Autor Tópico: Lentes macro  (Lida 3795 vezes)

wasabi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Online: 01 de Maio de 2019, 22:03:52
Minha lente
leica elmarit 45mm macro deu um problema...não foca e não funciona mais...

estou pensando se seria melhor eu pegar a mesma, ou ir pra olympus m. zuiko 60mm Macro??

eu sei que tem as nova da panasonic e da olympus de 30mm
mas, é mais dificil de achar ne??
qual o autofoco funciona melhor?? mais rapido??
sentirei muita foto da MEGA OIS??
uso uma GX85 que ja tem estabilizador no corpo...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2019, 23:03:35
Eu iria de Oly 60mm macro, uma lente muito nítida, ampliaçao 1:1 e utilizada tb para retratos já que DF de 120mm equiv. mais a abertura máxima f2.8 ajudam nessa área. Outra vantagem dessa lente é que a difraçao é muito pouco perceptível até f/16, ampliando bastante a DoF (profundidade de campo)  e evitando gastar clicks com stacking focus. Tem também várias escalas de foco e ampliaçao e custa quase metade do preço (nova) da 45mm Panaleica.   A Oly 30mm é mais escura (f3.5), mais compacta, mais barata, tem uma ampliaçao um pouco maior, 1,25:1 (2,5:1 equiv. FF) , mas nao é indicada para clicar insetos pois a distancia minima de trabalho é muito pequena (1,5cm)  obrigando a aproximaçao exagerada do objeto. A 30mm f2.8 Pana parece bem simples, barata, tem OIS, mas nao tem nenhum tipo de escala no corpo e peca pela distancia focal curta para macro (60mm equiv.) obrigando a se checar perto demasiado dos temas.
Atualmente tenho a Oly 60mm, comprada aqui,  e já tive tb a 30mm q vendi bem rápido..


https://www.imaging-resource.com/lenses/olympus/60mm-f2.8-m.zuiko-digital-ed/review/
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


wasabi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2019, 23:07:51
Esqueci de falar meu uso...
Sou dentista e uso pra fotos odontologicas
e uso o auto foco para filmar....
ainda ACHO que uma vantagem da olympus é que ela é lente selada SE NÃO ESTOU ENGANADO???


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2019, 23:23:24
Esqueci de falar meu uso...
Sou dentista e uso pra fotos odontologicas
e uso o auto foco para filmar....
ainda ACHO que uma vantagem da olympus é que ela é lente selada SE NÃO ESTOU ENGANADO???


Sim, a Oly 60mm macro é selada, mas a 30mm não!
 
p.s: tenho a impressão q já negociei algum item MFT com voce, nao me lembro se lente ou camera.. (vc tem consultório na V. Madalena em SP?)
« Última modificação: 01 de Maio de 2019, 23:25:07 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


wasabi

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 14
Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2019, 05:56:47

Sim, a Oly 60mm macro é selada, mas a 30mm não!
 
p.s: tenho a impressão q já negociei algum item MFT com voce, nao me lembro se lente ou camera.. (vc tem consultório na V. Madalena em SP?)

Sim !!! Sou eu !!!
meu consultorio fica lá !