Autor Tópico: Atualização do Lightroom - HDR e textura  (Lida 589 vezes)

waldyrneto

• Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
    • Meu Portfólio
Online: 15 de Maio de 2019, 12:59:30
Oi pessoal, fiz umas fotos do interior de uma fazenda aqui em Petrópolis, que é onde eu dou meus cursos. Foi uma permuta. Usei HDR por conta do contraste do interior e as portas e janelas e/ou lâmpadas.

Por coincidência teve uma atualização do Lightroom, que agora tem uma função chamada "textura" que agora fica logo acima da "claridade" no painel básico.

Enfim, gerei os HDRs e apliquei textura ao invés de claridade. Tive a impressão de que os HDRs já vieram melhores (mais naturais) e que o resultado da "textura" foi muito bom e mais discreto (sem deixar de ser efetivo) que o claridade.

Depois estudei um pouco o assunto - textura - é vi que foi um comando pensado para ser usado em valores negativos, para suavizar retratos, mas que o uso dele em valores positivos seria uma opção ao "claridade". Podendo ser usado um, o outro, ou os dois combinados.

As fotos:

Em tempo, se acharem que o tópico deve ir para a sala de tratamento, fiquem à vontade para mover.

[]´s     Waldyr Neto

Fotos: www.flickr.com/photos/waldyrneto
Artigos & Oficinas: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br

Pedreira

• Colaborador(a)
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2019, 15:02:27
Gostei. Tenho a impressão de que os objetos estão em relevo.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos

waldyrneto

• Membro Ativo
    • Meu Portfólio
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2019, 16:48:07
Gostei. Tenho a impressão de que os objetos estão em relevo.

Abraço!

Pois é... fiquei com essa impressão também. E eu nem usei os tratamentos localizados, que poderiam ressaltar partes da foto deixando outras partes mais discretas. Usei "textura" de forma global.
[]´s     Waldyr Neto

Raphael Sombrio

• Colaborador(a)
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2019, 10:34:02
Uso o ACR mesmo e por lá, ao menos até a última vez que usei ainda não tinha essa chave que comentasse.

Gostei das fotos, mas não percebo o efeito que essa chave em questão por ventura tenha aplicado.
Eu gosto de mexer na chave claridade mas sempre negativamente ( e pouco ), apenas para aliviar os halos que acabam sendo acentuados se usamos ela positivamente.

lopescardoso

• Freqüentador(a)
  • **
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2019, 12:43:04
Eu não testei ainda, mas nos videos de teste que eu assisti me pareceu ser muito bom o recursos, e bem melhor que o clarity, pois parece deixar a "borda" nítida mas de forma natural, coisa que acho bem artificial com o Clarity, além de parecer não afetar em nada o background das fotos, algo que o Clarity prejudica.

Os testes que vi a maioria era com aves e animais e esse recurso parecia ser ótimo para esse tipo de foto, com muitos pequenos detalhes como pelos e penas.

waldyrneto

• Membro Ativo
    • Meu Portfólio
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2019, 21:44:01
Uso o ACR mesmo e por lá, ao menos até a última vez que usei ainda não tinha essa chave que comentasse.

Gostei das fotos, mas não percebo o efeito que essa chave em questão por ventura tenha aplicado.
Eu gosto de mexer na chave claridade mas sempre negativamente ( e pouco ), apenas para aliviar os halos que acabam sendo acentuados se usamos ela positivamente.

Sim, mas é exatamente por isso. A foto tem vida mas não entrega algum tratamento específico.
[]´s     Waldyr Neto

waldyrneto

• Membro Ativo
    • Meu Portfólio
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2019, 21:45:32
Eu não testei ainda, mas nos videos de teste que eu assisti me pareceu ser muito bom o recursos, e bem melhor que o clarity, pois parece deixar a "borda" nítida mas de forma natural, coisa que acho bem artificial com o Clarity, além de parecer não afetar em nada o background das fotos, algo que o Clarity prejudica.

Os testes que vi a maioria era com aves e animais e esse recurso parecia ser ótimo para esse tipo de foto, com muitos pequenos detalhes como pelos e penas.

Até onde eu testei acabei preferindo o "clarity" em fotos externas - céu, núvens, etc - e gostando mais do "textura" nessas fotos internas. Ainda não usei em retratos.
[]´s     Waldyr Neto

vangelismm

• Trade Count: (7)
  • Referência
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2019, 09:51:08
Pelos videos que vi, o resultado é péssimo para retratos usando no negativo.
Aquele efeito de pele plastificada que já ficou para trás.

Um desses videos explica que dehaze, clarity e texture são basicamente a mesma ferramenta, aumentam contraste, com um radio pre definido pra cada uma, grande, medio e pequeno.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs