Autor Tópico: (Ajuda urgente) Devo manter esta câmera ou é furada?  (Lida 1616 vezes)

João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Online: 15 de Maio de 2019, 15:20:32
Adquiri uma canon 50D através do MercadoLivre , a mesma chegou hoje, achei a construção excepcional, robusta. Porém para minha triste surpresa, a lente que o vendedor enviou (uma 18-55) está repleta de fungos, minhas dúvidas são:
 
1- Quando tento utilizar o AF ele sempre fica em vermelho e apita, nunca ficando em verde (a lente está apenas funcionando no modo manual e fungada, será que isso tem a ver?)

2- Compensa manter esse corpo (veio com battery grip, 3 baterias originais, cartão de memória e a 18-55 em terrível estado) no qual paguei 700 reais, ou devolver ela e pegar meu dinheiro de volta para investir em uma câmera mais simples porém 100%, como uma t3 ou t5?

3- Via software está indicando 300.000 acionamentos do obturador, porém segundo o vendedor, a alguns meses ele efetuou a troca da cortina, devo confiar ou provavelmente estou com uma bomba nas mãos?

4- Posso seguir utilizando esta 18-55 fungada provisoriamente ou é melhor cessar o uso imediatamente?

Em anexo deixo uma imagem do estado da lente.

https://imgur.com/a/fuTjSg6
« Última modificação: 15 de Maio de 2019, 15:22:01 por João Pacheco »


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.212
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2019, 15:25:34
Amigo... Você já tem sua resposta..
Você comprou uma câmera com um lente detonada e que não funciona corretamente... Um corpo antigo - bom, mas antigo.
Não parece que você fez um bom negócio.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2019, 15:32:00
É furada... furadaça...
Conhecimento importa mais que equipamento.


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2019, 15:34:54
Acredito que em relação ao AF tenha sido uma noobisse minha, pois agora consegui utilizar ele sem problema (havia interpretado errado a simbologia do mesmo)


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2019, 15:57:43
Se o problema for só lente, essa 18-55mm é barata. Eu mesmo, depois que comprei a 50mm (depois vieram as outras) nunca mais coloquei ela de volta na camera. E olha que é a versão STM. 
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #5 Online: 15 de Maio de 2019, 16:04:09
Se o problema for só lente, essa 18-55mm é barata. Eu mesmo, depois que comprei a 50mm (depois vieram as outras) nunca mais coloquei ela de volta na camera. E olha que é a versão STM.

Outra coisa que me preocupa, como já disse, é a questão dos clicks, porém pelo que pesquisei a contagem não é zerada se a troca do obturador não for feita por completo, seria este o caso? Ademais, os fungos aparentemente não comprometem a qualidade de imagem, é possível seguir utilizando esta fungada ou corre-se o risco de acabar contaminando o corpo ou demais lentes?


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2019, 16:25:48
Outra coisa que me preocupa, como já disse, é a questão dos clicks, porém pelo que pesquisei a contagem não é zerada se a troca do obturador não for feita por completo, seria este o caso? Ademais, os fungos aparentemente não comprometem a qualidade de imagem, é possível seguir utilizando esta fungada ou corre-se o risco de acabar contaminando o corpo ou demais lentes?

Minha opinião pessoal: se puder desfazer o negócio, é a melhor coisa. Tenho visto muitas cameras boas e até abaixo desse preço: Nikon D3100, Canon T3i, T2i, T5, Sony Nex. Entre a T2i que já tive e a T5i, a diferença está mais nos recursos do que na qualidade da foto.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.536
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2019, 16:27:30
João, se a lente tem fungo, grandes possibilidades de a câmera tbm ter dentro dela. Depois de contaminada, todas as outras lentes que vc colocar tbm vão se contaminar. Ou seja, o fungo pode continuar progredindo dentro da câmera e das outras lentes que vc usar.
Outra coisa 300 mil cliques é muita coisa para esse modelo, é uma câmera super usada, mesmo que tenha trocado o obturador, e vc nem tem como saber se isso é verdade, a vida útil já é bem avançada, existem outras partes que desgastam. Em breve vc poderá ter outros tipos de problemas.
Por ultimo eu diria que o sistema de foco da 50D é um dos piores que eu já usei, não vale nada.
Conhecimento importa mais que equipamento.


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2019, 17:01:16
Acho que irei devolver a câmera e pegar uma t3i, por mais que seja mais simples, ao menos estará melhor conservada


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2019, 18:41:16
O que é melhor para uso diário?

Um Gol 1.0 2015 ou um Omega CD 1992 que tá vazando óleo mas o vendedor te garantiu que o conserto é simples?!


Mesma lógica!

Tem câmera mais simples e bem mais nova a venda em torno de R$ 1.000,00 que vai ser menos dor de cabeça que sua 50D
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 15 de Maio de 2019, 20:27:19
Acho que irei devolver a câmera e pegar uma t3i, por mais que seja mais simples, ao menos estará melhor conservada

Vi esses dias na OLX uma T3i com 15.000 cliques por 900 reais e a lente 18-55.

Qualquer câmera com 300.000 cliques já foi muito usada. Mesmo com a troca de obturador, já desgaste das peças, etc.

Sobre a lente com fungo , não recomendo usá-la. Se você você a devolveria, e compraria algo melhor. Tenho uma Xti, uma T2i (vendi a T3i ) , uma 40D e uma Sony Nex. Peguei a T2i por 600 reais com a lente 18-55, não está funcionando o foco automático mas sempre uso ele pra tirar fotos de produtos (na qual o foco manual é sempre recomendável) .

Resumo: devolva, pegue seu dinheiro de volta e pega uma 40D ou uma série Rebel mesmo.