Autor Tópico: Clip Filter Interno  (Lida 6071 vezes)

angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Online: 09 de Maio de 2019, 12:48:37
Clip Filter para ser utilizado internamente entre o sensor e a lente, agora disponível para Olympus MFT, mas já existente para Canon, Nikon e Sony.
A grande vantagem é que podem ser utilizados com qualquer lente, incluindo as protuberantes  grande angulares, além de, em tese, nao acentuarem vinhetas..
Custa caro a unidade, mas considerando que pode ser usado com diferentes lentes, acaba tornando-se atraente..


Preços:   https://shop.stcoptics.com/product-category/spec-func/


« Última modificação: 09 de Maio de 2019, 12:57:12 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2019, 13:22:27
Postei que vai ser lançado pra Fuji também. Estou bem ansioso com esse lançamento, seria uma maravilha pra poder usar filtros ND com minha UGA

Só resta saber se são bons...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2019, 13:59:01
Postei que vai ser lançado pra Fuji também. Estou bem ansioso com esse lançamento, seria uma maravilha pra poder usar filtros ND com minha UGA

Só resta saber se são bons...
Sim, resta saber se são bons, mas em funçao do preço cobrado a qualidade tem q ser alta rsrs..
Como o conceito desse tipo de filtro nao é novidade, é estranho que ainda nao seja padrão, pelo menos entre as mirrorless, já que o fato de nao ter espelho torna tudo mais fácil..

Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


felipemendes

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (9)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.496
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2019, 17:47:53
Uma coisa importante é que, quanto mais perto do sensor, melhor tem que ser a qualidade ótica do filtro.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2019, 18:28:10
Que interessante, nunca tinha ouvido falar disso... tive que ir ao google para ver do que se tratava, rsrs.
são bem carinhos mesmo...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2019, 22:59:31
Que interessante, nunca tinha ouvido falar disso... tive que ir ao google para ver do que se tratava, rsrs.
são bem carinhos mesmo...


Verdade.. bem caros, inclusive os tradicionais frontais como os polarizadores (mais de $100), mas pelas descriçoes e aparente alto nivel técnico da empresa, parecem ser de qualidade.
Considerando os clip filters, mesmo sendo alto o preço, teria vantagens por poderem ser utilizados com várias lentes mas nao todas, como consta na relaçao de compatibilidade da empresa, o que deve ser observado com atençao pois a quebra desse filtro em cima do sensor pode ser desastrosa.
Pena que nao existe, e provavelmente nunca existirá, clip filter polarizador, o que eu mais uso rsrs..
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #6 Online: 11 de Maio de 2019, 10:34:43

Verdade.. bem caros, inclusive os tradicionais frontais como os polarizadores (mais de $100), mas pelas descriçoes e aparente alto nivel técnico da empresa, parecem ser de qualidade.
Considerando os clip filters, mesmo sendo alto o preço, teria vantagens por poderem ser utilizados com várias lentes mas nao todas, como consta na relaçao de compatibilidade da empresa, o que deve ser observado com atençao pois a quebra desse filtro em cima do sensor pode ser desastrosa.
Pena que nao existe, e provavelmente nunca existirá, clip filter polarizador, o que eu mais uso rsrs..

Nem faz sentido, você não terá como girar o polarizador dentro da câmera para direcionar...

Com ctz eu trocaria 2 filtros meus, um ND8 e um ND1000. Talvez até pegue um só de proteção para o sensor. Tenho duas lentes que uso com esses filtros, ambas com tamanho de rosca igual, mas tem uma que usa uma rosca menor e por ser muito aberta não tem como usar filtro sem gerar vinheta. Pra esse vejo muita utilidade!


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 11 de Maio de 2019, 13:00:05
Nem faz sentido, você não terá como girar o polarizador dentro da câmera para direcionar...


Exatamente por isso que eu disse que nao existe clip filter polarizador, bem óbvio, mas nao custa explicitar pois alguem pode nao entender..  :D

Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #8 Online: 11 de Maio de 2019, 16:47:23

Exatamente por isso que eu disse que nao existe clip filter polarizador, bem óbvio, mas nao custa explicitar pois alguem pode nao entender..  :D

O que vai no adaptador da Canon rf seria um?
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 11 de Maio de 2019, 20:26:40
O que vai no adaptador da Canon rf seria um?
Nao sei se entendi seu questionamento ou fui entendido....
Eu apenas reafirmei a impossibilidade de polarizador em clip filter, exatamente por nao permitir ser rotacionado..
Mas no geral, se o clip filter desse fabricante é para Canon EF, então deve encaixar perfeito no adaptador para RF, suponho..
Lembrei de já ter lido sobre um adaptador para inserçao de filtro, entre a lente e corpo, que permite utilizar várias lentes de DFs diferentes com o mesmo mount, acho q Viltrox, nao estou certo, mas parecia bem interessante. A questão era também sobre a qualidade desses filtros, já que era um fabricante de acessórios e nao uma industria óptica..

« Última modificação: 11 de Maio de 2019, 20:28:37 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #10 Online: 12 de Maio de 2019, 07:47:21
Nao sei se entendi seu questionamento ou fui entendido....
Eu apenas reafirmei a impossibilidade de polarizador em clip filter, exatamente por nao permitir ser rotacionado..
Mas no geral, se o clip filter desse fabricante é para Canon EF, então deve encaixar perfeito no adaptador para RF, suponho..
Lembrei de já ter lido sobre um adaptador para inserçao de filtro, entre a lente e corpo, que permite utilizar várias lentes de DFs diferentes com o mesmo mount, acho q Viltrox, nao estou certo, mas parecia bem interessante. A questão era também sobre a qualidade desses filtros, já que era um fabricante de acessórios e nao uma industria óptica..

No caso estou me referindo ao sistema drop in que a canon lançou usando o adaptador de EF para RF.
Tem o polarizador e nd variavel, porque o mecanismo para girar os filtros.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1434047-REG/canon_3442c002_drop_in_filter_mount_adapter.html
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 12 de Maio de 2019, 13:41:40
No caso estou me referindo ao sistema drop in que a canon lançou usando o adaptador de EF para RF.
Tem o polarizador e nd variavel, porque o mecanismo para girar os filtros.
https://www.bhphotovideo.com/c/product/1434047-REG/canon_3442c002_drop_in_filter_mount_adapter.html


Ah.. agora entendi, rsrs... Muito interessante esse adaptador. A Canon  espertamente aproveitou o lançamento de um novo mount com um acessório que nao só  torna compatível o enorme parque de lentes EF, mas tb as tornam ainda mais atraentes qdo utilizadas nas cameras RF para usuários que usam filtros  PL e ND. Talvez fique até melhor manter as lentes EF no que investir nas RFs, a nao ser q as RF tenham alguma vantagem especial (tamanho e peso, foco, nitidez..).

Como disse antes, já existe adaptadores do genero em mirrorless, em geral para lentes manuais.. Mas o fato é que esse esquema drop in fica limitado somente para adaptadores e nao para baionetas originais. Os clip filters proximos ao sensor resolvem essa limitaçao, a excessao dos polarizadores que tem q ser frontais..

Apesar das vantagens de filtros drop in em adaptadores, tem o problema da infiltraçao de poeira e umidade no sensor e, óbvio,  perde-se a vantagem de lentes e corpos selados para uso em ambientes mais hostis, situaçoes em que os clip filters tem vantagem, o que nos leva a concluir que  esses, em teoria, sao muito mais práticos, apesar da limitaçao de nao ter polarizador.
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..