Autor Tópico: Atualização do Lightroom - HDR e textura  (Lida 1927 vezes)

waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Online: 15 de Maio de 2019, 12:59:30
Oi pessoal, fiz umas fotos do interior de uma fazenda aqui em Petrópolis, que é onde eu dou meus cursos. Foi uma permuta. Usei HDR por conta do contraste do interior e as portas e janelas e/ou lâmpadas.

Por coincidência teve uma atualização do Lightroom, que agora tem uma função chamada "textura" que agora fica logo acima da "claridade" no painel básico.

Enfim, gerei os HDRs e apliquei textura ao invés de claridade. Tive a impressão de que os HDRs já vieram melhores (mais naturais) e que o resultado da "textura" foi muito bom e mais discreto (sem deixar de ser efetivo) que o claridade.

Depois estudei um pouco o assunto - textura - é vi que foi um comando pensado para ser usado em valores negativos, para suavizar retratos, mas que o uso dele em valores positivos seria uma opção ao "claridade". Podendo ser usado um, o outro, ou os dois combinados.

As fotos:










Em tempo, se acharem que o tópico deve ir para a sala de tratamento, fiquem à vontade para mover.



[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Pedreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.334
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2019, 15:02:27
Gostei. Tenho a impressão de que os objetos estão em relevo.

Abraço!
"Para o bom tocador não existe fole ruim, mas para o dançador ruim, forró nenhum presta..." Dominguinhos


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2019, 16:48:07
Gostei. Tenho a impressão de que os objetos estão em relevo.

Abraço!

Pois é... fiquei com essa impressão também. E eu nem usei os tratamentos localizados, que poderiam ressaltar partes da foto deixando outras partes mais discretas. Usei "textura" de forma global.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


Raphael Sombrio

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.142
  • O RAW é um diamante...bruto
Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2019, 10:34:02
Uso o ACR mesmo e por lá, ao menos até a última vez que usei ainda não tinha essa chave que comentasse.

Gostei das fotos, mas não percebo o efeito que essa chave em questão por ventura tenha aplicado.
Eu gosto de mexer na chave claridade mas sempre negativamente ( e pouco ), apenas para aliviar os halos que acabam sendo acentuados se usamos ela positivamente.


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2019, 12:43:04
Eu não testei ainda, mas nos videos de teste que eu assisti me pareceu ser muito bom o recursos, e bem melhor que o clarity, pois parece deixar a "borda" nítida mas de forma natural, coisa que acho bem artificial com o Clarity, além de parecer não afetar em nada o background das fotos, algo que o Clarity prejudica.

Os testes que vi a maioria era com aves e animais e esse recurso parecia ser ótimo para esse tipo de foto, com muitos pequenos detalhes como pelos e penas.


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2019, 21:44:01
Uso o ACR mesmo e por lá, ao menos até a última vez que usei ainda não tinha essa chave que comentasse.

Gostei das fotos, mas não percebo o efeito que essa chave em questão por ventura tenha aplicado.
Eu gosto de mexer na chave claridade mas sempre negativamente ( e pouco ), apenas para aliviar os halos que acabam sendo acentuados se usamos ela positivamente.

Sim, mas é exatamente por isso. A foto tem vida mas não entrega algum tratamento específico.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2019, 21:45:32
Eu não testei ainda, mas nos videos de teste que eu assisti me pareceu ser muito bom o recursos, e bem melhor que o clarity, pois parece deixar a "borda" nítida mas de forma natural, coisa que acho bem artificial com o Clarity, além de parecer não afetar em nada o background das fotos, algo que o Clarity prejudica.

Os testes que vi a maioria era com aves e animais e esse recurso parecia ser ótimo para esse tipo de foto, com muitos pequenos detalhes como pelos e penas.

Até onde eu testei acabei preferindo o "clarity" em fotos externas - céu, núvens, etc - e gostando mais do "textura" nessas fotos internas. Ainda não usei em retratos.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2019, 09:51:08
Pelos videos que vi, o resultado é péssimo para retratos usando no negativo.
Aquele efeito de pele plastificada que já ficou para trás.

Um desses videos explica que dehaze, clarity e texture são basicamente a mesma ferramenta, aumentam contraste, com um radio pre definido pra cada uma, grande, medio e pequeno.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2019, 06:55:45
Pelos videos que vi, o resultado é péssimo para retratos usando no negativo.
Aquele efeito de pele plastificada que já ficou para trás.

Um desses videos explica que dehaze, clarity e texture são basicamente a mesma ferramenta, aumentam contraste, com um radio pre definido pra cada uma, grande, medio e pequeno.

Clarity e Texture eu concordo, mas o Dehaze não tem muito que ver com os dois. O Dehaze está mais para um controle de contraste "melhorado"... O que você faz com o dehaze você faz basicamente também com o controle do Contrast, só acho o dehaze um pouco mais aprimorado que o contraste para eliminação do "Fog", melhor eliminado com o dehaze do que com o contrast.


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2019, 08:27:37
Oi Pessoal, agora já tendo usado um pouco mais o "textura". textura e claridade são comandos realmente próximos. Já o desembaçar me parece bem diferente e mais grotesco.

Tenho percebido que em fotos de paisagem dá para usar bem os dois comandos (textura e claridade) localmente. Com isso você dá uma vida para a foto sem gerar aqueles halos do claridade. Em nuvens parece que o claridade funciona melhor. Em rochas acho que o textura, e vai por aí. Com o tempo vou pegando o jeito. Mas realmente gostei da novidade.

Essa questão dos retratos suavizados é meio estranha mesmo, mas acredito que tenha seus fans.

Obrigado por comentarem   :ok:
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2019, 09:30:39
Oi Pessoal, agora já tendo usado um pouco mais o "textura". textura e claridade são comandos realmente próximos. Já o desembaçar me parece bem diferente e mais grotesco.


É que o intuito do desembaçar na verdade é outro...
Por exemplo... esses dias eu estava testando uma lente Vintage que não tinha coating... então em fotos mais contra luz as fotos ficam com muito haze, aquela coisa meio que de névoa na foto... nesses casos o dehaze ajuda muito.... é semelhante ao contraste, mas parece ter um controle melhor da cor... Vou colocar uma foto de exemplo...







« Última modificação: 21 de Maio de 2019, 09:35:12 por lopescardoso »


waldyrneto

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.104
  • Sexo: Masculino
    • Meu canal no Telegram, com eventos, cursos, dicas e bate-papo
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2019, 10:05:02
É que o intuito do desembaçar na verdade é outro...
Por exemplo... esses dias eu estava testando uma lente Vintage que não tinha coating... então em fotos mais contra luz as fotos ficam com muito haze, aquela coisa meio que de névoa na foto... nesses casos o dehaze ajuda muito.... é semelhante ao contraste, mas parece ter um controle melhor da cor... Vou colocar uma foto de exemplo...





Sim, perfeito! Outro uso. Se tentar usar só para avivar uma foto que já está nítida o efeito é muito exagerado.
[]´s     Waldyr Neto


Instagram: @waldyrneto
Canal no Telegram: https://t.me/waldyrneto


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2019, 11:37:17
Só muda o radios, os 3 trabalham com contraste.
Vou ver se acho o video que explica a matemática por tras das 3 ferramentas.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs