Autor Tópico: O Santo NoBreak  (Lida 1910 vezes)

Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Online: 16 de Maio de 2019, 15:45:46
Só quem já foi salvo por um no-break sabe do que estou falando.

Lembrei hoje de fazer essa homenagem ao divino equipamento, quando acabou a luz no meio do export de um projeto pesado de vídeo que venho trabalhando há uma semana.

Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2019, 17:22:09
é.... eu sei como é. Aí no Brasil tinha muita queda de energia na empresa. Os projetistas ficavam puto quando acaba a energia pois nem todas as Workstations tinham NoBreak.
Eu como sempre usei Laptop nos últimos 7 anos, ainda tinha uma carguinha para segurar um tempo.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


André Sena

  • SysOp
  • Trade Count: (32)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.768
  • Sexo: Masculino
  • café & fotografia
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2019, 18:13:34
Nem fala.....
Já salvou até impressão fineart...

Para mim não é nem acessório..... item fundamental!
André Sena
https://linktr.ee/andresena

31/03 - Dia Mundial do Backup - Não deixe para amanhã o backup de hoje.
Lembre-se: A questão não é SE o disco rígido (HD) vai falhar e sim QUANDO vai falhar.


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2019, 18:34:49
NoBreak pra mim é uma das coisas mais bacanas que já inventaram na era da informática. Afinal não adianta nada vc ter investido uma puta grana em uma ilha de edição e correr o risco de perder o trabalho e atrasar a entrega do cliente.

É como parafusadeira elétrica e aspirador de pó!!!

Conhecimento importa mais que equipamento.


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2019, 09:02:30
NoBreak pra mim é uma das coisas mais bacanas que já inventaram na era da informática. Afinal não adianta nada vc ter investido uma puta grana em uma ilha de edição e correr o risco de perder o trabalho e atrasar a entrega do cliente.

É como parafusadeira elétrica e aspirador de pó!!!
Onde eu morava em Bragança era super comum, ainda mais em época de chuvas, ter quedas ou picos de energia. Aqui onde moro agora dá para contar em uma mão as vezes que eu tive quedas de energia nesses 2 anos.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2019, 11:17:54
Onde eu morava em Bragança era super comum, ainda mais em época de chuvas, ter quedas ou picos de energia. Aqui onde moro agora dá para contar em uma mão as vezes que eu tive quedas de energia nesses 2 anos.
Aqui em Sampa no meu bairro a disponibilidade é muito boa mesmo, nos últimos anos melhorou muuuito, por exemplo, nos últimos meses não caiu, não me lembro. Mas o problema é que aqui é uma região com muitas arvores, a rede elétrica fica a céu aberto em postes, e prefeitura é lenta na manutenção e poda de arvores, e as arvores são bem velhas antigas, algumas em péssima saúde. Via de regra é neste confronto com as arvores que a coisa pega, e agora chega o outono e junto a temporada de vento forte, nos próximos meses teremos algumas tempestades, e vai cair um monte de galhos secos e pesados e até mesmo árvores na rede elétrica.
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 11:18:44 por Lindsay »
Conhecimento importa mais que equipamento.


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2019, 17:56:53
é.... eu sei como é. Aí no Brasil tinha muita queda de energia na empresa. Os projetistas ficavam puto quando acaba a energia pois nem todas as Workstations tinham NoBreak.
Eu como sempre usei Laptop nos últimos 7 anos, ainda tinha uma carguinha para segurar um tempo.

meu nobreak também é a bateria do laptop.  :D


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2019, 19:54:21
NoBreak é o tipo de coisa que você espera não precisar usar, mas que de vez em quando poupa uma baita dor de cabeça. O meu é um APC UPS 1200 desses que desligam o computador pela USB quando a carga está no limite.


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2019, 21:45:01
O grande problema do nobreak é o temido estabilizador embutido, que acaba sendo um risco aos computadores. Se alguém souber um modelo sem o referido me avise que estou procurando! :ok:


Lindsay

  • Trade Count: (19)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.560
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Junho de 2019, 22:12:01
O grande problema do nobreak é o temido estabilizador embutido, que acaba sendo um risco aos computadores. Se alguém souber um modelo sem o referido me avise que estou procurando! :ok:
Desconheço, nunca ouvi falar nisso, se puder, explica ai  :ok:
Conhecimento importa mais que equipamento.


sri_canesh

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.720
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Junho de 2019, 22:33:44
O grande problema do nobreak é o temido estabilizador embutido, que acaba sendo um risco aos computadores. Se alguém souber um modelo sem o referido me avise que estou procurando! :ok:

O que você está procurando é o que é chamado de "nobreak online", que é aquele que alimenta a carga SEMPRE pela bateria. Você acha esse tipo de nobreak até no ML mas ele custa muito mais caro que um nobreak offline comum.

Existe muito mito espalhado em relação aos nobreaks, tanto na questão de ser online ou offline como de ser de onda quadrática ou senoidal. Para um PC comum (incluindo notebook) um nobreak offline de onda quadrática, ou seja, o mais barato, atende perfeitamente já que a fonte chaveada desses equipamentos lida bem com o pequeno gap de milissegundos que acontece no chaveamento para bateria como com a onda quadrática.
Apenas no caso de equipamentos sensíveis como servidores, equipamentos médicos, etc, é ideal que se use um nobreak online.
E no caso do tipo de onda, você tem que usar um nobreak senoidal sempre que tiver uma carga indutiva ligada, como, por exemplo, uma impressora 3D com mesa aquecida, motores, etc.
« Última modificação: 09 de Junho de 2019, 22:34:24 por sri_canesh »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #11 Online: 10 de Junho de 2019, 01:04:54
Na real, a maioria não vai querer saber quanto custa um nobreak on-line senoidal de 1kVA...


Vinicius Lima

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 671
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 10 de Junho de 2019, 20:12:58
O que você está procurando é o que é chamado de "nobreak online", que é aquele que alimenta a carga SEMPRE pela bateria. Você acha esse tipo de nobreak até no ML mas ele custa muito mais caro que um nobreak offline comum.

Existe muito mito espalhado em relação aos nobreaks, tanto na questão de ser online ou offline como de ser de onda quadrática ou senoidal. Para um PC comum (incluindo notebook) um nobreak offline de onda quadrática, ou seja, o mais barato, atende perfeitamente já que a fonte chaveada desses equipamentos lida bem com o pequeno gap de milissegundos que acontece no chaveamento para bateria como com a onda quadrática.
Apenas no caso de equipamentos sensíveis como servidores, equipamentos médicos, etc, é ideal que se use um nobreak online.
E no caso do tipo de onda, você tem que usar um nobreak senoidal sempre que tiver uma carga indutiva ligada, como, por exemplo, uma impressora 3D com mesa aquecida, motores, etc.

Assino embaixo. :ok: