Autor Tópico: Ajuda para compra de objetiva para uma Olympus Pen EPL-2  (Lida 11790 vezes)

sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Online: 16 de Maio de 2019, 14:11:05
Olá pessoal,
Tenho uma Olympus Pen EPL-2 que o corpo funciona perfeitamente, mas a objetiva que veio com ela, já deu defeito duas vezes e decidi investir numa de 50mm.

Só que sou apenas um hobbysta e não posso investir muita coisa.

Encontrei essa descrição de anúncio aqui, será que vale a pena?

Pronta para uso ,sem fungos ,riscos ou manchas graves ( algumas micro poeiras e micro manchas mas que não afetam em nada a qualidade da imagem gerada.
Corpo em ótimo estado sem amassados ,foco macio.
« Última modificação: 16 de Maio de 2019, 14:22:56 por sirhc »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2019, 14:53:24
Existe um mooooooooooooonte de lentes 50mm no mundo.
Primeiro, que lente é essa? É própria do sistema m4/3? É de outro sistema? SE for de outro sistema, vc tem conhecimento de que precisará de adaptador?
Segundo, vc sabe que uma lente 50mm é equivalente a 100mm na sua câmera? É essa distância focal mesmo que vc quer?
« Última modificação: 16 de Maio de 2019, 14:54:12 por Helena Bsb »


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2019, 15:11:15
Helena foi pontual nas respostas, praticamente tudo que você pode se perguntar ela já falou.

Agora, essa descrição aí, sei não, em ... manchas graves ? Então tem mancha. É  mancha ou fungo mesmo ? Cuidado pra não te passarem a perna nesses sites de venda.

Se for mercadolivre, você pode mandar de volta e pedir o dinheiro, mas Olx e marketplace você tem que se ligar nos detalhes. Leva lanterninha forte de LED pra contrastar as "manchas" e ver direitinho, no olho, quase não vemos, só quando tá bem brabo ...

P.S: se quiser revelar quanto pagará, te dou a minha opinião se vale ou não a pena ...
« Última modificação: 16 de Maio de 2019, 15:11:53 por Cassunde »


CristianoSoares

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.889
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2019, 16:43:03
Reforçando o que foi dito acima: 50mm na sua câmera vai ficar bem legal para retratos, mas para uso geral é bem fechada.
Pelo anúncio, parece ser um corpo de câmera de filme com lente antiga. Aí depende da lente (existem ótimas e não tão boas assim). Depende da lente, da condição da lente, do preço...


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2019, 18:22:31
Primeiro, que lente é essa? É própria do sistema m4/3? É de outro sistema? SE for de outro sistema, vc tem conhecimento de que precisará de adaptador?
Segundo, vc sabe que uma lente 50mm é equivalente a 100mm na sua câmera? É essa distância focal mesmo que vc quer?

É uma Takumar Super, analógica. O vendedor me venderia junto com o adaptador pra M4/3. Eu tava pensando em treinar com um objetiva analógica mesmo.

Eu havia me esquecido sobre essa equivalência... Vou dar uma olhada na tabela, obrigado.


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2019, 18:23:56
P.S: se quiser revelar quanto pagará, te dou a minha opinião se vale ou não a pena ...

R$ 560, lente analógica com o adaptador  pra m4/3 junto.


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2019, 18:25:18
Reforçando o que foi dito acima: 50mm na sua câmera vai ficar bem legal para retratos, mas para uso geral é bem fechada.

Sim, meu objetivo é mais retratos e objetos próximos mesmo e raramente uma paisagem...
É uma Takumar analógica. Mas ainda estou estudando sobre o assunto, só quero tirar fotos bem claras.


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2019, 20:14:32
R$ 560, lente analógica com o adaptador  pra m4/3 junto.

Minha opinião é de que você está pagando caríssimo se não tem certeza de que está limpa.

Dá uma olhada na Helios 58mm f2 que faz um baita bom trabalho no que você quer. Ela tem o adaptador mais barato do mercado das MFT (M42-M4/3). Esta objetiva você encontra em cada esquina porque ela vinha com as Zenit que fizeram muito sucesso no Brasil.

Tenho uma que está emprestada com um amigo que está fazendo só retratos, @00.001p o instagram dele. Nitidíssima. Paguei R$ 50 em uma e R$80 em outra, mais R$90 do adaptador no ML.

Se quer fotos claras, f/2 é bom, não é ótimo, mas é bom.

P.S: se ela estiver boa, vale o preço. Já que vem com adaptador e é uma excelente objetiva.


« Última modificação: 16 de Maio de 2019, 20:22:38 por Cassunde »


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2019, 00:20:52
Minha opinião é de que você está pagando caríssimo se não tem certeza de que está limpa.

Dá uma olhada na Helios 58mm...

Obrigado, agora começou a clarear minhas ideias!
Pessoal vende essa Helios bem cara no Mercado Livre... Realmente não vou achar o que procuro online.

E também, pelo o que entendi, vou ter que comprar uma de 25mm, se quiser uma 50mm pra mirrorless...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2019, 00:22:38
Sim, meu objetivo é mais retratos e objetos próximos mesmo e raramente uma paisagem...
É uma Takumar analógica. Mas ainda estou estudando sobre o assunto, só quero tirar fotos bem claras.


Colega,  essa lente esta caríssima, mesmo nao conhecendo a abertura.
Por preço semelhante ou até menos, voce compra uma  Olympus Zuiko OM analógica super clara, 50mm f/1.4, excelente para retrato... (tenho uma, caso interesse :D )
Mas, como dito antes, tenha em mente que essa lente equivale a uma 100mm em 35mm (FF), ou seja, muito fechada para o uso do dia a dia, além de ser manual..
Só compre nessa distancia focal se tiver absoluta certeza do uso q irá fazer.. No geral, uma 14-42mm m.Zuiko ou Panasonic Lumix do mount original, seria muito mais prática para uso geral e o preço giraria mais ou menos em torno disso. Tambem já vi várias vezes 50mm Zuiko OM f/1.8, tb bem clara, por metade do preço da 1.4.. As lentes Olympus são de excelente qualidade, compre sem medo se estiverem em perfeito estado..
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 00:24:15 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2019, 00:59:38
No geral, uma 14-42mm m.Zuiko ou Panasonic Lumix do mount original, seria muito mais prática para uso geral e o preço giraria mais ou menos em torno disso.

Poxa, eu nunca achei nenhuma lente nativa que fosse menos que R$2.500 nos sites... Qualquer abertura.

Essa Lumix da Panasonic, parece estar esgotada em todos os sites...


angelone

  • Trade Count: (18)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.358
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2019, 01:47:33
Poxa, eu nunca achei nenhuma lente nativa que fosse menos que R$2.500 nos sites... Qualquer abertura.

Essa Lumix da Panasonic, parece estar esgotada em todos os sites...


Para encontrar a preço normal tem que ter paciencia se quiser comprar no Brasil. O padrão sao os vendedores profissionais que cobram caríssimo e arriscam até algum desinformado ou desesperado comprar..
Uma boa alternativa é comprar diretamente do eBay. Voce achará boas oportunidades, principalmente de usadas.. Tem tb os leilões por lá, já consegui ótimos negócios..
O problema é o risco de ser taxado qdo entrarem no Brasil.. Procure comprar de pessoa fisica e lente o mais barato possivel.. Ah, tem também os fabricantes independentes para m4/3, em geral manuais, mas via de regra baratas.. Pesquise aqui no forum, tem um post fixo que remete a um site com a relaçao importante de lentes disponiveis para o sistema..
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 01:48:54 por angelone »
Olympus OM-D E-M5 mk II  e uns vidros..


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2019, 08:55:16
Obrigado, agora começou a clarear minhas ideias!
Pessoal vende essa Helios bem cara no Mercado Livre... Realmente não vou achar o que procuro online.

E também, pelo o que entendi, vou ter que comprar uma de 25mm, se quiser uma 50mm pra mirrorless...
Procure na Olx da sua cidade, market place ou casa de avó/avô. Não compre por mais de R$100, a limpeza cobram R$80(as mais caras).

Como o camarada aí falou, tem umas fabricantes independentes boas. Por esse preço que você pagaria, poderia arriscar uma kaxinda 25mm 0.95 ou kamlan 50mm 1.1. Ambas na faixa de R$500-600. Estão na minha lista de desejos.

Eu te recomendaria uma 25mm f1.8 da 7artisans que sai por uns R$320 e parece ser bem amigável.

Enviado de meu MI 8 Lite usando o Tapatalk



marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2019, 13:15:08
Essa 7 Artisans que o Cassunde falou parece (não tenho certeza) uma 25mm 1.8 CCTV que eu tenho, mas com acabamento externo diferente. Se for, é uma lente bem divertida - não ganha prêmio na DxO mas o centro dela é BEM nítido. Foi depois de usar ela outro dia que me veio a idéia do tópico de lente adaptada.

Ou pode partir pra uma lente nativa de vez: https://www.ebay.com/itm/Panasonic-LUMIX-G-25mm-f-1-7-ASPH-Lens-for-M-3-4-Micro-Four-Thirds/123107668706?epid=1442235360&hash=item1ca9c9f2e2:g:wDMAAOSwol5YzPG7
Na pior das hipóteses, se for taxado, vai ficar entre 950 a 1000 reais. Se pedir pro vendedor declarar por volta de 39 dólares (se colocar valor muito baixo a Receita desconfia), pode ser que nem taxem, ao menos nas minhas últimas compras nada tem sido taxado.
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2019, 13:18:46
Essa 7 Artisans que o Cassunde falou parece (não tenho certeza) uma 25mm 1.8 CCTV que eu tenho, mas com acabamento externo diferente. Se for, é uma lente bem divertida - não ganha prêmio na DxO mas o centro dela é BEM nítido. Foi depois de usar ela outro dia que me veio a idéia do tópico de lente adaptada.

Ou pode partir pra uma lente nativa de vez: https://www.ebay.com/itm/Panasonic-LUMIX-G-25mm-f-1-7-ASPH-Lens-for-M-3-4-Micro-Four-Thirds/123107668706?epid=1442235360&hash=item1ca9c9f2e2:g:wDMAAOSwol5YzPG7
Na pior das hipóteses, se for taxado, vai ficar entre 950 a 1000 reais. Se pedir pro vendedor declarar por volta de 39 dólares (se colocar valor muito baixo a Receita desconfia), pode ser que nem taxem, ao menos nas minhas últimas compras nada tem sido taxado.

Este modelo e outros da 7artisans cobrem todo o sensor, diferente das CCTV que deixa a vinheta exposta,  :ok:

Tenho uma CCTV 25mm f1.4 que me amarro, mas "só" serve pra retrato. Paguei R$100 com adaptador pra MFT, caso interesse ao dono do tópico saber ...
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 13:30:17 por Cassunde »