Autor Tópico: Ajuda para compra de objetiva para uma Olympus Pen EPL-2  (Lida 11788 vezes)

marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2019, 14:55:56
Este modelo e outros da 7artisans cobrem todo o sensor, diferente das CCTV que deixa a vinheta exposta,  :ok:

Tenho uma CCTV 25mm f1.4 que me amarro, mas "só" serve pra retrato. Paguei R$100 com adaptador pra MFT, caso interesse ao dono do tópico saber ...

Essa não tem problema de vignette, acho que usaram o C-mount só para economia de custos. Tanto que vendem ela como lente pra APS-C, também.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-930678517-lente-sony-alpha-25mm-f18-nex-6-a6300-a5000-a6000-a7r-a7-_JM?quantity=1
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2019, 15:41:58
Eu não tenho coragem de comprar nada de fora, porque já fui taxado antes, prefiro não correr o risco...

Sobre a 7 Artisans, ia perguntar isso mesmo. Tem bastante gente falando bem, pra um amador ou hobbysta, li que é bom investimento.

Eu to precisando muito arranjar logo essa lente porque preciso dela pra um trabalho mês que vem (inclusive pra filmagem, entrevista de uma pessoa) e não sabia que ia ser tão difícil assim achar uma...  :(
Eu adoro minha câmera 4/3, não queria trocar por outra maior.


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2019, 16:58:48
Eu não tenho coragem de comprar nada de fora, porque já fui taxado antes, prefiro não correr o risco...

Sobre a 7 Artisans, ia perguntar isso mesmo. Tem bastante gente falando bem, pra um amador ou hobbysta, li que é bom investimento.

Eu to precisando muito arranjar logo essa lente porque preciso dela pra um trabalho mês que vem (inclusive pra filmagem, entrevista de uma pessoa) e não sabia que ia ser tão difícil assim achar uma...  :(
Eu adoro minha câmera 4/3, não queria trocar por outra maior.

Se você for do RJ, posso te emprestar uma minha pra você fazer este seu trabalho.

A regra é: até $100 não se taxa. Além de 100$, boa sorte.

Importei da China este último ano inteiro e ainda neste início de ano. Tudo sem taxa.


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2019, 17:08:13
Essa não tem problema de vignette, acho que usaram o C-mount só para economia de custos. Tanto que vendem ela como lente pra APS-C, também.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-930678517-lente-sony-alpha-25mm-f18-nex-6-a6300-a5000-a6000-a7r-a7-_JM?quantity=1

Ah, sim ! Tem várias, assim. Conheço as 7artisans, Pixco e Kamlan


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2019, 17:19:15
Se você for do RJ, posso te emprestar uma minha pra você fazer este seu trabalho.

Muito obrigado pela gentileza! Mas eu moro perto no interior de SP...

A regra é: até $100 não se taxa. Além de 100$, boa sorte.

Então, eu fui taxado com 45 reais...


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2019, 17:21:13
Muito obrigado pela gentileza! Mas eu moro perto no interior de SP...

 :(

Então, eu fui taxado com 45 reais...

Nos sites chineses eles declaram sempre bem abaixo do que você pagou quando vem pro BR.. Paguei U$60 na 35mm f1.6 e declararam U$10.
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 17:22:44 por Cassunde »


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2019, 17:22:48
Pessoal, achei uma câmera parecida com a minha por 400 reais (modelo pouco mais antigo), mas a objetiva é igualzinha.
Vendedor garante que está perfeita.
Ela é 14-42mm nativa, não é grande coisa, mas vai servir para o trabalho que preciso fazer, até eu conseguir grana pra investir na 50mm que eu quero ter.

Tô pensando em comprar e depois vender só o corpo dela e ficar com a objetiva pra mim.
Até agora foi o que me pareceu melhor opção.
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 17:23:46 por sirhc »


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2019, 17:25:49
Pessoal, achei uma câmera parecida com a minha por 400 reais (modelo pouco mais antigo), mas a objetiva é igualzinha.
Vendedor garante que está perfeita.
Ela é 14-42mm nativa, não é grande coisa, mas vai servir para o trabalho que preciso fazer, até eu conseguir grana pra investir na 50mm que eu quero ter.

Tô pensando em comprar e depois vender só o corpo dela e ficar com a objetiva pra mim.
Até agora foi o que me pareceu melhor opção.

Então é isso !  :ok:

Boa sorte na compra ! Abraços


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2019, 17:36:10
Então é isso !  :ok:

Boa sorte na compra ! Abraços

Abraços, obrigado a você e aos outros pela ajuda!


Aproveitando pra tirar uma outra dúvida aqui (sei que da pra pesquisar, mas eu to com um pouco de dificuldade...)

1 - O fator de corte só vale pra lentes que não são pra micro 4/3?
2 - Nas lentes nativas, o fator de corte também vale ou já está "descontado"? Por exemplo, se eu comprar uma nativa M4/3 e estiver escrito 50mm, é 50mm mesmo?
3 - Quando há o fator de corte, sempre aumenta a abertura da lente?


marciok

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.043
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 17 de Maio de 2019, 17:59:03
Abraços, obrigado a você e aos outros pela ajuda!


Aproveitando pra tirar uma outra dúvida aqui (sei que da pra pesquisar, mas eu to com um pouco de dificuldade...)

1 - O fator de corte só vale pra lentes que não são pra micro 4/3?
2 - Nas lentes nativas, o fator de corte também vale ou já está "descontado"? Por exemplo, se eu comprar uma nativa M4/3 e estiver escrito 50mm, é 50mm mesmo?
3 - Quando há o fator de corte, sempre aumenta a abertura da lente?

1 - Não, sempre deve se considerar 2x de corte para qualquer lente, para obter o valor equivalente em Full Frame;
2 - Não, como dito acima. A Panasonic 12-35mm, por exemplo, seria uma 24-70mm equivalente em Full Frame;
3 - Depende - e é uma loooonga discussão. Aumenta a profundidade de campo (uma lente m4/3 nativa com abertura em f/2.8 tem profundidade de campo de uma f/4 full frame), mas em termos de absorção de luz permanece a mesma coisa (uma m4/3 e uma full frame com os mesmo valores de obturador, ISO e abertura vão ter fotos iguais em termos de exposição - mas não de nível de ruído).
Câmeras: Fujifilm X-S20, Panasonic Lumix LX100, Fujifilm S5Pro, Panasonic GH2, Olympus E-P1

http://www.flickr.com/photos/kakobr/
http://500px.com/marci


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 17 de Maio de 2019, 18:29:18
Abraços, obrigado a você e aos outros pela ajuda!


Aproveitando pra tirar uma outra dúvida aqui (sei que da pra pesquisar, mas eu to com um pouco de dificuldade...)

1 - O fator de corte só vale pra lentes que não são pra micro 4/3?
2 - Nas lentes nativas, o fator de corte também vale ou já está "descontado"? Por exemplo, se eu comprar uma nativa M4/3 e estiver escrito 50mm, é 50mm mesmo?
3 - Quando há o fator de corte, sempre aumenta a abertura da lente?

Exatamente como o mestre marciok falou. Por isso que as lentes do kit (14-42mm) já vem com uma distância focal menor.

Quanto ao 3, realmente a absorção de luz é igual. Uma f/2 é tão clara na FF ou na M4/3. O que pode te ajudar a entender a profundidade de campo que o marciok falou,é o efeito bokeh(desfoque de fundo), que na FF vai ser ligeiramente maior(2x maior do que na MFT). Então, se você faz um retrato com f/2 na MFT, na FF é um f/4. O tamanho dos objetos de desfoque será sempre a metade do FF. Pergunta: isso importa ? Quase nunca abaixo de f/2. O que importa é a velocidade da lente(clareza).
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 18:38:34 por Cassunde »


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #26 Online: 18 de Maio de 2019, 00:00:43
Estou cada vez mais confuso  :D

Mas gratidão pelas respostas.
Então, pelo o que entendi, mesmo comprando uma lente nativa para micro 4/3, eu teria que pegar uma escrito 25mm, se quisesse uma 50mm?


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 18 de Maio de 2019, 00:09:44
Estou cada vez mais confuso  :D

Mas gratidão pelas respostas.
Então, pelo o que entendi, mesmo comprando uma lente nativa para micro 4/3, eu teria que pegar uma escrito 25mm, se quisesse uma 50mm?

Sim ! 25mm FF  = 50mm no MFT independente de ser da Olympus Mzuiko ou uma Takumar Super de um encaixe antigo.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 00:10:51 por Cassunde »


Cassunde

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 18 de Maio de 2019, 00:09:55
Dupliquei, perdão.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 00:10:34 por Cassunde »


sirhc

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
Resposta #29 Online: 18 de Maio de 2019, 01:19:35
2 - Não, como dito acima. A Panasonic 12-35mm, por exemplo, seria uma 24-70mm equivalente em Full Frame;

Sim ! 25mm FF  = 50mm no MFT independente de ser da Olympus Mzuiko ou uma Takumar Super de um encaixe antigo.

Valeu, pessoal! Eu NUNCA iria descobrir isso por minha própria conta.
Realmente, estou olhando os sites de vendas de lentes para M4/3 e todas já dão a equivalência em FF.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 01:20:01 por sirhc »