Autor Tópico: Devo optar por uma câmera clássica ou uma moderna, porém mais simples?  (Lida 2689 vezes)

João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Olá a todos, após a minha epopeia com aquela Canon 50D, estou em dúvida se deveria seguir em busca de uma câmera mais simples e moderna ou uma "velha guerreira". O fato é, minhas principais opções até agora são:

1- Pegar uma Canon 40D com pouco mais de 10 mil cliques, único dono, com caixa etc. por 650 reais.

2- Juntar uma grana a mais e pegar uma t6 nova com a lente do kit por cerca de 1500 reais (ou dependendo pegar uma usada)

3- Pegar uma SL1 usada por 1200 reais na minha cidade (onde poderia testar pessoalmente a câmera)

*Além das supracitadas há uma t3i (apenas corpo) na minha cidade a venda por 800 reais (acredito que conseguiria abaixar o valor para 700 reais), o problema dessa t3 é que está com a absurda quantia de 177 mil cliques :shock:.

Eu saí de uma Sony nex-f3, a qual me atendia bem, porém sentia falta de um viewfinder, a D40 ou t3i produziriam imagens com a mesma qualidade que esta sony? Li diversos tópicos aqui no fórum sobre comparações dentre estes modelos citados, porém há uma grande divergência de opiniões, há quem diga que a t3i supera a t6 e a d40, e quem diga que a d40 por sua vez é infinitamente superior a uma t3i. Qual seria a melhor solução?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2019, 05:28:37
Cara, vamos lá, opinião quem tem a Sony Nex e usa a Canon rsrsrs

40D com 10.000 cliques - essa câmera só fotografa, ela não filma vídeos. Mas é uma câmera parruda e muito boa. Tenho certeza que irá adora ela. Comprei por indicação de pessoas do fórum e não me arrependo. 10.000 cliques é um número muito baixo. Verifique o estado geral dela (se o LCD não tem manchas, se a lente não tem fungos, etc). Mas no geral, entre as opções que você postou, iria de 40D, sem dúvidas.

2- Juntar uma grana a mais e pegar uma t6 nova com a lente do kit por cerca de 1500 reais (ou dependendo pegar uma usada).
Re: uma T6 é uma câmera muito boa, pra quem está começando. Acredito que seria uma segunda opção interessante. Vocẽ ganhará em questão de ISO, um ganho na qualidade de imagem em relação a 40D, mas perderá na ergonomia, algo que a série D da Canon é superior as Rebel .

3- Pegar uma SL1 usada por 1200 reais na minha cidade (onde poderia testar pessoalmente a câmera).
Re: acho que uma Sl1 por 1200 está cara. É uma câmera já antiguinha e uma SL2 nova custa em torno de 2.200 reais. Não compensa, na minha opinião, a compra por esse valor.

4- lém das supracitadas há uma t3i (apenas corpo) na minha cidade a venda por 800 reais (acredito que conseguiria abaixar o valor para 700 reais), o problema dessa t3 é que está com a absurda quantia de 177 mil cliques :shock:.
Re: cara foge de câmera com 177 mil cliques, já está na bagaça kkkkkkk

5- Cara tenho a Sony Nex F3 e é minha câmera pra usar as lentes M42. Adoro ela, mas em termos de sensores, as câmeras da Canon são melhores. Ela tem um visor eletrônico como opcional. Mas a pegada, os menus, a usabilidade e a lente 18-55 da Sony são uma porcaria. As cores da Sony não me agradam. Gosto muito mais das cores da Canon, principalmente pra retratos, os tons de pele são superiores. Mas a Nex é perfeita pra meus vídeos do Youtube rsrsrs

Por tudo que te apresentei , eu ficaria com a 40D ou juntaria mais uma grana pra comprar uma T6 mesmo. O seu maior investimento não será no corpo e sim em lentes. Vocẽ poderia comprar a T6 e pegar só o corpo da 40D (ou a 40D com a 18-55) como corpo backup.

é isso. Opinião de usuário das câmeras que você tem interesse.

Boa sorte na escolha!


Gilberto Benasse

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 788
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2019, 07:33:44
Cheferson tambem tenho 2 nex e as vezes uso com a 24mm canon. Ela forma um conjunto bom e pequeno. Notei que usando flash melhora as cores. Talvez o balanço do branco nao foi bem planejado. A nex é a camera que mais uso. Se bem que fotografo pouco. T5i está com 3 mil clicks. A nex 3 com 20 e a c3 com 10mil.
O problema de usar com a 50mm era o foco, mas na 24mm ele é mais rapido e certeiro.
Canon T5i + 18-55mm stm +50mm stm + 24mm stm +55-250mm
Nex 3 + Nex C3 + 18-55mm + adaptador ef-emount


nandoespinosa

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.213
  • Sexo: Masculino
    • Nando Espinosa Fotografia
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2019, 09:35:12
É um grande dilema essa primeira compra.. Ainda mais depois da tua experiência anterior.
Bom. Tem alguns aspectos pra contrapor o pessoal e te colocar uma pulga na orelha.

Primeiro. Não é só a quantidade de clicks que importa.. O estado de conservação, cuidados com limpeza e manutenção, armazenagem e também o USO da câmera, contam pra sua durabilidade... Vejamos, uma 40D com 10k cliques foi pouquíssimo usada, ou seja ficou mais tempo parada que em uso. Isso pode PREJUDICAR a câmera, por mais antagônico que pareça. Mas se ela foi bem armazenada, "bem tratada", pode ser uma relíquia.
De qualquer forma, eu não compraria uma câmera tão antiga, mesmo que para ser uma primeira DSLR. Teria como mínimo - seguindo a linha da 40D - uma 70D como alvo.

Segundo. Qual seu orçamento? Quanto quer ou pode gastar?
Aqui é importante lembrar que você não terá gasto somente com a câmera.. Tem que colocar os acessórios nessa conta. Dependendo do seu uso, precisará de cartões, bolsa, tripé, flash, etc... Então comece calculando por tudo que será essencial pra ti. Sabendo até onde você quer ou pode gastar, saberemos te indicar a "melhor" opção.

Terceiro. Qual seu uso? Existem câmeras que não tem certas funcionalidades. Então, como já foi referido anteriormente, se você quiser filmar, a 40D tá fora de opção, p ex.

Com essas informações a galera poderá te ajudar melhor. Inclusive te indicando alguma opção que não tá ainda no teu radar.
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 09:35:23 por nandoespinosa »


Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.818
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2019, 10:47:24
Olá a todos, após a minha epopeia com aquela Canon 50D, estou em dúvida se deveria seguir em busca de uma câmera mais simples e moderna ou uma "velha guerreira". O fato é, minhas principais opções até agora são:

1- Pegar uma Canon 40D com pouco mais de 10 mil cliques, único dono, com caixa etc. por 650 reais.

2- Juntar uma grana a mais e pegar uma t6 nova com a lente do kit por cerca de 1500 reais (ou dependendo pegar uma usada)

3- Pegar uma SL1 usada por 1200 reais na minha cidade (onde poderia testar pessoalmente a câmera)

*Além das supracitadas há uma t3i (apenas corpo) na minha cidade a venda por 800 reais (acredito que conseguiria abaixar o valor para 700 reais), o problema dessa t3 é que está com a absurda quantia de 177 mil cliques :shock:.

Eu saí de uma Sony nex-f3, a qual me atendia bem, porém sentia falta de um viewfinder, a D40 ou t3i produziriam imagens com a mesma qualidade que esta sony? Li diversos tópicos aqui no fórum sobre comparações dentre estes modelos citados, porém há uma grande divergência de opiniões, há quem diga que a t3i supera a t6 e a d40, e quem diga que a d40 por sua vez é infinitamente superior a uma t3i. Qual seria a melhor solução?

40d é uma baita câmera, pegada mais profissional, mais recursos (para a época) e tal.

Porém: ISO 1600 já é o limite dos limites, usa cartão CF, não filma e as baterias BP 511 são um parto pra achar. O mesmo para a 50d. (Alguém vai dizer que 50d filma com Magic Lantern, mas é gambiarra, rsrs.)

T6 é mais capada em recursos, mas seria nova, né... Você saberia exatamente como foi cuidada.

SL1 por 1200,00 eu acho que tá pesado...

Já a T3i, apesar do bom preço, está um pouco rodada, é complicado saber como foram esses 177k cliques.


De que cidade você é, amigo?
« Última modificação: 18 de Maio de 2019, 10:47:42 por Mike Castro »


Millano

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 77
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2019, 17:54:18
Eu com certeza iria com a T6 nova.
Além de ser mais certo a questão de numa câmera nova, você ter certeza o estado dela, as câmeras evoluíram muito na questão eletrônica nesse período da 40D para T6. Então tirando o corpo mais reforçado não vejo nenhuma vantagem (recursos, ISO, vídeo, sistema de AF) na 40D.
Câmera nova é mais cara, mas tem mais garantia, e você ainda pode parcelar.
Fora que numa troca futura, a T6 ainda é uma câmera que você vende fácil, aproveita bateria extra que tenha comprado (caso permaneça na linha Rebel).
Canon EOS R6
EF 24-105 F4L IS II USM
Flash Godox V1c
2x Godox LED 1000C


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2019, 18:27:15
É um grande dilema essa primeira compra.. Ainda mais depois da tua experiência anterior.
Bom. Tem alguns aspectos pra contrapor o pessoal e te colocar uma pulga na orelha.

Primeiro. Não é só a quantidade de clicks que importa.. O estado de conservação, cuidados com limpeza e manutenção, armazenagem e também o USO da câmera, contam pra sua durabilidade... Vejamos, uma 40D com 10k cliques foi pouquíssimo usada, ou seja ficou mais tempo parada que em uso. Isso pode PREJUDICAR a câmera, por mais antagônico que pareça. Mas se ela foi bem armazenada, "bem tratada", pode ser uma relíquia.
De qualquer forma, eu não compraria uma câmera tão antiga, mesmo que para ser uma primeira DSLR. Teria como mínimo - seguindo a linha da 40D - uma 70D como alvo.

Segundo. Qual seu orçamento? Quanto quer ou pode gastar?
Aqui é importante lembrar que você não terá gasto somente com a câmera.. Tem que colocar os acessórios nessa conta. Dependendo do seu uso, precisará de cartões, bolsa, tripé, flash, etc... Então comece calculando por tudo que será essencial pra ti. Sabendo até onde você quer ou pode gastar, saberemos te indicar a "melhor" opção.

Terceiro. Qual seu uso? Existem câmeras que não tem certas funcionalidades. Então, como já foi referido anteriormente, se você quiser filmar, a 40D tá fora de opção, p ex.

Com essas informações a galera poderá te ajudar melhor. Inclusive te indicando alguma opção que não tá ainda no teu radar.

1- Bom, quanto à valores, eu gostaria de me manter na faixa dos 700 á 1200 reais, quanto a acessórios, já tenho um tripé (bem básico, que utilizo com minha p510 superzoom para fotografar a lua ou assuntos distantes à noite), tenho também diversos cartões de memória com boa velocidade e armazenamento e principalmente tenho uma lente 18-55 sem AF que peguei pela bagatela de 50 reais esses tempos, por isso meu principal interesse era permanecer com as Canons, mas avaliaria opções de outras marcas. (até porquê esta lente que peguei está um pouquinho empoeirada por dentro e não sei se isto acabaria prejudicando as imagens ou não)

2- Em relação á gravação de vídeos acredito que não faria absolutamente nenhum uso, até porquê não tenho esse costume, e caso necessitasse fazer isso, acredito que o meu celular ( galaxy s9+) já seria bastante competente, então seria um uso exclusivamente para fotos mesmo.

O principal que eu fotografo são composições com objetos em interiores (principalmente objetos vintage) (P.ex: Uma sala com um piano em foco, etc.) e macros de insetos, plantas e outras bichos. Porém como pretendo começar algum curso de fotografia seria interessante uma câmera versátil nesse aspecto. Realmente estou aberto a outras opções de câmera, queria uma boa custo x benefício, e infelizmente depois daquela 50D fiquei meio ressabiado em pegar câmeras um tanto antigas :no: (apesar de que via mercadolivre meu dinheiro fica protegido e recebo reembolso total em caso de problemas)


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2019, 18:29:42
40d é uma baita câmera, pegada mais profissional, mais recursos (para a época) e tal.

Porém: ISO 1600 já é o limite dos limites, usa cartão CF, não filma e as baterias BP 511 são um parto pra achar. O mesmo para a 50d. (Alguém vai dizer que 50d filma com Magic Lantern, mas é gambiarra, rsrs.)

T6 é mais capada em recursos, mas seria nova, né... Você saberia exatamente como foi cuidada.

SL1 por 1200,00 eu acho que tá pesado...

Já a T3i, apesar do bom preço, está um pouco rodada, é complicado saber como foram esses 177k cliques.


De que cidade você é, amigo?

Isso que esta SL1 está por 1500 e os 1200 é o que eu deduzo que conseguiria pagar chorando um desconto ao vendedor. Eu sou de Santa Maria, interior do RS.


João Pacheco

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2019, 18:35:23
Cara, vamos lá, opinião quem tem a Sony Nex e usa a Canon rsrsrs

40D com 10.000 cliques - essa câmera só fotografa, ela não filma vídeos. Mas é uma câmera parruda e muito boa. Tenho certeza que irá adora ela. Comprei por indicação de pessoas do fórum e não me arrependo. 10.000 cliques é um número muito baixo. Verifique o estado geral dela (se o LCD não tem manchas, se a lente não tem fungos, etc). Mas no geral, entre as opções que você postou, iria de 40D, sem dúvidas.

2- Juntar uma grana a mais e pegar uma t6 nova com a lente do kit por cerca de 1500 reais (ou dependendo pegar uma usada).
Re: uma T6 é uma câmera muito boa, pra quem está começando. Acredito que seria uma segunda opção interessante. Vocẽ ganhará em questão de ISO, um ganho na qualidade de imagem em relação a 40D, mas perderá na ergonomia, algo que a série D da Canon é superior as Rebel .

3- Pegar uma SL1 usada por 1200 reais na minha cidade (onde poderia testar pessoalmente a câmera).
Re: acho que uma Sl1 por 1200 está cara. É uma câmera já antiguinha e uma SL2 nova custa em torno de 2.200 reais. Não compensa, na minha opinião, a compra por esse valor.
4- lém das supracitadas há uma t3i (apenas corpo) na minha cidade a venda por 800 reais (acredito que conseguiria abaixar o valor para 700 reais), o problema dessa t3 é que está com a absurda quantia de 177 mil cliques :shock:.
Re: cara foge de câmera com 177 mil cliques, já está na bagaça kkkkkkk

5- Cara tenho a Sony Nex F3 e é minha câmera pra usar as lentes M42. Adoro ela, mas em termos de sensores, as câmeras da Canon são melhores. Ela tem um visor eletrônico como opcional. Mas a pegada, os menus, a usabilidade e a lente 18-55 da Sony são uma porcaria. As cores da Sony não me agradam. Gosto muito mais das cores da Canon, principalmente pra retratos, os tons de pele são superiores. Mas a Nex é perfeita pra meus vídeos do Youtube rsrsrs

Por tudo que te apresentei , eu ficaria com a 40D ou juntaria mais uma grana pra comprar uma T6 mesmo. O seu maior investimento não será no corpo e sim em lentes. Vocẽ poderia comprar a T6 e pegar só o corpo da 40D (ou a 40D com a 18-55) como corpo backup.

é isso. Opinião de usuário das câmeras que você tem interesse.

Boa sorte na escolha!

Eu gostava da NEX de modo geral, porém minhas principais ressalvas em relação à ela eram: 1- Sensor muito exposto por ser uma mirrorless (porém nada que uma bombinha manual não resolvesse); 2- A falta do viewfinder era terrível, pois as vezes a tela não representava nem 10% do que seria a foto final. (cogitei comprar aquele viewfinder opcional pra ela, mas o valor era absurdo e só achei no ebay :(


Rick99

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.286
  • Sexo: Masculino
  • Amador
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2019, 11:10:57
Rebel com 177 mil cliques está fora de cogitação, mesmo sendo cuidada com carinho... :hysterical:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2019, 23:07:35
Eu gostava da NEX de modo geral, porém minhas principais ressalvas em relação à ela eram: 1- Sensor muito exposto por ser uma mirrorless (porém nada que uma bombinha manual não resolvesse); 2- A falta do viewfinder era terrível, pois as vezes a tela não representava nem 10% do que seria a foto final. (cogitei comprar aquele viewfinder opcional pra ela, mas o valor era absurdo e só achei no ebay :(

Eu gosto pra caramba da Nex; é uma ótima câmera pra usar lentes vintage como as famosas M42 rsrsrs, mas realmente a falta de um visor ótico/eletrônico faz falta. Mas o que não gosto na Sony é que elas são feitas mais pra vídeo (que tem uma qualidade incrível até na Nex) , e nem tanto pra foto. Não gosto das cores dos sensores da Sony em retrato. Quando comparo as fotos feitas , mesmo com a A6000, e outras cropadas da Sony, em relação a Canon, a textura de pele na Canon é muito melhor, não sei é gosto pessoal rs.

Sobre as câmeras, ainda acho que como dito pelos colegas, uma T6 será melhor pra seu uso e aprendizado. Mais importante que o corpo são as lentes. Mas isso você vai com calma, importante é comprar uma T6 com a lente do kit (nova de preferência) e o restante com calma você vai comprando meses depois.


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #11 Online: 20 de Maio de 2019, 23:11:53
Eu tenho a T6, é uma câmera muito boa. Poder pegar as fotos simples, transferir pro celular rapidamente, editar e publicar em redes sociais é muito bom! Dentro do seu orçamento, considere comprar no site da canon ela reembalada (comprei a minha assim, veio perfeito) com o kit da 18-55 e a 50-250. Sai a 1900 reais e você parcela. A 50-250 você vende rápido por uns 550/600 reais e fica dentro do seu orçamento
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini


Zepa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 89
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2019, 09:51:31
Eu tenho a T6, é uma câmera muito boa. Poder pegar as fotos simples, transferir pro celular rapidamente, editar e publicar em redes sociais é muito bom! Dentro do seu orçamento, considere comprar no site da canon ela reembalada (comprei a minha assim, veio perfeito) com o kit da 18-55 e a 50-250. Sai a 1900 reais e você parcela. A 50-250 você vende rápido por uns 550/600 reais e fica dentro do seu orçamento

No site da Canon a T6 reembalada está saindo por 1.599.
https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/promocoes-canon/cameras-profissionais-eos-dslr/eos-rebel-t6-ef-s-18-55-f-35-56-iii-reembalado


Tuliofotos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 141
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2019, 12:25:06
No site da Canon a T6 reembalada está saindo por 1.599.
https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/promocoes-canon/cameras-profissionais-eos-dslr/eos-rebel-t6-ef-s-18-55-f-35-56-iii-reembalado

A que eu citei foi essa daqui, EOS Rebel T6 Premium Kit (Reembalado) a R$ 1.949,92 (em 10x). Por 350 reais de diferença pela 55-250mm IS STM vale muito mais a pena na minha opinião. É que nem eu falei, ele pega essa lente e vende por 500 reais no dia seguinte se quiser, e já fica 150 reais mais barato no total. Essa lente nova vai de 600 pra cima... 

https://www.loja.canon.com.br/pt/canonbr/cameras-canon/cameras-profissionais-eos-dslr/eos-rebel-t6-premium-kit-reembalado
https://www.instagram.com/tuliofotos/
Canon 7D - Nikon 1 J3 - Mavic Mini