Autor Tópico: Balanço financeiro Olympus em 2018  (Lida 5121 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 13 de Maio de 2019, 15:15:15
Todas as empresas japonesas estão soltando seus resultados do ano fiscal anterior (que fechou). Assim como a Nikon e outras a queda do faturamento ocorreu mas o tombo da Olympus foi maior.

https://www.43rumors.com/olympus-financial-report-released-imaging-business-reports-big-loss-in-revenue/


Para quem tem dificuldade em ler esses balanços, em resumo, ano fiscal corrente com 9 meses completos, já está com prejuízo de 13 bi de Y o que dá quase 120 milhões de dólares. A redução no faturamento de câmeras mirrorless é de 23%.

Segundo algumas notícias/rumores é de que a Olympus irá tentar estancar essa queda com lançamento de novos corpos e lentes neste ano já que a previsão é de um encolhimento maior ainda.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2019, 15:51:16
O que são os outros que obteve crescimento? Lentes e acessórios ou eles tem outro tipo de negócio?


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2019, 15:58:25
O que são os outros que obteve crescimento? Lentes e acessórios ou eles tem outro tipo de negócio?
Provavelmente acessórios eu acredito que lente esteja no nicho de ML. Pelo site global deles eu acho que são: "Digital Audio Recorders", "Binoculars", "Software & Application" e "Acessories".

Lembrando que a Olympus alé do Business na área de Imagem eles também tem Equipamentos para Medicina, Life Science Solutions (Acredito que seja parte de Microscópio e acessórios) e Industrial.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2019, 16:40:55
Assim, na minha opinião a Olympus tem um grande problema desde que entrou pelo ramo de fotografia digital, que são os diversos lançamentos simultâneos e concorrentes no mesmo segmento, em muito pouco tempo. Chega a irritar o número de câmeras MFT que eles já lançaram, com diferenças ínfimas entre eles, e isso no "long run" nenhum consumidor atura por muito tempo.

Acho que o mais sensato (do ponto de vista lógico mesmo, quem sou eu para discutir com o departamento de marketing deles) seria segmentar mais a parte de objetivas e ter não mais do que 3 modelos de câmeras MFT distintamente diferentes, um de entrada, um pró e um intermediário e não ficar com essa profusão absurda.

As óticas poderiam ser segmentadas como a Canon, e ter uma série de entrada mais acessível. Basta ver a diferença absurda de preço de uma Canon 40mm STM e de uma equivalente pancake da Oly.

A Panasonic tinha entrado nessa, mas saiu a tempo e está bem melhor das pernas. Quando começaram a lançar GF1-2-3-4-5 uma atras da outra e cada vez mais capadas a turma chiou muito e eles ouviram e eles tem poucos equipementos que podem competir ao mesmo tempo pelos mesmos segmentos, é tudo muito bem definido se comparado com a Olympus.
A Fuji estudou a lição direitinho e está de boa.
A Nikon morreu no segmento de compactas simples e avançadas, é irrelevante hoje em dia
A Canon está indo de vento em popa com a EOS-M


O pior é que a propaganda deles não convence, olha que papo sobre a EPL8

“Com o seu belo design e novos acessórios elegantes, esta pequena joia é perfeita para o estilo de vida de um blogger. A câmara é tão fácil de utilizar como um smartphone mas a qualidade das fotografias que tirei com ela elevou a minha conta no Instagram a um novo patamar.”

Porra usa um smartphone então !

Está à procura de inspiração? Faça da nova OLYMPUS
PEN E-PL8 a sua musa pessoal. Num tom elegante de castanho e outras cores elegantes, esta câmara digital vai ser o artigo de TI do ano! O design moderno funde a funcionalidade facilitada com curvas clássicas e as superfícies em pele com metal contrastante de qualidade levada fazem a E-PL8 brilhar tanto como você. Correias da nossa Coleção de Acessórios de Moda que combinam com a cor do corpo fazem desta câmara profissional um acessório que vai adorar e os outros vão desejar.


Sério ?

Tomara que eles acordem. O Maitani deve estar se revirando na tumba.
« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 16:46:14 por AFShalders »


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2019, 17:37:47
Eu não consigo entender nem a nomenclatura das câmeras da Olympus.


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2019, 11:29:43
Provavelmente acessórios eu acredito que lente esteja no nicho de ML. Pelo site global deles eu acho que são: "Digital Audio Recorders", "Binoculars", "Software & Application" e "Acessories".

Lembrando que a Olympus alé do Business na área de Imagem eles também tem Equipamentos para Medicina, Life Science Solutions (Acredito que seja parte de Microscópio e acessórios) e Industrial.

A Olympus hoje é muito mais uma empresa de medicina que tem como atividade secundária fazer equipamentos fotográficos. São líderes mundiais disparados no ramo de endoscópios; o ramo médico da Olympus dá um grande lucro e é o que sustenta o grupo faz tempo.

O segmento de fotografia há anos dá prejuízo; faz quase 5 anos que eles erram, sempre para baixo, as estimativas de faturamento e lucro. Agora nesse último nem lucro eles estão prometendo, a tentativa é fechar no zero a zero.

Até agora, o segmento de fotografia se sustentou por tradição - é a origem da Olympus, e a administração japonesa - bastante apegada às tradições - segurou as pontas. O problema é que parece que os novos investidores da Olympus são ocidentais e eles não tem muita tolerância a sustentar divisões com prejuízo; mesmo a Sony não faz muito tempo passou o machado em vários negócios (os computadores Vaio, por exemplo).

Na minha opinião, eles deveriam simplificar as linhas. Uma Pen PL para bater no low end (mas equiparando à concorrência mais próxima - as Sony RX - oferecendo display LCD articulado e talvez um EVF), uma E-M1 MK III no top (acho que a aventura da E-M1X vai acabar mal). O meio é complicado - não sei se tem espaço pra E-M10 e pra E-M5, talvez ter só a E-M5 com um preço no meio das duas linhas. E ainda acho que uma Pen F MK II com preço mais acessível venderia bem.

Acho que a maior oportunidade perdida do m4/3 ultimamente anda sendo não ter uma câmera visando vloggers - eles andam procurando desesperadamente uma câmera ideal pra vlogging e ninguém ainda acertou (a Canon M50 é uma das mais perto disso, e é uma das causas dela vender bem). A LX100 era o mais perto disso - se tivessem lançado a MK II sem crop 4k, com foco PDAF, entrada / saída de microfone e LCD articulado, e estabilização melhorada, teria vendido feito água. Vloggers precisam de autofoco confiável, lente quase sempre wide e clara, e conexões da áudio. Uma E-PL um pouco melhorada da Olympus poderia fazer esse papel também.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2019, 13:43:42
Também acho. Não faz muito sentido ter a E-M10 e a E-M5 e essa profusão de PENs com e sem EVF também não ajuda nem um pouco.

A Panasonic segmenta melhor, embora ainda existam sobreposições e inumeras maluquices.

Exemplo, a para Vlogger deles é a G7 (recentemente a G95) e a avançada a GH5.

As para fotografia tem basicamente a GX85 que seria a de entrada e a GX9 mais avançada. Mas ainda não entendi direito o nicho da G9

Mas tem umas coisa estranhas, como produzir a GH4 e a GH5 ao mesmo tempo e a própria G95.

Esses caras adoram confundir o publico. Uma hora a casa cai.



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2019, 15:41:57
Também acho. Não faz muito sentido ter a E-M10 e a E-M5 e essa profusão de PENs com e sem EVF também não ajuda nem um pouco.

A Panasonic segmenta melhor, embora ainda existam sobreposições e inumeras maluquices.

Exemplo, a para Vlogger deles é a G7 (recentemente a G95) e a avançada a GH5.

As para fotografia tem basicamente a GX85 que seria a de entrada e a GX9 mais avançada. Mas ainda não entendi direito o nicho da G9

Mas tem umas coisa estranhas, como produzir a GH4 e a GH5 ao mesmo tempo e a própria G95.

Esses caras adoram confundir o publico. Uma hora a casa cai.

Na Panasonic, a linha G "imitou" a estratégia da Sony FF: a GH5 é a híbrida, a G9 é pra stills, e a GH5s é para vídeo. Abaixo, ficou meio confuso mesmo - aparentemente acharam que na linha GX não havia espaço para dois modelos, então lançaram uma GX9 que na verdade é um update da GX85, não da GX8. Acho até que seria válido ter um só modelo "rangefinder", mas a GX9 teria de ser um pouquinho mais "robusta" para isso - eu diria um EVF melhor e que não fosse field-sequential, 4k sem crop (poderia ser limitado em 30 minutos), e tamanho um pouco maior que a GX9 e menor que a GX8. Eu teria comprado ela na hora.

Mas eles resolveram proteger a linha G no máximo, e limitaram o hardware da GX9 e da G90, especialmente em 4k. Na verdade, parece ser o caminho de todos os fabricantes - dar prioridade para corpos mais caros, já que o mercado está encolhendo drasticamente. Só a Canon com a RP e a Sony com a A7 estão meio que fugindo disso.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci