico pra evitar rolling shutter, com a opção de obturador eletrônico. Na minha câmera, por exemplo, o obturador eletrônico veio depois de uma atualização de software.

Sent from my ONEPLUS A6013 using Tapatalk



guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #8 Online: 13 de Maio de 2019, 21:54:42
Mas o obturador nas Mirrorless é digital, não? Não há obturador mecânico como nas DSLRs .

Elas costumam ter os dois, tanto o mecânico quanto o eletrônico. E de forma geral, o mecânico que fica ativo por padrão, se quiser usar o eletrônico tem que entrar no menu e habilitar. Pelo menos nas Fuji é assim.

Tem camera que permite combinar ambos, de usar até 1/4000 ou 1/8000 no mecanico, e pode passar pra até 1/32000 usando o eletronico
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


guizaunzin

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.623
  • Sexo: Masculino
  • http://www.saycheese.fot.br
    • Say Cheese Fotografia de Casamento
Resposta #9 Online: 13 de Maio de 2019, 21:57:19
Ou seja, 4 atuações. Seria minha preocupação..

Então, quando comecei a pesquisar as mirrorless (sony, fuji) vi que ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM conta cliques. E teoricamente o shutter mecanico delas sofre mais atuações, como vc bem comentou. Da EOS R ainda mais pq se não me engano ele vai lá e fecha mais uma vez quando vc desliga. Só que ninguem fala sobre isso, acho que ainda não deu tempo de nenhum obturador delas quebrar, ou eles estão vindo mais duráveis, ou a gente que é neurótico com a quantidade de cliques e no final das contas isso nem é tão importante assim.

Sei la  :doh:
https://saycheese.fot.br

Fujifilm: X-T3 | X-T2 | XF 16mm F/2.8 R WR | XF 23mm f/2 R WR | XF 56mm f/1.2 R | XF 18-55mm F/2.8-4 R L OIS | Meike 35mm F/1.7
 DJI: Osmo Pocket


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2019, 09:23:05
Pode ser... Mas é mais provável que o "n" ainda seja pequeno pra uma estatística fiel.
Mas já deve ter algum dado no site http://www.olegkikin.com:ok:


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2019, 10:08:29
Então, quando comecei a pesquisar as mirrorless (sony, fuji) vi que ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM conta cliques. E teoricamente o shutter mecanico delas sofre mais atuações, como vc bem comentou. Da EOS R ainda mais pq se não me engano ele vai lá e fecha mais uma vez quando vc desliga. Só que ninguem fala sobre isso, acho que ainda não deu tempo de nenhum obturador delas quebrar, ou eles estão vindo mais duráveis, ou a gente que é neurótico com a quantidade de cliques e no final das contas isso nem é tão importante assim.

Sei la  :doh:

São poucas as MLs que possuem contador de cliques, na Fuji acho que só a linha X100. Não vejo isso como um problema tão grande, na prática elas fazem o dobro de movimento de obturador em relação as DSLRs, mas não possuem espelho, que é um mecanismo a mais para quebrar. E a grande maioria das falhas que vejo por aí é relacionada ao espelho, não ao obturador.

Seria interessante ver uma estatística de fabricante ou assistência mostrando a proporção de falhas relacionadas a espelho e a obturador  :ponder:

Mas a troco de curiosidade já vi MLs com obturador zoado, poucas, mas já vi. :ok: